Curso de fotografia online: 15 melhores opções

Índice

Com câmeras poderosas em diversos modelos de smartphones, diversas pessoas que gostam de fotografar podem fazer desta atividade um hobby divertido e relaxante. 

É possível tirar fotos interessantes intuitivamente com os recursos disponíveis nos celulares. No entanto, quem deseja fazer fotografias com qualidade profissional precisa de bastante estudo, conhecimento de técnicas e prática.

Estudar o assunto é ainda mais importante para quem deseja utilizar câmeras semiprofissionais, modelos DSLR ou até mesmo equipamentos profissionais que apresentam diversos recursos que exigem muito entendimento para que sejam usados corretamente.

Se você tem interesse em começar a fotografar de forma séria para conseguir resultados melhores ou quem sabe até mesmo iniciar uma carreira na área, fazer um curso online é uma excelente opção. 

Para saber como fazer a melhor escolha de curso de fotografia online para aprender a tirar fotos excelentes, confira nossa lista com as melhores opções da internet.

Vale a pena fazer um curso de fotografia online?

É importante conhecer os benefícios de fazer um curso online na área de fotografia antes de fazer sua escolha. Confira a seguir as principais vantagens de aprender a fotografar pela internet.

Valores acessíveis

Cursos online podem oferecer valores mais baixos para seus alunos, afinal os gastos para serem realizados são bem menores. Por exemplo, não é preciso de um espaço físico para que as aulas sejam ministradas e os materiais são digitais, evitando custos adicionais.

Pagar menos pelas aulas torna o processo de aquisição de equipamentos melhores mais fácil, já que será preciso gastar menos com seus cursos.

Horários flexíveis

Uma das maiores vantagens de cursos onlines em geral é a possibilidade de controlar seu tempo. Este tipo de curso permite que os alunos estudem fotografia no melhor horário de sua rotina.

Pessoas com dificuldade em administrar seu tempo podem encontrar desafios nesta modalidade de estudo. Mas de forma geral, é possível se organizar para estudar nos melhores horários do seu dia a dia e até mesmo fazer revisões dos conteúdos.

É possível estudar com professores do mundo inteiro

Existem fotógrafos excepcionais em regiões do mundo todo. Se um de seus profissionais preferidos oferecer um curso, será possível estudar e aprender com ele. 

Aprender com profissionais experientes e renomados internacionalmente trará muitos benefícios para sua formação, seu currículo e seu portfólio.

1. Curso de Fotografia Online

Quer aprender a fotografar com perfeição sem a necessidade de usar equipamentos e câmeras muito caras? Surpreenda-se com este curso que pode gerar resultados incríveis mesmo para pessoas sem experiência.

Desenvolvido com o foco em iniciantes, o conteúdo ensina sobre elementos indispensáveis para a realização de todas as categorias de fotografias, com instruções simples e resultados incríveis.

O curso é composto por videoaulas em HD e e-books que abordam tópicos como: corte e enquadramento, desfoque do fundo, foco diferencial, tipos de lentes, profundidade de campo, texturas, diafragma e abertura, luz perfeita, cuidados com a câmera, como escolher sua câmera, iluminação e muito mais.

Quem optar pelo curso também poderá ter acesso a dois livros digitais sobre edição, ensinando a utilizar o Lightroom e o Photoshop para aprimorar suas fotografias mudando a cor do céu, com efeitos de luzes, soft focus e mais.

2. Cara da Foto

O curso de fotografia online Cara da Foto é completo e conta com profissionais experientes que buscam ensinar o conteúdo de uma maneira mais leve. 

O material conta com 8 módulos num total de 100 aulas, que ao todo equivalem a 25 horas de conteúdo sobre fotografia.

Através das aulas será possível aprender sobre todas as configurações do seu equipamento para saber como dominá-lo.

Os temas abordados vão do mais simples, com truques e técnicas fotográficas, até o avançado com o planejamento de viagens e dicas para escolher equipamentos, câmeras, lentes, tripé e outros acessórios.

O pacote conta com um acesso vitalício e também dá aos seus alunos um mini-curso de Photoshop, Lightroom e até mesmo um módulo de fotografia no celular.

3. Annie Leibovitz Teaches Photography

Annie Leibovitz é um dos grandes nomes da fotografia mundial. Conhecida por um estilo próprio que valoriza a colaboração íntima entre fotógrafa e retratado, a profissional oferece a oportunidade de aspirantes à fotografia aprenderem os princípios com ela.

Uma das vantagens das aulas é acompanhar seu próprio processo criativo, algo fundamental para que novos fotógrafos descubram seus próprios métodos.

