Como criar um portfólio online: 7 melhores ferramentas

atualizado 3 de abril de 2024
Tempo de leitura8 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

71% dos empregadores afirmam que a qualidade de um portfólio online pode influenciar na escolha no momento da contratação. Um bom portfólio pode abrir oportunidades de emprego e colaboração no futuro.

O portfólio online é fundamental para qualquer empreendedor que queira mostrar suas habilidades, conquistas e projetos já realizados. Para quem trabalha na área criativa, ter o seu próprio site ou blog de portfólio pode beneficiar em diversos aspectos, como:

  • Mídia de alta qualidade: Inclua imagens e vídeos em alta resolução sem se preocupar em como ficará após a impressão.
  • Facilidade de manter atualizado: Sempre que atualizar alguma informação, o portfólio online permite adicionar informações com mais agilidade.
  • Acessibilidade: Maiores oportunidades de ser encontrado por empregadores e por clientes em qualquer lugar.

Sabendo da importância do portfólio digital, preparamos este artigo para te mostrar tudo sobre como criar um portfólio online nas melhores ferramentas e divulgar seus trabalhos e projetos.

Ilustração de uma mulher segurando um lápis e uma tela de computador ao fundo

Qual a melhor ferramenta para criar um portfólio online?

Existem diversas ferramentas que te ajudam na hora de saber como criar um portfólio online sem precisar investir dias criando um layout, programando cada menu e pensando na melhor forma de expor seus trabalhos.

Pensando nisso, separamos nesta lista as melhores ferramentas para você utilizar na hora de fazer um portfólio online. Confira!

1. Wix

O Wix é uma das plataformas para criar um site e blog mais famosos do mundo. Essa ferramenta permite você criar um site para apresentar o seu portfólio online totalmente do zero e personalizado do seu estilo.

Ele é uma plataforma super intuitiva e fácil de usar e você não precisa entender muito de design, pois ela te oferece alguns modelos prontos. Além disso, o Wix permite uma edição bem completa para mobile e desktop.

Ele oferece planos gratuitos e pagos  com uma série de recursos que contribuem para que você consiga se guiar dentro da plataforma.

Crie seu site com a Wix

2. Shutterstock: Creative Flow

O Shutterstock é conhecido como um dos principais bancos de imagens da internet, oferecendo conteúdo de alta qualidade, desde vetores até vídeos.

Além disso, agora ele também oferece o Creative Flow, uma ferramenta que permite criar seu portfólio diretamente na plataforma e baixar suas criações para uso pessoal. Isso torna o Shutterstock uma ótima opção para quem procura criar um portfólio online.

Além das fotos disponíveis, é possível encontrar diversos outros elementos digitais para criar suas artes na internet. A plataforma oferece vários modelos prontos para você escolher, economizar tempo e criar designs bonitos, incluindo modelos de portfólios pré-definidos.

Captura de tela do Shutterstock creative flow

3. Pixpa

Outra excelente plataforma para criar seu portfólio digital é a Pixpa. Sem precisar de conhecimentos em programação, crie seu portfólio online a partir de belos modelos prontos totalmente customizáveis.

A ferramenta é voltada para criadores, onde existem diversos modelos de portfólio para fotógrafos, designers, artistas, arquitetos e muitas outras áreas.

Além disso, a plataforma conta com uma ferramenta de criação de galerias públicas ou privadas onde apenas os clientes determinados terão acesso a visualização, compra e até download de imagens em qualquer dispositivo.

Outro diferencial é a possibilidade de promover o seu portfólio online através de pop-ups de marketing, ferramentas SEO e banners de anúncio, tudo para ajudar na captação e promoção do seu portfólio digital.

Captura da tela do site Pixpa

4. Behance

Pertencente ao Adobe, o Behance é outra excelente plataforma para fazer portfólio online e acaba atraindo muitos profissionais da área de publicidade, artes, comunicação, fotografia e audiovisual.

Com o Behance é possível integrar seus projetos com vídeos do YouTube, Vimeo e faixas de áudio do SoundCloud. Apesar do foco para as áreas de criações visuais, o Behance também permite a criação de portfólios para quem trabalha com criação de textos.

Um diferencial da plataforma é a possibilidade da criação de projetos colaborativos, onde serão exibidos igualmente no perfil de todos que fizeram parte do projeto, indicando suas respectivas contribuições no processo.

Captura da página inicial do Behance

5. Adobe Creative Cloud Express

O Adobe Creative Cloud Express é uma plataforma online e gratuita com diversas soluções multimídia da Adobe. É uma alternativa para quem não tem tanta experiência com ferramentas mais complexas de edição, como o Photoshop e o Premiere.

Com o criador de portfólio online do Adobe Express, você pode criar rapidamente uma amostra profissional dos seus melhores trabalhos.

Comece escolhendo entre uma grande variedade de modelos de portfólio online gratuitos. Depois, arraste e solte ícones, elementos gráficos, texto e muito mais para personalizar seu portfólio.

