Posicionamento de mercado, o que é?

Índice

O posicionamento de mercado é uma estratégia que visa fazer com que a sua empresa se destaque dos concorrentes.

Através do posicionamento de mercado é possível destacar os valores, diferenciais e conceitos da sua empresa e assim ocupar um espaço de destaque na mente do consumidor.

Por isso, é necessário compreender qual imagem a sua empresa deseja assumir perante ao mercado e traçar estratégias para que essa mensagem seja transmitida efetivamente. 

Portanto, se você deseja iniciar um ecommerce ou trazer o seu negócio para o ambiente digital nesse artigo iremos abordar o conceito de posicionamento de marca e como aplicá-lo ao seu negócio.

O que é posicionamento de mercado?

De acordo com Philip Kotler, o posicionamento de mercado é a ação de projetar o produto e a imagem da empresa, com o fim de ocupar uma posição diferenciada na mente do consumidor.

Do ponto de vista estratégico, o posicionamento pode ser traduzido através de uma fórmula bastante simples e que destaca quais são os principais pontos dessa estratégia: Segmentação + Diferenciação = Posicionamento.

Ou seja, buscar uma diferenciação é um aspecto essencial para que você possa conquistar o seu espaço no mercado, a diferenciação também permite que a sua marca seja notada pelo consumidor.

Para encontrar essa diferenciação é necessário conhecer sobre o segmento de mercado que a sua empresa está inserida e também quais são as necessidades do seu público-alvo.

A partir das necessidades do seu público-alvo, que ainda não foram exploradas no mercado, você poderá encontrar uma proposta de valor e utilizá-la como o diferencial adquirindo vantagem competitiva. 

O que é mapa do posicionamento de mercado?

Para te ajudar a identificar qual é o posicionamento de mercado que a sua empresa ocupa, existe uma ferramenta chamada mapa do posicionamento de mercado.

Essa ferramenta permite que você identifique quais diferenciais de um produto são os mais valorizados dentro de um segmento.

O mapa do posicionamento funciona a partir de um gráfico de quadrantes onde nos eixos X e Y são posicionadas características opostas, por exemplo “baixa qualidade e alta qualidade”

Para utilizar esse mapa basta posicionar as marcas que competem nos quadrantes, de acordo com a sua pontuação de cada critério.

Onde será  atribuída uma pontuação para cada característica escolhida de cada marca que está competindo.

A posição do seu negócio nos quadrantes vai depender do grau de percepção do consumidor sobre essas características.

Para fazer uso dessa ferramenta é necessário realizar uma pesquisa e coleta de dados reais.

Essa ferramenta permite que você tenha maior visibilidade para entender quais são os espaços ocupados pela concorrência.

Imagem vetorizada de um homem pesquisando na internet como fazer posicionamento de mercado

Vantagens de investir em posicionamento de mercado

Iniciar um negócio no ambiente virtual não é fácil, pois ele é um mercado altamente competitivo.

Entretanto, é possível facilitar esse processo, pois existem algumas vantagens relacionadas à aplicação da estratégia de posicionamento de mercado.

Maiores chances de fidelizar seus clientes

O ambiente digital oferece muitas possibilidades para quem deseja abrir um negócio e uma delas é a possibilidade de se aproximar dos seus clientes através dos diversos canais disponíveis. 

E unindo o uso desses canais com o  posicionamento de mercado é possível conquistar  clientes que sejam mais fiéis a sua marca. 

Além de clientes mais fiéis, eles também passam a fazer um Marketing indireto da sua marca e apresentam maior envolvimento com os seus projetos e canais de comunicação.

Conquista autoridade no mercado

Quanto mais clientes comentarem da sua marca e demonstrarem que ela realmente cumpre a sua proposta de valor, mais relevância é agregada a ela.

Dessa forma é possível que você passe a se tornar uma referência dentro do seu segmento de mercado.

Ao tornar-se autoridade você conquista mais credibilidade, e inspira mais confiança nos consumidores que pode refletir em um aumento nas suas vendas. 

Mais competitiva

Obviamente que ao ocupar um lugar de destaque os seus concorrentes irão tentar reconquistar o público.

E para não perder a audiência já conquistada será preciso buscar novidades, melhorar a qualidade dos seus serviços e focar nas necessidades do consumidor.

Esse processo, embora cansativo, permite que você encontre novas soluções e diferenciais para o seu negócio.

Melhora o relacionamento com o seu público

O posicionamento de mercado também contribui para que o seu público possa desenvolver uma conexão emocional com a sua marca.

Ao compreender qual é a missão e os quais são valores que ela transmite e que estão de acordo com os interesses do seu público contribui para que o seu público se identifique com ela. 

Quando esse relacionamento é bem estabelecido você ganha mais do que consumidores, sua marca adquire fãs, que contribui para que você tenha mais clientes fidelizados.

Maior assertividade na tomada de decisão

Conhecer o seu público-alvo, suas necessidades e o segmento de mercado que você está inserido permite que você seja mais assertivo na hora de tomar as suas decisões acerca do seu negócio. 

