Como fazer um site de vendas: 11 dicas

11 de agosto de 2022
atualizado 17 de novembro de 2023
Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Não é nenhuma novidade que o mercado de e-commerce no Brasil vem crescendo e está cada vez mais aquecido, graças a isso muitas pessoas compram os mais variados produtos através da internet.

Atualmente, criar uma loja virtual e seu site de vendas já não é algo complexo. Existem diversas ideias do que vender na internet, opções de locais para vender seus produtos online e quais decisões devem tomar para o seu negócio.

Tanto pelo lado dos consumidores quanto para quem deseja empreender, o comércio eletrônico tem ganhado cada vez mais adeptos. Se você pretende investir e vender pela internet, vamos te mostrar um passo a passo de como fazer um site de vendas.

Ilustração de um notebook e duas figuras de pessoas fazendo compras

O que é um site de vendas?

O site de vendas é um site que permite você realizar vendas pela internet. Geralmente ele é voltado para produtos, mas também é possível comercializar serviços online, como cursos e aulas.

Além do aumento no número de faturamento das lojas virtuais no Brasil, existem outras vantagens para investir em como fazer um site de vendas, como:

  • Simplicidade para o cliente comprar online;
  • Possibilidade de vender para o Brasil e o mundo, permitindo um grande alcance de público;
  • Baixos custos para começar.

Passo a passo de como fazer um site de vendas

O site de vendas acaba sendo um canal direto com o cliente, permitindo que ele pesquise informações sobre sua empresa, produtos e serviços. Além disso, o ambiente deve transmitir confiança para que seus consumidores se sintam seguros ao comprar.

Sabendo da importância e do impacto de como fazer um site de vendas, confira nosso passo a passo com dicas de como criar um site de vendas completo.

Ilustração de um notebook com sacolas de compras e um cartão de crédito

1. Definir o que vai vender

A primeira dica que podemos dar de como fazer um site de vendas é escolher quais produtos você irá comercializar. Vender um produto que tenha muita procura é uma boa ideia, mas você deve se atentar a outros fatores.

Um deles é selecionar categorias de que você goste e com as quais tenha familiaridade e conhecimento. Isso irá auxiliar na hora de escolher e lidar com fornecedores, além de tornar mais simples a hora de divulgar os produtos.

Para evitar a concorrência com inúmeras marcas já estabelecidas, encontre um nicho de mercado específico. Assim, especializando em um nicho específico, você diminui o número de concorrentes diretos.

2. Defina seu público-alvo

Outro passo importante de como fazer um site de vendas é definir o seu público-alvo. Para isso, é necessário encontrar sua persona, criando um personagem que representa o seu consumidor ideal.

Entender e conhecer quem são seus clientes vai permitir que você direcione suas estratégias de vendas online de forma que conquiste esse público. Vários elementos podem ser beneficiados, como os preços, as comunicações nas redes, entre outras.

3. Defina seu orçamento

Além de definir seu público e o que você vai vender em seu site, é fundamental saber o quanto você pode investir para a estratégia ao saber como fazer um site de vendas. Dessa forma, você pode planejar seus próximos passos com responsabilidade.

Confira alguns detalhes para você entender os custos e quanto você precisa investir inicialmente. Estes custos irão variar de acordo com o que você quer vender. Mas é possível ter uma ideia de quais serão os custos fixos ao [criar um site de vendas](https://www.jivochat.com.br/blog/ferramentas/como-criar-um-site.html), como:

  • Mensalidade da plataforma de e-commerce ou taxas do marketplace;
  • Regularização da sua empresa;
  • Conta bancária da empresa;
  • Valor destinado a um contador;
  • Investimento em campanhas de marketing.

4. Escolha seu tipo site de vendas

Quando se planeja como fazer um site de vendas, é necessário levar em consideração que existem diferentes tipos de vendas e sites de vendas, sendo os principais a loja virtual e o marketplace. Vamos mostrar as características principais de cada um deles, confira:

Ilustração de uma pagina sendo construída

Loja virtual

Basicamente, uma loja virtual é um site de vendas criado pelo próprio empreendedor para divulgar seus produtos. Todas as características desse modelo de site de vendas são definidas pelo empreendedor.

Marketplace

Já o marketplace é um site de vendas em que diversos lojistas podem comercializar seus produtos. Funciona basicamente como um shopping center virtual, com vários produtos expostos.

Existem diversos exemplos de marketplace conhecidos, como: 

Além dessas, existem diversos outros sites de vendas de marketplace que você pode utilizar. Se você quer conhecer mais sobre a Shopee, confira nosso guia completo sobre a plataforma clicando aqui.

Essas plataformas permitem vender produtos novos ou usados e têm em comum o modo de exibição, utilizando uma identidade visual padrão, onde muitas vezes é difícil diferenciar as lojas.

Além disso, os marketplaces contam com um grande número de visitantes e muitas vezes cobram taxas sobre os produtos vendidos. Apesar de serem canais de venda diferentes, é possível combinar a loja virtual e o marketplace em sua estratégia.

Dependendo de como seu e-commerce seja criado, é possível integrar os pedidos realizados através do marketplace ao seu painel de vendas, simplificando a gestão.

5. Registre um domínio

Uma das etapas de como fazer um site de vendas, caso opte por esse tipo ao invés de adotar o marketplace, é fundamental registrar um domínio, ou seja, uma URL do seu site ("www.loja.com.br").

