5 Formas de vetorizar imagem facilmente

atualizado 26 de outubro de 2022
Tempo de leitura8 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Você já deve ter ouvido falar sobre imagem vetorizada quando deseja fazer uma logo ou alguma arte, porém às vezes acabamos enviando uma imagem em bitmap, ou seja, uma imagem comum nos formatos PNG ou JPEG.

Visualmente a diferença não é muito grande entre uma imagem vetorial ou uma bitmap. As imagens vetoriais são compostas por linhas, curvas e pontos, podendo modificar separadamente cada elemento.

Já as imagens em bitmap, são imagens formadas por pixels. E vetorizar imagem é a transformação desses pixels em linhas, curvas e pontos que possibilitam uma edição e um escalonamento mais fiel, sem perder a qualidade da imagem.

O que é uma imagem vetorizada?

Uma imagem vetorizada é um desenho geométrico com base em eixos feito por computador, que possibilitam o seu redimensionamento para impressos, design gráfico ou sites de internet, sem perder a qualidade.

Diferente das imagens comuns, chamadas de bitmap ou raster, que são formadas a partir de uma rede de pixels. Alguns exemplos de imagens bitmap são os formatos JPEG ou PNG.

Ao vetorizar imagens, você transforma esses pixels em elementos diferentes, compostos por pontos, linhas e curvas. Isso significa que uma imagem que era apenas um bloco passa a ser um conjunto de blocos que possibilita a alteração de forma individual.

Então quando uma imagem é vetorizada, esses elementos são transformados de forma que não compromete o restante da imagem, além disso, é possível aumentar a qualidade das imagens que estão com uma resolução baixa.

Por que utilizar vetores?

Como já falamos, por ser uma imagem com elementos separados, o seu compartilhamento acaba sendo mais seguro, pois as imagens vetorizadas não perdem a qualidade e só podem ser editadas em programas específicos de design gráfico.

Os programas mais utilizados para criação e edição de imagens vetorizadas são o Corel Draw, Adobe Illustrator. Os arquivos geralmente são salvos nos formatos CDR, AI, SVG e EPS.

Como vetorizar imagem?

Existem algumas formas para criar uma imagem vetorial do zero: desenhando polígonos, linhas, preenchimento de cores na imagem, adicionando textos ou transformando uma imagem bitmap em um vetor.

Duas formas possíveis de fazer isso:

Abrindo um arquivo bitmap em algum programa de edição de vetores,  uma das formas é desenhando por cima da imagem as linhas e curvas da figura vetorial, como se cobrisse a imagem original, porém em vetor;

Outra forma é utilizando ferramentas de vetorização automáticas desses programas, que cria outra imagem através de uma aproximação da imagem original.

Utilizar qualquer um desses processos resulta em uma imagem vetorizada que você pode editar da forma que desejar, modificando suas formas, deixando suas linhas mais suaves ou acentuadas, alterando as cores, removendo o fundo da imagem ou até mesmo eliminando alguns elementos.

Curso Ganhar Dinheiro Com Google Meu Negócio

Cuidados ao vetorizar imagem

Ao vetorizar uma imagem, alguns cuidados devem ser tomados com os efeitos, como sombra por exemplo, que podem apresentar alguns defeitos caso seja salvo em formatos como EPS e WMF.

Algumas imagens muito pequenas costumam perder a definição quando são vetorizadas. Entendendo melhor agora sobre imagens vetorizadas, separamos algumas ferramentas que podem te ajudar a vetorizar imagem.

1. Vector Magic

O Vector Magic é uma plataforma que permite vetorizar imagem online. Além de possuir uma versão para baixar no computador que acaba sendo mais completa que a versão do navegador.

No site do Vector Magic é possível transformar imagens bitmap nos formatos JPG, PNG, BMP e GIF em imagens vetorizadas que podem ser salvas no formato SVG, EPS e PDF.

Para vetorizar imagem online é bem simples. Basta selecionar ou colar na área indicada a imagem bitmap que deseja transformar e aguardar que a imagem seja carregada. A versão online detecta automaticamente o tipo de imagem para você.

Porém pode ser substituído manualmente ao clicar na opção "Selecionar Configurações a Mão" na seção Avançado.

O Vector Magic diferencia a imagem original em três tipos: Fotos, Ilustrações com mescla nas delimitações das cores e Ilustrações sem mescla nas delimitações das cores.

A versão online também possibilita a edição de cores, podendo alterar a paleta de cores do novo vetor.

Ao editar e configurar tudo no seu novo vetor, clique em "Download do resultado" e escolha se deseja baixar "somente o preenchimento do vetor" ou "traço mais o preenchimento", nessas duas opções você poderá salvar o novo vetor nos formatos SVG, EPS ou PDF.

Na versão offline que você baixou no seu computador, é possível salvar em todos os formatos do online além dos formatos AI e DXF, que funciona perfeitamente com Illustrator, Corel e outros programas de edição.

Além da versão gratuita, a plataforma oferece serviços pagos por assinatura para a versão web e desktop, sendo essa a mais completa.

Imagem de uma folha em pixels azul e uma seta indicando para a direita com uma imagem de uma folha com linhas pretas

2. Photoshop

O Adobe Photoshop é uma das ferramentas de edição e tratamento de imagens, além de editar imagens e outras funções também é possível criar vetorizar imagem através dentro do Photoshop.

