Marketing Digital para iniciantes: 16 Dicas para começar

Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

O Marketing Digital está cada vez mais presente em todas as empresas, independentemente da área de atuação. Essa estratégia vem ganhando força inclusive entre pequenas e médias empresas.

De acordo com o Digital Report 2022, o brasileiro passa em média mais de 10 horas por dia na internet, colocando o Brasil entre os cinco países com o maior número de usuários.

Diante desse cenário, pensar em estratégias de Marketing Digital para um negócio é fundamental, pois é uma das melhores formas de impactar e se relacionar com os consumidores que passam tanto tempo online.

Se você está começando sua carreira profissional agora ou está fazendo uma transição de carreira para atuar no digital, é natural ter várias dúvidas sobre como começar, o que priorizar e quais habilidades desenvolver.

Se você ainda é iniciante na área e tem dúvidas sobre como começar a aplicar no seu negócio, preparamos este artigo para te ajudar com várias dicas de Marketing Digital para iniciantes. Confira!

O que é marketing digital?

Para começar a aprender marketing digital para iniciantes, é importante entender que o marketing digital é um conjunto de estratégias com o objetivo de atrair e reter consumidores para marcas no ambiente online. Basicamente, é o processo usado para promover e divulgar produtos e serviços pela internet.

Suas ações são realizadas por meio de diversos canais, como blogs, redes sociais, e-mail marketing, entre outros. Uma de suas principais características é a mensuração e análise dos resultados.

Com ferramentas de análise, é possível obter dados sobre o desempenho das campanhas, como número de visualizações, taxas de cliques e conversões. Essas informações podem ser usadas para otimizar as estratégias e alcançar melhores resultados.

Nos últimos anos, o marketing digital se tornou essencial para todas as empresas que desejam ter sucesso no ambiente online. Suas estratégias permitem que as marcas atraiam e conquistem cada vez mais clientes.

Notebook com vários gráficos em cima de um Papel com vários gráficos em  cima da mesa

Por que Marketing Digital para iniciantes é tão importante?

O marketing digital se tornou essencial para quem busca ter um negócio online de sucesso, pois é por meio de suas estratégias que é possível conquistar um bom número de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Além de impulsionar as vendas, o marketing digital também permite estabelecer a presença da empresa no mercado e fidelizar clientes. Dessa forma, além de aumentar a receita, é possível calcular um crescimento previsível para a empresa, entre outros benefícios.

Dicas de Marketing Digital para iniciantes

Você já sabe da importância do Marketing Digital para sua empresa. Agora, vamos às dicas que vão te auxiliar a iniciar seu planejamento com sucesso.

1. Invista na transição da sua carreira para o digital

Se você ainda está em dúvida sobre levar sua carreira para o digital, é hora de decidir! Investir em conhecimento na área de Marketing Digital para iniciantes, uma das mais promissoras do mercado, é uma excelente maneira de se preparar para essas mudanças e se destacar.

Por isso, invista na sua educação: faça cursos de Marketing Digital, busque mentorias e participe de eventos na área para realmente mergulhar no mundo digital!

2. Estude o mercado digital

O mercado digital tem atraído muitas pessoas nos últimos anos, porém, nem todas alcançam o sucesso nessa área por falta de conhecimento adequado.

A solução para isso, é claro, é estudar.

O marketing digital é muito abrangente e pode ser utilizado de várias maneiras. Portanto, quanto mais você souber sobre suas estratégias, maior será seu conhecimento para implementá-las em seu negócio.

Aproveite para estudar não apenas o marketing digital para iniciantes em si, mas também todos os seus aspectos, como marketing de conteúdo, inbound marketing, marketing de afiliados, entre outros.

3. Aposte na transformação digital

Se você possui uma empresa, investir na transformação digital é urgente. Mas mesmo que não seja proprietário de um negócio, saiba que também desempenha um papel importante na transição para o digital.