Ilustração de um computador em um site com elementos de compras

O registro do domínio é o ponto inicial para criar um site de vendas online. Considere nomes curtos e fáceis de lembrar, para ver se o domínio está disponível na internet, através do site https://registro.br/.

6. Escolha sua plataforma de e-commerce

No momento de planejamento de como fazer um site de vendas é saber se vai utilizar uma plataforma de e-commerce ou através do desenvolvimento web. Sugerimos a primeira opção, já que ela permite que você comece sem a necessidade de saber programação.

Se optar pela contratação de um desenvolvedor para criar um site de vendas, sempre que precisar de alguma alteração, você terá que contar com a ajuda deste profissional, o que pode acabar prejudicando sua autonomia.

Além disso, o custo da criação de um site do zero pode acabar sendo mais elevado no início, comparado com uma plataforma de e-commerce.

Na hora de escolher sua plataforma de e-commerce, analise as opções disponíveis no mercado e pergunte para outros lojistas sobre suas experiências com cada empresa. Dessa forma você consegue selecionar a que te atende melhor.

Crie sua loja virtual com a Wix

A Wix por exemplo, é uma plataforma de e-commerce completa com diversos canais de venda e permite você gerenciar sua loja de cosméticos em um painel integrado.

Além disso, conta com uma excelente experiência de vitrine virtual para seus clientes, além de soluções de pagamentos avançadas para facilitar o checkout e uma biblioteca com os mais variados modelos de templates para você otimizar sua loja de cosméticos.

Se você deseja conhecer mais sobre a Wix, confira nossa avaliação completa clicando aqui.

Outra excelente opção de plataforma de e-commerce é a Nuvemshop. Assim como a Wix, é uma plataforma completa, com ferramentas de otimização de logística de entrega.

Além de vendas automatizadas e seguras, soluções de frete conectadas com a plataforma e também uma integração com outros canais de venda como o Facebook e o Instagram.

A Nuvemshop também conta com uma biblioteca de templates com diversos modelos para você customizar e criar sua loja de produtos naturais virtual com a sua cara.

Se você deseja conhecer mais sobre a Nuvemshop, confira nossa avaliação completa clicando aqui.

7. Monte sua loja virtual

Assim que definir o planejamento o próximo passo de como fazer um site é realmente botar a mão na massa e montar sua loja virtual. Capriche nas fotos das mercadorias e ofereça descrições completas.

Ilustração de um tablet com produtos e dois cartões de crédito

Visto que, são através dessas informações que os clientes irão ter contato com as mercadorias e produtos antes de optarem por comprar ou não.

8. Elabore um planejamento logístico

Na hora de pensar como fazer um site de vendas, um dos principais pontos é a logística da entrega dos produtos, visto que o frete costuma ser fator decisivo para os clientes optarem entre uma loja e outra.

Após definir seu fornecedor, como mostramos anteriormente, é necessário definir em quais regiões serão efetuadas as entregas e entender as dimensões e peso dos produtos, para saber qual tipo de integração de frete será mais adequada para sua necessidade.

A grosso modo, vale destacar que, existem três possibilidades de frete:

  • Correios;
  • Transportadoras;
  • Gateways de Frete.

Além do tempo de entrega e preço, o cuidado com as embalagens também ganham pontos com o cliente, que ao receber sua compra ficará satisfeito com a atenção depositada no produto e possivelmente irá realizar novas compras em seu site.

9. Escolha as formas de pagamento

Com tudo definido do processo de como fazer um site de vendas, é necessário escolher opções de pagamento com as quais o cliente se sentirá seguro em fornecer os dados para a loja.

Preferencialmente escolha uma plataforma de pagamento que tenha o checkout transparente.

Outro ponto a se atentar são as taxas praticadas por cada intermediadora de pagamento, lembrando que essas taxas, encargos e valores de serviços pagos por você podem influenciar no preço final do seu produto.

Atente-se na facilidade de pagamento, afinal quanto maiores os obstáculos para concluir a compra, maiores são as chances do seu cliente desistir da compra.

10. Faça um site de vendas online responsivo

Um ponto importante no processo de como fazer um site de vendas é criar um site com design responsivo. O que isso significa? Que o seu e-commerce estará adaptado em termos de design e tamanho para atender visualização em diversos tipos de telas.

Permitindo que visualize corretamente em computador, tablet e smartphones. Com isso, é possível ter mais visibilidade nos mecanismos de pesquisa, como o Google, aumentando as chances de atrair novos clientes.

11. Divulgue seu site de vendas

Agora que você conferiu todas as dicas de como fazer um site de vendas e ele está pronto, é necessário compartilhar para que as pessoas o conheçam. Para isso, é fundamental investir em marketing digital, criando campanhas pagas e orgânicas para divulgar.

O melhor local para divulgar o seu site são as redes sociais, elas permitem que você faça publicações para sua base de seguidores, além da criação de anúncios.

Esses anúncios serão exibidos para o público de acordo com características demográficas e dos interesses que você escolher.

Aprendeu como fazer um site de vendas?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender o passo a passo de como fazer um site de vendas e permita você a criar o site do seu negócio e consiga vender online.

Além de criar um site de vendas, é fundamental estar nas redes sociais.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download