Como colocar senha no WhatsApp iPhone e Android

atualizado 2 de janeiro de 2024
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares e utilizados no Brasil, mais de 120 milhões de brasileiros utilizam diariamente a ferramenta, para se comunicar com amigos e família ou para resolver questões de trabalho.

Com o uso diário e cada vez mais utilizado por mais pessoas, no smartphone ou através do WhatsApp Web, aumenta também a preocupação com a integridade da ferramenta, o medo de ser hackeado.

Com a popularidade do aplicativo muitos criminosos viram uma grande oportunidade de aplicar golpes dentro do WhatsApp. Seja clonando seu número do WhatsApp ou se passando por outras pessoas, os criminosos atacam de diversas formas.

Por isso, pensando em uma das maneiras de você proteger seus dados e suas conversas dentro do WhatsApp, preparamos um passo a passo para te ensinar como colocar senha no WhatsApp.

Foto de um iPhone com a tela bloqueada

Como colocar senha no WhatsApp

O processo de como colocar senha no WhatsApp, iPhone ou Android, é muito parecido e simples. O aplicativo possui uma funcionalidade chamada "Confirmação em Duas Etapas", onde é possível adicionar um PIN de seis dígitos em sua conta.

Sempre que precisar registrar seu perfil em um novo aparelho, além de informar o código de verificação enfiador por SMS, será necessário informar esse PIN.

Agora, se você quer colocar senha no WhatsApp para evitar que acessem seu aplicativo quando pegarem seu celular, é possível adicionar um bloqueio de tela. É outra forma de como proteger o whatsapp.

Como colocar confirmação em duas etapas no WhatsApp

Como já adiantamos, o WhatsApp conta com o recurso de confirmação em duas etapas que permite você adicionar um PIN de seis dígitos para proteger o whatsapp. Esse PIN só é pedido quando alguém tenta registrar sua conta em um novo aparelho de celular.

Essa confirmação é uma boa solução para evitar golpes de clonagem do WhatsApp, visto que o WhatsApp só permite acessar a sua conta em um único celular, quando alguém tenta registrar em outro aparelho será solicitado um SMS e esse PIN.

Captura de tela do menu configurações WhatsApp

O passo a passo de como colocar senha no WhatsApp iPhone ou Android é similar e muito simples.  Para começar, acesse o menu de configurações do seu WhatsApp e em seguida clique em "Conta".

Captura de tela do menu conta

Ao escolher a opção conta, selecione "Confirmação em duas etapas". Clique em "Ativar" e digite sua senha de seis dígitos. Em seguida, o aplicativo solicita que você digite novamente o número e um e-mail para redefinir o PIN, caso necessite.

Captura de tela da confirmação de dois fatores

Também é importante destacar que, periodicamente, o aplicativo irá solicitar para que você insira o PIN para evitar que você esqueça essa senha. Caso queira desativar o recurso, basta fazer o processo contrário.

Como colocar bloqueio de tela

Outra forma de como colocar senha no WhatsApp iPhone ou Android é através do bloqueio de tela. Atualmente a maioria dos smartphones possuem algum mecanismo de segurança por biometria ou reconhecimento facial.

Pensando em aumentar a sua segurança dentro do aplicativo, o WhatsApp conta com a funcionalidade de bloqueio de tela através da biometria ou do reconhecimento facial. Este recurso pode ser habilitado diretamente nas configurações do WhatsApp.

Além disso, é possível definir quanto tempo o aplicativo será bloqueado e ao abrir novamente será solicitado o desbloqueio. Para ativar a solicitação de biometria ou reconhecimento facial é muito simples.

Menu conta WhatsApp

Para começar basta acessar as configurações do WhatsApp e ir no menu "Conta". Em seguida, escolha a opção de "Privacidade".

Captura de tela menu Privacidades

Ao abrir o menu de privacidade você pode rolar as opções até encontrar "Bloqueio de tela", acessando esse menu, você poderá ativar ou desativar o bloqueio de tela através da biometria ou reconhecimento facial.

Captura de tela do menu Bloqueio de tela

Como colocar senha no WhatsApp usando aplicativos

Outra forma de como botar senha no WhatsApp é através de aplicativos terceiros, um dos melhores aplicativos do mercado é o AppLock (Android | iOS).

Disponível para iOS e Android, esse aplicativo permite você adicionar uma camada extra de segurança ao acessar o seu WhatsApp. Ele solicita uma senha sempre que você abrir o seu WhatsApp.

Para colocar senha no WhatsApp com este aplicativo basta fazer o download na loja de aplicativos do seu dispositivo. Ao abri-lo pela primeira vez, crie uma senha de acesso. Em seguida permita que ele monitore e sobreponha outros apps.

Em seguida, no AppLock, busque pelo WhatsApp e clique no ícone de cadeado aberto para que ele seja fechado. Ao fazer isso, o aplicativo irá colocar senha no WhatsApp e você precisará inseri-la sempre que for acessar o aplicativo de mensagens.

Proteja seu smartphone

Além da confirmação em duas etapas e no bloqueio de tela, existem outras formas de proteger o whatsapp e seu dispositivo. Muitas vezes seu smartphone pode ficar vulnerável por causa de algum aplicativo espião.

É importante ficar atento às atividades suspeitas de softwares desconhecidos no seu smartphone, muitos deles podem acabar acessando suas ligações e mensagens do WhatsApp.

Uma maneira de prevenir e monitorar a segurança do seu aparelho é utilizando um bom antivírus mobile ou serviço de VPN. Com essas ferramentas você está mais seguro contra aplicativos maliciosos que podem roubar seus dados ou comprometer seu aparelho.

Existem excelentes opções de antivírus para celular no mercado, como por exemplo o Avast. Se você deseja conhecer mais sobre antivírus para celular, clique aqui.

Agora, se você deseja navegar de forma segura enquanto utiliza seu smartphone, é necessário utilizar boas ferramentas de VPN, como o NordVPN. Conheça mais sobre os serviços de VPN, clicando aqui.

Se você deseja compartilhar seu contato do WhatsApp com seus colegas, clientes ou até mesmo na rede social, saiba que é possível fazer criando um link do WhatsApp. Existem diversas ferramentas para gerar links de WhatsApp.

Além da integração do WhatsApp ao JivoChat, também disponibilizamos uma ferramenta muito simples que permite você criar links do WhatsApp sem dificuldades.

E até mesmo configurar uma mensagem personalizada que pode ser enviada ao iniciarem uma conversa através do link. Confira como utilizar o Gerador de link do WhatsApp do JivoChat:

  • Primeiramente, acesse nosso gerador de link do whatsapp;
  • Digitar seu endereço de e-mail e informar o seu número do WhatsApp;
  • Digite uma mensagem personalizada que pessoas podem enviá-lo ao clicar através do link sem precisar digitar nada;
  • E pronto! Esperamos que a ferramenta seja útil e te ajude a criar seu link do WhatsApp.

Aprendeu como colocar senha no WhatsApp?

Esperamos que esse passo a passo tenha te ensinado a como colocar senha no WhatsApp iPhone ou Android e ajude a proteger seus dados e conversas de possíveis invasões.

Se você precisa utilizar mais de um WhatsApp para seu negócio e vida pessoal. Não deixe de conferir o nosso artigo para aprender a ter dois WhatsApp.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download