Como criar um site de vendas em 2024: 12 passos

atualizado 10 de abril de 2024
Tempo de leitura11 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Não é nenhuma novidade que as vendas pela internet vêm crescendo ano após ano. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2023 as, vendas de ecommerce brasileiros atingiram uma marca de R$ 185,7 bilhões um aumento de 10% em relação a 2022.

Com isso, os e-commerce se tornaram uma excelente alternativa para pequenos e médios negócios que desejam ter sua presença no digital. Se você está pensando em ingressar nesse mercado, este artigo apresenta um guia completo sobre como criar um site de vendas.

Um site de vendas online é a melhor maneira de vender de forma profissional na internet. Ele é especialmente útil para a venda de produtos, mas também pode ser usado para vender serviços, como cursos e aulas online.

Por isso, preparamos este artigo com dicas sobre como criar um site de vendas em 2024 com uma estratégia bem planejada. Com um passo a passo simples e rápido para colocar o seu negócio na internet.

Como criar um site de vendas: 10 passos

Saber como criar um site de vendas é essencial para ter sucesso nos negócios online. Embora pareça complicado, nosso objetivo é simplificar o processo para que você consiga colocar seu site no ar sem precisar de conhecimento em programação ou contratar um desenvolvedor caro.

Basta seguir alguns passos para ter seu site de vendas funcionando e pronto para vender muito. Vamos ao guia de como criar um site de vendas.

1. Escolha o produto que vai vender

Antes de pensar no design do site, na experiência do usuário ou no nome da sua empresa, o primeiro passo para criar um site de vendas é decidir quais produtos vender online. Você pode escolher qualquer coisa para vender, seja um bem de alta demanda ou um produto de nicho específico.

Produtos de alta demanda são itens comuns que todos precisam ou desejam, como alimentos, roupas e brinquedos. A concorrência nesse mercado é alta, e fidelizar clientes pode ser mais difícil.

Produtos de nicho, por outro lado, atendem a um público menor e têm maior potencial de fidelização. Eles são geralmente feitos em pequenos lotes ou sob demanda. Por exemplo, um site especializado em artigos esportivos pode atrair um público específico que busca produtos dessa categoria nos mecanismos de busca.

Os lojistas também podem optar por vender uma combinação de produtos populares e de nicho para aumentar a margem de lucro. Dessa forma, o site pode focar em atrair um público específico enquanto vende produtos de alta demanda.

Ilustração de uma mulher segurando uma cestinha de compras em frente a uma tela de computador

2. Escolha o método de venda

Outro passo crucial de como criar um site de vendas é definir o método de vendas. Você deve considerar se terá um estoque próprio, se trabalhará com dropshipping, se as vendas serão por encomenda, ou se o produto é físico e precisa ser entregue, ou digital e consumido pela internet.

Essa decisão é importante, pois determinará a necessidade de buscar uma plataforma de criação de sites que ofereça recursos específicos para o modelo de logística ou negócio escolhido.

Algumas plataformas podem não permitir vendas por dropshipping, por exemplo, enquanto outras podem não oferecer recursos para uma boa gestão de vendas por encomenda.

3. Escolha Entre Site Próprio ou Marketplace

Dependendo de suas ambições, montar seu próprio e-commerce pode ser a melhor opção em vez de depender de uma plataforma de terceiros como o Mercado Livre. Isso porque você terá mais espaço para crescer, ganhar credibilidade e conquistar novos clientes.

Caso contrário, parte de suas receitas sempre irá para a plataforma onde você está vendendo, e você não terá nenhum benefício de SEO ou publicidade para si.

Por outro lado, ter seu próprio site significa que será necessário registrar um domínio e adquirir um plano de hospedagem, duas coisas que vamos ensinar a fazer passo a passo nas seções abaixo.

4. Registre um domínio

O registro do domínio é um dos pontos iniciais na construção de um site. O domínio é o nome do seu site. Em geral, as empresas utilizam o próprio nome, transmitindo maior confiança para o cliente, que terá certeza de estar no local correto.

Porém, nem sempre é possível criar um domínio com o nome exato da empresa, principalmente se o nome é bastante comum. Nesse caso, você pode utilizar um nome aproximado ou uma abreviação.

