Como criar GIFs: 4 formas diferentes de fazer GIFs

atualizado 12 de julho de 2024
Tempo de leitura11 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O conteúdo visual é uma maneira muito poderosa de gerar engajamento e interações de forma rápida e dinâmica na internet.

Os GIFs são bastante populares nas redes sociais, tornando conteúdos mais atrativos e aumentando o potencial de engajamento de sua audiência.

Encontramos essas figuras divertidas dos mais variados assuntos, contextos, tamanhos e durações.

É possível até mesmo criar suas próprias animações personalizadas. Porém, muitas pessoas deixam de aproveitar este recurso porque não conhecem ferramentas e recursos que facilitem o processo de criação de animações.

Diferente do que muitos pensam, não é preciso usar um programa profissional como o Photoshop para criar GIFs, existem opções simples e práticas que podem ajudar a deixar seu conteúdo mais divertido e atraente para o público.

Se você tem interesse em aprender como criar GIF e quer aprender mais sobre este formato de arquivo, confira o nosso artigo e conheça as melhores ferramentas para criar suas próprias animações.

Como criar GIFs com o Apowersoft GIF

Confira como é fácil criar GIFs usando a ferramenta da Apowersoft em seu PC:

  1. Instale o aplicativo em seu computador
  2. Abra o Apowersoft GIF
  3. Escolha o item "Editor" para criar GIFs a partir de vídeos (também é possível criar a partir gravações, fotos e um quadro branco)
  4. Clique em "Abrir" no menu superior
  5. Escolha o vídeo que deseja importar e suas configurações
  6. Clique em "Salvar como" no menu superior
  7. Escolha a pasta em que seu GIF será salvo

animação em slides mostrando como criar gif com o apowersoft gif

Como criar GIFs com GIPHY

O GIPHY é mais uma opção para quem deseja criar GIFs usando seu celular ou computador.

Confira como fazer:

  1. Baixe o GIPHY
  2. Crie uma conta e faça o login no app
  3. Clique no ícone "+" e dê permissão para acesso de sua câmera
  4. Clique no ícone de fotos no canto inferior
  5. Escolha o vídeo ou as fotos desejadas
  6. Faça as configurações do seu GIF
  7. Clique em "Continue"
  8. Use as ferramentas de edição
  9. Clique em "Upload to GIPHY"

Como criar GIFs com Ezgif

Outra alternativa popular para criar GIFs é o Ezgifs.

Confira o passo a passo de como usar o site:

  1. Acesse o Ezgif
  2. Clique em "Video to GIF"
  3. Clique em "Escolher arquivo" e selecione o vídeo que deseja usar
  4. Clique em "Upload video"
  5. Use as ferramentas de edição para personalizar seu GIF
  6. Clique em "Convert to GIF!"
  7. Aguarde a conversão ser concluída e clique em "Save" para baixar seu GIF

Como criar GIFs no WhatsApp

O WhatsApp também conta com uma funcionalidade que permite criar GIFs de até seis segundos, mas que só está disponível em celulares.

Confira como fazer GIFs pelo WhatsApp:

  1. Acesse algum chat
  2. Clique no ícone de anexo
  3. Clique em "Galeria" e escolha o vídeo que deseja transformar
  4. Reduza a duração do vídeo para até seis segundos
  5. Escolha o item "GIF" no canto superior direito
  6. Envie o GIF

Como criar GIF no Instagram?

Se você deseja usar seus GIFs nos Stories do Instagram, será preciso enviar suas animações para o site GIPHY.

Seus GIFs podem ter sido criados através de qualquer método, mas precisam ser carregados no GIPHY porque essa é a plataforma utilizada pelo Instagram para disponibilizar o uso dessas animações nos Stories.

Confira o passo a passo de como criar GIFs no Instagram:

  1. Crie uma conta no GIPHY
  2. Envie ao menos cinco GIFs originais em seu perfil para solicitar uma conta artística ou de marca
  3. Faça a inscrição na página de contas especiais
  4. Preencha o formulário de solicitação, que só está disponível em inglês
  5. Aguarde a resposta da solicitação
  6. Quando a solicitação for aceita, será possível achar seus GIFs nos Stories a partir das # usadas na hora de fazer seu upload

15 Melhores ferramentas para criar GIF

Preparado para aprender como fazer um GIF animado? Confira a seguir nossa lista com as melhores ferramentas para criar este tipo de arquivo e algumas dicas de como criá-los.

1. Apowersoft GIF

O Apowersoft GIF é uma excelente ferramenta para quem deseja criar GIFs facilmente e rapidamente.

O app permite gravar sua tela para criar animações de alta qualidade, criar GIFs de fotos e vídeos de forma prática, além de editar GIFs quadro a quadro com visualização em tempo real.

