Como montar uma loja de produtos naturais [Guia Completo]

atualizado 26 de março de 2024
Tempo de leitura11 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

A preocupação com a saúde e a busca por melhor qualidade de vida está presente no cotidiano das pessoas, com a alimentação sendo uma das principais formas para se atingir esse objetivo.

Com a alta desse nicho da comercialização de produtos naturais, vem atraindo a busca de empreendedores e pessoas que desejam começar um negócio nesse segmento, por isso iremos te mostrar tudo sobre como montar uma loja de produtos naturais.

Se você quer empreender e saber como montar uma loja de produtos naturais, continue com a gente e confira o passo a passo para te ajudar a montar uma loja de produtos naturais.

O que vender em uma loja de produtos naturais

Antes de começarmos a falar sobre como montar uma loja de produtos naturais, vamos te mostrar como esse nicho é bastante amplo. Dessa forma, é possível comercializar quaisquer produtos naturais para consumo ou até mesmo cosméticos.

Os alimentos naturais podem ser frescos, para consumo imediato ou de longa duração, empacotados. Esses produtos oferecem praticidade no dia a dia, servindo de ingredientes para lanches e até mesmo pratos mais elaborados.

Como falamos, não são apenas alimentos naturais que podem ser vendidos em uma loja de produtos naturais. Cosméticos e produtos de beleza são excelentes opções para ampliar o mix de produtos do seu negócio.

Confira uma lista de alguns itens mais procurados e comercializados em lojas de produtos naturais:

  • Chás e ervas;
  • Produtos orgânicos;
  • Óleos;
  • Temperos naturais;
  • Sucos naturais;
  • Shakes;
  • Bebidas à base de soja;
  • Suplementos alimentares;
  • Barras de cereais;
  • Farinhas integrais;
  • Grãos;
  • Alimentos reduzidos na quantidade de gordura trans;
  • Doces reduzidos em açúcar;
  • Sabonetes naturais;
  • Shampoo e condicionador naturais;
  • Óleos para o cabelo e corpo.

Para começar sua loja de produtos naturais, é recomendado vender alguns itens primeiro e ir aumentando de acordo com sua experiência de mercado e do público, além da estrutura da sua loja.

Foto de um mercado de produtos naturais

Quanto custa montar uma loja de produtos naturais?

Quando se trata de começar um novo negócio, a primeira coisa que vem à cabeça de qualquer empreendedor é o valor do investimento. Esse investimento inicial irá definir o tamanho da loja, os tipos de produtos, operação e muito mais. 

Segundo estimativas, o investimento inicial necessário para garantir a abertura e o funcionamento de uma loja de produtos naturais fica em torno de R$50 mil, podendo variar dependendo de diversos fatores.

Por exemplo, caso opte por montar uma loja de produtos naturais física, é necessário investir no aluguel do espaço, na compra de equipamentos e, dependendo, na contratação de funcionários que acaba aumentando o gasto inicial.

Caso prefira investir em uma loja virtual, é necessário levar em consideração o valor de uma plataforma de e-commerce, o gasto com embalagens para envio, um serviço de internet de qualidade, entre outros fatores.

Montar uma loja de produtos naturais virtual ou física?

Quando se pensa em empreender em qualquer que seja o ramo, é normal ficar em dúvida sobre investir e montar uma loja física ou virtual. Pensando nisso, separamos algumas vantagens para cada modelo.

Loja virtual

Montando uma loja de produtos naturais virtual, você terá um menor custo inicial, precisando apenas encontrar uma boa plataforma de e-commerce, com essas plataformas é possível customizar o layout da sua loja virtual do jeito que quiser.

Crie sua loja virtual com a Wix

A Wix por exemplo, é uma plataforma de e-commerce completa com diversos canais de venda e permite você gerenciar sua loja de cosméticos em um painel integrado.

Além disso, conta com uma excelente experiência de vitrine virtual para seus clientes, além de soluções de pagamentos avançadas para facilitar o checkout e uma biblioteca com os mais variados modelos de templates para você otimizar sua loja de cosméticos.

Se você deseja conhecer mais sobre a Wix, confira nossa avaliação completa clicando aqui.

Outra excelente opção de plataforma de e-commerce é a Nuvemshop. Assim como a Wix, é uma plataforma completa, com ferramentas de otimização de logística de entrega.

Além de vendas automatizadas e seguras, soluções de frete conectadas com a plataforma e também uma integração com outros canais de venda como o Facebook e o Instagram.

A Nuvemshop também conta com uma biblioteca de templates com diversos modelos para você customizar e criar sua loja de produtos naturais virtual com a sua cara.

Se você deseja conhecer mais sobre a Nuvemshop, confira nossa avaliação completa clicando aqui.