5. Escolha a plataforma para o seu site

A escolha da plataforma vai influenciar em diversos aspectos técnicos e funcionais do seu site, começando pelo próprio domínio. Um domínio é formado pelo nome da empresa, seguido da extensão ".com" e do código do país, como .br, .us, .uk, etc.

Uma plataforma gratuita vai adicionar o nome da sua marca antes do nome da plataforma, além de não transmitir profissionalismo, essas plataformas acabam sendo limitadas, não garantem segurança ao ambiente, podem cair com o pico de acessos dos usuários e apresentarem diversas outras restrições.

Imagine a seguinte situação: você lança um produto em seu site, divulga nas redes sociais, o site recebe muitos acessos e a plataforma deixa de funcionar por não suportar aquele volume de acessos. Situações como essa são muito desagradáveis, deixam o cliente inseguro e impedem o fechamento de vendas.

Atualmente existem diversas ferramentas para criar site de vendas, por isso, separamos 3 das plataformas de ecommerce mais usadas. Confira:

1. Wix

O Wix conta com uma ferramenta para criar um site de vendas a partir do zero ou com modelos personalizáveis, usando a funcionalidade de arrastar e soltar.

Com um plano de ecommerce acessível que inclui todas as funcionalidades essenciais, como integração com as principais redes sociais para vendas. Além disso, a plataforma oferece sua própria solução de processamento de pagamentos online e recursos de segurança.

Benefícios:

  • Recursos profissionais para lojas online, com vitrines virtuais otimizadas.
  • Plataforma completa para vendas em vários canais e gerenciamento do negócio por meio de um painel único.
  • Designs modernos e soluções para vendas.
  • Recursos como recuperação de carrinho abandonado e vendas nas redes sociais.
  • Opções para venda por dropshipping com fornecedores nacionais.

2. Shopify

O Shopify é uma plataforma para criar um site de vendas que oferece integração para aqueles interessados em trabalhar com dropshipping, conectando os usuários diretamente aos fornecedores.

Onde os usuários têm à disposição diversos templates prontos que podem ser personalizados, evitando a necessidade de começar o site do zero.

A plataforma também disponibiliza sua própria ferramenta de análise de visitantes e dados de vendas da loja, além de abranger aspectos cruciais como marketing, processamento de pagamentos e logística de envio de produtos.

Um atrativo adicional do Shopify é a acessibilidade de seus planos, permitindo que você estabeleça sua loja virtual sem a pressão de altos investimentos iniciais. Isso torna a plataforma uma opção vantajosa para quem deseja começar do zero.

3. Nuvemshop

A Nuvemshop é o melhor site para criar loja virtual grátis e oferece todas as funcionalidades e ferramentas necessárias para criar um site de vendas. A plataforma possibilita a criação rápida, simples, eficiente e personalizável de websites de vendas para produtos e serviços.

O serviço também inclui um painel de aplicativos exclusivo para e-commerce. A Nuvemshop permite a venda em plataformas nacionais de dropshipping.

O plano gratuito para iniciantes oferece uma boa quantidade de recursos e um número ilimitado de produtos, com dezenas de modelos profissionais que são customizáveis e otimizados para dispositivos móveis.

Arte de duas pessoas proximas a um tablet com uma loja online aberta

6. Crie conteúdo de qualidade para seu site

O seu site deve conter as principais informações sobre a sua empresa, contar a história da marca, informar sobre os produtos ou serviços, mostrar alguns dos seus feitos e conquistas, e incluir as informações de contato.

Esses são os elementos básicos, mas você pode adicionar mais informações e imagens, sempre com o cuidado de não sobrecarregar o site com informações que possam confundir o público.

Invista apenas no essencial e observe como os clientes interagem com o conteúdo, verificando se demonstram interesse por outras informações. Mantenha o seu cliente sempre atualizado e acompanhe os indicadores de desempenho do seu site.

7. Escolha um layout fácil de usar

Seguindo com o nosso guia sobre como criar um site de vendas online, outro ponto importante é o layout, que deve garantir que o consumidor passe pelas etapas de compra rapidamente. Portanto, é essencial que seja objetivo e fácil de navegar.