O foco das aulas é o estilo fotografia de retrato, mas o curso ensina os principais fundamentos sobre fotografia. 

Por isso é recomendado para pessoas que já tem certo conhecimento na área e desejam aprender mais sobre este estilo.

O curso é bastante detalhado e rico em conteúdo, no entanto, todo seu material está disponível apenas em inglês.

4. Conceitos Básicos de Fotografia

Procurando uma opção para aprender sobre fotografia do zero? Confira o curso de conceitos básicos do Coursera. 

O curso, que é feito em parceria com a Universidade de Michigan, aborda os conceitos básicos sobre fotografia e também ensina como explorar o máximo de cada aparelho na hora de fazer suas fotos, seja ele um celular ou uma câmera DSLR.

Ao todo são 96 horas de conteúdo em um curso que tem uma duração estimada em 6 meses, ou seja, é uma imersão completa no universo da fotografia.

5. Iluminatta Fotografia Criativa

Este curso de fotografia tem como foco desenvolver a criatividade e o olhar fotográfico dos alunos, a habilidade de conseguir resultados incríveis mesmo com equipamentos básicos.

O curso conta com um acompanhamento ao aluno bastante próximo, capaz de tirar dúvidas com os professores através de conversas pelo WhatsApp.

As aulas são recomendadas para quem deseja um futuro na carreira de fotógrafo ou melhorar o resultado de suas fotos com uma metodologia focada em arte, técnica e criatividade.

6. Fotografia Profissional para Iniciantes

Este é mais um curso de fotografia online voltado para iniciantes. O curso introduz os principais conceitos da fotografia e ajuda seus estudantes a desenvolverem um olhar fotográfico criativo unindo técnica e arte.

O conteúdo também oferece instruções sobre a edição das fotografias nos softwares mais usados no mercado.

O preço é bastante acessível e é uma das opções mais avaliadas na plataforma dentre as opções de fotografia.

7. Astrofotografia de Paisagem

Este é um curso que aborda uma área específica da fotografia especializada em imagens de corpos celestes e grandes áreas do céu noturno, ou seja, céu estrelado.

O conteúdo é bastante inspirador e criativo, ensinando técnicas e dicas que apenas profissionais com horas de tentativa e erro para conseguir ótimos resultados.

O curso conta com acesso vitalício, oferece pacotes de presentes para o Lightroom, conta com suporte direto com os professores e guia de equipamentos. 

Os módulos são: planejamento, equipamentos, exposição na astrofotografia, nitidez na astrofotografia, composição, em campo e tratamento.

8. Curso de Fotografia Digital Online Grátis

Se você tem interesse em um curso grátis, confira a opção oferecida pela Prime Cursos. O curso ensina sobre megapixels, lag, distância focal, shutter, zoom digital e zoom óptico. 

O conteúdo ensina o básico, desde segurar a câmera corretamente até dicas mais avançadas de iluminação.

Confira o conteúdo programático:

  • O que é Fotografar?
  • A Luz e as Cores
  • Equipamentos e Formatos (Convencionais x Digitais)
  • Como a Imagem é Registrada?
  • Os Dispositivos de Exposição
  • Como Fotografar?
  • A Composição da Imagem
  • Imprima e Impressione
  • Escolhendo um Equipamento
  • Cuidados Especiais   
  • Bibliografia/Links Recomendados

Tem interesse em editar suas fotos? Confira nossa lista com os melhores editores de fotos gratuitos.

9. Como fazer da fotografia uma profissão rentável

Outra opção oferecida pela Udemy, este curso de fotografia online foca no mercado de trabalho e instrui seus alunos como atuar profissionalmente como fotógrafos.

Portanto, seu conteúdo é mais indicado para pessoas que já tem experiência na área e desejam dar seu próximo passo para uma carreira profissional. 

O curso se difere das outras opções da nossa lista porque seu foco é ensinar sobre o posicionamento dos profissionais no mercado.

10. Curso de Fotografia de Gestantes, Bebês e Newborn

É possível se especializar e atuar em diversas áreas da fotografias. Uma das opções que tem se mostrado bastante próspera é a fotografia e criação de books para gestantes e recém-nascidos. 

A modalidade tem se tornado cada vez mais popular graças às redes sociais que permitem o compartilhamento de fotos com familiares e amigos em qualquer lugar do mundo. 

A plataforma iPED conta com um curso desenvolvido para este estilo específico. 

Ao todo são 80 horas de conteúdo divididas em 39 aulas onde alunos aprendem sobre como fotografar e como lidar com os pais dos bebês, algo muito importante para profissionais da área.

