Como montar uma loja de cosméticos virtual

Índice

Com os avanços e inovações que o mercado de cosméticos e estética passaram ao longo dos anos, desde técnicas até novos produtos disponíveis no mercado, graças a isso, muitas pessoas acabaram se interessando e sendo atraídas para esse nicho.

O Brasil é o quarto maior mercado de estética do mundo, segundo um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Uma das áreas que podem abrir muitas portas e se transformar em uma fonte de renda é o mercado de cosméticos de forma geral. A possibilidade de empreender e abrir seu próprio negócio acaba sendo muito atrativo.

Se você deseja aprender tudo sobre como montar uma loja de cosméticos, preparamos um artigo completo com dicas para você entender como montar uma loja de cosméticos e perfumaria de sucesso. Confira!

Foto de uma loja de cosméticos com diversos expositores

O que vender na loja de cosméticos?

Antes de começarmos a falar sobre como montar uma loja de cosméticos, vamos te mostrar como esse nicho é bastante amplo. Dessa forma, é possível comercializar quaisquer produtos ligados a bela e higiene pessoal.

Geralmente, lojas de cosméticos comercializam produtos de cuidado com a pele, cabelos, unhas e maquiagem. Para te auxiliar, separamos uma lista com as principais mercadorias em lojas de cosméticos, confira:

  • Esmalte, acetona, lixas e demais produtos para unhas;
  • Shampoo, condicionador, creme de pentear e tinturas para cabelo;
  • Sabonetes para corpo e rosto;
  • Maquiagem, como sombra, pó, rímel, batom etc.;
  • Pincéis para maquiagem;
  • Ceras e cremes para depilação;
  • Itens para salão de beleza, como luvas, toucas e aventais;
  • Perfumes e desodorantes;
  • Espuma de barbear e pós-barba.

Quanto custa para montar uma loja de cosméticos?

O investimento inicial para montar uma loja de cosméticos pequena gira em média no valor de R$5 mil. Entretanto, esse valor pode sofrer diversas variações, já que muitos fatores devem ser levados em conta na hora de montar uma loja de cosméticos.

Por exemplo, caso opte por montar uma loja de cosméticos física, é necessário investir no aluguel do espaço, na compra de equipamentos e, dependendo, na contratação de funcionários que acaba aumentando o gasto inicial.

Caso prefira investir em uma loja virtual, é necessário levar em consideração o valor de uma plataforma de e-commerce, o gasto com embalagens para envio, um serviço de internet de qualidade, entre outros fatores.

Foto de diversos itens de maquiagem

Montar uma loja de cosméticos virtual ou física?

Quando se pensa em empreender em qualquer que seja o ramo, é natural que fique em dúvida sobre investir e montar uma loja física ou virtual. Pensando nisso, separamos algumas vantagens para cada modelo.

Loja virtual

Montando uma loja de cosméticos virtual, você terá um menor custo inicial, precisando apenas encontrar uma boa plataforma de e-commerce, com essas plataformas é possível customizar o layout da sua loja virtual do jeito que quiser.

Crie sua loja virtual com a Wix

A Wix por exemplo, é uma plataforma de e-commerce completa com diversos canais de venda e permite você gerenciar sua loja de cosméticos em um painel integrado.

Além disso, conta com uma excelente experiência de vitrine virtual para seus clientes, além de soluções de pagamentos avançadas para facilitar o checkout e uma biblioteca com os mais variados modelos de templates para você otimizar sua loja de cosméticos.

Templates da Wix

Se você deseja conhecer mais sobre a Wix, confira nossa avaliação completa clicando aqui.

Outra excelente opção de plataforma de e-commerce é a Nuvemshop. Assim como a Wix, é uma plataforma completa, com ferramentas de otimização de logística de entrega.

Além de vendas automatizadas e seguras, soluções de frete conectadas com a plataforma e também uma integração com outros canais de venda como o Facebook e o Instagram.

A Nuvemshop também conta com uma biblioteca de templates com diversos modelos para você customizar e criar sua loja de cosméticos virtual com a sua cara.

Templates Nuvemshop

Se você deseja conhecer mais sobre a Nuvemshop, confira nossa avaliação completa clicando aqui.

Outras vantagens interessantes para se montar uma loja de cosméticos virtual é a facilidade do consumidor poder acessar e realizar uma compra no horário que quiser, sem depender do horário de funcionamento da loja.

Assim como a possibilidade de comercializar com diversos locais do Brasil, através de gateways de frete, permitindo o envio de produtos para outros locais.

