10 Melhores ferramentas para criar avatar online

atualizado 5 de julho de 2022
Tempo de leitura7 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

No meio digital existem diversas maneiras de se representar, o avatar é uma delas. Bem popular nas redes sociais, essas artes digitais permitem você se transformar em uma figura digital como uma animação, caricatura ou um jogo.

Esses personagens podem ser alterados e editados para ficarem parecidos com você, além de poder selecionar ações e expressões específicas, como piscar de olhos e movimentos, por exemplo.

Esses avatares estão presentes em diversas áreas da internet, é possível encontrá-los nas redes sociais, no YouTube e onde você imaginar. Muitas pessoas utilizam essas artes nos Stories do Instagram, por exemplo.

Se você quer saber como ficaria uma foto sua em desenho ou animação 3D, confira nossa lista com as melhores ferramentas para criar avatar online.

O que é um Avatar?

Um avatar é um desenho gráfico personalizado que representa um usuário ou um personagem. Podem ser representados em forma tridimensional ou podem ser feitos em desenhos bidimensionais.

Os avatares costumam ser muito utilizados em ícones de site ou em jogos. Além de estarem presentes em diversos sistemas de chat que existem na internet.

Melhores sites para criar avatar online

Então agora que entendeu melhor o que é um avatar, separamos uma lista de ferramentas para você criar avatar online, sem precisar baixar nenhum programa em seu dispositivo e totalmente gratuito.

1. Memoji

O Memoji é um aplicativo para criar avatar online disponível apenas para iPhone. Essa ferramenta permite criar avatares personalizados para enviar em aplicativos de mensagens ou compartilhar em redes sociais.

Para enviar por mensagens, o aparelho tem que possuir o iOS 13 ou superior, pois a função é acessada pelo iMessage. Para criar seu avatar online, basta clicar no ícone do Memoji no teclado do iPhone.

Como criar avatar pelo Memoji

Esse avatar online também pode ser utilizado como figurinhas no WhatsApp. Ao criar seu avatar no Memoji, você pode personalizá-lo da forma que quiser, escolhendo o gênero, cor de pele, cor de cabelo, cor dos olhos e muito mais.

Ao finalizar a criação do seu avatar online, você terá uma série de ações já pré-definidas, como uma carinha que pisca um dos olhos, uma que chora de rir, por exemplo. Esse aplicativo se diferencia dos demais por permitir customizar as ações do próprio avatar.

2. Bitmoji

Outra opção de aplicativo para criar avatar é o Bitmoji, esse aplicativo surgiu para criar avatar animados do Snapchat mas começou a ser utilizado em diversas outras redes sociais como o Instagram e Facebook. Ele está disponível para Android e iOS.

Com o Bitmoji é possível criar um avatar personalizado, podendo escolher tom de pele, cor de cabelo, cor dos olhos e muito mais. O aplicativo também permite modificar a estrutura do resto e escolher combinações de roupas para seu avatar.

3. Mangatar

O Mangatar é um site para criar avatar online que permite criar um personagem de corpo inteiro no estilo mangá. Com esse site você customiza seu avatar do jeito que quiser, escolhendo o corpo, formato da cabeça, cor de pele e muito mais.

Quando finalizar a criação do seu avatar online, é possível inserir um fundo temático e até mesmo adicionar seu animal preferido e salvar essa imagem em diversos formatos e resoluções, além de gerar um link para compartilhar com quem quiser.

4. Anime Mood

Para quem gosta de desenhos animados japoneses, o Anime Mood é outra opção de site para criar avatar online. Com esse site é possível criar seu personagem utilizando algumas expressões faciais famosas dos animes.

Avatar criado no Anime Mood

Diferente de outros sites para criar avatar online, essa ferramenta permite você fugir do tradicional e escolher outras opções de cores de pele, cabelo e olhos. Na criação do seu avatar também é possível definir roupas e acessórios.

Se quiser, pode selecionar um ícone para preencher o balão de fala e uma imagem para ilustrar o quadro de fundo. São geradas três versões diferentes do avatar para salvar.

