Marketing Indireto: o que é e como aplicar

atualizado 12 de março de 2024
Tempo de leitura12 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

O Marketing Indireto é uma alternativa para quem deseja ganhar autoridade sem saturar ou bombardear o cliente com os anúncios publicitários tradicionais.

Ele é uma maneira menos agressiva de fazer publicidade, esse tipo de marketing é bastante efetivo e pode gerar impactos positivos para o seu público.

Pois ele foge daquelas ações clichês, e ele não permite que o cliente sinta-se pressionado ao comprar um produto.

Com o Marketing Indireto você consegue construir autoridade, relacionamento e reconhecimento de marca. 

Se você deseja conhecer mais sobre Marketing Indireto e como aplicá-lo nas estratégias de marketing empresarial, nesse artigo nós iremos te contar tudo que você precisa saber. 

O que é Marketing Indireto?

O Marketing Indireto pode ser definido como o ato de promover um produto, serviço ou marca fora de um contexto publicitário. 

Ou seja, a promoção não possui um objetivo comercial, e o seu produto é colocado em uma posição secundária, sem destaque principal.

Assim o Marketing Indireto trabalha para que o seu produto ou sua marca sejam reconhecidas pelo seu público-alvo, para que quando o cliente volte a ver a sua marca ou produto ele se lembre de que já teve um contato com ela.

Por isso, eles são colocados em posições estratégicas ou em meio a um contexto que é de fácil visualização pelo público. 

Para que seja possível que o seu serviço ou marca conquiste uma melhor aceitação desse público.

Dessa maneira, podemos dizer que o foco do Marketing Indireto é ganhar a confiança das pessoas.

Marketing Direto e Indireto, o que é melhor?

A resposta é: depende.

Cada caso é um caso e como vimos anteriormente o objetivo do Marketing Indireto não é realizar uma conversão, e sim fazer com que  consumidor lembre que já viu a sua marca.

Assim, o Marketing Indireto pode ser considerado uma alternativa, mas ele não substitui o Marketing Direto.

Inclusive você pode utilizar as duas estratégias, visando gerar maior desejo de compra no consumidor, pois o Marketing Indireto também é capaz de despertar a curiosidade no consumidor.

Mas a grande vantagem do Marketing Indireto sobre o Marketing Direto é o fato do consumidor não se sentir bombardeado ou obrigado a conhecer o produto, como acontece em anúncios tradicionais.

O Marketing Direto por tanto é mais invasivo, e recorre a táticas mais agressivas como: o uso de anúncios, ligações telefônicas, call to action e etc...

Sabemos que muitas vezes o uso de anúncios podem ter uma taxa de rejeição pelo público-alvo, pois principalmente no ambiente online, onde é quase impossível evitar de ver um anúncio.

Os anúncios podem surgir e inclusive atrapalhar a atividade do consumidor, o que de fato já gera um certo nível de desconforto a respeito do produto  exibido.

Dessa forma o Marketing Indireto não permite que o consumidor se sinta desconfortável, pois na maioria das vezes ele está inserido em um contexto que favorece a sua divulgação.

Onde o Marketing Indireto costuma estar inserido?

O Marketing Indireto faz parte do nosso cotidiano, e é provável que você nem perceba que está sendo influenciado por ele.

Existem diversos canais que veiculam esse tipo de mídia, por isso nós vamos conhecer agora quais são os principais e os mais tradicionais:

Filmes, séries e novelas

Talvez seja o contexto mais comum onde o Marketing Indireto está inserido, pois ele abrange desde grandes produções dos filmes de Hollywood até produções menores. 

No Brasil, as novelas e programas exibidos na Globo são muito utilizados para fazer o Marketing Indireto.

Basta olhar detalhadamente alguma cena em que os personagens estejam em um restaurante, por exemplo, é possível ver as pessoas bebendo refrigerante de uma marca específica.

É uma forma de contextualizar seu produto, mas nem sempre a contextualização fica tão boa a ponto de você não perceber que aquela cena está promovendo algo. 

