Como ter uma conta profissional no Instagram

atualizado 7 de junho de 2023
Tempo de leitura4 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O Instagram profissional é uma excelente ferramenta para quem deseja criar uma audiência, comunicar-se com seu público e divulgar seus produtos ou serviços.

A conta profissional no Instagram é importante para gerar resultados porque oferece funcionalidades criativas, de vendas e de análise de dados.

Estes recursos são fundamentais para quem conta com um planejamento de marketing digital e desenvolveu estratégias para impulsionar seu negócio.

Se você está buscando aumentar sua presença na internet e nas redes sociais, aprenda como essas ferramentas podem ajudar seu negócio e como criar utilizando o Instagram Profissional.

Qual a diferença entre o Instagram pessoal e o Instagram profissional?

Existem diferenças relevantes entre contas pessoais e profissionais. A versão comercial oferece recursos adicionais que otimizam a divulgação de seus serviços e auxiliam a melhorar a visibilidade do seu perfil.

Uma das funcionalidades mais importantes é o acesso às métricas de desempenho do seu conteúdo. 

É possível conferir o desempenho de Stories e informações em detalhes sobre seus seguidores. 

Para fazer anúncios através da rede social e usar o Instagram Shopping para vender na plataforma também é preciso de um perfil profissional. 

Os perfis pessoais oferecem apenas versões mais básicas de recursos para produzir conteúdo, voltados apenas para usuários que desejam compartilhar conteúdos com seus amigos.

Vale a pena ter um Instagram Profissional?

Por oferecer recursos adicionais voltados para negócios, a versão profissional de um perfil do Instagram permite que usuários tenham acesso a informações importantes e demandas do seu público.

Usando a ferramenta para conferir métricas é possível descobrir a idade, a localização, o gênero e até mesmo dias em que seus seguidores mais acessam seu conteúdo.

Isso é importante em um país que é considerado o segundo em maior número de usuários da rede social. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, cerca de 84% dos usuários acessam a rede social ao menos uma vez por dia.

Também vale ressaltar que o mesmo estudo mostrou que cerca de 82% dos usuários seguem perfis profissionais e 52% já compraram algo de que descobriram no Instagram.

Isso significa que marcar presença é algo fundamental para desenvolver um trabalho mais efetivo de marketing digital, se conectando com sua audiência.

Como ter um Instagram Profissional

Se você já tem uma conta no Instagram e deseja transformá-la em um perfil profissional basta apenas seguir os passos listados abaixo:

  1. Acesse o seu perfil.
  2. Clique no ícone de 3 barras no canto superior direito da tela.
  3. Selecione "Configurações".
  4. Escolha a opção "Conta".
  5. Role a tela para baixo até encontrar e selecionar o item "Mudar para conta profissional", então escolha a alternativa "Empresa".

Dicas para gerar ótimos resultados usando o Instagram Profissional

Confira a seguir algumas dicas para melhorar seus resultados e ganhar mais seguidores no seu perfil do Instagram.

Invista na criatividade

Apenas compartilhar imagens no seu feed não é o suficiente para gerar engajamento e ganhar seguidores.

Também é preciso publicar vídeos, trazer conteúdos completos, mostrar os bastidores do seu trabalho, curiosidades sobre sua área e até mesmo processos relacionados ao seu negócio.

Tenha sempre um link na bio direcionando o seu seguidor para seu blog ou até mesmo para a sua loja virtual, pois facilita e agiliza a vida do cliente com um simples link.

Use vídeos e fotos de qualidade

A resolução dos arquivos usados em suas publicações é muito importante. Afinal, a rede social é focada no compartilhamento de imagens e vídeos.

Portanto, utilize arquivos de qualidade e ao produzir suas próprias imagens pense bem na ambientação, na iluminação e utilize ferramentas de edição para melhorar a qualidade do seu conteúdo.

Crie publicação com foco em interações

Um dos principais focos de uma marca nas redes sociais é criar e aproximar o relacionamento com seus clientes.

Para isso explore os recursos disponíveis, como criar enquetes, utilizar perguntas e incentivar seus seguidores a comentarem suas publicações.

Lembre-se que apesar de ser uma ótima vitrine virtual para o seu negócio, o Instagram também deve ser usado para interagir com seus clientes.

Use os Stories e o Reels

Essas formas de conteúdo permitem uma conexão mais dinâmica com os usuários da rede social. 

Estes conteúdos contam até mesmo com seções exclusivas em uma parte do feed, além disso, grande parte dos usuários prefere consumir este tipo de conteúdo do que as publicações mais tradicionais.

Crie um cronograma editorial de postagens

É preciso publicar constantemente para gerar resultados através do Instagram, portanto, planejar suas publicações é um fator importante em manter uma alta qualidade do seu conteúdo.

Para organizar seu trabalho defina os principais tipos de conteúdos que serão abordados em seu perfil e crie um calendário de publicações.

Então, crie publicações com antecedência e agende seus posts para garantir sua presença na rede. Contudo, não deixe de aproveitar as oportunidades únicas que aparecem no dia a dia.

Preparado para gerar resultados usando o Instagram profissional?

Esperamos que o nosso artigo tenha ensinado como ter uma conta profissional no Instagram e como otimizar seus resultados.

Se você tem interesse em ganhar mais seguidores, considere usar o Impulsogram para crescer seu perfil com facilidade.

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