Uma de suas principais vantagens é a estabilidade e a criação de arquivos de alta qualidade.

2. Giphy

Mais conhecido com uma plataforma para o compartilhamento de figurinhas e GIFs, o Giphy também conta com recursos para criar animações a partir de vídeos no YouTube.

Vale mencionar que o serviço também está integrado ao Stories do Instagram. A conta business permite que empresas carreguem seus GIFs personalizados nos formatos de figurinhas para serem usados nos Stories por usuários do Instagram.

Já para criar suas animações através da plataforma, acesse a aba GIF Maker e cole o link do vídeo do YouTube ou Vimeo. Também é possível carregar sua própria sequência de imagens ou vídeos.

Selecione uma timeline, escolha o trecho do vídeo que será transformado e a duração do loop de sua animação.

Após realizar estes passos, será possível personalizar sua criação com textos, símbolos e elementos fornecidos pela própria plataforma.

3. ezGIF

O ezGIF é um site completo para usuários que desejam criar GIFs. A plataforma permite a criação de animações com a sequência de até 2000 imagens em um arquivo só, com a limitação de 6MB por imagem.

Além da criação através de imagens, o site também transforma trechos de vídeos em GIFs, assim como outras opções da nossa lista.

Um dos maiores diferenciais da ferramenta é sua variedade de recursos de edição. É possível alterar a cor, editar o ritmo de animação, acelerar ou desacelerar, adicionar filtros, molduras, desfoque, overlays, rotacionar, fazer cortes e até mesmo adicionar overlays.

4. IMGFLIP

O IMGFLIP é um criador de GIF online bastante prático e eficiente. A plataforma permite usar links de vídeos ou imagens para criar as animações ou upload de seus próprios arquivos para criar GIFs.

Para criar suas animações, basta escolher um vídeo e selecionar um trecho ou subir uma sequência de imagens para serem animadas.

O site recomenda o uso de vídeos nos formatos MP4 e OGG, porque proporcionam uma melhor visualização e resultado. A ferramenta também permite ajustar a altura, largura e velocidade do loop.

É possível utilizar a plataforma gratuitamente para criar suas animações, no entanto uma marca d'água com o nome da plataforma irá marcar o arquivo. Já na versão paga esta marca não é gerada.

Logo imgflip

5. makeagif

Quer aproveitar um trecho de vídeos em alta ou de vídeos do seu próprio canal para criar suas animações? Confira o makeagif.

Simples e prático, basta apenas colar a URL do vídeo que irá dar origem ao GIF no site. Então, após carregado, será possível escolher o trecho para sua animação e fazer algumas edições. Para finalizar a criação, basta apenas clicar em "Create GIF".

A plataforma não especifica o tamanho máximo de arquivos no site, porém, quanto maior o trecho escolhido, mais pesado será o arquivo final. Além disso, é possível adicionar textos ao seu GIF antes de fazer o download.

6. GIF Maker

Este criador de GIF permite a elaboração de animações a partir de sequências de imagens ou vídeos carregados na plataforma.

É possível usar até 300 arquivos de imagens diferentes nos formatos JPG, PNG ou GIF para criar suas animações. A ferramenta permite ajustar o tamanho, a velocidade de animação e número de loops.

O site também conta com funcionalidades para combinar GIFs animados e criar vídeos.

Logo GIFMaker.me

7. WhatsApp

Sabia que o WhatsApp também tem uma funcionalidade para criar GIFs? O aplicativo de conversa conta com um recurso que pode criar GIFs exclusivamente a partir dos seus vídeos.

Você pode utilizar arquivos na memória do seu dispositivo ou fazer gravações a partir de sua câmera e alterar seu formato.

Para criar suas animações com o WhatsApp é preciso apenas enviar o arquivo pelo bate-papo e selecionar a opção "GIF" na parte superior da tela. Ao ser enviado, o arquivo será transformado em um GIF.

8. Photoshop

O Photoshop é a ferramenta profissional recomendada para quem deseja criar seus GIFs do zero. O processo de criação é mais complexo e exige um certo nível de conhecimento do programa. Além disso, o método pode variar de acordo com a versão utilizada.

Para fazer as animações com o software é preciso escolher as camadas que serão animadas. Após escolher, selecione a opção "Criar quadro de animação", então uma linha do tempo será aberta e permitirá a edição do conteúdo.

O método mais comum de trabalho com a ferramenta é a animação frame a frame, que pode ser trabalhosa. Além disso, é preciso marcar a opção "Sempre" para garantir que o GIF tenha um loop infinito.

Por fim, salve o arquivo através do método normal de exportação e escolha o formato "GIF" na hora de salvá-lo.