Mas, na maioria das vezes é tudo bem pensado para que o consumidor consiga gerar alguma conexão com a marca, além de ter a associação do seu artista favorito utilizando aquela marca.

Comercial de tv

Comerciais de TV também podem ser considerados Marketing Indireto desde que a imagem transmitida não deixe explícito de que aquilo é uma propaganda.

O grupo Zaffari, uma rede de supermercados muito famosa no Rio Grande do Sul, é bastante conhecida por seus comerciais emocionantes e que tocam o coração do público por conter storytelling.

Nesses comerciais a marca não está vendendo um produto em específico, apenas transmitindo uma mensagem  normalmente exibida em datas comemorativas.

Camisetas de clubes

Muitas vezes apenas a exibição da logo pode surtir um efeito positivo dentro do Marketing Indireto.

Se você curte futebol já deve ter notado a logo dos patrocinadores dos principais times, os patrocínios vão desde marcas de montadoras de veículos até marcas de refrigerantes. 

Os nomes geralmente estão exibidos na frente da camiseta ou nas costas, mas também é bem comum identificarmos nas mangas das camisetas.

Por isso, te perguntamos qual é a marca que patrocina o seu time do coração? Ela é um bom exemplo de Marketing Indireto.  

Estádios de futebol

Em dias de partida de futebol, além de estamparem as camisetas dos jogadores, é muito comum encontrarmos stands onde os patrocinadores oferecem brindes e também expõem ainda mais a sua marca. 

Nos estádios também encontramos os naming rights, espaços com grande visibilidade para a divulgação do nome das marcas.

Backdrops

Backdrops também se destacam pela possibilidade de realizar Marketing Indireto em grandes eventos. 

Eles são painéis utilizados como plano de fundo em eventos, entrevistas, coletivas e apresentações.

Sua intenção no Marketing Indireto é aproveitar-se da exposição indireta quando um atleta ou artista está sendo fotografado e entrevistado.

É bastante comum nos esportes, mas também é utilizado em premiações internacionais, eventos de lançamento e etc. 

Como o Marketing Indireto se insere no contexto virtual?

A internet e o mundo virtual não podiam ficar de fora da promoção do Marketing Indireto, e  existem vários contextos para aplicar o Marketing Indireto,

 Vamos explorar cada um desses contextos agora. Confira:

Marketing de Conteúdo

Através do Marketing de Conteúdo você consegue aplicar o Marketing Indireto por meio de postagens, blogs, podcasts, vídeos e outras mídias ou plataformas.

A principal proposta do Marketing de Conteúdo é demonstrar autoridade enquanto você fornece conteúdo de valor para a sua audiência.

Ela é uma ótima maneira de você inserir um produto em um contexto sem a necessidade de fazer uma propaganda explícita. 

É dessa maneira que os influencers digitais e youtubers conseguem cativar sua audiência. 

Quem trabalha com Marketing de Afiliados também tem formas de divulgar seus produtos dentro do Marketing de Conteúdo.

Por isso, conheça um curso que vai fazer toda a diferença para você que deseja utilizar o Marketing de Conteúdo para divulgar os seus produtos.

O curso Redator Hacker SEO e Marketing de Conteúdo é um curso completo para que você desenvolva as habilidades que permitam que você redija conteúdos interessantes e que engajem seu público.

Você aprende as melhores técnicas em 3 horas de videoaulas onde mais de 10 mil alunos já conquistaram a capacitação, ao final do curso você garante um certificado de conclusão.

SEO 

Pode funcionar como uma extensão para o Marketing de Conteúdo, pois o SEO, ou Search Engine Optimization, faz com que um site se posicione entre as primeiras posições nos buscadores do Google. 

Além disso, é possível utilizar as técnicas de SEO para otimizar os seus conteúdos para que eles vão de encontro com os interesses da sua audiência.

Por exemplo, se você quiser divulgar seu produto em blogs basta cadastrar em plataformas de afiliados, para que as pessoas criem conteúdos para divulgar seu produto e utilizar as técnicas de SEO para aparecer entre os primeiros colocados do Google. 