Tenha em mente que os clientes que visitarem o seu site estarão em busca de soluções para suas necessidades. Por isso, é fundamental fornecer todas as informações relevantes de forma clara e direta.

Destaque a barra de busca por produtos em destaque na sua loja virtual, bem como informações sobre formas de pagamento, valores de frete e prazos de entrega de maneira simples e direta, idealmente na página do produto.

8. Crie uma identidade visual para o seu site

A identidade visual abrange as cores da marca e o logotipo, elementos que representam a marca e facilitam a identificação pelo cliente. Ela é uma forma de comunicação desenvolvida por um designer, que analisa informações sobre a empresa e cria uma identidade visual que a represente.

Existem diversas plataformas, tanto pagas quanto gratuitas, que oferecem modelos de layout prontos nos quais você só precisa adicionar as informações sobre a sua empresa. Isso pode ser uma opção vantajosa para quem não pode investir em um site personalizado, mas há o risco de outros sites utilizarem o mesmo layout.

O designer também considera o impacto das informações na usabilidade do seu site, outro aspecto crucial para um site de vendas eficaz. Um site que demora muito para carregar pode fazer com que o usuário desista e procure outra empresa. Portanto, a navegação deve ser rápida e simples.

Elementos como fotos, músicas, textos e outros podem tornar o carregamento das páginas mais lento. O layout deve ser simples, sem muitos efeitos ou imagens pesadas, e as informações devem estar bem distribuídas para que o usuário encontre o que precisa de forma rápida.

9. Crie descrições completas para os produtos

Em uma loja virtual, não há vendedores para auxiliar o cliente, por isso, a descrição dos produtos é crucial para as vendas. São os textos de descrição que vão informar as características do produto, destacar os pontos fortes e responder às dúvidas do cliente.

Ao criar essas descrições, é importante fazer pesquisas e testes para entender quais informações são mais relevantes.

Descubra quais termos os clientes usam ao pesquisar por um determinado produto e utilize esses termos nas descrições de forma equilibrada. Você também pode criar um blog e publicar avaliações sobre os produtos, guias de uso, vantagens de adquiri-los e outros conteúdos que possam interessar aos clientes.

10. Tenha um site de vendas online responsivo

Criar um site de vendas com design responsivo (também conhecido como mobile friendly) significa que o seu e-commerce será acessível e adaptável para usuários que o acessam em diferentes tipos de dispositivos, como computadores, tablets e smartphones.

Dado que muitos brasileiros realizam compras pelo celular, é essencial garantir que a sua loja seja facilmente utilizável nesses dispositivos, evitando problemas como links muito pequenos, que dificultem o clique.

11. Escolha os meios de pagamento e de envio

No que diz respeito aos métodos de pagamento, é crucial avaliar as taxas associadas a cada um, bem como o prazo para receber os valores. Além disso, é importante oferecer aos clientes mais de uma opção, como pagamento com cartão de crédito, Pix e boleto bancário.

Quanto aos métodos de envio, é recomendável pesquisar os disponíveis em sua região, como Correios ou transportadoras, para avaliar o custo-benefício de cada um e determinar qual permitirá que você ofereça fretes com menor custo para o consumidor.

12. Invista em estratégias de divulgação do site de vendas

Agora que você aprendeu como criar um site de vendas, é importante que as pessoas o conheçam. Para isso, é necessário investir em marketing digital, criando campanhas pagas e orgânicas (não pagas) para divulgar o seu e-commerce.

Além do Google, as redes sociais são uma ótima ferramenta para essa divulgação. Elas permitem que você faça publicações para seus seguidores e crie anúncios para alcançar um público ainda maior, filtrando de acordo com os usuários que você deseja atingir.

Aprendeu como criar um site de vendas?

Sabemos da importância de criar uma marca no digital e vender online, por isso, esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender todas as etapas necessárias sobre como criar um site de vendas em 2024.

Para atrair e manter clientes, é essencial garantir que sua solução de atendimento apresente a mesma qualidade que sua plataforma de e-commerce. O JivoChat oferece diversos recursos projetados para automatizar o atendimento ao cliente, mantendo o foco no atendimento humanizado.

Além de oferecer um chatbot para melhorar a qualidade do serviço, o JivoChat também possui outros recursos que transformarão a forma como você oferece atendimento online.

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