9. ImgPlay (Android e iOS)

O ImgPlay é mais um app que conta com ferramentas simples e intuitivas para criar GIFs a partir de vídeos e fotos em dispositivos mobile.

O aplicativo permite a criação a partir do conteúdo da galeria do celular ou da gravação da câmera através do próprio app.

A ferramenta também conta com recursos de edição, como ajuste de taxa de quadros, filtros e mais.

10. Gifs.com

O site Gifs oferece uma das maneiras mais rápidas de criar animações online a partir de vídeos do YouTube, Vine, Instagram ou de arquivos carregados diretamente no site.

O destaque da ferramenta é a variedade de recursos de edição. É possível ajustar o tamanho, adicionar preenchimento, transformar GIFs em figurinhas, deixar as animações em preto e branco e adicionar textos.

O serviço também oferece uma ferramenta que capta automaticamente os melhores momentos de um vídeo, ajudando a criação de GIFs a partir de vídeos longos.

Confira nossa lista com 18 ferramentas para baixar vídeos do YouTube.

Logo gifs

11. CreateAGif

O CreateAGif é uma ferramenta online bastante simples para fazer GIFs através da sequência de fotos.

É possível enviar até 20 imagens e selecionar a opção entre velocidades de exibição: rápido, normal, devagar e sildeshow de 3 segundos.

12. GIFPAL

O GIFPAL é um criador de GIF completo que permite ajustar configurações com brilhos, contrastes e até mesmo adicionar efeitos.

A plataforma também conta com a funcionalidade de adicionar textos nas animações e oferece a oportunidade de editar os arquivos frame a frame.

13. Gickr

O Gickr é uma ferramenta online para criar animações a partir de imagens carregadas no site ou de sites como o Flicker, YouTube e Picasa. A plataforma é bastante simples e intuitiva para usuários com todos os níveis de experiência em edições.

14. Gif Me! Camera (Android e iOS)

O Gif Me! Camera é mais um aplicativo para criação de GIFs para smartphones. Sua interface é bastante moderna e intuitiva, garantindo uma navegação e uso. No entanto, a ferramenta está disponível apenas em inglês.

É possível criar GIFs com fotos, trechos de vídeos salvos na galeria do celular, gravar novos vídeos pela câmera através do app e até mesmo editar animações já existentes.

15. Bloggif

O último item em nossa lista de criador de GIF é o Bloggif, uma ferramenta simples para transformar vídeos em GIFs.

Suas funcionalidades são mais básicas, é possível apenas configurar o tamanho da imagem, comprimento máximo e a quantidade de quadros por segundos usados no arquivo.

Logo Bloggif

O que é um GIF?

O GIF é um formato de arquivo de imagem que pode ser usado para a criação de imagens estáticas ou animadas.

Seu nome tem origem de uma sigla em inglês: Graphics Interchange Format, que pode ser traduzido como Formato para Intercâmbio de Gráficos.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o GIF não é um tipo de vídeo.

Na verdade, o formato de arquivo junta várias imagens com pouca resolução que são passadas em sequência para dar a sensação de movimento e não possui áudio.

Apesar de ter ganhado popularidade há poucos anos, a tecnologia foi desenvolvida em 1987 pela CompuServe, que criou o formato com o objetivo de economizar banda já que as conexões de internet da época eram bem lentas.

Na época, o tipo de arquivo era popular em sites porque era uma maneira eficaz de substituir vídeos de páginas sem comprometer a qualidade da navegação.

Vale a pena usar GIFs em estratégias de marketing de conteúdo?

É bem comum encontrar usuários de redes sociais e aplicativos de conversas compartilhando GIFs para expressar algum sentimento ou apenas por diversão.

A familiaridade das pessoas com este formato proporciona uma grande oportunidade de desenvolver estratégias de inbound marketing e produzir conteúdo de forma profissional utilizando o formato de arquivo.

Afinal, os GIFs são animados e chamam a atenção dos usuários, são leves e podem ser carregados rapidamente, além de serem uma forma de comunicação universal que transcende a barreira linguística.

Criar animações personalizadas é uma estratégia válida para aumentar a proximidade de sua marca com seu público.

Isso pode resultar no aumento de engajamento e o interesse no conteúdo que está sendo oferecido por sua empresa.

Os GIFs podem ser usados até mesmo em campanhas publicitárias para direcionar o tráfego a vídeos, landing pages ou seu site.

Conheceu boas ferramentas para criar GIFs?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a entender melhor o que é este formato de arquivo e apresentado boas opções de ferramentas para criar GIFs com facilidade.

Se você tem interesse em criar vídeos mais elaborados, com elementos e até mesmo a partir de templates para convertê-los em GIFs, confira os recursos oferecidos pelo editor de vídeo Movavi.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download