O que colocar na bio do Instagram de loja?

atualizado 28 de fevereiro de 2024
Tempo de leitura13 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Não saber o que colocar na bio do instagram de loja costuma ser uma questão muito comum e que gera dúvida entre os empreendedores que desejam iniciar seus perfis dentro da rede social.

Isso ocorre, na maioria das vezes, pois a bio possui uma posição de destaque em um perfil, e geralmente, ela é o primeiro ponto de contato de um visitante.

Ou seja, ela é uma ferramenta em potencial para que você atraia a atenção do usuário e desperte a sua curiosidade para posteriormente convertê-lo em seguidor.

Nesse sentido, é importante conhecer quais são os elementos essenciais em uma bio e o que colocar na bio do Instagram, por isso reunimos todas essas informações em um artigo para te ajudar a elaborar uma bio incrível para o seu perfil. 

O que é bio do Instagram?

Se você ainda não conhece a plataforma, não sabe o que colocar na bio do Instagram de loja, pode estar se perguntando o que é bio do Instagram, ou também conhecido como biografia do Instagram, ela é um campo, no perfil,  destinado para inserir as informações de um usuário ou de uma empresa.

Ela está localizada no topo de um perfil no aplicativo e contém tanto elementos que podemos classificar como modificáveis e não modificáveis. De uma maneira geral a bio do Instagram contém os seguintes itens:

  • Nome do perfil, seja pessoa ou empresa
  • Nome do usuário, iniciado por um @
  • Foto de perfil (geralmente o logotipo para perfis profissionais)
  • Quantidade de publicações
  • Quantidade de seguidores
  • Biografia: descrição em até 150 caracteres onde é possível usar fontes diferentes para Instagram, emojis, hashtags e menções de outros usuários com a @.
  • Opções de contato: email, telefone e botões de ação.

Quer saber mais sobre esse tema? Confira o nosso conteúdo exclusivo sobre: O que é bio do Instagram. 

Por que é importante saber o que colocar na bio do Instagram?

Como já comentamos, a bio do Instagram é um elemento essencial do seu perfil, principalmente para quem vai passar a utilizar o Instagram como plataforma para divulgar seus produtos e serviços.

Separamos alguns aspectos importantes que podem te ajudar a compreender como saber o que colocar na bio do Instagram de loja pode contribuir com o Marketing do seu negócio por diferentes motivos. Confira: 

  • Contribui para alcançar público com real interesse no seu conteúdo: Se a descrição da sua bio for cativante, eles vão se sentir estimulados a navegar pelas suas fotos e vídeos para saber mais sobre você ou sua marca. 
  • Pode direcionar o tráfego para o seu site ou blog: A bio é o único espaço onde você pode colocar um link clicável, e, por essa razão, a maioria das marcas, figuras públicas e instituições colocam link na bio para direcionar parte do tráfego que recebem na rede social. 
  • Ser encontrado pelo mecanismo de pesquisa do Google: Uma bio bem elaborada vai ajudar o seu perfil a ser indexado para ser encontrado nos resultados da pesquisa do Google. 

Entendeu o por que é importante saber o que colocar na bio do Instagram? Principalmente para você que quer expandir os seus negócios para essa rede social, com o curso Insta para Negócios, você aprender as principais estratégias para crescer o seu perfil no Instagram. 

Imagem vetorizada de uma pessoa escorada em um ponto de interrogação

Saiba o que colocar na bio do Instagram de loja 

A bio do Instagram é um espaço importante para reunir informações, principalmente para uma empresa, pois é importante que os seguidores entendam a proposta da sua empresa assim que tiverem acesso ao seu perfil, nesse caso.

Nesse caso, algumas informações muito comum para biografias de loja são:

Nome

Para lojas, o nome utilizado na bio do Instagram é o nome formal ou uma abreviação do nome da sua empresa, se este for muito longo. 

É importante manter uma unidade entre todos os seus canais de comunicação ou de venda para facilitar que o público reconheça o seu negócio e reforçar a sua marca. 

Assim, independentemente se o público já teve acesso ao site da sua empresa é bem provável que ele seja capaz de reconhecer o seu nome no Instagram.

Se você ainda não montou a sua loja virtual para utilizar o Instagram Shopping e todos os recursos que essa função oferece, como o catálogo de produtos, não deixe de conhecer o Wix e criar a sua loja.

Crie sua loja virtual com a Wix

Saiba mais sobre o Instagram shopping no nosso conteúdo sobre: Como criar uma loja no Instagram. 

Nome de usuário

É através do nome de usuário que os clientes da sua loja encontrarão o seu perfil e também poderão mencionar a sua loja para fazer reviews do seu produto e dar seus feedbacks. 

O nome de usuário deve seguir a mesma linha do nome do perfil, ele deve conter o nome da sua loja, ser fácil e simples de digitar. 

