WhatsApp parou de funcionar? 7 dicas do que fazer

Índice

O WhatsApp atualmente é um dos aplicativos mais essenciais na nossa vida. Com mais de 120 milhões de usuários no Brasil, utilizamos esse aplicativo de mensagem frequentemente no nosso dia a dia, seja para falar com amigos e família, mas também para trabalho.

Seja com o WhatsApp convencional ou com o WhatsApp Business, conseguimos enviar mensagens rápidas graças a sua dinâmica, rapidez e popularidade. Mas, pode acontecer de o aplicativo travar e parar de funcionar.

Existem diversas razões para o WhatsApp não está funcionando, a plataforma pode parar para todos usuários, e essas situações são mais complicadas de resolver. Entretanto, quando é algo mais particular, existem várias formas de fazer o WhatsApp funcionar.

Seja por manutenção do aplicativo, problemas na rede ou problemas no dispositivo utilizado pelo usuário. Se o WhatsApp parou de funcionar, preparamos este guia para te mostrar ações que podem solucionar o problema.

Por que o WhatsApp parou?

Como falamos, existem diversas razões que podem causar falha no WhatsApp. Não é porque o WhatsApp parou de funcionar que saiu uma nova atualização do aplicativo ou uma nova ação judicial.

Tela do WhatsApp com mensagem falando que o WhatsApp parou

Muitas vezes, o WhatsApp parou de funcionar devido a alguma falha na conversa, no aplicativo, ou até mesmo seu smartphone está com algum problema de memória.

Conversas pesadas

Pode acontecer de você receber uma corrente que contenham muitos caracteres ocultos na mensagem, deixando o texto pesado e travando a conversa. Também pode ocorrer de receber muitas mídias de uma vez, como fotos e vídeos, causando falha no WhatsApp.

Caso aconteça isso e seu WhatsApp parou de funcionar, uma solução rápida é fechar o aplicativo e, caso necessário, reiniciar o celular. Pode também apagar a conversa pela tela inicial do WhatsApp sem abri-la ou através do WhatsApp Web.

Excesso de conversas

Acumular muitas conversas, com diversas mensagens, imagens e figurinhas, pode ser outra razão comum para que seu WhatsApp pare de funcionar. Isso acaba ocupando muita memória do celular e do aplicativo.

O WhatsApp parou de funcionar por causa de sobrecarregamento é mais comum do que se imagina. Caso você tenha muitas conversas e não deseja perdê-las, você pode optar por arquivá-las. Veja como:

  • vá ao menu dos 3 pontos verticais no canto superior direito;
  • selecione as “Configurações” do aplicativo;
  • vá em “Conversas”;
  • clique em “Histórico de Conversas”;
  • selecione “Arquivar todas as conversas”.

Dessa maneira essas mensagens deixam de ocupar tanto espaço no aplicativo e no celular, e os travamentos do seu WhatsApp vão parar por algum tempo. Lembre-se de fazer isso sempre que achar que está com muitas mensagens.

Quando entrar na tela principal do WhatsApp você não verá nenhuma conversa, mas quando alguém te mandar mensagem, a conversa deixa de ficar arquivada e aparecerá para você normalmente.

Problema de conexão

Outra causa muito comum que pode fazer seu WhatsApp parar de funcionar é algum problema com a sua conexão. Por isso, verifique se sua rede está funcionando, caso esteja usando WiFi, desligue ela e tente usar o WhatsApp com seu 3G ou 4G.

Se sua mensagem for enviada ao fazer essa troca de internet, talvez seja necessário verificar sua WIFI e analisar se não tem nenhum problema. Também é possível que a internet móvel que você esteja usando tenha acabado.

Pessoa segurando celular com o logo do WhatsApp

Quando estiver na dúvida sobre a sua conexão, entre em outros aplicativos, como o Instagram ou o Facebook. Caso continue sem conexão, provavelmente você está sem internet.

Problemas no App

Caso o motivo do seu WhatsApp parou de funcionar não seja a conexão, então, vale a pena verificar se não tem nenhuma atualização disponível para o aplicativo. Alguns usuários deixam a atualização automática, mas outros preferem fazer manualmente.