Pessoas com mentalidade inovadora, habilidades de comunicação e foco em tecnologia se destacarão cada vez mais, tendo ainda mais espaço para iniciar diálogos e promover a inovação nas empresas, especialmente na área de Marketing.

4. Organize a rotina de freelancer, se essa for a sua realidade

Diversas áreas estão começando a adotar o trabalho freelancer e percebem que contratar profissionais nesse formato pode ser vantajoso para ambas as partes.

No Marketing Digital para iniciantes, as oportunidades são variadas! No entanto, para aproveitar a liberdade e a flexibilidade do trabalho freelancer sem comprometer a produtividade, é importante se organizar.

Mão humana colando post its em um quadro branco escrito marketing

5. Desenvolva as habilidades essenciais para se destacar no mercado digital

O mercado digital demanda não apenas profissionais com habilidades técnicas e conhecimento sobre as ferramentas.

Para avançar na carreira, uma das dicas de Marketing Digital para iniciantes é investir também nas habilidades comportamentais, conhecidas como soft skills.

É essencial combinar as habilidades em ferramentas, como plataformas de anúncios, com as habilidades humanas de comunicação, estratégia, escrita e liderança.

6. Invista em especialização na área

Se deseja não apenas saber como trabalhar com Marketing Digital, mas se destacar na área, é importante conhecer um pouco sobre tudo para compreender como os conceitos e metodologias se relacionam e podem ser usados, separadamente ou em conjunto, para alcançar os melhores resultados.

No entanto, os profissionais T-Shaped, que têm conhecimento básico em Marketing, mas se especializam em uma área específica, têm sido cada vez mais procurados.

7. Prepare-se para encarar os desafios da área

O Marketing Digital é uma área em crescimento, cheia de oportunidades, mas também bastante complexa e competitiva.

Ao iniciar sua jornada profissional, esteja preparado para enfrentar desafios, aprender com seus erros e acertos e, principalmente, para testar, analisar dados e mudar sempre que necessário.

8. Produza conteúdo de qualidade

Antigamente, quando se falava em Marketing de Conteúdo, pensava-se na estratégia de conteúdo apenas como texto escrito. Hoje em dia, conteúdo abrange uma variedade de formas.

Mantenha em mente essa dica de Marketing Digital para iniciantes e não se esqueça de focar na produção de conteúdo - uma estratégia extremamente relevante para a área.

Saber se comunicar em diferentes canais, seja por meio de imagens, vídeos ou textos, é um diferencial importante para quem quer seguir uma carreira na área e conquistar espaço no mercado.

9. Entenda as mídias pagas

Alcançar tráfego e obter conversões com uma estratégia orgânica é excelente, mas muitas vezes são as mídias pagas que impulsionam e aceleram o crescimento de uma campanha.

Portanto, é importante entender como elas funcionam e acompanhar as principais práticas da área para saber como investir dinheiro em anúncios e obter o retorno desejado.

Às vezes, as pessoas pensam que fazer performance é simplesmente criar um anúncio e investir dinheiro, e que todo o resultado virá desse investimento. Mas não é bem assim. Se o conteúdo do seu anúncio não for relevante, ele passará despercebido e seu marketing não será eficaz.

10. Tenha um portfólio atrativo

Mesmo para quem está começando a estudar marketing digital para iniciantes, é importante ter um portfólio de marketing para exibir suas habilidades e melhores trabalhos.

Se você ainda não tem experiência, pode construir seu portfólio de várias formas, como trabalhos voluntários, análise de campanhas de marcas famosas e projetos pessoais.

Você pode criar algo seu, como um site, blog ou perfil nas redes sociais, para mostrar o que você sabe fazer, começar a construir seu espaço no mercado e usá-lo como portfólio ao buscar oportunidades.

Para quem quer migrar para a área de marketing e aprender coisas novas, minha dica é criar um espaço de experimentação para si mesmo.

11. Faça networking

O networking é um dos melhores caminhos para conhecer novas pessoas, encontrar oportunidades de trabalho e acelerar o desenvolvimento da sua carreira.

