Inteligência Artificial para ecommerce: 13 dicas para usar

atualizado 6 de novembro de 2023
Tempo de leitura10 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

A inteligência artificial está em alta nos últimos meses e provavelmente você já ouviu falar algo sobre o assunto, como ChatGPT, por exemplo. Mas como podemos utilizar a inteligência artificial para ecommerce?

O ecommerce é uma dos setores que mais crescem e com o aumento do número de lojas virtuais, a concorrência também cresceu e os consumidores se tornaram mais exigentes. A IA surge como uma solução para ajudar os ecommerces e melhorar a experiência do usuário.

Muitas empresas de e-commerce já utilizam diversas formas de IA para gerar novos leads, entender melhor seu público e fornecer a melhor experiência ao cliente. Por isso, neste artigo, iremos te mostrar como você pode utilizar a inteligência artificial para ecommerce. Confira!

13 formas de utilizar inteligência artificial para ecommerce

Ao pesquisar sobre IA online, você encontrará centenas de artigos que preveem um mercado dominado pelo uso da inteligência artificial.

Imagem de uma mão robótica usando um notebook

De acordo com um estudo feito em 2016 pela Business Insider, onde até 2020, 85% das interações com clientes serão feitas sem a intervenção humana. Confira algumas formas de usar a IA no seu ecommerce.

1. Criar uma pesquisa focada no cliente

Diversas empresas vêm tentando melhorar a busca de comércio eletrônico, utilizando a inteligência artificial para desenvolver uma experiência centrada no cliente através do reconhecimento avançado de imagens e vídeos.

Utilizando da linguagem de máquina (machine learning), a inteligência artificial para ecommerce organiza e pesquisa visualmente o conteúdo. Permitindo construir modelos personalizados de busca onde é possível ensinar a IA a entender qualquer conceito.

Você pode utilizar esses novos modelos com conjunto de modelos pré existentes para navegar ou pesquisar utilizando palavras-chave ou com semelhança visual.

Você pode então usar esses novos modelos, em conjunto com modelos pré-construídos existentes (por exemplo, geral, cor, comida, casamento, viagem etc.) para navegar ou pesquisar ativos de mídia usando tags de palavras-chave ou semelhança visual.

As novas plataformas de software que impulsionam os sites de ecommerce criam recursos inovadores de pesquisa visual. Além da possibilidade de encontrar produtos correspondentes, a IA possibilita ao consumidor descobrir produtos complementares, seja tamanho, cor, formato ou até marca.

Com as primeiras dicas visuais das imagens carregadas, a IA ajuda o cliente a comprar o produto que deseja. Permitindo que os consumidores encontrem facilmente itens semelhantes através dos e-commerces.

2. Redirecionar clientes em potencial

De acordo com uma pesquisa da Conversica, cerca de 33% dos leads não são acompanhados pelo time de vendas. Isso pode significar a perda de potenciais clientes, que estariam interessados em seu produto ou serviço.

Além disso, muitas empresas estão sobrecarregadas com dados de clientes que acabam não servindo para muita coisa. Esta é uma incrível mina de ouro que pode ser utilizada pela inteligência artificial para aprimorar o ciclo de vendas.

Mas como a IA pode ser usada para aprimorar a experiência de compra de um cliente? Existem empresas que utilizam o reconhecimento facial para capturar o tempo de permanência do cliente em lojas físicas.

Isso significa que, se um potencial cliente fica parado ao lado de um produto específico por um tempo considerável, essas informações serão armazenadas e podem ser utilizadas na próxima visita.

À medida que a IA se desenvolve, é possível antecipar ofertas especiais para os clientes baseado no tempo de permanência na loja. É como se as empresas estivessem lendo a mente dos clientes e tudo graças aos dados coletados com inteligência artificial.

3. Crie um processo de vendas mais eficiente.

Atualmente os clientes são fortemente influenciados por diversas mídias diferentes, desde outdoors e anúncios de TV, até redes sociais. Diversas plataformas, como o Instagram, se consolidaram como ferramentas eficientes de vendas e marketing.

Já existem ferramentas de CRM que permitem a sua integração com a IA, permitindo que suas campanhas de vendas cheguem aos consumidores certos na plataforma certa.

imagem de uma mão robótica e vários ícones

Não há dúvidas de que a inteligência artificial para ecommerce começou a evoluir o processo de vendas com novos dados. A IA está fazendo com que as empresas obtenham informações sobre seus clientes com mais agilidade.