É indicado não inserir números ou caracteres especiais, entretanto encontrar um nome para Instagram não é uma tarefa fácil, não podendo evitar, utilize esses elementos, mas torne-o o mais prático e objetivo possível.

Foto do perfil

A foto de perfil é um elemento muito importante para quem quer saber o que colocar na bio do Instagram de loja, pois ela possui um grande potencial de chamar a atenção dos visitantes, pois ela se destaca dos demais elementos da bio que são elementos textuais.

Nesse aspecto, costuma-se utilizar fotos que estejam relacionadas com o seu nicho de mercado, mas dê preferência para utilizar o seu logotipo. 

É preciso atentar-se, pois o formato da foto de perfil no Instagram é circular e você deve se assegurar de que a imagem será enquadrada no espaço indicado. 

Faça um logotipo único para utilizar na sua foto de perfil e saber como utilizar esse espaço com o Shutterstock: Creative Flow, um programa de design para você utilizar e criar conteúdos para as redes sociais. 

Site

É o único espaço onde é possível adicionar um link clicável na bio do Instagram. Aqui é o espaço onde mencionamos anteriormente, que permite direcionar o fluxo recebido por meio dessa rede social para o site da sua loja virtual, ou então utilizar um link para WhatsApp.

Portanto, considere seus endereços eletrônicos mais importantes e crie estratégias em suas publicações que direcionam seguidores a clicarem neste link.

Existem algumas ferramentas que ajudam a mensurar o tráfego que está sendo recebido através desse link. Eles são encurtadores de links como o bit.ly e o Tiny URL, que deixam a URL do seu site mais amigável na sua bio do Instagram de loja. 

Descrição

Talvez seja o elemento mais difícil na hora de pensar sobre o que colocar na bio do Instagram de loja, pois ele é o espaço menos intuitivo e é preciso utilizar a criatividade para preenchê-lo. 

Lembre-se que você deve fazer uma breve descrição do seu negócio e com o máximo de 150 caracteres. 

Frases para bio do Instagram prontas para bio e CTAs (chamados para ação) para atrair a atenção dos visitantes e conquistar novos clientes em potencial.

Temos um conteúdo que pode te ajudar a preencher esse espaço, você pode acessar o nosso artigo de frases para perfil do Instagram

Endereço

Se você possui um espaço físico para a sua loja o endereço deve ser inserido para que os seus seguidores possam saber onde está localizada a sua loja. 

Uma das vantagens deste recurso é que o endereço listado será clicável, sendo aberto em aplicativos de GPS como o Google Maps e o Waze.

Caso sua empresa tenha mais de uma localização física, utilize apenas seu endereço principal.

Contato

Os contatos são uma parte fundamental principalmente para quem quer gerar mais vendas na sua loja.

Felizmente, o Instagram reserva um espaço para que você possa adicionar seu email comercial, número de telefone comercial e também telefone do WhatssApp Business

Dicas de otimização para bio do Instagram de loja

Quer dicas do que colocar na bio do Instagram para ganhar seguidores? Separamos as melhores dicas para quem quer saber o que colocar na bio do Instagram de loja e se destacar na rede social. 

Mas não se preocupe se você não tiver tempo para pensar numa bio, pois existem diversas empresas de marketing digital que oferecem esse serviço.

Mostre qual é o seu objetivo na plataforma

Lembre-se que você tem 150 caracteres para tentar alcançar um público que tem o potencial de se tornar seu seguidor, e para  cativar o seu público, é importante ser bastante objetivo principalmente na descrição.

Pense como se você estivesse apresentando o seu produto ou a sua loja virtual, quais pontos você destacaria? 

Lembre-se que ainda na descrição é possível inserir informações relevantes para o seu público como o seu nicho de mercado, horário de atendimento nas directs e um diferencial que vai fazer o seu público virar seu seguidor. 

Destaque suas informações de contato e outras redes sociais

Assim como um cartão de visitas também contém informações relevantes para para quem oferece o seu cartão, a bio do Instagram é uma ótima maneira de incentivar o seu visitante a entrar em contato com você por meio de outro canal.

Para aqueles que não possuem site, mas que realizam atendimento por Whatsapp, por exemplo, ao invés de colocar o endereço do seu site, você pode utilizar a ferramenta de encurtador de link do Whatsapp da JivoChat para colocar o Link na bio da sua loja. 

Saiba o que colocar na bio do Instagram de loja e insira também outras redes sociais para ajudar a divulgar o seu negócio nas outras plataformas.

Utilize palavras-chave

Essa é uma dica de ouro para quem deseja saber o que colocar na bio do Instagram para ganhar seguidores. 

Isso porque são as palavras-chave que irão contribuir para que o seu perfil seja encontrado, seja na pesquisa do Google ou no próprio Instagram.

