10 Plataformas de Ecommerce mais usadas em 2024

atualizado 5 de abril de 2024
Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Escolher a plataforma de e-commerce certa é uma das melhores formas de começar o seu empreendimento com o pé direito. Isso porque as funcionalidades e os recursos da plataforma escolhida podem ajudar a sua empresa a crescer ou limitar a sua expansão.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), no primeiro trimestre de 2023 o Brasil atingiu 40 bilhões em vendas através de plataformas de e-commerce.

Atualmente, a maioria dos clientes já espera que o seu varejo também ofereça uma loja virtual, pois essa é a maneira mais prática de começar a vender produtos na internet, sem a necessidade de conhecimentos em programação ou design.

Com tantas opções disponíveis, conhecer as plataformas de e-commerce mais usadas para um negócio virtual está se tornando cada vez mais difícil, já que cada software oferece funcionalidades, pacotes e preços diferentes.

Por isso, neste artigo, vamos te mostrar as plataformas de e-commerce mais usadas no mercado e te ajudar a encontrar qual ferramenta investir para usar na sua loja virtual. Confira!

O que é uma plataforma de Ecommerce?

Uma plataforma de e-commerce é uma solução completa para criar uma loja virtual. Ela funciona no modelo SaaS, o que torna seu funcionamento simples, intuitivo e fácil.

O empreendedor não precisa ter formação técnica ou conhecimentos em programação para utilizar uma ferramenta desse tipo. Qualquer pessoa pode atuar no e-commerce com uma plataforma de e-commerce.

Com essa plataforma, é possível visualizar todo o catálogo de produtos, cadastrar itens, navegar pelas páginas, realizar compras como teste e realizar outras ações.

Além disso, é possível customizar o layout de acordo com a identidade visual da empresa, configurar formas de pagamento e envio, entre outras funcionalidades.

Plataformas de Ecommerce mais usadas no Brasil

Reunimos aqui as plataformas de ecommerce mais usadas no Brasil. São marcas reconhecidas no mercado online, utilizadas por milhares de lojistas.

De acordo com um levantamento realizado pela Built With, em janeiro de 2024 foram registradas 811.144 ecommerces no Brasil. Sendo a Shopify a mais usada no país, com 135.528 empresas registradas. Confira agora um pouco mais sobre essas plataformas.

1. Shopify

A Shopify é uma das plataformas de e-commerce mais usadas no Brasil e no mundo, com mais de 7 milhões de lojas cadastradas, de acordo com o levantamento da Built With. Segundo dados oficiais, ela representa 28% do total de e-commerces nos Estados Unidos.

A plataforma oferece modelos de sites profissionais, modernos, responsivos e otimizados para que sua loja e seus produtos sejam exibidos perfeitamente em dispositivos móveis. Além disso, a Shopify possui planos acessíveis que permitem criar uma loja virtual do zero, sem se preocupar com altos investimentos.

Ela é uma plataforma completa, com ferramentas para analisar visitas e número de vendas da sua loja, cuidando desde o marketing até os pagamentos, finalização de compras e envio.

A Shopify também é uma excelente opção para quem deseja começar um negócio de dropshipping. Com o Oberlo, seu aplicativo de dropshipping, é possível vender produtos de fornecedores do AliExpress, importar itens para seu e-commerce e fazer pedidos em massa ou individualmente.

Captura de tela do Shopify

2. Wix

Não há como falar sobre criação de lojas virtuais sem mencionar a Wix, uma das plataformas de ecommerce mais usadas. A Wix é uma empresa que se destaca por ter o melhor construtor no ambiente digital e atender empresas de qualquer porte.

Seja você um empreendedor que está apenas adentrando neste nicho de mercado ou um e-commerce já bem estabelecido buscando por uma plataforma mais robusta, certamente gostará de conferir todos os recursos profissionais oferecidos pela Wix.

