Como tirar fotos de roupas para vender na sua loja virtual

14 de outubro de 2022
Tempo de leitura8 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Não há duvidas que o mundo da moda é extremamente visual. Por isso, saber como tirar fotos de roupas para vender é fundamental para garantir a receptividade da sua marca e do seu produto, seja na sua loja virtual ou em redes sociais, como o Instagram.

Existem inúmeras estratégias para conseguir usar a fotografia para potencializar para vender roupas online. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a saber como tirar fotos de roupas para vender.

Com essas dicas, você estará preparado para transmitir ainda mais profissionalismo na hora de mostrar as fotos das roupas que está vendendo na sua loja de roupas. Mostrando ainda mais segurança ao seu cliente durante a compra. Confira nossas dicas de como tirar fotos de roupas para vender!

Como tirar fotos de roupas para vender?

Para que você tenha tudo certo na hora de tirar fotos de roupas para vender, selecionamos 8 dicas para te ajudar na hora de fotografar as peças para o seu negocio. Caso queira se profissionalizar ainda mais para tirar excelentes fotos, confira nossa lista de cursos de fotografia.

1. Conheça o perfil do seu público-alvo

Antes de qualquer coisa, é fundamental conhecer o seu público-alvo e ter suas personas bem definidas na hora de tomar as decisões. Essa é a base de um marketing digital bem efetivo. Logo, invista no que eles gostam e procuram.

Além de conhecer exatamente quem é seu publico, é preciso ter em mente que geralmente tais personas são exigentes. E costumam examinar cada detalhe das peças nas fotos da sua loja de roupas. Tendo isso em mente, facilita na hora de saber no que se atentar no momento de fotografar.

2. Faça um planejamento

A organização é um dos pilares para qualquer negocio de sucesso e, isso não seria diferente para e-commerce de roupas. Dessa forma, na hora de planejar a fotografia das roupas, crie um cronograma, levando alguns pontos em consideração, como:

  • Quando as peças serão entregues pelo fornecedor (ou quantos dias são necessários para fabricá-las);
  • Quanto tempo se leva para tirar as fotos das roupas e edita-las para a sua loja virtual;
  • Quando você pretende anunciá-los (caso seja uma nova coleção, por exemplo).

Dessa forma, você terá a chance de otimizar sua rotina e programar cada passo com calma e mais assertividade.

Foto de roupas dobradas em cima de um pano branco

3. Tenha a câmera e os acessórios necessários

Antes de se preocupar em comprar uma câmera profissional, saiba que não é preciso investir muito para tirar fotos de roupas com qualidade. Um smartphone com uma câmera com resolução boa, a partir de 13MP, já é suficiente para começar.

Agora, se você deseja investir em uma maquina fotográfica profissional, é indicado que ela seja DSLR (câmera com um sistema mecânico de espelhos), além disso, tenha uma abertura acima de f/11 e um ISO (sensor de luz) entre 600 e 640.

Agora, em relação aos acessórios, recomendamos você investir em:

  • Um tripé para dar mais estabilidade aos disparos;
  • Um rolo de papel contínuo ou tecido branco para compor o plano de fundo básico;
  • Um estande como suporte para o papel ou tecido;
  • Uma ou duas softboxes, um tipo dispositivo fotográfico de iluminação, utilizado para melhor difundir a luz.

Foto de um estudio de fotografia e um maniquim

4. Escolha o suporte para exposição das peças e o fundo para as fotos de roupas

Com as três dicas anteriores bem estabelecidas, chega o momento de entender qual será o suporte para as suas roupas durante a sessão de fotos. Para isso, existem quatro opções principais, que são: manequim, cabide, tapete e modelo. Conheça cada um deles a seguir.

Manequim

Um manequim, ou um busto, pode ser ideal para você que não quer depender de outras pessoas para fotografar as roupas da sua loja virtual, afinal, esse tipo de suporte está sempre disponível e tem apenas o custo inicial.

Cabide

No caso do cabide, assim como no manequim, não é necessário modelos para expor as peças do seu e-commerce. Para tirar fotos de roupas no cabide, é necessário apenas esse apoio, podendo ser personalizado com a logo da sua marca.

Porem, é importante destacar que as fotografias de roupas em cabide tendem a ser menos pessoais aos olhos dos consumidores, pois não reproduzem o formato de um corpo humano.

Tapete

Se você escolhe tirar fotos de roupas no tapete, é importante escolher em pelegos e/ou tapeçarias de cores neutras e em elementos para compor a fotografia, como flores e vasos, por exemplo. Da mesma maneira que o cabide, o tapete também tem a característica de ser impessoal.

Modelo

Investir em um(a) modelo para tirar fotos de roupas é a melhor opção, gerando maior identificação entre a marca e o seu público-alvo, pois visualizar o caimento das roupas em um corpo humano transmite mais segurança na hora de finalizar uma compra.

Mas não se preocupe se não quiser investir na contratação de um(a) modelo profissional. Busque por amigos, familiares e/ou conhecidos que tenham perfis e idades similares as suas personas e convide-os para fotografar suas roupas.