Elas podem ser utilizadas para melhorar a rastreabilidade do perfil. Na hora criar a bio para loja de roupas, por exemplo, pense em termos para os quais você deseja ser encontrado quando os usuários iniciarem uma pesquisa sobre o seu produto.

Se a sua loja atender um nicho específico, no caso o público feminino, tente utilizar, palavras-chaves como "moda feminina" ou "roupas para mulheres" na sua bio, garantindo que ela seja encontrada com mais facilidade. 

Aposte na personalização

A sua bio do Instagram é um ponto de destaque e se você quer mesmo chamar a atenção das pessoas para ela, é preciso ser criativo.

Felizmente existem algumas ferramentas que permitem que você escolha uma fonte diferenciada para colocar na sua bio do Instagram. 

Elas funcionam da seguinte forma: 

  • Você acessa o site 
  • Digita o texto da sua bio 
  • Copia o texto e cola no espaço desejado

Você pode utilizar a própria ferramenta de fontes do Instagram da JivoChat para escolher as suas. A dica é personalizar, mas escolher fontes que não dificultem a leitura.

Adicione uma Chamada para ação

No Marketing digital, os call to actions são bastante utilizados para fazer com que o público realize uma ação.

Você pode promover conteúdos, seu site, ou até mesmo incentivá-los a seguir o seu perfil de outra rede social, como já comentamos.

Basta uma frase para lembrar o usuário de que ele pode ter acesso a outros conteúdos como:

  • Baixe o e-book sobre nossas dicas de moda
  • Acesse a nossa loja virtual
  • Me siga também no Facebook

Use emojis

Usar emojis é uma boa estratégia para quem não sabe o que colocar na bio do Instagram de loja e também quer preencher espaços vazios.

Os emojis já fazem parte do dia a dia do público, em geral, e eles são ótimas opções para quebrar o gelo, e até mesmo tornar a sua bio mais dinâmica na hora da comunicação.

Utilizar emojis estrategicamente pode trazer bons resultados, pois esse recurso visual pode cativar usuários, deixando o seu perfil mais organizado e bonito. 

Aposte nos destaques

Embora não façam realmente parte da bio do Instagram e estejam mais relacionados com os Stories, os destaques ocupam uma posição logo abaixo da bio e por isso você não deve esquecer de utilizar esse recurso.

Utilize os destaques para dar informações extras ao consumidor, você pode fazer reviews dos seus produtos, pedir feedback e aproveitar muitas outras oportunidades. 

Aposte em biografia pronta para loja virtual

Muitas vezes pode ser difícil elaborar uma bio, principalmente a parte da descrição e como já falamos anteriormente você pode se inspirar em frases prontas para montar a sua biografia, basta editar com aspectos que você acha relevante para o seu negócio.

Por isso trouxemos alguns exemplos de o que colocar na bio do Instagram de loja. Confira:

  • Colocando os clientes em primeiro lugar desde (ano que o seu negócio iniciou)
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Exemplos de o que colocar na bio do Instagram de loja

Agora que você já compreende a importância e o que colocar na bio do Instagram, separamos algumas bios interessantes para te trazer inspiração, confira abaixo:

Exemplo 1 - Bio para loja de roupas 

A loja em questão vende roupas para todo o brasil através da sua loja virtual, utiliza uma bio simples, objetiva e direta com um link para o consumidor entrar em contato com a loja caso necessário. 

Exemplo de o que colocar na bio do instagram de loja de roupas - Loja Mirante

Exemplo 2 - Bio para loja de balões

A loja de balões personalizados utilizou o espaço da descrição para informar o público o seu horário de funcionamento, endereço e telefones para contato. 

Exemplo de o que colocar na bio do Instagram de loja de balões - Personalize Balões

Exemplo 3 - Bio para loja de celulares

A loja troca fone manteve sua identidade visual ao utilizar um icon com logotipo da empresa e utilizou a descrição para dar destaques aos seus diferenciais. 

Exemplo de o que colocar na bio do Instagram de loja de smartphones - Trocafone

Já sabe o que colocar na bio do Instagram de loja?

Nesse artigo apresentamos o que colocar na bio do Instagram de loja e como você pode tornar a sua bio mais dinâmica e atraente para ganhar seguidores e aumentar os lucros do seu negócio através da rede social.

Não esqueça que apesar da bio ser um elemento muito importante para o seu perfil e pode até mesmo te ajudar você a se destacar, porém ainda é preciso investir conteúdo de qualidade para as suas publicações. 

O conteúdo vai determinar de fato se uma pessoa se torna um seguidor ou cliente da sua loja virtual, por isso não deixe criar o seu próprio planejamento e cronograma de publicações e utilizar outras técnicas de marketing digital. 

Boas vendas!

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