Como tirar foto 3x4 no celular [Guia Completo]

atualizado 1 de setembro de 2023
Tempo de leitura8 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Desde passaporte, RG, carteira de motorista, muitos documentos, sejam eles brasileiros e internacionais costumam solicitar uma foto 3x4 anexada para sua confecção. Hoje em dia é possível tirar foto 3x4 no celular.

Até porque, antigamente era muito comum ir até lojas de artigos fotográficos e tirar foto 3x4 na hora, mas não é mais necessário. Existem diversas maneiras para você tirar sua foto 3x4, seja pelo celular ou pelo computador.

Por isso, hoje vamos te mostrar como tirar foto 3x4 no celular para te ajudar na hora que precisar solicitar um novo documento ou enviar uma foto para algum cadastro.

Dicas de como tirar foto 3x4 no celular

Para começar a aprender como tirar foto 3x4 no celular, você precisa garantir que elas tenham qualidade e que estejam no padrão necessário para utilizar em um documento.

Ilustração de uma pessoa segurando um documento com foto 3x4

Escolher um bom fundo para a foto 3×4

Então, o ideal para começar é encontrar uma parede clara, de preferência branca para utilizar como fundo, visto que, muitos documentos solicitam esse tipo de fundo. Encontrar um fundo simples pode facilitar na hora de editar a foto e deixá-la do jeito que quiser.

Qual câmera usar? Frontal ou traseira? 

O ideal para tirar uma foto 3x4 é possuir um smartphone com uma boa câmera, principalmente uma câmera frontal de qualidade, pois ela é a ideal para você aprender como tirar foto 3x4 no celular.

Entretanto, muitos recomendam que para tirar uma foto mais profissional, é importante utilizar a câmera traseira do celular. Pois ela possui uma qualidade de imagem melhor.

Independentemente da câmera, você pode utilizar o recurso de foto espelhada para fazer a foto na horizontal e ficar com as linhas retas.

Uso de acessórios como tripé 

Para fotos 3x4 ainda mais profissionais, é interessante utilizar uma base fixa, como um tripé, para estabilizar e deixar a câmera em uma altura adequada e as mãos livres. Dessa forma, facilita na hora de encontrar uma posição e ter tempo de posar.

Além disso, fica mais fácil tirar fotos 3x4 em lugares com pouca luz. Agora, caso não tenha um tripé, você pode pedir para alguém segurar o celular ou utilizar outro apoio que fique estável, como uma caixa ou um livro.

Iluminação natural ou dentro de casa?

Além disso, é importante estar atento à iluminação. Procure um lugar iluminado da sua casa, de preferência que entre luz natural, ou utilize uma boa lâmpada ou ring light para ajudar na iluminação da foto.

A iluminação natural faz toda a diferença nas fotos. Procure lugares perto da janela ou na luz do sol, isso fará com que as cores da foto fiquem mais vivas e a imagem fique mais nítida.

Imagem pessoal (roupa, maquiagem e cabelos)

Em relação às roupas, é recomendado utilizar roupas coloridas ou mais escuras para contrastar com o fundo. Mas para documentos, é importante escolher roupas mais formais e sem muitos detalhes.

Caso seu objetivo seja uma foto para um documento, o ideal é estar o mais natural e próximo a realidade possível. Ao tirar a foto, mantenha postura e queixo retos, ombros relaxados e alinhados, além de braços próximos ao corpo.

O cabelo também faz toda a diferença na foto. Se estiver fazendo uma foto para um documento, é importante deixar o cabelo penteado e sem nenhum objeto que possa atrapalhar. Já para fotos informais, fica a seu critério.

Passo a passo de como tirar foto 3x4 no celular

Independente do aplicativo que você irá utilizar para tirar foto 3×4 no celular, você pode utilizar a câmera nativa do celular e seguir esse passo a passo de como tirar foto 3x4 no celular:

  1. Abra a câmera, posicione o celular na horizontal e tire a foto;
  2. Selecione a opção "Editar";
  3. Escolha a foto que deseja usar e clique em "Cortar";
  4. Arraste as linhas amarelas até ficar na medida certa;
  5. Clique em "OK" e pronto!

Depois dessas dicas, preparamos um passo a passo de como tirar foto 3x4 no celular, existem diversos aplicativos que permitem você tirar foto 3x4 no iPhone e em celulares Android.

1.  Foto AiD (Android | iOS)

O Foto AiD é um aplicativo que permite você tirar foto 3x4 diretamente do seu celular, totalmente de graça. Este app está disponível tanto para dispositivos iOS quanto para aparelhos Android.

Para tirar foto 3x4 utilizando o Foto AiD, é possível escolher o formato da foto, onde você consegue escolher tipos de documentos específicos. Desde documentos como passaporte brasileiro ou carteira de identidade, até os internacionais como visto americano.