E uma vez que você já está ocupando um lugar de destaque você se sente mais confiante e seguro para traçar novas estratégias. 

Como se posicionar no mercado digital?

Ainda iremos abordar neste artigo os diferentes tipos de posicionamento com base nos diferenciais que você pode explorar.

Entretanto, nesse tópico iremos abordar maneiras de gerar posicionamento dentro do ambiente digital para você que deseja iniciar uma loja virtual e sair na frente dos seus concorrentes.

Conheça o seu público-alvo

Já foi abordado nesse artigo a importância de conhecer seu público-alvo e as características.

É preciso identificar quais são as suas necessidades, e o que eles esperam de uma empresa nova no mercado para que você possa elaborar a sua proposta de valor.

Por isso, analise quais são os desafios que esse público enfrenta e como você pode resolver uma dor.

Para que você possa trabalhar em cima dessas necessidades e entregar uma solução que faça o seu negócio se destacar entre os seus concorrentes.

Pesquise os seus concorrentes

É importante identificar os seus concorrentes, pois eles irão contribuir para que você encontre os diferenciais que ainda não foram explorados no mercado. 

Observe como os seus concorrentes se comunicam com o seu público, e quais são os produtos que eles oferecem para solucionar a necessidade do seu público.

Pense em como você pode melhorar esse cenário que é apresentado pelos seus concorrentes e busque fazer um brainstorming de ideias.

Defina a sua proposta de valor

Com base nos dados coletados a respeito do mercado, público-alvo e seus concorrentes, você pode identificar quais são os valores e comportamentos que devem estar associados à sua marca.

Existem muitos caminhos para você definir qual será a sua estratégia para agregar valor ao seu negócio. 

Você pode investir em alguma dessas estratégias com base nas necessidades identificadas no seu público-alvo:

  • Preço
  • Qualidade do produto
  • Durabilidade
  • Acessibilidade
  • Exclusividade

Entretanto, antes de definir qual diferencial é importante unificar todos os dados obtidos sobre as características do seu público-alvo e também do seu segmento de mercado.

Construa uma identidade visual

A diferenciação entre os seus concorrentes não deve estar apenas no produto ou serviço que você oferece, mas também deve fazer parte de toda a sua comunicação.

Pense que a comunicação deve estar alinhada com os valores e a mensagem que você deseja transmitir para que o público a compreenda com clareza.

E quando pensamos em algo que diferencia qualquer marca à primeira vista pensamos justamente nos elementos visuais que compõem a marca bem como na identidade visual. 

No ambiente virtual, principalmente, a identidade visual irá te diferenciar dos concorrentes e por isso, é importante investir em uma identidade visual que seja marcante para o seu público-alvo.

Para construir a identidade visual que seja marcante para o seu negócio e em poucos minutos com qualidade profissional você pode utilizar a plataforma Logaster.

Logaster é uma ferramenta especializada para quem deseja criar identidade visual corporativa.

Com Logaster você desenvolve um logotipo em poucos minutos, e depois cria os outros elementos de design.

Além do logotipo, você pode criar o seu cartão de visita, kit para mídias sociais e até mesmo assinaturas de e-mail.

Lembre-se de que a identidade visual é o principal ponto de contato do cliente com a sua marca e ela faz parte da comunicação e por isso ela deve transmitir seus valores e missão.

É essencial que você invista na criação de uma identidade visual antes de começar a sua loja. 

Aumente o seu campo de atuação

Como mencionamos anteriormente, garantir que o seu público tenha acesso aos seus produtos é muito importante para seu posicionamento de mercado e também faz com que você alcance um diferencial.

Graças ao avanço da tecnologia é possível você montar a sua loja virtual e garantir que você expanda seus negócios para alcançar mais pessoas que também possam ter interesse no seu produto.

No ambiente digital, você pode utilizar diversos canais de vendas, não apenas a loja virtual em um site específico. 

É possível utilizar os Marketplace e também as redes sociais para vender os seus produtos, por isso monte a sua loja virtual com Tray.

A plataforma Tray é uma plataforma de hospedagem de ecommerce que permite que você venda em canais diferentes.

Além de uma loja virtual, você pode disponibilizar seus produtos em Marketplace e fazer o controle de todos esses canais através de um único painel.

Tray ainda é a primeira plataforma do Brasil a ser integrada com o Facebook, em apenas um passo você faz integração com páginas, catálogos e gerenciador de anúncios.

Expanda os seus negócios e ofereça seus produtos em diferentes plataformas para alcançar o seu público.

Crie seu E-commerce com a Tray

Ofereça um atendimento qualificado

Outro diferencial que é muito importante no ambiente virtual para o seu posicionamento de mercado é o atendimento ao cliente.

O atendimento é um dos elementos que têm grande influência na satisfação do consumidor e por isso ele é considerado um fator que possui grande relevância no momento da decisão de compra. 

Por isso, antes mesmo de iniciar o seu ecommerce esteja ciente de que oferecer um atendimento de qualidade vai muito além de responder as mensagens.

Você precisa investir em relacionamento com os seus clientes, oferecer atendimento humanizado, rápido e eficaz para que o cliente encontre a solução o mais rápido possível. 