11. Fotografia de interiores

Capturar a essência de um espaço em imagens é algo que exige conhecimento e técnica. Para contar a história de lugares é preciso aprender sobre os melhores ângulos, como usar luzes e ter a sensibilidade necessária para expressar o que aquelas paredes representam.

Este curso é um curso com o foco em fotografia de interiores feito pelo renomado profissional Tuca Reinés, arquiteto de formação que reúne o conhecimento de duas áreas e faz fotos fantásticas.

É possível encontrar suas fotos em páginas de revistas como A&D, Casa Vogue, Elle, entre outras. 

Seu conteúdo irá ensinar os alunos a fotografar interiores comerciais e residenciais, potencializar a imagem de espaços optando pela luz natural e a melhor perspectiva. 

O curso é completo e conta até mesmo com um projeto para sua conclusão, onde é preciso fazer uma sessão de fotos de um espaço interior para criar um conjunto de 6 a 12 fotografias que contam a história daquele lugar.

12. Fotografia e composição para o Instagram

Apaixonado por cores, formas, texturas e o que elas refletem em sua fotografia, Héctor Merienda é um designer gráfico que tem feito um trabalho excepcional através do seu Instagram.

No início seu projeto o que era apenas um diário visual pessoal se tornou uma plataforma para expressar sua própria visão das marcas com quem trabalha, como Sony, Olympus e Jaguar.

O profissional usa composições estudadas para criar imagens que enchem os olhos, conquistando no caminho centenas de milhares de seguidores. 

Seu curso ensina a criar fotografias em diversos estilos para garantir que o seu Instagram também conte com um conteúdo impressionante, usando apenas seu celular.

O conteúdo é amigável para iniciantes e tem uma duração aproximada de 3 horas com 15 aulas e 16 recursos adicionais.

13. Curso Online Grátis de Fotografia Digital

A plataforma GINEAD oferece um curso de fotografia online grátis para seus usuários. Todo material é 100% online e conta com uma carga horária de 40 horas.

Seu conteúdo é básico e é uma excelente introdução para iniciantes que desejam tirar ótimas fotos.

O conteúdo programático é o seguinte:

  • O que é fotografar?
  • Az luzes e as cores
  • Equipamentos e formatos (Convencionais x Digitais)
  • Como a imagem é registrada?
  • Os dispositivos de exposição
  • Como fotografar?
  • A composição da imagem
  • Imprima e impressione
  • Escolhendo um equipamento
  • Cuidados especiais

14. Curso de Fotografia Online - Certificado Cursos

O site Certificado Cursos Online, que oferece diversas opções de cursos gratuitos, conta com um curso online e grátis de fotografia.

Optar por fazer as aulas é investir na oportunidade de desenvolver uma nova carreira profissional. 

A duração total do conteúdo é de 35 horas e exige um nível de habilidade básico para ser iniciado. 

Seu conteúdo programático é o seguinte: 

  • Curso de Fotografia Online Grátis – 35 Horas
  • Veja como é o Certificado do Curso De Fotografia Online Grátis:
  • Conteúdo programático do Curso De Fotografia Online Grátis:
  • Curso De Fotografia Online Grátis | Por que Fazer?
  • Curso De Fotografia Online | Breve Histórico
  • O que é fotografar?
  • A Luz e as Cores
  • Equipamentos e Formatos (Convencionais x Digitais)
  • Como a imagem é registrada?
  • Os Dispositivos de Exposição
  • Como Fotografar?
  • A Composição da Imagem
  • Imprima e Impressione
  • Escolhendo o Equipamento
  • Cuidados Especiais

15. Retrato fotográfico intimista

A última adição à nossa lista de cursos de fotografia online é voltada para área específica de retratos. 

Um dos desafios deste tipo de fotografia de retratos é fazer as pessoas sentirem-se confortáveis e retratar sua personalidade, sendo o foco da atenção.

A responsável pelo conteúdo é a profissional Marta Mas Girones, conhecida no Instagram por seu trabalho que valoriza a intimidade e proximidade com as pessoas retratadas, buscando momentos honestos de quem encara a câmera.

No curso, alunos irão aprender a experimentar com o estilo da Marta e descobrir seus próprios estilos gerando uma série de fotografias.

O material também ensina sobre as sessões de foto, como funciona o contato inicial com modelos, escolha de local, material, luz e a pós-produção.

Preparado para fazer um curso de fotografia online?

Esperamos que a nossa lista tenha ajudado a escolher uma opção interessante de curso de fotografia.

Se você tem interesse em deixar suas edições ainda mais interessantes, confira pacotes de presets do Lightroom grátis para suas fotografias.

Início Blog Reviews Curso de fotografia online: 15 melhores opções
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download