Como agradecimento pela disposição, você pode acertar um cachê que caiba no seu orçamento ou presenteá-los com uma peça da sua marca.

5. Padronize o ambiente das fotos

Um ponto importante para saber como tirar fotos de roupas é escolher um ambiente neutro, como o estande e o papel continuo que falamos no inicio. Ou então, um cenário personalizado com tema das peças que deseja vender, como por exemplo, escolher uma praia para fotografar biquínis.

Além disso, é importante levar em consideração um padrão dos ambientes das fotos, para que, ao publicar as imagens na sua loja virtual, não se crie uma poluição visual.

6. Garanta uma boa iluminação

Para tirar fotos de roupas, é fundamental ter uma iluminação que não interfira nas cores das peças. Para isso, as melhores opções são: luz natural, de uma janela ou em um ambiente externo, e softboxes.

O flash do smartphone ou da câmera deve ser evitado, pois podem deixar a imagem com um aspecto artificial.

Para que as fotos não fiquem sombreadas, você deve posicionar o suporte para roupas ou o(a) modelo a 50 cm do fundo, caso utilize um estande. E estes, em um ângulo de 45 graus em relação às softboxes ou a fonte de luz.

Foto de um manequim vestido em um estudio de fotografia

Caso opte por tirar fotos de roupas utilizando um tapete, o indicado é utilizar duas softboxes, uma de cada lado da roupa. Seguindo essas dicas, a iluminação se torna muito mais uniformes e as fotos ficam mais reais e naturais.

7. Escolha bons ângulos para os cliques

Além da iluminação e do ambiente para tirar fotos das roupas, é fundamental que, ao fotografar as peças da sua marcas, você fique atento aos ângulos e detalhes das roupas, como botões, cós, estampas, entre outros.

Neste caso, sugerimos que mantenha a câmera sempre em frente ao produto e mude apenas a posição do manequim ou modelo, isso ira ajudar a conservar o padrão de posicionamento das imagens.

Além disso, não utilize o zoom com muita frequência, pois ele pode interferir na qualidade da foto. E, antes de começar a sessão de fotos, passe as roupas (caso estejam amassadas) e confira se todas as costuras e acabamentos estão bem feitos.

Foto de uma mulher tirando fotos de roupas penduradas em cabides

8. Capriche na edição das fotos

Ao finalizar a sessão de fotos, é importante verifica-las em relação à fidelidade das cores e texturas. Caso seja necessário, utilize um editor de imagens para que elas fiquem o mais próximo do real. Evitando frustrações por parte dos clientes.

Para manter um parâmetro estético, lembre-se de recorta-las no mesmo formato e de documentar os passos da edição de imagens, dessa forma, facilitando o seu trabalho ou de qualquer outra pessoa da equipe na hora de aplica-los.

Se você procura um editor que permite você tratar suas imagens no computador ou diretamente pelo smartphone, o Shutterstock: Creative Flow é uma ferramenta completa de edição que permite a criação de designs para tudo.

Ele conta com uma interface intuitiva, prática e fácil de usar. Ajustes de cor podem ser feitos manualmente na ferramenta, mas opções de filtros prontos também estão disponíveis para serem aplicadas em apenas um clique.

Um recurso muito interessante é a aba de efeitos, que são oferecidos através de uma integração e podem ajudar em seu processo criativo. A variedade de layouts prontos do Shutterstock: Creative Flow é ótima para quem quer alimentar seu feed com imagens criativas e atraentes.

São várias opções para stories, posts, capa do Facebook. Além disso, o Shutterstock: Creative Flow também com recursos para criação de materiais que serão impressos como cartazes, cartões de visita e até mesmo logos.

Após finalizar suas edições, as imagens ficarão salvas na própria ferramenta e poderão ser alteradas ou baixadas novamente.

Qual a importância das fotos de roupas para vender no e-commerce?

Como falamos, o mercado da moda é extremamente visual. Ou seja, as imagens tem um papel fundamental na construção do desejo e na percepção da marca pelo publico.

Alem disso, quado estamos falando de vender online, ao contrato das lojas fisicas, o cliente nao tem a possibilidade de experimentar o produto antes de compra-lo.

Em uma loja virtual de roupas, o consumidor pode ter diversas duvidas sobre as características da peça, como os tamanhos e o caimento, por exemplo. E caso não sejam respondidas, podem fazer com que desistam da compra.

Assim, além de ajudar a valorizar as roupas e atrair os clientes, apresentar fotos das roupas no seu site ou Instagram, transmite mais segurança para o cliente realizar a compra, aumentando a taxa de conversão do e-commerce.

Aprendeu como tirar fotos de roupas para vender?

Esperamos que com estas dicas você tenha aprendido como tirar fotos de roupas para vender e consiga melhorar as imagens das peças da sua marca e atraia mais visitantes e consequentemente compradores.

Além de lojas virtuais, as redes sociais são plataformas que possuem um grande poder de comercialização, por isso, aprenda como vender no Instagram.

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