Também é preciso preparar um canal para receber as reclamações dos seus clientes e que eles saibam que podem procurar um atendimento principalmente para você que está pensando em abrir um ecommerce.

Invista em promover um atendimento de qualidade através do JivoChat.

O JivoChat é uma ferramenta que funciona como um chat online para o seu ecommerce.

Além de chat online, ele também possui recursos de CRM que permite que armazene os dados dos seus clientes, garantindo acesso fácil e rápido ao histórico de compras de cada cliente.

Ainda é possível utilizar a integrações do JivoChat com os principais Marketplace e redes sociais para que você tenha acesso a todas as mensagens em um único painel agilizando o seu atendimento dentro dessas plataformas.

E você também pode contar com os recursos de chatbot para oferecer o seu atendimento de 24 horas mesmo sem ter alguém operando. 

Aposte no seu atendimento para oferecer mais um diferencial para o seu negócio e ganhar a atenção do consumidor.

Banner de integração do JivoChat com Instagram

Comunique o consumidor

As redes sociais são canais de comunicação muito úteis para desenvolver relacionamento com o consumidor.

E elas podem ser utilizadas em conjunto com a estratégia de posicionamento de mercado, pois através do marketing de conteúdo, você mantém o seu público engajado a sua marca através do conteúdo de valor. 

Pense que uma marca vista com mais frequência consequentemente fica mais tempo na cabeça do consumidor.

Por isso, considere entrar nas redes sociais e utilizá-las ao seu favor para trabalhar para destacar os  benefícios, os diferenciais, gerar mais autoridade para o seu negócio e também reforçar a sua identidade visual.

Imagem vetorizada de uma equipe erguendo uma bandeira

Tipos de posicionamento de mercado

Agora que você já sabe algumas das maneiras de posicionar o seu negócio no mercado digital, conheça quais são os principais tipos de posicionamento de mercado.

Qualidade e desempenho do produto

Nesse tipo de posicionamento o objetivo é apresentar um produto com qualidade e desempenho superior aos que já existem no mercado.

Portanto, é necessário investir em obter os melhores fornecedores para os seus produtos e apresentar um produto melhor do que o dos seus concorrentes.

É importante também saber quais são os aspectos de qualidade levados em consideração pelo seu público-alvo.

Precificação dos seus produtos

O preço também é uma ótima maneira de buscar diferenciação, pois leva em conta o custo-benefício.

Embora a qualidade seja um item importante, você deve também considerar qual característica é mais importante e pesa mais na hora da decisão de compra.

Se o seu público-alvo presa por um produto mais barato, tente oferecer preços baixos e manter também a qualidade dos seus produtos.

Assim você garante uma posição de líder em acessibilidade.

Serviço aos clientes 

Essa estratégia visa melhorar a experiência do seu cliente, desde o primeiro contato do cliente da sua empresa até o pós-venda.

O objetivo é oferecer a melhor experiência de compra para o seu cliente e também oferecer um atendimento de qualidade, um site com design responsivo, ótimas condições de compra e etc…

Dessa forma, você garante aumento da satisfação e consequentemente ganha destaque por oferecer uma experiência incrível para os seus clientes.

Conveniência

É como já citamos, oferecer para o consumidor soluções mais criativas para que ele possa ter acesso aos seus produtos.

No caso de uma loja virtual, você pode disponibilizar atendimento no seu site, nas redes sociais ou nos marketplace.

Também pode investir em disponibilizar diferentes formas de pagamento  que facilitem a vida dos clientes, ou também diferentes condições e prazos de frete. 

Personalização

Apostar na personalização de produtos com base nas necessidades de cada indivíduo é uma maneira de se diferenciar.

Cada vez mais, o público também busca diferenciar-se, apostar em itens personalizados tende a atrair o interesse do público.

Pois, esses  são feitos sob medida e customizados de acordo com o gosto de cada cliente. 

Posicionamento de mercado exemplos

Conheça duas marcas que são ótimos exemplos de posicionamento de mercado.

Amazon 

A Amazon é um caso de posicionamento de mercado onde preza pela agilidade e rapidez de entrega para os seus clientes.

Amazon é um Marketplace que reúne os diferenciais mais buscados pelo público-alvo:  melhor preço, conveniência, entrega rápida e atendimento diferenciado.

Com esses diferenciais, a Amazon promete entregar o melhor serviço ao consumidor.

Coca-Cola

A Coca-Cola é um sucesso mundial, é o refrigerante mais consumido no mundo.

Através desse posicionamento a marca é associada a emoção, amizade e principalmente a felicidade. 

Em um slogan de uma campanha a marca utilizou a frase “Abra a felicidade” para deixar claro qual é o seu posicionamento dentro do mercado. 

Busque pelos seus diferenciais e invista em posicionamento de mercado

Como abordamos nesse artigo, é preciso entregar para os seus clientes diferenciais de acordo com as necessidades que eles apresentam. 

Para destacar o seu posicionamento de mercado no ambiente virtual invista nas estratégias de Marketing digital

Boas vendas!

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