Como usar e criar GIFs no Instagram

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Os GIFs são imagens animadas divertidas, expressivas, estão por toda a internet e tem como maior potencial a capacidade de causar empatia. Esta é uma das principais razões que faz com que pessoas amem utilizá-los em diversas redes sociais.

É muito comum ver GIFS no Instagram, afinal, a principal função da rede é o compartilhamento de conteúdo através de imagens e vídeos. Esta é uma ótima maneira de gerar engajamento e aumentar a conexão de marcas ou influenciadores digitais com seus seguidores.

No entanto, muitas pessoas não entendem com funciona o uso deste formato de mídia na rede social. Se você deseja aprender como usar GIFs no Instagram, nos Stories e até mesmo criar suas animações personalizadas, confira o nosso conteúdo.

Crie estratégias de conteúdo profissionais com GIFs

Conteúdos animados e com movimento, como os GIFs, podem ajudar a aumentar o engajamento com seus seguidores e melhorar o desempenho de suas publicações. Se aprofundar nas estratégias para utilização deste formato de conteúdo é uma ótima maneira de alcançar seus objetivos na plataforma.

Se você deseja se especializar no planejamento e estratégias para o Instagram, considere conhecer o curso Estratégia de marca no Instagram .

O que são GIFs?

O primeiro passo para aprender como utilizar GIFs no Instagram é entender propriamente o que eles são.

O nome "GIF" é uma sigla para o termo inglês Graphics Interchange Format, que pode ser traduzido como Formato para Intercâmbio de Gráficos, um formato que pode gerar imagens animadas ou estáticas.

Por mais que o arquivo seja uma categoria de animação, ao contrário do que muitos pensam, os GIFs não são vídeos. Na verdade, são o resultado da junção de diversas imagens em baixa resolução passadas em sequência, criando a impressão de movimento e não possuem áudio.

Este método de compartilhamento de conteúdo foi criado em 1987, para possibilitar o compartilhamento de animações dentro das limitações que a internet oferecia na época. Desde então, o formato de conteúdo conquistou o mundo continue extremamente popular até hoje.

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Vale a pena usar GIFs no Instagram?

É normal encontrar inúmeros GIFs divertidos, fofos e trechos de filmes. O formato já é conhecido e utilizado por grande parte dos usuários da rede social e trazem vantagens para estratégias de marketing de conteúdo.

O formato de mídia é animado, o que pode proporcionar maiores taxa de engajamento com seu público. Além disso, as animações são muito leves e rápidas para carregar, isso implica em anúncios e conteúdos mais efetivos para usuários mobile e pessoas que não contam com uma boa conexão.

Enfim, a utilização dos GIFs é uma maneira descontraída de aproximar marcas aos seus consumidores. Uma forma efetiva de gerar engajamento e retenção de clientes.

Como postar um GIF nos stories e feed do Instagram

Agora que você já entende mais sobre o formato e as vantagens de sua utilização, confira como é fácil começar a utilizar GIF no Instagram.

Publicando GIFs pelo computador ou smartphone

  1. Procure e faça o download do GIF que você deseja publicar. Google Imagens, GIPHY e Tenor são algumas opções para realizar a busca.
  2. Caso a opção de download não esteja disponível, clique em "Compartilhar" e copie o link.
  3. Busque por um site como o ezgif.com ou o convertio.co para converter o GIF em vídeo.
  4. Faça a conversão para o formato .mp4, baixe e publique a partir de sua galeria.

Publicando GIFs através app GIPHY

  1. Abra o aplicativo GIPHY, faça seu login e busque pela opção que você deseja compartilhar no Instagram.
  2. Clique no ícone do Instagram. Caso ele não esteja aparecendo, clique no ícone "+".
  3. Escolha onde você deseja fazer a publicação: feed ou stories.
  4. O GIPHY irá gerar um vídeo a partir do GIF escolhido, o deixando pronto para ser compartilhado.