Outras vantagens interessantes para se montar uma loja de produtos naturais virtual é a facilidade do consumidor poder acessar e realizar uma compra no horário que quiser, sem depender do horário de funcionamento da loja.

Assim como a possibilidade de comercializar com diversos locais do Brasil, através de gateways de frete, permitindo o envio de produtos para outros locais.

Loja física

Já uma loja de produtos naturais física permite uma maior proximidade com o público, possibilitando que seus consumidores vejam e toquem nos produtos. Além de ter o produto na mão na hora, sem depender de um frete, podendo sair da loja com o que comprou.

Dessa forma é fundamental identificar os canais de venda de acordo com o investimento que você pode realizar, seu público-alvo e com os pontos que acha mais relevantes para seu negócio.

Ou seja, a escolha de montar uma loja de produtos naturais, virtuais ou física é totalmente particular, mas saiba da possibilidade de montar uma loja virtual integrada com sua loja física, aumentando a capacidade de vendas.

Como encontrar os melhores fornecedores para uma loja de produtos naturais?

Na hora de montar uma loja de produtos naturais, um dos pontos mais importantes é saber encontrar e escolher os melhores fornecedores. Opte por aqueles que oferecem diferentes produtos, pois seus clientes irão buscar por diversas marcas e mercadorias.

Além disso, existem diversos fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher um fornecedor, como:

  • Distância física;
  • Referências
  • Valor do frete;
  • Qualidade;
  • Capacidade de fornecimento;
  • Preço;
  • Prazo;
  • Formas de pagamento e entrega.

Cuidados com produtos naturais

Se você deseja montar uma loja de produtos naturais existem alguns cuidados que precisam ser tomados, como armazenamento, fornecedores e principalmente legislação da Anvisa.

Grãos

Estoque para produtos naturais

Geralmente, o local de produção de artigos naturais precisa de pouca estrutura, mas garantir que o ambiente de produção e estocagem tenha cuidados de higiene, temperatura e luminosidade adequados.

Existem duas formas de gerir seu estoque, a primeira é ter um ambiente de produção com as condições ideais, criando um ambiente de estocagem com as mesmas condições, ou produzir os produtos de acordo com a demanda dos clientes, sem estocar por muito tempo.

Isso irá depender da forma como irá vender produtos naturais, do volume de vendas e do seu fluxo de produção. Nada impede de começar com um baixo volume de produção e armazenamento, e crescer conforme aumenta a demanda.

Fornecedores

Já falamos um pouco sobre como encontrar os melhores fornecedores de produtos naturais, mas uma dica interessante é procurar trabalhar apenas com fornecedores que sejam devidamente qualificados e certificados pela Anvisa.

Legislação para montar uma loja de produtos naturais

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) conta com normas específicas sobre produtos e alimentos naturais que devem ser seguidas por quem tem a intenção de montar uma loja de produtos naturais.

A Anvisa também orienta sobre as informações que devem constar no rótulo e os dados necessários para a tabela nutricional. Além de seguir essas diretrizes, é fundamental ficar atento ao prazo de validade dos insumos utilizados.

Ao montar uma loja de produtos naturais, atente-se com o manuseio das embalagens e da entrega. Pois, produtos naturais acabam sendo muito perecíveis e isso demanda uma atenção especial.

Por isso, fique atento com o distribuidor de produtos naturais e busque meios de transporte e embalagens adequadas para esse tipo de produto.

Como montar uma loja produtos naturais

Agora que você conhece melhor as necessidades para montar uma loja de produtos naturais e qual o investimento necessário. Sabendo disso, vamos te mostrar dicas de como montar uma loja de produtos naturais. Confira:

1. Elabore um plano de negócio

É fundamental que toda empresa crie um plano de negócios no começo, servindo como um roteiro com todas as etapas e recursos necessários para começar as operações. Para montar o seu, você pode seguir as seguintes questões:

  • Qual é o nome da empresa?
  • Qual é o modelo de negócio?
  • Quais são os canais de venda (loja virtual ou loja física) ?
  • Quais produtos serão comercializados?
  • Quem é o público-alvo?
  • Quem são os concorrentes?
  • Qual é o diferencial da empresa?
  • Qual é o investimento inicial necessário?
  • Como vai funcionar a venda e distribuição dos produtos?
  • Como será feita a gestão financeira da empresa?
  • Qual o plano de marketing para a divulgação do negócio?

2. Legalize a sua loja

Outro passo importante é garantir que sua empresa esteja dentro da lei. Por isso, é fundamental obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para formalizar a sua empresa.

Junto de um especialista de contabilidade, é importante definir o tipo de empresa, podendo se encaixar inicialmente como MEI (Microempreendedor Individual), caso abra um negócio individual e tenha um faturamento de até R$81 mil por ano.

