Como colocar link do WhatsApp no Instagram [passo a passo]

21 de dezembro de 2022
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Atualmente o Instagram é uma excelente plataforma de negócios e, pode ser uma ótima vitrine para sua loja virtual ou qualquer outro tipo de serviço. Para entrar em contato direto, a plataforma permite colocar link do WhatsApp no Instagram, direcionando seu público a uma conversa direto com seus atendentes.

O Instagram profissional é ideal para divulgar seus produtos, serviços e engajar o público. Já o WhatsApp facilita o atendimento mais humanizado, as negociações e consolida o relacionamento entre empresa e clientes.

Quer aprender como colocar link do WhatsApp no Instagram e integrar o seu perfil comercial do Instagram com o atendimento via WhatsApp Business, confira nosso artigo completo.

Criar e colocar link do WhatsApp no Instagram é mais fácil do que você imagina. Antes de mais nada, é fundamental que você tenha uma conta no WhatsApp Business. Se a sua marca já possui uma conta no WhatsApp Business, basta conferir o passo a passo que criamos para colocar o link do WhatsApp no perfil.

Para começar, abra o Instagram e faça o login na sua conta. Para colocar link do WhatsApp no Instagram, você precisa ter um perfil profissional. Então, com o acesso ao seu perfil, clique no botão "editar perfil".

Captura de tela do Instagram

Ao abrir as configurações do seu perfil, selecione as "opções de contato". Nesse menu, escolha a opção de "Número do WhatsApp Business".

Captura de tela do WhatsApp

Então, conecte sua conta do WhatsApp Business digitando o número no local indicado e em seguida clique em "Enviar código" para confirmar seu número.

captura de tela do Instagram

Após a configuração, o botão do WhatsApp aparecerá como uma forma de contato no seu perfil. Para que o botão apareça apenas como "WhatsApp", você não pode colocar o telefone no campo de número e nem o endereço de e-mail.

Quando você coloca todas as informações do contato disponíveis, o botão muda apenas para "Contato". Por isso, deixe apenas o número do WhatsApp Business.

Vale lembrar que não existe apenas essa forma de colocar link do WhatsApp no Instagram. Te mostraremos outras alternativas ao decorrer deste artigo.

Outra forma de adicionar o seu WhatsApp no Instagram é colocando um link na bio do seu perfil. Para isso, é necessário criar um link do WhatsApp para Instagram através de uma ferramenta para criar link do WhatsApp.

Para isso, utilize um gerador de link o JivoChat conta com uma ferramenta para gerar link do WhatsApp. Basta preencher os campos de e-mail, número de telefone com DDD e mensagem personalizada. Então, clique em "Gerar Link do WhatsApp" e copie o link gerado.

Captura de tela do gerador de link da JivoChat

Outra maneira de fazer esse link para colocar seu WhatsApp é utilizando o próprio aplicativo. Para isso, é só acrescentar o número de telefone da sua empresa com o código do país, no Brasil é 55, e o DDD sem o zero ao final da url:

https://api.whatsapp.com/send?phone=

Por exemplo, vamos supor que o telefone da empresa seja 11 999999999. O link ficará da seguinte forma:

https://api.whatsapp.com/send?phone=5511999999999

Ao acessar esse link pelo computador, você será direcionado a uma página do WhatsApp. Então, para começar a conversa você precisa estar logado no WhatsApp Web.

Agora, se você acessar pelo celular, você será direcionado automaticamente para o aplicativo do WhatsApp e iniciará a conversa normalmente.

Então, com o link criado, basta acessar o seu perfil no Instagram e clicar em "Editar Perfil", então selecione a opção "Links" e adicione link externo e cole a URL do seu número do WhatsApp. Feito isso, basta confirmar em "Concluir" e o link estará disponível na sua bio do Instagram.

Outra forma de colocar link do WhatsApp no Instagram é através dos Stories. Antigamente o recurso de link nos Stories era exclusivo para perfis que tinham mais de 10 mil seguidores. Porém, esse recurso está liberado para todos os usuários da plataforma.

Disponibilizado no formato de figurinha, o recurso é uma alternativa ao famoso "Arrasta para cima". Isso pode auxiliar na hora de divulgar seu negócio, um canal do YouTube ou um link para seu site ou até mesmo para o WhatsApp.

Veja como colocar link do WhatsApp no Instagram nos Stories:

  1. Abra o aplicativo do Instagram e toque no ícone "+" no canto superior
  2. No menu aberto, selecione "Story"
  3. Crie a publicação
  4. Antes de continuar, toque no ícone de "Figurinha" no menu superior
  5. No menu aberto, selecione "Link"
  6. Copie e cole um link no campo URL — caso queira, toque em "Personalizar o texto da figurinha" para que ele apareça no lugar da URL
  7. Finalizada essa etapa, toque em "Concluir"
  8. Ajuste a figurinha com o link e compartilhe o Story no seu perfil

Viu como é fácil? Agora basta você começar a utilizar esse recurso para direcionar seu público para o atendimento via WhatsApp.

Apenas colocar link do WhatsApp no Instagram não é suficiente para utilizar todo o potencial deste recurso. É essencial informar ao seu público a possibilidade de entrar em contato com a marca ao clicar no botão disponível no perfil.

Crie uma publicação para divulgar esta forma de contato utilizando os stories, destaques, legendas e até mesmo comentários. Dessa forma, quando os seguidores quiserem entrar em contato, já saberão onde encontrar.

Na hora de colocar link do WhatsApp no Instagram podem surgir algumas dúvidas, por isso, separamos alguns dos principais questionamentos sobre o recurso.

Como mencionamos anteriormente, não é possível colocar link do WhatsApp no Instagram pessoal. Este recurso está disponível apenas para perfis comerciais.

É possível usar uma conta de WhatsApp pessoal, invés da conta Business? 

Outra dúvida comum é a possibilidade de adicionar seu WhatsApp pessoal. Também não é possível, é necessário que a conta seja do WhatsApp Business.

É possível adicionar mais de um número de WhatsApp no botão? 

Esse recurso só permite adicionar um número de WhatsApp. Para adicionar mais de um número, você pode utilizar uma página de árvore de links e colocá-la na sua bio. É uma alternativa para utilizar vários links.

O recurso só pode ser utilizado pelo aplicativo em dispositivos móveis, a versão Web ainda não conta com a opção de criar link WhatsApp para Instagram.

Deixando a URL mais amigável 

Utilizar o link gerados para a conversa no WhatsApp não são muito amigáveis, por serem longos e pouco atraentes. Isso pode acabar prejudicando o acesso e experiência do usuário, fazendo com que ele não consiga acessar seu link.

Por isso, usar uma ferramenta para encurtar links pode ser uma saída para deixar o link na sua bio do Instagram mais amigável.

O Bitly é um dos encurtadores mais utilizados. Basta inserir o link original, clicar em "Shorten" e pronto, sua nova URL encurtada será criada.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a colocar link do WhatsApp no Instagram e adicionar esse canal de atendimento direto para seu público diretamente do perfil do seu negócio.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download