Ajuste cada detalhe para atender às necessidades específicas do seu potencial trabalho ou empregador e inclua-o junto com os outros materiais que você vai enviar.

6. Carbonmade

O Carbonmade é bastante popular para a criação de sites de portfólios online, oferecendo templates prontos e facilidade na edição das páginas. Você pode fazer upload de textos e imagens e organizar os projetos em diferentes álbuns, semelhante ao Behance.

É possível incluir suas informações de contato, experiências, formação, área de atuação e outros detalhes relevantes. O site também possui uma seção que facilita encontrar outros perfis de profissionais na mesma área, para que você possa se inspirar ou acompanhar o trabalho deles.

7. Cargo Collective

O Cargo Collective também é conhecido por destacar fotos e ilustrações, mas também oferece a opção de adicionar texto ou criar apresentações criativas em slideshow. O site oferece cerca de 30 templates, a maioria com um design minimalista, com poucos elementos.

Para editar os templates, não é necessário ter conhecimento em programação de sites, mas se você souber HTML e CSS, pode personalizá-los ainda mais

Como criar um portfólio no Instagram

Além das ferramentas que apresentamos acima, o Instagram também é um excelente canal para publicar e divulgar seus trabalhos e consequentemente montar um portfólio digital.

Independentemente da área que você atua, seja fotografia, design, moda, ilustração, entre outras, o Instagram é uma grande vitrine para apresentar seus melhores projetos para uma audiência.

Afinal, o Instagram é a 3ª rede social mais utilizada no Brasil. Sabendo explorar essa plataforma e suas funcionalidades como os Stories, os Reels, você consegue atingir diversas pessoas divulgando seu trabalho e até aumentando a captação de clientes.

Com os destaques do Instagram, é possível fixar os Stories mais importantes do seu perfil e facilitar na hora de um novo visitante conhecer o seu trabalho.

Foto de um notebook com várias imagens

Como criar um portfólio online

O processo de criar um portfólio online de forma geral é simples, o difícil é escolher quais trabalhos devem ser incluídos e qual formato você irá apresentar esse portfólio. Por isso, separamos algumas características que você deve se atentar quando for criar o seu.

Defina um objetivo para o seu portfólio digital

Sabemos que o objetivo de um portfólio é apresentar suas competências para realizar as atividades e toda comunicação deve ser voltada para que o cliente saiba da sua capacidade.

Você está buscando mais clientes, vendendo um produto ou fazendo um portfólio escolar? O primeiro passo é identificar o público que você estará apresentando o seu portfólio digital.

Ao buscar novos clientes, é necessário entender qual a linguagem mais adequada para o seu público.

Tendo o seu objetivo claro, é mais fácil escolher as imagens e projetos que você ira adicionar na hora de fazer um portfólio online.

Escolha os trabalhos cuidadosamente

Se você possui anos de experiência profissional no mercado e está precisando fazer um portfólio digital, escolha apenas os trabalhos mais relevantes. Opte por trabalhos que recebam um melhor feedback dos clientes.

No processo de como fazer um portfólio online, limite um número de projetos e trabalhos para apresentar. Não é necessário mostrar todos, separe apenas os melhores que irão mostrar suas habilidades.

Na hora da escolha dos trabalhos, se baseia na data, buscando os trabalhos mais atuais, na técnica e principalmente no interesse do seu público. Se você abrange mais de uma persona, certifique-se de que portfólio exibe todos os tipos de público.

Atribua crédito aos terceiros

Se você está adicionando algum trabalho realizado com outros profissionais, não esqueça de atribuir os créditos a todos que participaram do processo. Quando o cliente está com seu portfólio em mãos, ele quer ter a certeza de que você é capaz de realizar certas tarefas.

No momento de fazer um portfólio digital, seja sincero e evite passar por situações constrangedoras, como assumir uma vaga que utiliza uma aplicação técnica que você não conhece. 

Dar crédito a quem executou e trabalhou junto com você também reforça o seu senso de trabalho em equipe, gratidão  e reconhecimento.

Organize seu portfólio

Um ponto fundamental na hora de saber como criar um portfólio online é a organização. A organização categórica, por relevância ou também por data é algo que deve ser levado em conta de acordo com a sua área de atuação.

Na hora de organizar seu portfólio online, tenha cuidado para mostrar sempre seus melhores projetos e trabalhos nas primeiras páginas. E tente adicionar trabalhos com a mesma qualidade do início ao fim.

Esteja atento ao design

O objetivo do seu portfólio é se destacar dos demais. Por isso, é fundamental que você se atente aos mínimos detalhes. Desde a criação da primeira página, fontes, cores até o principal, que é o conteúdo.

Aprendeu como criar um portfólio online?

O portfólio é um material fundamental para o reconhecimento de um profissional dentro de diversas áreas. Também é possível que você divulgue o seu portfólio digital através da internet aumentando as suas chances de captar mais clientes.

Além do seu portfólio digital, outra mídia que pode te ajudar na divulgação do seu trabalho e na criação de conteúdo são os blogs. Por isso, não deixe de conferir nosso artigo sobre como criar um blog.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download