Vantagens de Desenvolver Seu Próprio Ecommerce

Algumas das principais vantagens de se ter um ambiente de vendas online é a versatilidade e o alcance proporcionado. Quando as pessoas pensam em ter seu próprio e-commerce, geralmente pensam em contratar uma empresa ou utilizam uma loja virtual pré-preparada. Neste artigo, vamos explorar uma terceira opção: a criação do seu próprio e-commerce através de ferramentas extremamente flexíveis.

Existem diversas opções para desenvolvermos uma loja virtual. Com as ferramentas certas, é possível criar e administrar lojas virtuais com um esforço reduzido. Alguns exemplos de ferramentas que possibilitam a criação de lojas virtuais avançadas com um esforço reduzido são o WooCommerce, um plugin para o Wordpress que possibilita a criação de lojas virtuais; e o Magento, uma das plataformas para criação e gerenciamento de lojas virtuais mais completas.

Porém, quais seriam de fato as vantagens ao optarmos por desenvolvermos nosso próprio e-commerce ao invés de utilizarmos lojas virtuais pré-prontas?

Possibilidades de personalização

Quando estamos à frente da criação de nossa loja virtual, acabamos tendo mais liberdade para realizar customizações de maneira mais rápida e personalizada. Apesar de a maioria das plataformas de desenvolvimento de e-commerce já virem com uma interface-base, é possível customizar estas interfaces com a intenção de tornar a loja virtual com uma aparência mais próxima ao seu negócio. E, de maneira geral, o processo de personalização não é algo complexo.

Mais agilidade na resolução de possíveis problemas

Quando uma loja virtual apresenta instabilidades ou mesmo períodos de indisponibilidade, os efeitos geralmente são catastróficos, quase sempre terminando na quebra de confiança com os usuários e queda nas conversões de vendas. Por isso, o fato de sermos responsáveis pela plataforma de e-commerce certamente traz mais agilidade no momento de resolução de possíveis problemas, já que nesse caso existe a tendência de diminuição da dependência de fornecedores terceirizados.

Facilidade para extensão das funcionalidades

Quando nós mesmos cuidamos de nossa plataforma de e-commerce, temos mais liberdade para utilizarmos plug-ins e extensões para a plataforma utilizada, tornando a loja virtual muito mais poderosa. Por exemplo: através do marketplace do Magento, podemos ter acesso a diversos plug-ins gratuitos e pagos que oferecem desde funcionalidades como tratamento de questões de SEO até integrações com mecanismos de pagamento.

Custo x benefício excelentes

Geralmente, as diferentes plataformas de e-commerce possuem sua versão gratuita e paga. Mas não pense que você terá vantagens somente se adquirir a versão paga mais cara que existe. No Magento, ainda na versão free, é suportada uma grande quantidade e variedade de produtos. Ainda que algum plugin ou outro que você deseje seja pago, você terá um controle sobre o quanto irá gastar por mês para manter o seu site.

Além disso o Magento já é adaptado para dispositivos mobile, sendo totalmente responsivo. Assim, você não precisa se preocupar nesse quesito e nem gastar muito a mais com isso.

Considerações finais…

Apesar de termos citado o poderoso Magento e o WooCommerce do tão conhecido Wordpress, existem outras plataformas voltadas para esse quesito. Todos eles possuem vantagens bem parecidas, bem superiores ao você já adquirir um e-commerce totalmente pronto.

A utilização dessas plataformas é uma ótima opção de você mesmo conseguir administrar seu e-commerce, sendo altamente confiáveis, por serem constantemente atualizadas com aprimoramentos em desempenho e segurança.

Se quiser conhecer mais a fundo e de forma bem prática o Magento ou o WooCommerce, na plataforma de ensino TreinaWeb existem cursos de ambas, onde você conseguirá analisar qual das versões melhor irá atender suas necessidades e preferências, para que você já comece a iniciar a construção do seu ecommerce do zero. E, o melhor de tudo: você não precisa de nenhum conhecimento prévio.

Início Blog Ecommerce Vantagens de Desenvolver Seu Próprio Ecommerce
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download