Loja física

Já uma loja de cosméticos física permite uma maior proximidade com o público, possibilitando que seus consumidores vejam e toquem nos produtos. Além de ter o produto na mão na hora, sem depender de um frete, podendo sair da loja com o que comprou.

Dessa forma é fundamental identificar os canais de venda de acordo com o investimento que você pode realizar, seu público-alvo e com os pontos que acha mais relevantes para seu negócio.

Ou seja, a escolha de montar uma loja de cosméticos virtual ou física é totalmente particular, mas saiba da possibilidade de montar uma loja virtual integrada com sua loja física, aumentando a capacidade de vendas.

Como encontrar os melhores fornecedores para uma loja de cosméticos?

Um dos pontos mais importantes na hora de montar uma loja de cosméticos é saber encontrar e escolher os melhores fornecedores. Busque aqueles que oferecem diferentes produtos, pois seus clientes irão buscar por diversas marcas e mercadorias.

Por isso, é importante dedicar um tempo para pesquisar sobre os melhores fornecedores da sua região e conseguir preços competitivos. Além disso, é interessante investir em mercadorias-chave para seu negócio no início.

Pois você precisa se atentar em não comprometer todo o orçamento da empresa apenas na compra de produtos. Com isso em mente, antes de começar a comprar, pesquise bem quais produtos geram maior interesse dentro do seu público.

Foto de produtos de beleza

É possível ganhar dinheiro com uma loja de cosméticos pequena?

Respondendo de forma direta, é sim! É possível obter lucro apenas com uma loja de cosméticos pequena, pois a margem de lucro de produtos de beleza costuma ser alta, dessa forma, alguns empreendedores acabam crescendo rapidamente.

O valor de dinheiro gerado pelo seu negócio irá depender diretamente dos produtos que irá comercializar. Ou seja, é preciso analisar as mercadorias para colocar um preço de venda que faça sentido. Normalmente, a margem de lucro pode chegar a 60%.

Tipos de lojas de cosméticos

Você já entendeu que empreender montando uma loja de cosméticos pode ser algo muito promissor, existem 3 modelos de lojas que você pode investir na hora de montar uma loja de cosméticos.

Iremos falar um pouco mais sobre cada uma delas a seguir, com isso será possível entender qual tipo de negócio você pretende abrir e qual encaixa melhor com seu orçamento inicial.

Loja multimarcas

Para começar vamos falar do modelo mais tradicional, que são as lojas multimarcas. Esse tipo de loja de cosméticos é uma excelente opção pois é possível criar seu conceito, colocando produtos específicos para seu público-alvo.

Para investir nesses modelos é necessário um pouco mais de investimento, pois é necessário encontrar um local com um bom fluxo de pessoas.

Quiosque de cosméticos

Outro modelo de loja de cosméticos são os quiosques. Normalmente o investimento nesse modelo é menor do que em uma loja tradicional, e é fundamental encontrar um local estratégico com grande volume de movimentação de pessoas.

Um shopping é um excelente exemplo de local para os quiosques de cosméticos, assim como supermercados, aeroportos, rodovias, etc. Busque locais onde seu público-alvo frequente.

Franquia de cosméticos

Existem modelos de franquia de cosméticos muito consolidado no mercado, por isso outra opção interessante de como montar uma loja de cosméticos é através dessas grandes franquias desse nicho, como:

  • O Boticário;
  • Água de cheiro;
  • Yes Cosmetics;
  • Contém 1g;
  • Entre outros.

Com uma franquia, você não terá preocupações com estoque, além da força da marca por trás pode ajudar com que as pessoas passem a confiar em sua empresa, por mais nova que ela seja.

Devido a popularidade de algumas marcas, quando você inaugura sua loja, provavelmente contará com um bom volume de clientes. Um ponto negativo desse modelo é que você não tem controle total, é necessário seguir um modelo padrão da marca.

Como montar uma loja cosméticos

Agora que você conhece melhor as necessidades para montar uma loja de cosméticos e qual o investimento necessário. Sabendo disso, vamos te mostrar dicas de como montar uma loja de cosméticos. Confira:

Foto de uma loja de cosméticos

1. Elabore um plano de negócio

É fundamental que toda empresa crie um plano de negócios no começo, servindo como um roteiro com todas as etapas e recursos necessários para começar as operações. Para montar o seu, você pode seguir as seguintes questões:

  • Qual é o nome da empresa?
  • Qual é o modelo de negócio (franquia, loja própria)?
  • Quais são os canais de venda (loja virtual ou loja física) ?
  • Quais produtos serão comercializados (maquiagem, pincéis, esmaltes, etc)?
  • Quem é o público-alvo?
  • Quem são os concorrentes?
  • Qual é o diferencial da empresa?
  • Qual é o investimento inicial necessário?
  • Como vai funcionar a venda e distribuição dos produtos?
  • Como será feita a gestão financeira da empresa?
  • Qual o plano de marketing para a divulgação do negócio?