No aplicativo é possível selecionar o documento do país que você quer tirar foto. Além de tirar foto na hora, é possível carregar qualquer outra foto que tenha tirado antes com a câmera do seu celular.

O aplicativo analisa o contorno do seu rosto e informa se está de acordo com o padrão de documentos. Ao tirar a foto, pode continuar clicando em "aceitar". Caso opte pela versão premium do app, você pode solicitar a entrega da impressão.

Agora, se você quiser utilizar a versão gratuita, tem como tirar foto 3x4 no aplicativo e salvar o molde para imprimir.

2.  Fotos 3x4 para documentos (Android | iOS)

Outra solução que trazemos aqui é o aplicativo Fotos 3x4 para documentos, este app está disponível para dispositivos Android e iOS. Ele permite você tirar fotos 3x4 diretamente do seu celular.

Para tirar foto 3x4 utilizando esta ferramenta, basta tocar no ícone de "+" para adicionar uma nova foto, em seguida selecione a opção "Foto 3x4" e depois clique no botão "Tirar foto".

Ao fazer isso, é possível escolher entre a câmera do seu celular ou escolher uma foto existente em sua biblioteca e recortá-la no formato 3x4. Caso escolha uma foto, basta ajustá-la e clicar no ícone "justificado".

Ao finalizar esses ajustes, o aplicativo irá gerar uma folha completa com diversas cópias 3x4 da sua foto. Caso queria só uma foto, clique em "Foto unica", em seguida basta clicar em "enviar" para salvar sua foto na galeria.

3. Foto para documentos (Android)

Outra opção de app para tirar foto 3x4 no celular é o Foto Para documentos para dispositivos Android. Esse aplicativo é bem simples e permite especificar o tamanho da foto, além de tirar fotos na hora ou utilizar imagens salvas da galeria.

O aplicativo também conta com ajustes simples de edição e é capaz de imprimir direto em impressoras conectadas na mesma rede.

4. ID Photo-Passport Photo maker (iOS)

O ID Photo-Passport Photo maker é uma opção simples e básica para usuários do iOS. Esse app para tirar foto 3x4 no celular oferece filtros de correção e até alguns efeitos adicionais, como adesivos em forma de roupas para fotos mais ou menos formais.

Além disso, ele também permite alterar o fundo da imagem, o que pode ser interessante dependendo do documento que vai utilizar a foto.

5. Fotógrafo de passaportes e identificação – ID Photo (Android)

O Fotografo de passaportes e identificação - ID Photo é uma opção de aplicativo Android mais completo para tirar foto 3x4 no celular. Esse app é compativel com documentações de diversos países, incluindo o Brasil.

Basta selecionar o país e o documento e o app já sabe qual o tamanho da foto. Além disso, é possível tirar fotos na hora ou utilizar alguma foto da galeria.

O app também conta com opções de ajustes para apagar o fundo e na hora de imprimir, é possível selecionar mais de uma foto, diversos tamanhos de papel e enviar para a impressora.

Curso Ganhar Dinheiro Com Google Meu Negócio

Como tirar foto 3x4 pelo PC

Também é possível tirar foto 3x4 pelo PC, a ferramenta que ensinaremos como fazer isso é o Shutterstock: Creative Flow. Ele é uma das melhores ferramentas de edição de imagens e design.

Com uma ferramenta muito intuitiva e simples de usar, é possível criar os mais variados tipos de design, desde panfletos, currículos, até artes prontas como capa para YouTube e posts para redes sociais.

Para tirar foto 3x4 pelo PC utilizando o Shutterstock: Creative Flow é bem simples, na tela inicial da ferramenta procure na barra lateral pelo botão "create", ao clicar nele você será redimencionado para uma nova tela.

Comece um novo projeto de "Tamanho personalizado" e como o tamanho é em pixels digite o tamanho 354x472 pixels que é o tamanho de uma foto 3x4.

Recorte da tela de tamanho personalizado do Canva

Em seguida clique em "Criar novo Design", você será redirecionado para uma tela com o tamanho de uma foto 3x4 em branco. Com o Shutterstock é possível fazer o upload de uma foto que você já tem salva e apenas ajustá-la no tamanho da foto 3x4.

Para isso, no editor do Shutterstock, na barra lateral, procure pelo botão "Envios" e em seguida no botão vermelho "Enviar", selecione uma imagem salva e ajuste ela na tela.

Botão grave a si mesmo do Canva

Aprendeu como tirar foto 3x4 no celular?

Esperamos que este artigo tenha te ensinado como tirar foto 3x4 no celular e pelo PC. Tire suas fotos para documentos sem dificuldades com essas ferramentas.

Se você está procurando ferramentas para editar fotos, confira nosso artigo com os melhores editores de fotos gratuitos.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download