Entenda como vetorizar imagens no Photoshop através desse guia:

  • Abra a imagem que deseja vetorizar no Photoshop, clicando em "Arquivo" e depois "Abrir" e selecione a imagem;
  • Ao abrir a imagem, você precisa fazer o recorte com o traçado que deseja transformar em vetor. Para isso utilize a ferramenta "Laço Magnético", ou a "Ferramenta Caneta" (Pen Tool) para fazer um recorte mais preciso;
  • Contorne toda a imagem, com os detalhes que deseja que apareça no vetor. Ao terminar o contorno, pressione "Enter" no seu teclado para criar uma seleção pontilhada;
  • Na barra de ferramentas superior, clique em "Janela" e selecione "Demarcadores";
  • Na lateral do editor, uma aba será aberta. Entre no menu de "Demarcadores" e selecione "Criar Demarcador de Trabalho";
  • Após isso, toda a área selecionada será demarcada para ser trabalhada como vetor;
  • Em seguida será necessário exportar para o Illustrator, acesse "Arquivo", "Exportar" e selecione "Demarcadores para Illustrator";
  • Ao abrir o Illustrator, os pontos já estão certinhos para traçado de vetor, com qualidade de linha perfeita, podendo dar zoom ou redimensionar o quanto quiser;
  • Após isso, basta salvar o seu novo vetor.

3. Illustrator

Outra ferramenta da Adobe, o Illustrator é um dos melhores e mais populares programas para criação e edição de vetores. Muito utilizado por designers gráficos para a criação de desenhos, logos e muito mais.

Um passo a passo de como vetorizar imagem no Illustrator, totalmente automatizado e bem rápido:

  • Entre no Adobe Illustrator e clique em "Criar um novo arquivo";
  • Em seguida, selecione a imagem desejada clicando em "inserir arquivo" e buscando a imagem no seu computador;
  • Assim que a imagem estiver carregada no programa, selecione ela e, na barra de ferramentas superior, clique na seta que está ao lado direito da ferramenta "Traçado da imagem";
  • Após clicar na seta, vai abrir uma tela em uma com estilos de vetorização;
  • Selecione a opção "foto de alta fidelidade", para que o resultado tenha mais qualidade;
  • Após isso, na barra de ferramentas superior, clique no botão "expandir";
  • Ao finalizar esses passos, o seu arquivo já está vetorizado. Para finalizar, clique na imagem e usando o botão direito do mouse, selecione "desagrupar".

E assim que finalizar todos esses passos a sua imagem está totalmente vetorizada e pronto para ser salva ou editada da maneira que desejar.

4. Corel Draw

Outra ferramenta bastante popular no mundo dos designers gráficos, o Corel Draw é um programa de computador usado para a criação e edição de imagens vetoriais.

Assim como Illustrator, é bem simples criar uma imagem vetorial no Corel Draw, apenas seguindo esse passo a passo de como vetorizar imagem no Corel Draw:

No seu computador, abre o programa e crie um novo arquivo, clicando em "arquivo" e depois em "novo";

Em seguida, você deve importar a imagem que deseja transformar em vetor, sendo elas em PNG ou JPEG;

Clique na figura e depois selecione a opção "bitmap" e em seguida "rastreio de contorno";

Após isso, uma janela abrirá para que você edite e realize alguns ajustes no seu vetor;

Ao finalizar esses ajustes, clique na figura e selecione "organizar" e depois "desagrupar;

Assim que fizer isso, a sua imagem estará vetorizada e pronta para salvar ou editar.

5. Inkscape

O Inkscape é uma ferramenta gratuita para a criação de imagens vetorizadas, disponível para diversos sistemas operacionais.

Para vetorizar imagem através do Inkscape, é necessário baixar o programa para o seu computador. Ao abrir o programa, importe a imagem que deseja vetorizar e selecione a ferramenta "Caminho", em seguida clique em "Vetorizar Bitmap".

Em seguida, você poderá escolher três opções de filtros disponíveis para o seu vetor: Limiar de brilho; Detecção de borda; Quantificação de cor.

O limiar de brilho vai usar a soma do vermelho, verde e azul (ou tons de cinza) de um pixel para escolher se ele será considerado preto ou branco. O limiar pode ser configurado de 0.0 (preto) a 1.0 (branco).

Quanto maior esse valor, menor a quantidade de pixels considerados "brancos" e a imagem ficará mais escura.

Já a detecção de borda produzirá um bitmap intermediário que se parecerá menos com a imagem original, porém fornece informação sobre a curva que de outra forma seria ignorada.

Essa opção permite ajustar a obscuridade e espessura da borda da imagem vetorizada.

Por último, a quantificação de cor procurará bordas onde as cores mudam, mesmo o brilho ou contrastes sendo iguais. O campo de cores decide quantas cores de saída existiriam se o bitmap fosse colorido.

O recomendado é testar cada um dos filtros para você encontrar o que melhor se adequa a imagem vetorizada que deseja criar. Ao finalizar essas etapas, clique em "caminho" e, em seguida, em "simplificar".

Ao finalizar esses passos, você terá um conjunto de curvas da sua imagem vetorizada que será mais fácil de editar.

Aprendeu como vetorizar imagem?

Esperamos que essa lista tenha te ajudado a entender o que são imagens vetorizadas e como transformar uma imagem comum em um vetor.

Alguns desses programas podem ser um pouco mais robustos e pesados, para isso, confira nosso artigo com os melhores notebooks para você comprar.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download