Dessa forma, verifique como está a situação do WhatsApp na loja de aplicativos do seu dispositivo. É importante manter sempre atualizado, pois cada atualização traz correções de possíveis bugs.

É muito fácil atualizar o WhatsApp manualmente, para isso, acesse a sua loja de aplicativos, seja ela Play Store ou App Store e busque pelo WhatsApp.

Ao encontrar o aplicativo, veja na interface se tem a opção “Atualizar” caso tenha, clique e aguarde finalizar a atualização.

WhatsApp parou por questões judiciais

Há alguns anos atrás, o WhatsApp chegou a ficar um dia todo sem funcionar devido a questões legais no Brasil. Nesse caso específico, não foi apenas o aplicativo de um usuário, mas do país todo.

Em 2015 e 2015, a justiça brasileira determinou o bloqueio do WhatsApp devido alguns processos que solicitaram acesso a conversas para uma investigação. Entretanto, o WhatsApp é bem rígido nas suas políticas de privacidade.

Por isso, o WhatsApp não liberou as conversas, mesmo em questões legais, então a justiça determinou o bloqueio do WhatsApp. Porém, em pouco tempo o aplicativo voltou a funcionar normalmente.

O WhatsApp parou de funcionar, o que fazer?

Caso seu WhatsApp tenha parado de funcionar e você não consegue abrir, existem algumas soluções que podem melhorar o funcionamento do aplicativo.

Atualização

Como falamos, a atualização do WhatsApp é uma das soluções.

O aplicativo frequentemente lança novas versões, logo, isso pode causar a falha no WhatsApp, basta verificar se existe alguma atualização disponível, caso tenha, faça e acesse novamente o seu WhatsApp.

Reinicie seu dispositivo

Outra forma de solucionar caso seu WhatsApp parou, é reiniciar o dispositivo. Todos os sistemas podem apresentar falhas, então reiniciar o aparelho pode fazer com que alguns problemas no sistema operacional do celular sejam corrigidos.

Limpe os dados do WhatsApp

Quando você utiliza muito um aplicativo, ele cria um arquivo chamado cache, que é uma memória rápida, com ações executadas no dispositivos. Caso você não exclua o cache, ele vai acumulando informações continuamente.

Tela do celular com recorte do icone do WhatsApp

Isso pode ser uma razão para que seu WhatsApp parou de funcionar, pois isso deixa o aplicativo pesado e acaba ocasionando lentidão no seu uso. Confira como limpar a memória cache do seu celular:

  • vá nas configurações do seu celular;
  • selecione a opção de ver todos os aplicativos;
  • procure o WhatsApp na lista e selecione-o;
  • em alguns aparelhos você precisa clicar na opção “Armazenamento”;
  • limpe o cache do aplicativo;
  • se quiser, você pode limpar os dados, mas você irá perder todas as conversas;
  • Mesmo assim não resolver, volte na tela que aparece a opção “Forçar Parada” e selecione-a.

Reinstale o aplicativo

Mesmo limpando os dados, a memória cache e forçando a parada do WhatsApp e o problema persistir, uma opção seria desinstalar e baixar novamente o WhatsApp no seu celular.

Instale outra versão do WhatsApp

Outra solução pode ser instalar uma versão antiga do WhatsApp. Se depois de tudo isso o aplicativo não estiver funcionando, pode ser que seu sistema operacional não esteja interagindo bem com uma nova versão do WhatsApp.

Para fazer a instalação de uma versão antiga do WhatsApp siga os passos abaixo:

  • vá nas configurações do celular;
  • selecione a opção “Aplicativos”;
  • procure pelo WhatsApp e anote a versão está instalada no seu celular;
  • vá até o site APKMirror e pesquise por “WhatsApp”;
  • você verá todas as versões do WhatsApp;
  • veja qual versão é a sua, e selecione uma versão anterior;
  • o site irá te redirecionar para outra página, com as informações do download. Clique na versão que quer baixar;
  • vá até o botão “Download APK”;
  • Assim que instalar, clique em abrir.

