Como um chat online otimiza seu funil de vendas

24 de julho de 2018
atualizado 4 de janeiro de 2023
Tempo de leitura4 minutos
Lucas C.
Lucas C.
CMO

O chat na loja virtual é uma das melhores ferramentas para quem deseja prestar atendimento online e até mesmo aumentar suas vendas no e-commerce. Por conta de não exigir do cliente ficar pendurado a uma ligação telefônica - mas oferecendo essa opção para quem prefere falar ao telefone - e ainda assim permitir prestar suporte em tempo real, o chat online é uma das formas de comunicação favoritas de quem faz compras na internet.

Mas não basta fazer um site ou uma loja online, inserir o chat online da JivoChat e esperar que as visitas apareçam. Para ter essas visitas, você precisa de aprender sobre várias coisas, entre as quais tráfego, SEO e funis de vendas.

Quem já está familiarizado com o marketing digital já compreende o que é, por exemplo, um funil de vendas. Mas, se ainda está nas fases iniciais de seu negócio e ainda precisa estudar algumas habilidades para dar o pontapé inicial em sua loja virtual, falarei sobre o que é o funil de vendas no parágrafo seguinte e, após isso, mostrarei como usar o chat na loja em cada uma das etapas desse funil. Confira!

O que é funil de vendas?

Um conceito relativamente moderno e desenvolvido por volta dos últimos 10 anos para cá, o funil de vendas é um processo no qual o profissional de marketing ou o empreendedor se coloca no lugar do consumidor. Ao adotar esse papel, ele identifica os principais passos pelos quais esse comprador passa, desde o momento da descoberta de seu produto até a finalização da compra.

Funil de Vendas

Apesar de existirem diversas versões de funil de vendas, que dependem da empresa, ramo ou produto oferecido, existe um padrão que é usado de modelo. Será baseado nesse padrão do funil de vendas que mostraremos como aumentar as vendas de seu ecommerce através do chat na loja.

Topo do funil ou fase de prospecção

Na primeira etapa do funil de vendas se encontram aquelas pessoas que fazem parte de seu público-alvo mas ainda não conhecem sua empresa ou estão tendo seu primeiro contato. Eles podem conhecer seu concorrente ou serem iniciantes na área onde comercializa produtos como, por exemplo, alguém que viu uma matéria na TV sobre campeonatos de videogame e se interessou em comprar um computador para jogos.

Quando estão nessa etapa, o mais comum é que os visitantes de seu site ou Fan Page no Facebook tenham sido levados através de algum anúncio em redes sociais ou buscas no Google, levando-as a uma landing page ou a um artigo em seu blog. O chat online pode ser inserido em qualquer página do seu site, inclusive as de captura.

Landing Page

Nas landing pages, você pode inserir o chat para solucionar dúvidas desses visitantes, explicando termos dentro do seu nicho, o que sua empresa faz e mostrando as vantagens dela oferecer seu email para suas listas de email marketing. O importante aqui é usar o chat para que ela se sinta incluída, usando linguagem convidativa e se oferecendo para solucionar quaisquer dúvidas. O objetivo aqui é tornar esse contato frio em um lead.

Consideração e intenção

Agora que esse prospecto já tem conhecimento sobre seu negócio e o tema em questão, ele estará na fase de consideração. Isso significa que ele tem interesse no assunto, mas ainda não sabe exatamente como seus produtos podem ajudá-lo a solucionar um problema. Voltando ao exemplo anterior, esse cliente pode ainda não ter a ciência de que um mouse com mais botões o auxiliará a ter melhor performance em uma partida.

É nesse momento que você deve investir em conteúdo que o mostre as vantagens de usar um mouse top de linha para ter mais chances de vencer. Já inscrito em seu email marketing, você pode direcioná-lo a esses conteúdos e, através do chat na loja ou no blog, ele poderá tirar dúvidas sobre como os diferentes mouses de sua loja podem auxiliá-lo em sua performance. Ou seja, após apresentar o básico sobre competições de jogos eletrônicos, agora é o momento de aprofundá-lo na questão.

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Avaliação e compra

Também conhecido como o fundo do funil de vendas, essa é a etapa final pelo qual os clientes passam, ou seja, quando decidem se irão comprar ou não em sua loja. É nessa etapa que o chat online se torna essencial, pois deverá estar à disposição para auxiliar esse cliente em todo o processo, convencendo-o a fazer a compra e evitando que ele abandone o carrinho no meio.

Compras

Algumas técnicas que pode usar nesse estágio é a criação do senso de urgência. Essa tática consiste em fazer uma oferta ao lead para convencê-lo a clicar no botão de compra. Descontos, oferta de brindes e até mesmo usar a escassez do produto são estratégias para finalizar a venda.

É importante oferecer autonomia aos seus operadores para negociar, estabelecendo limites do que podem ofertar ao futuro cliente. Dizemos isso pois essa é a etapa na qual os operadores deverão ter mais agilidade, já que a demora pode resultar na desistência de uma compra.

Os atendentes também deverão estar familiarizados com todo o processo de compra. Dessa maneira, estarão preparados para auxiliar e resolver quaisquer problemas que surjam após o comprador inserir os produtos no carrinho.

Leia mais sobre como vender através de chat online nesse artigo: 10 maneiras de ganhar conversões com o convite proativo do JivoChat

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