Essas mudanças podem garantir que os clientes não recebam mais produtos e serviços inadequados.

4. Personalização em vários dispositivos

A personalização não é novidade no ecommerce. Entretanto, com os avanços da inteligência artificial e aprendizado de máquina, novos níveis de personalização começaram a ser implantados no comércio eletrônico.

Levando em conta que a personalização baseada em inteligência artificial para ecommerce adota a abordagem multicanal. Novos mecanismos de IA, ficam no topo de diversos pontos de contato com o consumidor para entender como os clientes estão interagindo online.

Seja em um aplicativo móvel, um site ou e-mail marketing, a IA monitora todos os dispositivos e canais para criar uma visão unificada do cliente. Essa visão permite que os varejistas de ecommerce ofereçam uma experiência perfeita ao consumidor em todas as plataformas.

Por exemplo, se um cliente estiver procurando por capinhas para iPhone em seu site, ele pode receber uma notificação no celular, informando-o sobre uma promoção de capinhas. Fazendo com que compre diretamente pelo celular, economizando diversas etapas.

Caso você esteja procurando uma ferramenta de e-mail marketing para utilizar nas estratégias da sua loja virtual, o SendinBlue pode ser uma excelente opção.

A plataforma conta com diversos recursos de email marketing que permitirão que você mantenha o seu público engajado sabendo o momento certo para enviar suas mensagens.

Dentre os recursos da plataforma podemos citar: CRM para criar relacionamentos mais duradouros, automação de marketing, segmentação de público, criação de landing pages e muito mais. Além de poder monitorar os resultados das suas campanhas em tempo real.

5. Chatbots

Com os inúmeros avanços tecnológicos nos últimos anos, o comércio está focando ainda mais na experiência para o consumidor, com diversos pontos de contato e influências que podem resultar em compras.

Se as marcas desejam sobreviver, investir no atendimento ao cliente deve ser prioridade. E o uso de inteligência artificial, especialmente com chatbots, é uma excelente solução.

Quando for criar uma loja online utilizando uma plataforma de ecommerce como a Wix, por exemplo, você pode optar por integrar ferramentas de chat que disponibilizam soluções de chatbot.

Crie sua loja virtual com a Wix

JivoChat

O próprio JivoChat oferece um Chatbot e diversos outros recursos projetados para automatizar o atendimento ao cliente enquanto mantém seu principal foco no atendimento humanizado.

Com o Chatbot do JivoChat você pode utilizá-lo para vendas, ao permitir que sua equipe qualifique os visitantes e possa identificar qual o momento que eles estão aptos a realizar uma compra.

É uma maneira de utilizar a inteligência artificial para ecommerce e ainda economizar tempo o tempo da sua equipe, pois irão focar apenas onde há maiores chances de conversão. 

Ainda é possível utilizá-lo também para o atendimento ao configurá-lo para tirar as dúvidas frequentes do usuário, e caso o bot não possa responder, ele transfere a conversa para um atendente.

Muito além de oferecer um Chatbot para melhorar a qualidade do seu serviço, o JivoChat também possui outros recursos que irão transformar a maneira com que você oferece atendimento online. Confira alguns dos destaques do JivoChat:

  • Ferramenta com diferentes recursos para otimizar o seu atendimento;
  • Funciona como um chat online para o seu site;
  • Também é um CRM para otimizar a sua gestão e automatizar suas vendas;
  • Integração com as principais redes sociais;
  • Planos pagos e gratuitos;

6. Assistente virtual

Os assistentes virtuais já são dispositivos do cotidiano, seja a Siri, Google ou a Alexa, e eles nos apresentaram com sucesso a ideia de falar com um telefone, laptop ou até mesmo um eletrodoméstico.

Mas como essa inteligência artificial pode impactar no seu negócio? A Alexa, por exemplo, se tornou uma das vozes mais proeminentes no comércio, sendo integrada com sucesso aos produtos da própria Amazon.

Os assistentes virtuais têm impactado a forma como clientes compram e oferecem uma oportunidade criativa aos varejistas.

7. Recomendações para os clientes

Utilizando a inteligência artificial para ecommerce, as empresas conseguem digitalizar de forma mais eficiente e inteligente os dados para conseguir prever o comportamento do cliente e com isso, oferecer produtos e serviços úteis para seus clientes. Oferecendo uma experiência de compra personalizada.

A IA já está sendo bem usada para fornecer recomendações personalizadas aos consumidores, baseado em suas preferências, com isso é possível ajudar os clientes a encontrar a melhor solução ou produto.

