AI Marketing: 10 ferramentas para ajudar sua estratégia

atualizado 27 de fevereiro de 2024
Tempo de leitura11 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Já pensou sobre o potencial dos aplicativos de IA em simplificar ou aprimorar as estratégias do marketing digital no cotidiano? O uso de inteligência artificial cresceu nos últimos meses, e é provável que você tenha se deparado com isso, como é o caso do ChatGPT. No entanto, há várias outras plataformas e ferramentas de AI marketing.

Conforme os dados divulgados pelo McKinsey Global Institute, há uma estimativa de que a Inteligência Artificial (IA) e o Aprendizado de Máquina possam gerar entre US$1,4 e US$2,6 trilhões ao resolver desafios relacionados ao marketing e vendas nos próximos três anos.

Este momento pode ser crucial para adotar o AI marketing por meio da integração de softwares especializados em inteligência artificial. Por isso, vamos te mostrar como usar a inteligência artificial em suas estratégias de marketing e algumas ferramentas para ajudar no dia a dia. Confira!

O que é AI marketing?

O Marketing de Inteligência Artificial emprega o uso da inteligência artificial para tomadas automáticas de decisão baseadas na análise de dados. Ele monitora tendências socioeconômicas que impactam as estratégias de marketing.

O AI marketing é frequentemente aplicado no âmbito do marketing digital, onde a velocidade é fundamental. Essas ferramentas de IA usam informações dos consumidores para aprender a se comunicar de maneira mais eficaz com eles. Consequentemente, fornecem mensagens personalizadas, no momento certo, sem depender inteiramente de intervenção humana na área de marketing.

Dessa forma, a IA consegue reforçar as equipes de marketing, executando tarefas com maior eficiência e demandando menos esforço por parte dos colaboradores.

ilustração de um robô usando um notebook e vários ícones de redes sociais

Como usar ferramentas de AI marketing?

É fundamental realizar um planejamento abrangente para impulsionar as campanhas de AI marketing. Essas estratégias asseguram que os profissionais de marketing possam alocar seu tempo de forma mais eficaz. Ao implementar qualquer ferramenta de AI, é importante considerar alguns fatores, tais como:

Estabeleça metas

Ter metas bem definidas e estabelecidas desde o princípio é fundamental. Isso contribui para aprimorar as análises de marketing. Além disso, a adoção de KPIs claros é crucial para o sucesso da campanha de marketing.

Padronizar a privacidade de dados

Garanta que as ferramentas de AI marketing não excedam os limites dos dados aceitáveis em busca de personalização. Verifique se seus protocolos de privacidade estão bem definidos em suas plataformas de marketing. Isso é fundamental para preservar a confiança dos seus clientes.

Quantidade de dados e referências

Os profissionais de marketing necessitam de acesso a uma ampla gama de dados. Isso possibilitará o treinamento e aprimoramento contínuo das plataformas de marketing para se adaptarem às novas tendências dos clientes.

O CRM é um dos elementos essenciais para a organização dos dados e das estratégias de marketing. Ele permite que os profissionais de marketing integrem diversos dados provenientes de diferentes fontes. Informações como localização geográfica, condições climáticas, e outros fatores influentes no processo de compra podem ser agregados.

Padrão da qualidade dos dados

Quanto mais conhecimento você fornecer à máquina, mais soluções ela será capaz de oferecer. No entanto, se os dados fornecidos para o AI marketing não seguirem um padrão e contiverem erros, serão inúteis. Isso pode impactar as decisões e prejudicar os resultados.

Muitas equipes de marketing não contam com profissionais com conhecimento suficiente em IA, o que dificulta o manejo de grandes conjuntos de dados. Diante disso, as empresas podem considerar a terceirização de seus recursos para aprimorar a análise de dados.

Crie estratégias integradas a AI marketing

As plataformas de IA oferecem oportunidades para simplificar fases das estratégias de marketing que são demoradas. A análise de dados é um exemplo dessas tarefas que podem ser otimizadas pelo AI marketing. Através desses métodos, os profissionais conseguem identificar lacunas e impulsionar o marketing para um novo patamar.

Como selecionar uma boa plataforma de AI marketing

É crucial que os profissionais de marketing sejam minuciosos ao identificar lacunas na plataforma e preenchê-las com base nos dados disponíveis.

Por exemplo, algumas metas exigem funcionalidades específicas que diferem das ferramentas tradicionais para satisfazer as demandas do cliente utilizando a AI de marketing.

Para uma seleção eficaz, é necessário considerar o nível de transparência que a plataforma requer em relação aos motivos por trás das decisões de marketing.

O uso do algoritmo dependerá disso, consequentemente, é fundamental contar com relatórios mais compreensíveis. Com algoritmos cada vez mais avançados, os profissionais de marketing podem tomar decisões mais embasadas.