Nesses encontros, você consegue entender melhor o mercado e descobrir como se aperfeiçoar, sem contar que esses relacionamentos são excelentes para construir parcerias de sucesso e prospectar clientes.

Existem várias maneiras de fazer networking, como participar de eventos, entrar em grupos de discussão, fazer cursos e mentorias, entre outras. Não há uma fórmula ideal. Encontre a maneira que melhor se encaixa na sua rotina - o importante é se conectar com as pessoas!

12. Prepare-se para os processos seletivos

Os processos seletivos costumam ser muito temidos, mas grande parte da preocupação pode ser amenizada se você se preparar e se sentir confiante para falar sobre sua carreira, seus interesses e, principalmente, sobre como você pode contribuir para a empresa.

Além de se preparar emocionalmente, lembre-se de personalizar sua candidatura para as vagas e pensar em respostas alinhadas à cultura da empresa para a qual está se candidatando e à função desejada.

13. Faça o seu plano de desenvolvimento

Uma das principais dicas de Marketing Digital para iniciantes, mas que serve para profissionais de todas as áreas: defina metas, saiba onde quer chegar e planeje-se para isso.

O plano de desenvolvimento é fundamental para você descobrir o que precisa aprender, quais experiências e conhecimentos ainda precisa adquirir e onde pode obtê-los.

Por isso, descubra seus pontos fortes, seus interesses e o que você deseja construir em sua carreira antes de traçar um plano. Com tudo isso em mente, será muito mais fácil planejar e conquistar a carreira que você deseja.

14. Aprenda a criar um plano de marketing

O plano de Marketing, antes de tudo, é uma ferramenta de comunicação que vai guiar o time e o trabalho daquele momento em diante.

Com essa dica, deu para entender que o planejamento vai muito além de apenas definir passos, não é mesmo?

É necessário relacionar o que está sendo planejado com os resultados esperados para encontrar as metodologias ideais, orientar corretamente a equipe e conseguir executar as tarefas que realmente importam para a empresa.

15. Mantenha-se constantemente atualizado

Um dos pontos cruciais nas orientações de marketing digital para iniciantes é a importância de manter-se constantemente atualizado.

Tanto o mercado de e-commerce quanto o de marketing digital estão em constante mudança. Novas iniciativas surgem regularmente, estratégias não testadas anteriormente aparecem, e há sempre novidades nas redes sociais e em outras áreas do mercado a serem exploradas.

Por isso, é essencial dedicar-se ao estudo contínuo. Isso não apenas o ajudará a se tornar um empreendedor melhor, mas também proporcionará uma visão mais ampla do mercado, algo fundamental para realizar ajustes específicos visando o crescimento do seu negócio.

16. Conheça as métricas do Marketing Digital

Uma das vantagens do marketing digital é a capacidade de acompanhar os resultados desde o início de uma campanha, e isso pode ser feito em tempo real.

Essa prática não deve ser vista apenas como uma possibilidade, mas sim como uma necessidade. Considere o seguinte: o comércio eletrônico está crescendo de forma exponencial, com inúmeros negócios sendo inaugurados diariamente.

Portanto, se você deseja ter certeza de que está implementando as ações corretas e alcançando os resultados desejados, é fundamental mensurar os dados!

O conceito de marketing orientado por dados (Data driven marketing) é valioso para entender a importância da mensuração de dados. Ele se concentra na análise de grandes volumes de dados para resolver diversos problemas e obter insights valiosos para o crescimento de uma empresa.

Encontrou as melhores dicas de Marketing digital para iniciantes?

Esperamos que este artigo tenha auxiliado você a compreender completamente o que é marketing de conteúdo e como desenvolver uma estratégia eficaz para sua empresa.

Além das dicas de marketing digital para iniciantes, existem outras estratégias que podem ser aprofundadas em seus estudos. Por isso, não deixe de conferir nosso artigo completo com 18 estratégias de marketing digital.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download