Volte às configurações de fábrica

Se ainda assim o WhatsApp apresenta falhas e parou de funcionar, pode ser que o problema esteja no sistema operacional do seu smartphone. Para isso, voltar às configurações originais de fábrica pode ser uma solução. Confira como fazer:

  • vá em configurações;
  • clique em “Fazer Backup e Redefinir”;
  • escolha a conta para fazer o backup de dados;
  • depois vá em “Restaurar Dados de Fábrica” ou “Restaurar Padrão de Fábrica”;
  • selecione “Restaurar”.

Os nomes dos menus podem mudar de acordo com o sistema operacional do seu aparelho, mas geralmente, são bem parecidos.

Fale com o WhatsApp

Outra solução que podemos apresentar se o seu WhatsApp parou de funcionar é através do atendimento do próprio WhatsApp. Nesse caso, entre em contato com o “Fale Conosco” do WhatsApp. Você encontra essa opção e também as perguntas frequentes no aplicativo:

  • clique no menu dos 3 pontinhos verticais;
  • vá em “Configurações”;
  • selecione “Ajuda”;
  • selecione “FAQ” ou “Entre em Contato”.

Selecionando essa opção de contato, você descreve no próprio WhatsApp as dificuldades que tem enfrentado no aplicativo. Existe também um espaço onde você pode inserir screenshots da tela para mostrar o que acontece quando o aplicativo está bugado.

No FAQ você é redirecionado para uma página WEB com todas as perguntas frequentes que eles recebem.

Os temas estão separados como: “Temporariamente Banido”, “Download e Instalação”, “Conta e Perfil”, “Chats”, “Contatos”, “Ligações de Voz e Vídeo”, “Segurança e Privacidade”, “Status” e “Solução de Problemas”.

Outros aplicativos de mensagem

Caso esteja tendo muitos problemas no WhatsApp ou o aplicativo está fora do ar por muito tempo, sabemos que isso pode prejudicar a comunicação nos dias de hoje. Então, é importante sempre ter alternativas.

Elaboramos uma lista com alguns aplicativos de mensagem com os mesmos serviços do WhatsApp para você utilizar quando o WhatsApp parou de funcionar.

Facebook Messenger

O Facebook Messenger pode ser a opção mais prática, pois grande parte dos seus contatos podem estar lá, sem a necessidade de você convidar seus amigos para outro aplicativo.

O serviço de mensagem do Facebook pode ser acessado tanto do seu dispositivo móvel, quanto do computador.

Telegram

O Telegram é o aplicativo de mensagem que mais se aproxima do WhatsApp, porém com alguns diferenciais interessantes, como sua segurança para salvar conversas e mídias, pois o app é baseado na nuvem.

Além disso, o Telegram também permite editar mensagens e adicionar temas às conversas. Sua maior desvantagem é  a popularidade em relação ao WhatsApp, mas pode ser uma saída quando o WhatsApp parar de funcionar.

Viber

Assim como o WhatsApp e o Telegram, o VIber permite você adicionar contatos através do número de telefone salvo no celular. Além disso, com esse aplicativo você pode enviar mensagens de texto, fazer chamadas de áudio e vídeo.

Skype

O Skype é um aplicativo de vídeo chamada que já foi bem popular no Brasil. Mas o que muitos não sabem é que existem diversas funções além das videoconferências. Com o Skype você consegue enviar mensagens de texto, arquivos e muito mais.

O WhatsApp parou de funcionar, aprendeu o que fazer?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a solucionar os problemas quando o WhatsApp parou de funcionar.

Se você está precisando de uma ferramenta para criar link do WhatsApp, não deixe de conferir o gerador de link do JivoChat.

Como hoje muitos dados e informações circulam através do WhatsApp, algumas pessoas maliciosas acabam querendo roubar essas informações. Por isso, conheça nosso artigo para descobrir se você teve seu WhatsApp clonado.

Início Blog Comunicação WhatsApp parou de funcionar? 7 dicas do que fazer
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download