Ferramentas de AI marketing

A inteligência artificial e o marketing digital andam juntos. Enquanto o marketing digital demanda o processamento de vastos conjuntos de dados, a inteligência artificial permite essa análise e interpretação de maneira mais ágil, resultando na criação de estratégias digitais altamente eficazes.

Abaixo, você encontrará uma lista com os 10 melhores aplicativos que podem auxiliar nesse processo.

1. Wix

Certamente você já ouviu falar sobre a famosa ferramenta de AI marketing usada na criação de sites. Mas sabia que o Wix utiliza inteligência artificial para desenvolvê-los?

A Inteligência Artificial para Design (ADI) da Wix realiza uma série de perguntas iniciais aos usuários para compreender suas necessidades, preferências e gostos. Após alguns minutos, o sistema gera uma página inicial personalizada, a qual pode ser ajustada com elementos específicos conforme as preferências do usuário.

Essa plataforma aprende com os usuários e utiliza esse conhecimento, adquirido a partir de bilhões de combinações (templates, imagens, textos, formulários, entre outros), para criar sites que atendam às necessidades individuais de cada usuário.

Embora os sites criados pareçam únicos e personalizados, o Wix dedicou anos para alcançar esse resultado. Seu sistema inteligente foi alimentado com informações de mais de 80 milhões de usuários ao redor do mundo.

Captura de tela da ferramenta de IA da Wix

2. Uberflip

A plataforma Uberflip é um exemplo de ferramenta que utiliza AI marketing para personalizar a experiência do usuário e otimizar o ciclo de vendas. Esta ferramenta permite uma compreensão mais profunda de cada potencial cliente, prevendo quais tópicos podem despertar seu interesse.

Ao oferecer recomendações de conteúdo no momento oportuno, com formatos adequados e direcionados ao público-alvo específico, essa plataforma apresenta sugestões aos potenciais clientes quando estão mais propensos a realizar uma compra.

O objetivo não é apenas disponibilizar os habituais "artigos recentes" ou "artigos populares", mas sim oferecer conteúdos capazes de auxiliar o visitante a se tornar um lead ou cliente em potencial, seja através do fornecimento dos seus dados de contato ou avançando autonomamente no processo de decisão de compra. Esse enfoque resulta em uma taxa de conversão mais elevada.

3. Buzzsumo

É bastante frequente enfrentar bloqueios criativos ao desenvolver novos conteúdos. Segundo um estudo realizado pela Adobe, 47% dos profissionais de marketing destacam a produção de conteúdo em larga escala como um dos maiores desafios.

Para superar obstáculos desse tipo, existe o Buzzsumo, uma ferramenta que identifica os conteúdos mais compartilhados e populares nas redes sociais.

Além disso, o Buzzsumo oferece recursos para o planejamento de conteúdo, possibilitando a criação de alertas para palavras-chave específicas e análises da concorrência.

4. Articoolo

O Articoolo é uma aplicação de inteligência artificial dedicada à criação de conteúdo. Seu algoritmo avançado gera conteúdos exclusivos com uma qualidade comparável à dos textos redigidos por indivíduos.

Mas como isso é possível? O processo é descomplicado: inicialmente, é necessário gerar o título do artigo para o blog. A partir desse título, o aplicativo examina o contexto do tema e identifica as fontes mais relevantes, capturando o tom de voz e as palavras-chave. Utilizando a programação neurolinguística, o programa redige o conteúdo e verifica sua legibilidade.

O mais extraordinário é que em questão de minutos você obtém um artigo único e consistente. E o melhor é que essa ferramenta de AI marketing não reproduz nem copia outros conteúdos.

5. Concured

Concured é uma plataforma baseada em inteligência artificial, estratégica para conteúdo, que auxilia profissionais de marketing e criadores de conteúdo a determinar o que escrever para impactar melhor o seu público-alvo.

Essa ferramenta utiliza IA para identificar e antecipar quais tipos de conteúdo gerarão maior interação e engajamento com o público, além de identificar os temas em tendência e estratégias para se destacar dos principais concorrentes.

Essa abordagem reduz o tempo gasto em pesquisa ao mesmo tempo em que melhora os principais indicadores de criação de conteúdo.

Dessa maneira, a plataforma oferece experiências personalizadas aos potenciais clientes, apresentando conteúdos relevantes com base em seus interesses.

6. Adext AI

Adext AI é outra ferramenta de AI marketing que utiliza tecnologia composta por algoritmos de Machine Learning. Esses algoritmos analisam uma vasta quantidade de dados de campanhas em plataformas como Google Ads, YouTube, Instagram e Facebook para identificar os segmentos de audiência mais lucrativos no momento oportuno.

Seu algoritmo localiza os públicos com maiores taxas de conversão e distribui automaticamente o orçamento das redes sociais de acordo com os resultados obtidos.

Após o estágio de exploração e quando a ferramenta atinge cerca de 80% de certeza nos resultados (geralmente em aproximadamente dois dias), o modelo de IA se concentra nos KPIs escolhidos por você.