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7 ferramentas para criar seus próprios GIFs

Além de existirem inúmeros GIFs animados prontos para serem usados na internet, é fácil criar conteúdo personalizado através do formato para expressar sua criatividade. As animações podem ser feita a partir de sequências de fotos, trechos de vídeos e até mesmo gravando com a câmera do seu celular.

Criamos uma lista com as principais ferramentas utilizadas para criar GIFs que podem ajudar a turbinar sua estratégia de conteúdo e o relacionamento com seus seguidores no Instagram.

1. Apowersoft

A ferramenta de criação de gifs da ApowerSoft é uma ótima opção para você que deseja criar gifs a partir de vídeos.

Com ela é possível gravar um vídeo e salvar no formato gif, gravando diretamente a tela do seu computador, além disso você também poderá converter seus vídeos já salvos em formato gif. Ou então, crie uma montagem e salve em gif a partir das suas próprias fotos salvas.

Você também poderá fazer edição nos quadros e também adicionar ou recortar o gif da maneira que você desejar.

Apowersoft gif-Instagram

2. GIPHY

O GIPHY é uma das maiores comunidade de compartilhamento de GIFs e figurinhas animadas, também conhecidas como stickers.

Através de sua versão para computador ou de seu aplicativo é possível criar GIFs a partir de vídeos no YouTube, vídeos salvos em sua galeria ou com a câmera de seu celular.

Estas funções podem ser acessadas na aba GIF Maker, onde é possível colar o endereço de um vídeo no YouTube ou carregar seus próprios arquivos. Então, a ferramenta oferecerá funcionalidades em uma timeline onde é possível escolher a duração, início, fim e criar loops.

Além disso, é possível personalizar seu conteúdo adicionando textos, ícones e figurinhas disponiblizados pelo próprio GIPHY.

Logo da empresa GIPHY

3. IMGFLIP

O IMGFLIP é uma das ferramentas online mais completas para a criação de GIFs animados. Na plataforma também é possível carregar vídeos em sua biblioteca ou utilizar o endereço de vídeos no YouTube para criar animações no formato. Além disso, é possível criar GIFs a partir de sequências de imagens.

A plataforma recomenda a utilização dos formatos .mp4 e .ogg em suas criações, resultando em animações de melhor qualidade. Além disso, é possível escolher a velocidade dos loops, largura e altura de suas animações.

A ferramenta pode ser utilizada gratuitamente, no entanto, o resultado irá apresentar o nome do site. Porém, usuários que gostam e acham a plataforma prática, podem utilizar sua versão paga para criar GIFs sem as marcas.

Logo do site IMGFLIP

4. Photoshop

Quem deseja criar GIFs literalmente do zero, com a possibilidade de um produto final com qualidade profissional pode utilizar o Photoshop.

As versões mais atuais da ferramenta de edição de imagem feita pela Adobe conta com os recursos para criar animações quadro a quadro. Confira abaixo um guia sobre como fazer seus GIFs usando o Photoshop.

  1. Crie um novo arquivo e abra as imagens ou elementos que serão animados.
  2. Clique na aba "Janela", então clique na opção "Linha do tempo".
  3. Duplique e modifique as camadas para gerar movimento.
  4. Organize suas camadas de acordo com o primeiro e o último quadro da animação.
  5. Desative a visualização de todas as camadas exceto a primeira, pois este será o quadro inicial.
  6. Na linha do tempo, ajuste a duração do quadro e marque a opção "Para sempre".
  7. Crie um novo quadro.
  8. Desative a visualização do primeiro quadro e ative a exibição do segundo quadro. Repita o processo até a última camada da animação.
  9. Clique na aba "Arquivo" e exporte seu arquivo no formato desejado.
  10. Para GIFs, escolha a opção o "Salvar para Web", selecione "GIF" e clique em "Ok."
  11. Para exportar uma versão em .mp4, que pode ser compartilhada diretamente no Instagram, clique na aba "Arquivo", então clique em "Exportar", por fim cliquem em "Render de Vídeo".