A plataforma de e-commerce da Wix oferece ferramentas de gestão de produtos e controle de estoque, modelos de sites modernos e altamente personalizáveis através de um construtor arraste e solte, além de páginas otimizadas para dispositivos móveis.

Com a Wix, também é possível abrir um e-commerce de dropshipping e vender sem estoque para seus clientes através de fornecedores de dropshipping nacional.

Confira a nossa avaliação completa da Wix, onde falamos sobre os principais recursos disponíveis!

Captura de tela do Wix

3. Nuvemshop

A Nuvemshop é considerada uma das plataformas de e-commerce mais usadas no Brasil, representando 9% das plataformas usadas no mercado e o melhor site para criar loja virtual grátis. A Nuvemshop oferece uma solução completa e profissional para quem deseja empreender na internet.

Com ela, você pode montar um e-commerce do zero para vender produtos ou serviços de forma rápida e prática, além de poder personalizá-la conforme sua preferência.

A Nuvemshop também é uma excelente plataforma para dropshipping, uma modalidade de venda online na qual você não mantém o estoque de seus produtos, mas atua como intermediador entre o fornecedor e o cliente final.

Entre seus diferenciais estão ferramentas para otimizar a logística de entrega, recuperar carrinhos de compra abandonados, sistemas ERP e o próprio JivoChat.

Captura de tela do Nuvemshop

4. SITE123

Com o SITE123, é possível criar um e-commerce em apenas alguns minutos, em apenas três passos. A plataforma não se limita a lojas virtuais e também oferece outras soluções, como a criação de sites e blogs, através de ferramentas extremamente intuitivas.

Não é necessário ter qualquer conhecimento de programação ou design para colocar seu negócio no ar e começar a vender online. Basta selecionar entre os diversos modelos disponíveis e personalizá-los de acordo com sua marca.

Os modelos de páginas oferecidos pela plataforma são responsivos e otimizados para dispositivos móveis, algo crucial para aumentar suas vendas através de canais digitais.

O SITE123 ainda oferece hospedagem gratuita na web e ferramentas de SEO poderosas que ajudarão seu site a se destacar nos motores de busca, atraindo mais visitantes e aumentando sua visibilidade online.

5. Loja Integrada

A Loja Integrada é considerada uma das plataformas de e-commerce mais usadas, permitindo que você crie sua página rapidamente. Um de seus diferenciais é sua própria loja de aplicativos e temas, o que facilita a personalização do seu site.

Se você está começando a vender pela internet e quer saber como montar um e-commerce, a Loja Integrada oferece as ferramentas ideais para impulsionar seu negócio. Além disso, se você possui uma loja física e deseja expandir para o mundo online, a Loja Integrada é perfeita para você.

Mesmo se você já vende online e busca formas de aumentar sua receita, encontrará na plataforma o suporte necessário.

A Loja Integrada também oferece a possibilidade de integrar soluções adicionais à plataforma de e-commerce, como ferramentas para atendimento, gateways de pagamento e sistemas para frete.

Se tiver interesse em montar um e-commerce do zero, com o plano base inteiramente grátis, é possível testar os recursos antes de decidir se irá pagar pelos recursos adicionais dos planos.

Além disso, se você utiliza outra plataforma para e-commerce e deseja migrar para a Loja Integrada, a plataforma oferece todo o suporte necessário.

6. Tray

Ainda usando os dados da Built With, a Tray representa 5% dos ecommerces cadastrados e é uma plataforma de e-commerce extremamente fácil de usar. Com apenas alguns cliques, você pode personalizar sua loja e adicionar seus primeiros produtos.

Além disso, a Tray oferece uma forma mais efetiva de realizar a integração com marketplaces, ampliando assim o alcance dos seus produtos.

Os planos disponibilizados pela plataforma são escaláveis, o que significa que ela é capaz de atender desde pequenas empresas adentrando o mercado digital até grandes redes de lojas online.