Por exemplo, se optar pelo CPA (Custo por Ação) como objetivo principal, a ferramenta sempre buscará reduzir esse custo, independentemente do número de conversões. Por outro lado, se o objetivo for o número de conversões, o modelo priorizará a obtenção de mais conversões, embora o CPA possa aumentar.

A tecnologia da Adext melhora o desempenho das suas campanhas, mas a estratégia a ser seguida é uma decisão sua.

7. Lumen5

O formato de vídeo está demonstrando ser mais envolvente do que os formatos convencionais. Contudo, a produção de vídeos muitas vezes é desafiadora devido à complexidade e tempo necessários para planejamento e edição.

O AI marketing pode oferecer auxílio nesse aspecto. Lumen5 é uma plataforma que utiliza inteligência artificial para criar vídeos automaticamente de maneira simples, rápida e descomplicada.

Os vídeos gerados podem ser compartilhados nas redes sociais, seja como postagens regulares, stories ou anúncios.

Um ponto interessante é que seus algoritmos de processamento de linguagem natural têm a capacidade de resumir conteúdos, como artigos ou posts de blogs, distribuindo as informações essenciais em um vídeo, permitindo que o usuário edite elementos como texto, fundo, duração, entre outros.

O sistema também escolhe a cena ou fundo mais apropriado para cada segmento de texto. Trata-se de uma ferramenta excelente para transformar conteúdo existente, possibilitando a criação quase instantânea de vídeos.

8. Live Person

É frequente a confusão entre os chatbots convencionais e os chatbots impulsionados por inteligência artificial. Os chatbots baseados em IA representam uma versão mais avançada, pois, em comparação com os modelos tradicionais, conseguem dialogar de forma mais próxima a humana, fornecendo respostas precisas e consistentes. Essa capacidade aumenta a probabilidade de conversão durante a interação.

Liveperson é uma plataforma que utiliza inteligência artificial para conversação, auxiliando consumidores a obter respostas sobre produtos que desejam adquirir nos canais de comunicação do dia a dia.

O aplicativo de AI marketing analisa as conversas dos clientes, identifica suas intenções de compra em tempo real e oferece insights para que as marcas possam otimizar rapidamente sua comunicação e processos automatizados.

9. Acrolinx

Acrolinx é uma ferramenta de AI marketing que auxilia as marcas na criação e melhoria da qualidade do conteúdo. Ao utilizar esse software, é necessário inserir preferências relacionadas ao estilo, gramática, tom de voz, entre outros.

Através do uso da inteligência artificial, essa ferramenta fornece sugestões de aprimoramento em tempo real e avalia o conteúdo já existente.

10. IMAI

No momento de estabelecer a posição de uma marca, os influenciadores de nicho representam uma excelente alternativa. Contudo, como encontrar o influenciador adequado? É justamente aí que entra o IMAI.

Essa ferramenta de AI marketing identifica influenciadores ao coletar dados desses indivíduos nas três plataformas mais relevantes: TikTok, Instagram e YouTube.

Adicionalmente, o IMAI avalia o desempenho e mensura o retorno sobre o investimento (ROI) dos influenciadores, o que viabiliza a escolha do próximo representante da sua marca de maneira mais precisa e direcionada.

11. Tess AI

A Tess AI é a 1ª Inteligência Artificial brasileira que conecta você às maiores IA’s do mundo, e seu propósito é claro: devolver o tempo para milhões de pessoas e empresas por meio da IA e automação.

Baseada em modelos pré-treinados renomados como GPT-3 turbo e GPT-4 turbo da OpenAI, MidJourney, Dall-E 2, Stable Diffusion, Leonardo.ai, Ada, LIama e os modelos exclusivos da Tess AI, proprietários da Pareto, a plataforma é treinada utilizando conjuntos de dados abrangentes.

São mais de 200 IAs disponíveis para realizar de forma ágil tarefas rotineiras em diversas áreas, incluindo o marketing. Abaixo, veja alguns exemplos de uso:

  • Descrição para postagem no Instagram;
  • Descrição do produto ou serviço;
  • Análise de posicionamento de marca;
  • Planejamento de criativos de anúncios;
  • Títulos para e-mail promocional;
  • Briefing para artigo de blog;

Além disso, na Tess AI, é viável gerar imagens e/ou logos a partir de um simples comando, elaborar roteiros para anúncios em vídeo, e diversas outras funcionalidades aplicáveis ao marketing.

Descobriu o que é AI Marketing?

Esperamos que este artigo tenha sido útil para compreender como aproveitar as ferramentas de AI Marketing para aprimorar a eficiência das suas atividades diárias.

A inteligência artificial está transformando o mercado. Deseja saber como aplicar a IA para impulsionar suas vendas no Dropshipping? Confira nosso artigo completo sobre ChatGPT Dropshipping.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download