Aprenda como abrir uma MEI, clicando aqui.

Além disso, como citamos acima, é importante estar atento às legislações específicas para montar uma loja de produtos naturais. Isso inclui o alvará de funcionamento emitido pela prefeitura, inspeção e certificação da Vigilância Sanitária, registros comerciais, entre outros.

Também vale a pena destacar que existem normas específicas que se aplicam a esse tipo de loja, como a ABNT NBR 15635:2015 e a ABNT NBR 15842:2010, que tratam dos requisitos gerais de boas práticas de higiene e serviço.

3. Escolha o local

No caso de montar uma loja de produtos naturais física, escolher um ponto de venda é fundamental para o sucesso do seu negócio. É importante procurar uma localização estratégica com grande circulação do seu público-alvo.

Agora para uma loja virtual, você deve priorizar uma plataforma de e-commerce eficiente para criar sua loja. Também existem as opções de marketplaces, que facilitam o início mas podem acabar cobrando algumas taxas.

Além da localização, é preciso pensar também na estrutura de vendas e atendimento da sua loja de produtos naturais. O espaço mínimo ideal gira em média de 60 metros quadrados.

Também é importante pensar em decoração que remetem a qualidade de vida e a natureza, além de um ambiente amplo, arejado e bem iluminado. Já para o mobiliário, ele deve ser disposto de forma que favoreça a circulação dos clientes.

A disposição dos produtos deve ser pensada de forma que evite que os produtos fiquem muito elevados ou muito baixos.

4. Defina seu público-alvo

Outro passo essencial para montar sua loja de produtos naturais é decidir para quem você irá vender seus produtos. É possível mirar em um público-alvo amplo ou atender um nicho de mercado específico.

Como falamos no tópico sobre produtos para loja de produtos naturais, existe uma variedade enorme dentro do nicho.

Mirando em um nicho específico é possível suprir uma demanda não atendida do mercado, o que, normalmente, pode traduzir como sucesso de vendas. Por outro lado, ter um mix de produtos mais amplo facilita o alcance de diferentes públicos.

5. Compre os equipamentos necessários

Independente de você escolher abrir uma loja de produtos naturais virtual ou física, será necessário investir em alguns equipamentos. Mas, o gasto pode ser um pouco menor caso opte por uma loja online.

Para a loja virtual, os principais são:

  • Computador;
  • Gateway de pagamento;
  • Prateleiras para organizar os produtos no estoque;
  • Caixas para enviar os pedidos;
  • Tags com a identidade visual da loja;
  • Impressora para imprimir as etiquetas de envio.

Já na loja física:

  • Computador;
  • Telefone;
  • Máquina de cartão;
  • Balcão de atendimento;
  • Ventilador ou ar-condicionado;
  • Mostruários;
  • Prateleiras e estantes.

Além disso, ao optar por abrir uma loja física é necessário pensar no espaço que será utilizado e incluir os gastos com contas de água, luz, internet, telefone e aluguel no orçamento geral.

6. Contrate pessoas

O número de funcionários vai depender muito do tipo de loja de produtos naturais que você pretende montar. Existem microempreendedores que começam sozinhos com a abertura do MEI e fazem todas as etapas sozinho.

No caso de uma loja de produtos naturais física, é necessário ter, no mínimo, um atendente e talvez uma pessoa no caixa. Até porque, você terá que gerenciar a empresa e cuidar da parte burocrática.

Agora, para loja virtual, é possível ter funcionários responsáveis pela gestão dos pedidos, embalo e entrega dos produtos Quanto maior for a empresa, mais pessoas devem ser contratadas para as posições operacionais e administrativas.

7. Divulgue seu negócio

Agora que você entendeu todas as etapas para montar sua loja de produtos naturais, chegou o momento de divulgá-la e conquistar muitos clientes. Para isso, é fundamental criar perfis e páginas em redes sociais, como Facebook, Instagram, TikTok, etc.

Utilize o video marketing para promover seus produtos e deixar seus clientes, outra estratégia interessante é atrair seu público com marketing de conteúdo com informações relevantes nas redes sociais.

Use o SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) para otimizar seus conteúdos e ficar bem posicionado no Google quando seus clientes pesquisarem por palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

Aprendeu como montar uma loja de produtos naturais?

Esperamos que estas dicas de como montar uma loja de produtos naturais tenha te ajudado a compreender todas as etapas para você montar sua loja de sucesso.

Além disso, é importante saber como montar uma estratégia de vendas na sua loja virtual para que você consiga fazer as primeiras vendas da sua loja de produtos naturais.

Se você está começando a montar seu negócio e quer saber todas as datas que podem ajudar a alavancar as vendas, confira nosso artigo com o Calendário Comercial.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download