Como montar um E-commerce de Moda

atualizado 23 de fevereiro de 2023
Tempo de leitura7 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O E-commerce já é um setor que continua crescendo no Brasil, apenas em 2021 o faturamento das compras online cresceu em 27%, faturando R$ 161 bilhões.

Uma boa parcela desse valor é proveniente do segmento de lojas virtuais de roupa e moda, alcançando cerca de 13,% do total dos pedidos no e-commerce.

Apesar de apresentar certas dificuldades na compra online, cada vez mais consumidores optam por comprar roupas, calçados e acessórios online.

As tabelas de medidas, recomendações de outros usuários e os bons preços fizeram com que esse tipo de compra se popularizasse.

Se você tem interesse em investir nesse mercado ou até mesmo levar sua loja offline para o digital, confira nosso artigo e aprenda a montar seu E-commerce de Moda.

Como montar um E-commerce de Moda?

Confira a seguir os passos necessários para criar uma loja virtual de moda.

1. Faça o planejamento do seu negócio

Começar um negócio na internet sem criar um planejamento prévio é um erro muito comum que faz com que inúmeras lojas virtuais fecham com pouco tempo de funcionamento.

Portanto, não perca tempo criando seu e-commerce de forma amadora e improvisada. Invista tempo na criação de um projeto para sua loja digital. 

Analise o que será necessário para fazer que seu negócio funcione, os recursos necessários para garantir que a loja se estabilize, os custos necessários e tempo necessário para começar suas operações.

Portanto, caso tenha dúvidas específicas ou técnicas, as anote e tente descobrir essas respostas ainda na etapa de planejamento.

2. Defina a proposta do seu E-commerce de Moda

O próximo passo para continuar fazendo seu projeto de e-commerce é definir uma proposta e um conceito para sua loja de moda. 

Esse é um dos aspectos fundamentais das lojas desse segmento, vender roupas e acessórios em um estilo específico.

Isso é importante, porque essa decisão irá influenciar nos produtos vendidos, design de suas páginas e até mesmo nas campanhas de marketing.

Afinal, consumidores da atualidade estão interessados apenas em comprar produtos que estejam ligados às suas preferências e personalidade.

3. Escolha o mix de produtos que serão vendidos

Por mais que pareça interessante, lojas que vendem de tudo um pouco são genéricas e podem não ser uma boa opção.

Uma boa recomendação é encontrar um nicho específico, oferecendo um produto personalizado para um público mais específico.

Além disso, trabalhar com produtos nichados também oferece custos menores na divulgação dos produtos, na criação da loja e até mesmo proporcionar mais facilidade na fidelização dos seus clientes.

4. Escolha uma plataforma de E-commerce

Todo e-commerce precisa de um site para administrar a loja e para garantir sua presença digital.

Escolher uma boa plataforma para criar seu site é muito importante para garantir uma loja funcional e capaz de atrair muitos consumidores.

Criar seu site do zero também é uma alternativa, contudo, esse é um processo que exige um investimento muito alto de capital e pode levar tempo para que sua plataforma de vendas seja fundamental.

Os serviços de criação de site atualmente oferecem tudo o que é necessário para criar lojas otimizadas que geram resultados excelentes. 

Confira a seguir 3 ótimas opções de serviços para criar seu E-commerce de Moda:

Wix

O Wix é um construtor de sites e lojas virtuais que pode ser usado gratuitamente de forma pessoal. 

Contudo, quem deseja recursos profissionais precisa pagar por uma mensalidade que pode ser adquirida a um preço bem acessível.

Quem optar por usar o Wix como plataforma de E-commerce irá contar com templates criativos e responsivos, ferramentas de SEO avançada, otimização para mobile, fontes ilimitadas e uma loja de apps para adicionar funcionalidades em seu site.

Nuvemshop

A Nuvemshop é mais uma empresa que oferece soluções profissionais para quem deseja montar sua loja virtual através de um construtor de sites otimizado.

Com 4 planos diferentes, é possível contar com uma personalização de loja sem limites, gestão eficiente, atendimento por e-mail e por outros canais 24 horas.

Também é possível contar com um teste grátis, tarifa de venda grátis com o serviço Nuvem Pago. 

Além disso, a plataforma oferece recebimento automático de pagamento e envio dos produtos.