8. Trabalhe com agentes inteligentes

Com o desenvolvimento da inteligência artificial, novos sistemas de negociação de agentes inteligentes se tornaram ferramentas populares no ecommerce.

Um agente automatizado possui três funções principais: combinar compradores e vendedores; facilitar transações; e fornecer infraestrutura institucional.

Esses agentes são totalmente automatizados e possuem controle total sobre suas ações. Possuindo sua própria linguagem de comunicação e não apenas reagem ao seu ambiente, mas também são capazes de utilizar sua iniciativa, como gerar seus próprios alvos.

9. Crie uma ferramenta de inteligência de diversidade

Com a inteligência artificial para ecommerce, os varejistas conseguem recorrer à inteligência de sortimento, uma ferramenta que auxilia nas informações sobre a diversidade de produtos dos concorrentes.

As empresas conseguem monitorar o mix de produtos de seus concorrentes, separados por produto e marca. Essa ferramenta inteligente oferece às empresas a capacidade de ajustar rapidamente seu próprio mix de produtos e preços com mais precisão.

Uma vantagem de utilizar esse recurso da inteligência artificial é a visibilidade completa sobre quais produtos estão sendo oferecidos no mercado. O software inteligente coloca os empresários em uma posição privilegiada para tomar decisões de diversificação de produtos e planejamento.

10. Faça a ponte entre personalização e privacidade

A privacidade do usuário tem sido uma preocupação quando se trata da personalização. Muitas marcas estão se esforçando para levar transparência e segurança aos clientes. Entretanto, elas não podem se dar ao luxo de abandonar a personalização do usuário.

Então, como os empreendedores de e-commerce conseguem resolver esse problema? Muitos acreditam que a resposta esteja na inteligência artificial. Pois, os usuários ficam um pouco mais confortáveis em compartilhar seus detalhes com a promessa de receber algo de valor em troca.

A inteligência artificial possibilita que os varejistas ofereçam experiências excepcionais ao longo do dia do usuário, através de assistentes virtuais, por exemplo. Mesmo que ele não esteja navegando fisicamente na loja virtual.

Foto de um smartwatch no braço de uma pessoa

11. Gere vendas através da tecnologia vestível

Não é de hoje que o celular desempenha um papel fundamental nas vendas de ecommerce. Segundo a Shopify, em 2016 o celular se tornou a principal fonte de tráfego no ecommerce.

À medida que produtos como os smartwatches e outras formas de tecnologia vestível entraram no mercado, as oportunidades para empresários do ecommerce só aumentou. Visto que, esses dispositivos têm a capacidade de coletar dados além do que as plataformas de ecommerce fazem hoje.

Alguns desses dispositivos conseguem ver quais produtos você visualiza, definir seu gosto e recomendar instantaneamente produtos personalizados. Caso comece a adicionar dados físicos, como medições cardíacas e taxa de dilatação da pupila, é possível aumentar o nível das recomendações.

12. Localize a experiência do cliente

Com o crescimento da inteligência artificial nos últimos anos, começamos a ver mais ferramentas focadas em proporcionar uma experiência ainda melhor para o cliente. Conseguindo oferecer soluções para as necessidades específicas de cada consumidor.

Um exemplo é uma plataforma de IA para indústria de viagens, que oferece uma solução para empresas B2B que oferecem serviços de hotéis, cruzeiros e passeios. Com isso a empresa pode personalizar com sucesso as recomendações para os clientes.

Os sistemas de IA podem fornecer recomendações personalizadas para pontos de interesse e insights locais que você nunca soube que existiam.

Muitas empresas começaram a aplicar a inteligência artificial para suprir problemas amplamente conhecidos como sistemas de diálogo, como reconhecimento de fala, compreensão de linguagem natural e resposta a perguntas.

Por exemplo, um cliente pode perguntar "quantas portas USB existem neste laptop específico?" Perguntas mais complexas incluíam "esta câmera funciona em ambientes fechados?" ou "qual dessas duas TVs tem melhor qualidade de imagem?"

A IA está oferecendo novas oportunidades para os donos de lojas virtuais se envolverem com os clientes.

Descobriu como usar inteligência artificial para ecommerce?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a saber como usar a inteligência artificial para aumentar a eficiência do seu ecommerce e consequentemente suas vendas.

A inteligência artificial chegou para revolucionar o mercado, quer saber como utilizar a IA para aumentar suas vendas no Dropshipping? Confira nosso artigo completo sobre ChatGPT Dropshipping.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download