Redes sociais

Os criadores de conteúdo não estão apenas em blogs, eles também se encontram nas redes sociais.

Os Influencers Digitais podem promover um produto através de vídeos, fotos e posts nas redes sociais.

Através do storytelling eles inserem o seu produto em um contexto para que o público ganhe confiança.  

Com a popularização das redes sociais como o Youtube e Instagram, que permitem que seus usuários produzam vídeos.

Alguns canais ou influencers digitais, se aproveitam do alto número de seguidores para inserir produtos patrocinados aos seus vídeos.

A exibição é bastante semelhante a dos filmes, novelas e séries, a única diferença é que é no ambiente online e por pessoas que apresentam alguma autoridade na internet.

Afinal quem nunca viu uma marca específica sendo exibida por algum influencer digital?  Ou por algum canal conhecido e famoso?

Comece a reparar nas marcas que essas pessoas estão representando.

Jogos

Nos jogos digitais também é muito comum vermos ações de Marketing Indireto. 

Pode ser tanto em jogos esportivos, ou em jogos de aventura.

Em jogos de corrida, é muito comum vermos os outdoors exibindo o logotipo de marcas famosas.

E da mesma forma que eles podem ser inseridos com um contexto como nas novelas, pois os jogos também podem possuir cenas de vídeo.

 São muitas oportunidades para fazer Marketing Indireto dentro do universo dos jogos.

Como utilizar o Marketing Indireto na sua empresa

Se você tem interesse em divulgar os produtos ou serviços da sua empresa através do Marketing Indireto, existem passos básicos para que você obtenha sucesso nessa divulgação. Acompanhe:

Conheça o seu público

Esse é o passo fundamental de todas as estratégias de marketing que você pensa em realizar.

Você só vai conseguir vender o seu produto ou serviço se souber como esse produto se insere na vida do seu público-alvo, qual é o comportamento e quais são os interesses nesse público.

Por exemplo, o público que utiliza o seu produto é mais jovem? Ou mais velho? É composto por homens ou mulheres? Qual é o poder aquisitivo desse público? 

Todas essas perguntas contribuem para que você consiga otimizar a sua estratégia.

Saiba onde a sua audiência se encontra

O comportamento da sua audiência é muito importante para que você possa escolher qual canal utilizar para fazer o seu Marketing Indireto.

Hoje em dia dificilmente há pessoas que não estão inseridas na internet, mas digamos que você tenha um público mais velho, é muito provável que divulgar seus produtos através de influenciadores não tenha o impacto desejado.

Pois os influenciadores atingem um público mais jovem, e nem todos os idosos sabem acessar a internet, mas provavelmente assistem TV, então vale a pena investir nesse canal.

Escolha a mídia adequada

Como os outros passos, a escolha da mídia envolve conhecimento sobre o comportamento do público e saber quais são as mídias que causam maior impacto para esse público. 

Programas que tratam de entretenimento provavelmente possuem um público mais abrangente.

Já novelas, por exemplo, captam um público feminino maior. A mesma coisa acontece com a escolha do influencer ou então de blogs para divulgar seus produtos e serviços. 

Quais são as vantagens de investir em Marketing Indireto

No início do artigo abordamos uma das principais vantagens para quem deseja investir em Marketing Indireto.

Mas existem outras vantagens que tornam a estratégia mais atraente. Confira:

Agrega maior reconhecimento de marca

Você ganha com a maior exposição sendo uma ótima maneira de atrair novos clientes para a sua marca, produto ou serviço.

Assim você também constrói um senso de familiaridade entre a sua marca e o seu público-alvo, uma vez que ela já é reconhecida.

E é uma ótima estratégia de branding, já que você está promovendo e pode trabalhar o seu posicionamento no mercado. 

Nesse contexto, o Marketing Indireto gera um impacto positivo ao aumentar o valor de uma marca associando-a a ideias, conceitos e modos de ser.