Loja Integrada

Por fim, a Loja Integrada é uma plataforma completa que permite criar e gerenciar e-commerces dos mais variados segmentos.

O serviço conta com relatórios, diário de bordo, ranking de faturamento, funções de gerenciamento de produtos, ferramentas para pagamento, envio e marketing.

A Loja Integrada também tem uma loja de temas com diversos templates profissionais e uma loja de aplicativos, para adicionar recursos adicionais em seu site.

5. Divulgue seu E-commerce de Moda

Além de criar seu e-commerce de moda, é preciso fazer com que os consumidores o acessem e comprem em seu site.

Portanto, divulgar sua loja é uma etapa fundamental para alcançar o sucesso vendendo na internet e aumentar a conversão.

Reserve uma boa porcentagem dos seus recursos para investir em estratégias de marketing digital que contribuam para suas vendas.

Estude bem seu público-alvo para descobrir quais são seus canais favoritos. Então, defina quanto irá investir em campanhas no Google Ads, nas Redes Sociais ou até mesmo em mídia programática.

6. Produza conteúdo sobre moda

Os blogs de moda são excelentes para atrair seu público e funcionam como uma vitrine virtual para oseu negócio.

Através de suas publicações é possível informar seu público sobre novas tendências, conceitos, peças e lançamentos.

Avalie a possibilidade de publicar seu conteúdo nas redes sociais também, atingindo um número ainda maior de consumidores com seu material.

7. Defina uma estratégia de fidelização

Seu trabalho não acaba após um cliente finalizar uma compra. Fidelizá-los é tão importante quanto conquistá-los.

Isso é relevante porque conseguir um novo consumidor para sua loja pode custar de 4 a 7 vezes mais do que manter quem já é um cliente.

Portanto, lembre-se de enviar e-mail exclusivos para quem já comprou, estude estratégias de fidelização e otimize seus ganhos.

6 Dicas rápidas para vender muito no seu E-commerce de Moda

Muitas pessoas já sabem que é preciso criar uma marca de conceito e oferecer bons produtos para criar uma boa reputação para sua loja e conquistar muitos clientes.

Além disso, existem algumas estratégias e dicas que podem ajudar a potencializar os resultados do seu e-commerce.

Confira a seguir as estratégias mais básicas e práticas para aplicar e otimizar suas vendas.

  • Crie sua loja em uma boa plataforma de e-commerce: criar sua loja em uma boa plataforma é fundamental para que seu site seja visualmente interessante e funcional, gerando resultados em buscadores como o Google.
  • Ofereça uma ótima experiência do usuário em seu site: a usabilidade e a responsividade do site são essenciais para que os consumidores sintam-se à vontade para pesquisar produtos e fazer as compras em sua loja.
  • Otimize seu site: use imagens de qualidade e que pesam pouco para que seu site carregue rápido. Isso é importante na otimização de SEO e para que usuários permaneçam em seu site por mais tempo.
  • Faça ações de remarketing: o remarketing é o tipo de ação voltada para consumidores que se interessaram por produtos, mas abandonaram seu carrinho. Invista em estratégias com o foco de converter esses clientes indecisos.
  • Aumente sua presença digital nas redes sociais: por ser visual, a moda tem muito espaço nas redes sociais. Aproveite esse aspecto das plataformas como Pinterest e Instagram.
  • Ofereça um processo de pagamento rápido: faz parte de uma boa experiência de usuário garantir que todos os processos aconteçam da forma que o cliente deseja. Um processo de pagamento facilitado é fundamental para evitar que pessoas desistam de uma compra no último segundo.
  • Ofereça um método de envio rápido: pesquisar pelos melhores métodos de envio é algo fundamental para garantir a satisfação dos seus clientes, que irão receber seus produtos no menor tempo possível e com segurança.

Preparado para montar seu E-commerce de Moda?

Esperamos que o nosso artigo tenha mostrado a melhor maneira de como montar seu E-commerce de Moda.

Caso esteja preparado para criar sua loja, considere adicionar um chat online em seu site.

O JivoChat é uma ferramenta de atendimento profissional que pode ser usada em seu site, além de unificar os chats do WhatsApp, Facebook e Instagram.

A plataforma de atendimento também permite conferir quem está acessando sua página e enviar convites de conversa proativos com mensagens personalizadas.

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