5. Adobe Creative Cloud Express

Se você quer criar um avatar online que combine com você para utilizar nos perfis das redes sociais, canais da Twitch, YouTube e muito mais, conheça a ferramenta para criar avatar da Adobe Creative Cloud Express.

Com essa ferramenta é possível personalizar as cores, o layout, a tipografia e vários outros elementos de design. A Adobe Creative também conta com inúmeros templates para você customizar e publicar.

6. Avatar Maker

Se você busca uma ferramenta para criar avatar online realista, o Avatar Maker é o site ideal para você. Com essa ferramenta você cria uma versão em desenho realista, podendo escolher estilos diferentes de traçados.

Além disso, existem diversas opções de formatos de rosto, boca, nariz e ainda é possível escolher um tipo de íris para os olhos do seu avatar. O Avatar Maker peca no quesito roupas e acessórios, pois oferece poucos recursos comparado a outras ferramentas.

O resultado final do seu avatar online pode ser salvo como vetor (svg) e em dois tamanhos de PNG (200 x 200 pixels e 400 x 400 pixels).

7. Ready Me Player

O Ready Me Player é uma excelente opção para quem deseja criar avatar online grátis 3D, essa ferramenta permite criar personagens de corpo inteiro ou apenas o rosto, podendo ser feito a partir de uma foto enviada pelo usuário.

Opções de rosto para criar avatar

A ferramenta busca reproduzir as principais características físicas do usuário, mas é possível customizá-lo da forma que quiser. Podendo modificar o tom de pele, estilo de cabelo e muito mais.

Esse criador de avatar online permite escolher opções de maquiagem, roupas e acessórios, ao finalizar o seu avatar online, você pode compartilhar através de um link ou baixar no seu dispositivo nos formatos PNG e GLB (compatível com o Paint 3D).

8. Xavatar

O Xavatar é outra opção de site para criar avatar online, essa ferramenta é bem simples e permite você criar seu personagem bidimensional sem muitos problemas. A ferramenta permite escolher desde tom de pele e formato do rosto, até roupas para seu avatar.

Tela de seleção de cabelo para avatar

Esse site também conta com um botão que permite criar um avatar aleatório, com o Xavatar é possível criar apenas o rosto de um avatar, mas conta com diversas opções de customização.

Ao finalizar o seu avatar, é possível compartilhar diretamente no Twitter ou no Pinterest, além de poder fazer o download da imagem em PNG em diversos formatos.

9. Pho.to

O editor de imagens Pho.to é possui uma funcionalidade que permite criar avatar online a partir das suas fotos. Basta enviar uma foto do dispositivo, de um link ou até mesmo direto do Facebook e automaticamente ela transforma seu retrato em um cartoon.

Diferente de outras ferramentas, o usuário não possui nenhum poder de edição, a imagem já entregue pronta. Entretanto, o site conta com diversos recursos de animação de fotos, possibilitando mudar a expressão da pessoa na foto.

Os avatares podem ser salvos no celular ou PC como GIF (com animação) ou PNG. Ou, então, terem os links compartilhados em outras plataformas.

10. South Park Avatar Creator

Para quem é fã do desenho South Park, o South Park Avatar Creator permite você criar avatar online com traços do famoso desenho animado. A ferramenta conta com o humor escrachado do desenho.

É possível escolher diversos tipos de roupas com frases bem-humoradas, além de acessórios que fogem do comum. Também é possível adicionar diversos itens como algodão-doce, bebidas, produtos de limpeza, armas e muito mais.

Além disso, você pode escolher diversos fundos para imagem, com cenários famosos e divertidos do desenho. E, se quiser, pode selecionar um texto engraçado para complementar o seu avatar.

Tela de criar avatar do south park

O resultado deve ser salvo em seu dispositivo como uma imagem em PNG ou compartilhado como link em suas redes sociais.

Encontrou o melhor site para criar avatar online?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar a melhor ferramenta para você criar avatar online e poder compartilhar sua versão animada nas redes sociais.

Se você está começando a criar conteúdos para o Instagram e não sabe muito bem o que postar para seus seguidores, confira nosso artigo com diversas ideias sobre o que postar no Instagram.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download