Ele faz com que sua marca ou produto ganhe mais credibilidade. 

Ele pode ter um custo relativamente baixo

Existem maneiras gratuitas de fazer Marketing Indireto, o exemplo de Marketing de Conteúdo através de blogs ou de artigos onde cada artigo publicado contribui para a sua reputação. 

Ou o famoso boca a boca que ainda é uma forma de Marketing Indireto e bastante efetiva, pois as pessoas costumam comprar ou contratar serviços de pessoas que elas confiam e conhecem. 

Mas para isso você precisa trabalhar o seu marketing empresarial, ter uma boa reputação e oferecer um serviço de qualidade.

É uma estratégia a longo prazo

Dependendo da estratégia que você utilizar, ela pode ser a longo prazo.

Por exemplo, digamos que você escolheu um canal no Youtube que posta vídeos relevantes ao nicho da sua marca.

Provavelmente esse vídeo vai continuar recebendo acessos durante um bom tempo conforme as pessoas vão gerando interesse naquele produto ou conteúdo.

Por isso, dizemos que investir em Marketing de Conteúdo para resolver as dúvidas dos seus clientes pode ser uma boa estratégia para se aplicar a longo prazo. 

Desvantagens do Marketing Indireto

Apesar de ter boas vantagens, o Marketing Indireto também possui as suas desvantagens, e cabe a você avaliar se ele é uma opção válida para destacar a sua empresa.

Confira quais são as principais desvantagens do Marketing Indireto:

Dificuldade de mensurar resultados

Essa metodologia é bastante complicada na hora de mensurar os seus resultados quando aplicada em canais mais tradicionais que citamos.

No entanto,  no ambiente digital, e  através do Marketing Digital, já é possível que você  quantifique os seus resultados. 

Os resultados não são instantâneos

Infelizmente para que você consiga perceber os reais resultados dessa estratégia pode levar algum tempo.

Pois você precisa manter certa consistência fazendo com que os consumidores percebam a sua marca com mais frequência.

Por tanto, para torná-la mais efetiva é bom que você invista em outras estratégias de alcance mais rápido.

Pode parecer forçado

Embora a ideia principal seja de que o produto não pareça forçado, pode acontecer do seu produto não ser bem contextualizado e então ter algum nível de rejeição pelo público.

Pois, os consumidores estão cada vez mais exigentes, e perceber que o produto está ali pelo motivo de fazer publicidade pode fazer com que eles percam rapidamente o interesse.

Marketing Indireto exemplos

Para que você veja alguns exemplos da aplicação de Marketing Indireto no dia a dia, separamos algumas imagens abaixo. Confira:

Cena do filme se eu fosse você onde dois personagens estão saindo de um estabelecimento onde são exibidos painéis das marcas claro, NatGeo e Tok&Stok

Nessa cena do filme "Se eu fosse você", vemos alguns painéis de algumas marcas famosas.

Jogador do time Chelsea exibindo a camiseta do time com os logos da Samsung e da Adidas

Camisa do time Chelsea com os nomes da Samsung e da Adidas.

Cena final do filme Náufrago onde o personagem abre uma encomenda da FedEx.

Cena final do filme Náufrago onde o podemos ver a FedEx promovendo sua marca.

Conheça outras estratégias além do Marketing Indireto

Nesse artigo foi possível definir onde se aplica o Marketing Indireto tanto no contexto mais clássico quanto nos mais atuais.

Também vimos quais são as desvantagens e vantagens em fazer o uso dessa estratégia. 

Além disso, é preciso fazer o uso de outras estratégias para que além do destaque a sua empresa consiga gerar mais conversões.

Por isso, conheça outras estratégias de marketing que vão contribuir com o crescimento do seu empreendimento como as estratégias:

Não esqueça também que para fidelizar seus clientes é necessário que você preste um bom atendimento para seus clientes, por isso não esqueça de oferecer um bom atendimento online através de chat online, conheça o JivoChat e todas as suas funcionalidades. 

Boas vendas!

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