Isso possibilita que você comece com um plano mais básico e faça upgrades conforme o seu negócio cresce, mantendo sempre as funcionalidades necessárias para o seu sucesso no e-commerce.

7. GoDaddy

O GoDaddy é uma outra entre as plataformas de ecommerce mais usadas e é uma excelente alternativa que oferece a possibilidade de vender online como um profissional, mesmo que o usuário não seja. O serviço oferece uma configuração fácil e flexível de suas lojas, permitindo adicionar até 5 mil produtos com até 10 imagens por item.

Através desta plataforma de e-commerce você tem acesso a recursos intuitivos e eficientes, que vão te ajudar a alavancar suas vendas e alcançar o sucesso no mundo digital. Quem se preocupa com o visual de sua loja também encontrará centenas de modelos de nível profissional que podem ser customizados e ajustados em minutos.

Destaques do serviço incluem ferramentas de marketing, otimização para SEO, email marketing direcionado, criador de sites intuitivo com diversos modelos prontos, sites otimizados para dispositivos móveis, e opções de envio para qualquer lugar com taxas fixas ou por peso.

8. Dooca

Seguindo com nossa lista de plataformas de ecommerce mais usadas no mercado, a Dooca é outra excelente opção, pois oferece um período de 14 dias de testes grátis para que você possa experimentar seus recursos profissionais.

Com a plataforma, montar um e-commerce é tão fácil quanto fazer seu cadastro e começar a construir a partir de temas altamente personalizáveis, responsivos (otimizados para dispositivos móveis) e com acesso a diversas integrações.

Após criar seu site, confira os planos oferecidos e escolha o melhor de acordo com o tamanho de sua empresa.

No plano mais básico, por exemplo, você já pode cadastrar 100 produtos e receber até 10 mil visitas em sua página mensalmente. Vale a pena conferir!

9. Cartpanda

Com a Cartpanda é uma das plataformas de ecommerce mais usadas onde é possível montar um e-commerce profissional e começar a vender através de canais digitais com muita facilidade, independentemente do local, como seu site existente, mídias sociais, marketplaces e outros canais de venda.

A plataforma de venda online oferece todas as ferramentas necessárias para vender uma enorme variedade de produtos e serviços, incluindo eBooks, vídeos, cursos, softwares, aplicativos, templates e muito mais.

Para aumentar suas taxas de conversão, a Cartpanda oferece ferramentas como checkout transparente de 1-página, upsell de 1-clique e a possibilidade de oferecer serviços ou produtos adicionais diretamente no momento da compra.

A Cartpanda é uma plataforma de e-commerce escalável e conta com uma boa variedade de planos para suportar e-commerce de pequeno, médio e grande porte.

10. Jumpseller

Com o Jumpseller, você pode criar uma loja virtual de forma fácil e rápida. A plataforma oferece uma ampla gama de recursos, como suporte para vários idiomas, domínio grátis, opções de pagamento local e envio.

Além disso, o Jumpseller oferece uma excelente relação custo-benefício em seu plano básico, sem taxas por transação. Apesar de possuir uma galeria de temas pequena, ela oferece uma boa variedade de diferentes tipos de temas, adequados para muitos tipos de negócios.

Você também tem a opção de personalizar os temas conforme sua preferência, e os serviços de suporte são de alta qualidade. Se você é uma empresa de médio a pequeno porte, o Jumpseller pode ser a plataforma ideal para você.

Conheceu as plataformas de ecommerce mais usadas no mercado?

Escolha uma das opções em nossa lista com as plataformas de ecommerce mais usadas e verá como pode ser realmente simples começar a vender seus produtos online.

Para conquistar e fidelizar clientes, é necessário certificar-se de que sua solução de atendimento apresente a mesma qualidade que sua plataforma de e-commerce.

Felizmente, o JivoChat pode ser integrado a todas as opções apresentadas e pode ajudá-lo a transformar visitantes em clientes.

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