Logo do software Photoshop

5. Make a GIF

Outra ferramenta interessante de criação de GIFs para o Instagram é o Make a GIF. É possível criar animações na ferramenta através de sequências de imagens estáticas, vídeos salvos no seu computador, links do YouTube e vídeos capturados pela webcam.

O site pode ser utilizado para criar GIFs grátis que duram até 5 segundos, já os usuários que se cadastrarem na plataforma podem criar animações com a duração máxima de 10 segundos.

Logo do site Make a GIF

6. ImgPlay

ImgPlay é um aplicativo que conta com meios simples de criar GIFs através de celulares usando fotos e vídeos. Assim como outras opções da lista, é possível utilizar a câmera dos smartphones para gravar diretamente pelo app.

Também é possível ajustar a taxa de quadros nas animações, usar filtros, inverter a direção da reprodução e compartilhar as criações diretamente do aplicativo.

Logo do aplicativo ImgPlay

7. ezGIF

O ezGIF conta com várias funcionalidades para criar GIFs criativos para o Instagram. A ferramenta suporta uma sequência de até 2000 imagens para produzir uma animação, desde que o tamanho dos arquivos não ultrapassem 6MB.

No site é possível converter vídeos do YouTube ou de sua galeria, redimensionar, cortar, otimizar, adicionar efeitos e textos ao GIF.

Logo do site ezGIF

Como adicionar figurinhas personalizadas do seu negócio nos stories

Além de publicar diretamente as animações nos Stories do Instagram, também é possível utilizar os stickers, figurinhas animadas que podem tornar seu conteúdo mais criativo, divertido e interessante.

Também existe a possibilidade de criar figurinhas animadas para usar em seu conteúdo e disponibilizar para seus seguidores. São ótimas para gerar engajamento e podem até mesmo ser utilizadas como chamados para ação nos stories, como, por exemplo "Arraste para cima" ou "Confira o novo conteúdo no feed".

No entanto, nem todos têm acesso a essa funcionalidade. Para poder criar figurinhas personalizadas é preciso de uma brand account no site GIPHY, uma conta de sua marca verificada pela plataforma.

Se você deseja compartilhar stickers customizados do seu negócio, siga os passos do nosso guia de como solicitar a verificação da conta de sua empresa.

  1. Crie uma conta no GIPHY utilizando o e-mail corporativo de sua empresa.
  2. Complete as informações de seu perfil.
  3. Carregue no mínimo 5 GIFs criados por você ou sua empresa.
  4. Acesse o formulário de inscrição para contas de marca.
  5. Assinale sua candidatura para um canal de marca e confira os termos de serviço para saber se sua solicitação está qualificada.
  6. Preencha o espaço de email com uma conta de email criada no domínio de sua empresa. 1. Escolha o nome de usuário, busque simplificar para que seguidores possam achar seu trabalho.
  7. Preencha seu nome completo em "Contact Name".
  8. No campo "Website" insira o site de sua empresa. Páginas de redes sociais não são válidas para a aplicação.
  9. Em "Social Profile" utilize o endereço de sua principal rede social.
  10. Caso sua marca dese subsidiária de outra empresa, preencha esta informação no campo "Parent Company".
  11. Informe sua localização no campo "Location"
  12. Carregue um avatar para sua conta. O formato pode ser jpg, png ou gif e dever 250 x 250 de dimensão.
  13. Por fim, clique em "Submit Application" e aguarde a resposta do GIPHY no email utilizado para o cadastro.

Quando sua conta ganhar a verificação, será possível pesquisar pelas figurinhas de sua empresa nos stories através do recurso de GIFs do Instagram.

Pronto para turbinar sua estratégia de conteúdo usando GIF no Instagram?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a encontrar novas opções para planejamentos e campanhas através dos GIFs no Instagram.

Caso as redes sociais façam parte de uma estratégia de vendas para gerar tráfego a uma página na web ou uma loja virtual, considere instalar um chat em seu site. Utilizando o JivoChat será possível abordar visitantes com convites proativos e respondê-los em tempo real através do chat online.

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