Como fazer figurinha animada para WhatsApp [Guia Completo]

atualizado 2 de janeiro de 2024
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

O WhatsApp já faz parte da vida da maioria da população brasileira, de acordo com dados do Messenger People, mais de 56% utilizam o aplicativo diariamente. Além disso, o WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo.

Desde seu lançamento, por volta de 2009, diversas funcionalidades e recursos foram implementados e atualizados no WhatsApp. Um dos últimos recursos implementados no WhatsApp foram as figurinhas, ou Stickers no inglês.

Desde que implementaram as figurinhas para WhatsApp, é praticamente impossível encontrar alguém que não goste ou não use. Além das figurinhas comuns, com o tempo surgiram as figurinhas animadas para WhatsApp.

As figurinhas animadas para WhatsApp são como gifs em miniatura, para que você possa enviar para seus amigos, contatos e grupos. Apesar de muitas pessoas trocarem figurinhas durante as conversas do WhatsApp, saiba que é possível criar suas próprias.

Mas para fazer figurinhas animadas pode ser um pouco mais complicado do que para criar os Stickers normais. Pensando nisso, preparamos este artigo para te mostrar como fazer figurinha animada para WhatsApp.

Aplicativos para fazer figurinha animada para WhatsApp

Se você está procurando como fazer figurinha animada para WhatsApp de forma rápida e simples, saiba que existem aplicativos que permitem você transformar imagens e gifs em figurinhas para você usar nas suas conversas.

Desde de março de 2021 que o WhatsApp começou a importar figurinhas animadas criadas em outros aplicativos para o WhatsApp, existem dois aplicativos disponíveis tanto para Android quanto para iOS que permitem criar figurinha animada facilmente.

1. Sticker.ly (Android | iOS)

O Sticker.ly é um dos aplicativos para criar figurinha para WhatsApp mais utilizados. Ele é basicamente um editor de fotos que permite você transformar qualquer imagem e gifs em figurinha e exportá-la para o WhatsApp.

Tela do Sticker.ly na loja de aplicativos da Apple

Além de criar suas próprias figurinhas, no Sticker.ly você consegue encontrar pacotes prontos de figurinhas de diversos estilos, desde stickers de séries e filmes, até de artistas e marcas.

2. Sticker Maker (Android | iOS)

Assim como o Sticker.ly, o Sticker Maker é uma excelente alternativa para fazer figurinha animada e figurinha normal. Através dessa ferramenta você pode editar uma imagem, remover seu fundo e transformá-la numa figurinha estática.

Ou então, a partir de um gif, criar uma figurinha animada e exportá-la para seu WhatsApp e começar a utilizá-la em suas conversas.

Como fazer figurinha animada para WhatsApp

Agora que você já conhece dois dos melhores aplicativos para criar Stickers para WhatsApp, iremos mostrar um passo a passo de como fazer figurinha animada para WhatsApp.

Independente do aplicativo que esteja utilizando para fazer figurinha animada para WhatsApp, o processo é basicamente o mesmo. Para começar, faça o download do aplicativo na loja do seu dispositivo.

Neste tutorial iremos mostrar como fazer figurinha animada para WhatsApp utilizando o Sticker.ly. Ao finalizar o download do aplicativo, faça login, através do Facebook, da sua conta Google ou conta Apple.

Depois de fazer login no aplicativo, você terá diversas opções de figurinhas para WhatsApp prontas para você exportar para o aplicativo de mensagens. Mas para fazer figurinha animada, você precisa clicar no botão "+" que está na parte inferior da tela, em azul.

Tela inicial do Sticker.ly

Após isso, aparecerá um menu onde você precisa escolher o tipo de figurinha que deseja criar. Podendo ser "Normal" ou "Animadas". Como você entrou procurando como fazer figurinha animada para WhatsApp, clique na opção "Animadas".

Menu com opção de figurinha animadas ou normal

Dentro do aplicativo você poderá escolher o que vai transformar em figurinhas para WhatsApp. É possível escolher um vídeo ou imagens da sua galeria, buscar gifs disponibilizados pelo próprio app ou até mesmo transformar um texto em figurinha.