2. Legalize a sua loja

Outro passo importante é garantir que sua empresa esteja dentro da lei. Por isso, é fundamental obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para formalizar a sua empresa.

Junto de um especialista de contabilidade, é importante definir o tipo de empresa, podendo se encaixar inicialmente como MEI (Microempreendedor Individual), caso abra um negócio individual e tenha um faturamento de até R$81 mil por ano.

Aprenda como abrir uma MEI, clicando aqui.

3. Escolha o local

No caso de montar uma loja de cosméticos física, escolher um ponto de venda é fundamental para o sucesso do seu negócio. É importante procurar uma localização estratégica com grande circulação do seu público-alvo.

Agora para uma loja virtual, você deve priorizar uma plataforma de e-commerce eficiente para criar sua loja. Também existem as opções de marketplaces, que facilitam o início mas podem acabar cobrando algumas taxas.

4. Defina seu público-alvo

Outro passo essencial para montar sua loja de cosméticos é decidir para quem você irá vender seus produtos. É possível mirar em um público-alvo amplo ou atender um nicho de mercado específico.

Como falamos no tópico sobre produtos para loja de cosméticos, existe uma variedade enorme dentro do nicho.

Mirando em um nicho específico é possível suprir uma demanda não atendida do mercado, o que, normalmente, pode traduzir como sucesso de vendas. Por outro lado, ter um mix de produtos mais amplo facilita o alcance de diferentes públicos.

5. Compre os equipamentos necessários

Independente de você escolher abrir uma loja de cosméticos virtual ou física, será necessário investir em alguns equipamentos. Mas, o gasto pode ser um pouco menor caso opte por uma loja online.

Para a loja virtual, os principais são:

  • Computador;
  • Gateway de pagamento;
  • Prateleiras para organizar os produtos no estoque;
  • Caixas para enviar os pedidos;
  • Tags com a identidade visual da loja;
  • Impressora para imprimir as etiquetas de envio.

Já na loja física:

  • Computador;
  • Telefone;
  • Máquina de cartão;
  • Balcão de atendimento;
  • Ventilador ou ar-condicionado;
  • Vitrines;
  • Prateleiras e estantes.

Além disso, ao optar por abrir uma loja física é necessário pensar no espaço que será utilizado e incluir os gastos com contas de água, luz, internet, telefone e aluguel no orçamento geral.

6. Contrate pessoas

O número de funcionários vai depender muito do tipo de loja de cosméticos que você pretende montar. Existem microempreendedores que começam sozinhos com a abertura do MEI e fazem todas as etapas sozinho.

No caso de uma loja de cosméticos física, é necessário ter, no mínimo, um atendente e talvez uma pessoa no caixa. Até porque, você terá que gerenciar a empresa e cuidando da parte burocrática.

Agora, para loja virtual, é possível ter funcionários responsáveis pela gestão dos pedidos, embalo e entrega dos produtos Quanto maior for a empresa, mais pessoas devem ser contratadas para as posições operacionais e administrativas.

7. Divulgue seu negócio

Agora que você entendeu todas as etapas para montar sua loja de cosméticos, chegou o momento de divulgá-la e conquistar muitos clientes. Para isso, é fundamental criar perfis e páginas em redes sociais, como Facebook, Instagram, TikTok, etc.

Utilize o video marketing para promover seus produtos e deixar seus clientes, outra estratégia interessante é atrair seu público com marketing de conteúdo com informações relevantes nas redes sociais.

Use o SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) para otimizar seus conteúdos e ficar bem posicionado no Google quando seus clientes pesquisarem por palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

Aprendeu como montar uma loja de cosméticos?

Esperamos que estas dicas de como montar uma loja de cosméticos tenha te ajudado a compreender todas as etapas para você montar sua loja de sucesso.

Se você está começando a montar seu negócio e quer saber todas as datas que podem ajudar a alavancar as vendas, confira nosso artigo com o Calendário Comercial.

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