Biblioteca de Gifs do aplicativo

Após selecionar o GIF que você quer transformar em figurinha para WhatsApp, em seguida, você será direcionado para uma página de edição. Onde você pode adicionar ao gif algum texto ou emoji, por exemplo.

Depois de realizar as edições que desejar, você precisa clicar em "Avançar" no canto superior direito para dar continuidade ao processo de fazer figurinha para WhatsApp.

Ao finalizar todas suas edições, o aplicativo permite você inserir algumas tags para a sua nova figurinha do WhatsApp. Para continuar, basta clicar em "Salvar" no canto superior direito.

Tela para adicionar tags na figurinha

Caso seja a primeira figurinha que esteja criando, o aplicativo pedirá para você criar um pacote para salvar a figurinha, basta clicar em "+ Novo Pacote". Caso já tenha um, pode inserir nele.

Criando um novo pacote de figurinha para WhatsApp, você terá que preencher o nome do seu pacote, e o nome do criador. Depois de preencher todas essas informações, basta clicar em "Criar".

Finalizando essa etapa, a sua figurinha animada já estará disponível. Entretanto, é importante destacar que para enviar o pacote de figurinhas ao WhatsApp, são necessárias no mínimo 3 em cada pacote. A primeira criada também será o ícone do pacote.

Para adicionar outras figurinhas necessárias para compartilhar o pacote, ou para criar novas figurinhas animadas que gostem, basta clicar em "Adicionar Figurinha" no pacote para repetir todo o processo.

Agora, para enviar o pacote e abrir no WhatsApp, clique em "Adicionar ao WhatsApp" no canto inferior, ao finalizar de criar todas as figurinhas animadas para enviar ao WhatsApp.

Assim que terminar esse processo, uma janela com a mensagem "Deseja adicionar o pacote ao WhatsApp?" aparecerá, contando com duas opções "cancel" e "Add", selecione a segunda para importar suas figurinhas animadas para o WhatsApp.

Feito isso, as figurinhas já terão sido encaminhadas para o seu WhatsApp, e uma pasta com os stickers que você fez no aplicativo vai estar disponível para você enviar suas figurinhas animadas para seus amigos.

Vale a pena destacar que o processo para criar figurinhas normais, sem serem animadas, é exatamente o mesmo. Ao invés de gifs, você precisa ter imagens salvas em seu smartphone e selecionar a opção de criar figurinhas "Normal" no aplicativo.

Baixar figurinhas animadas para WhatsApp

Agora que você aprendeu como fazer figurinha animada para WhatsApp, vamos mostrar como você pode conseguir importar figurinhas disponibilizadas gratuitamente por aplicativos ou pelo próprio WhatsApp.

Para iniciar, abra alguma conversa no WhatsApp para poder acessar a sua biblioteca de figurinhas salvas. Clique no símbolo de emoji ao lado na barra de digitação. No lado direito, selecione o sinal de "+" para ser direcionado a loja de figurinhas.

Em seguida, será aberta uma nova janela de "Figurinhas". Nela você pode tanto ver as figurinhas gratuitas em "Todas as figurinhas", ou acessar suas próprias no menu "Minhas figurinhas".

Selecionando o menu "Todas as Figurinhas" você terá acesso a diversos pacotes disponíveis. Após escolher o pacote que você deseja baixar, clique na seta localizada ao lado.

Agora, na aba "Minhas Figurinhas" ou ao abrir uma conversa e abrir suas figurinhas, é possível conferir por lá as figurinhas que você acabou de baixar. Agora é só mandar esses stickers para seus amigos e contatos.

Aprendeu como fazer figurinha animada para WhatsApp?

Esperamos que este artigo tenha te ensinado como fazer figurinha animada para WhatsApp para você criar seus próprios Stickers e enviar para seus amigos.

Caso você esteja utilizando o WhatsApp e perceba que ele está travando ou parando de funcionar, confira nosso artigo com 7 dicas do que fazer se o WhatsApp parar de funcionar.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download