O que é vídeo institucional? [Guia Completo]

Índice

Atualmente uma das maiores preocupações de muitas empresas é se fazer relevante diante da grande concorrência e do mercado muitas vezes saturado. Além de deixar claro seus valores, posicionamentos, missão e o que oferece de serviço ou procurador.

Por isso, investir em uma forma de comunicação eficiente é fundamental para fortalecer a relação do público com a sua marca. Portanto, produzir um vídeo institucional é uma excelente forma de contar a história do seu negócio e transmitir sua missão, visão e valores.

Um vídeo institucional é como um curta-metragem oficial da sua empresa, muitas vezes utilizado para mostrar os bastidores da empresa, promover produtos e serviços. Um bom conteúdo audiovisual tem o poder de encantar o público e humanizar a marca.

Para te ajudar a entender como criar um vídeo institucional, preparamos este artigo para que você possa engajar sua marca com este tipo de conteúdo e aproveitar todas suas vantagens.

Ilustração de uma pessoa sendo gravada e uma equipe de filmagem

O que é um vídeo institucional?

Como o próprio nome já diz, os vídeos institucionais são produções audiovisuais feitas para apresentar informações sobre determinada empresa, instituição ou marca.

São conteúdos que abordam uma marca de forma mais estrutural, mostrando aspectos como os recursos humanos, a infraestrutura, a logística de operação e produção da empresa e diversos outros aspectos.

Os vídeos institucionais são uma excelente ferramenta para fortalecer a identidade visual e o branding de uma empresa. Além de demarcar o posicionamento no mercado, demonstrando sua missão e valores, os objetivos e sua história.

Podendo ser feita tanto para os funcionários e colaboradores da empresa ou para o público externo. O vídeo institucional pode agregar à marca valores importantes de cunho social, econômico ou ambiental, por exemplo.

Tipos de vídeos institucionais

Os vídeos institucionais se tornaram uma forma de educação, propagação e promoção dos valores, da cultura e da visão empresarial. Isso se dá ao fato do crescente uso e consumo de conteúdos nesse formato.

Dessa forma, os conteúdos em vídeos são grandes aliados na hora de pensar em estratégias de marketing digital, vendas e fortalecimento de marcas. Estimulando a integração de equipes e colaboradores de uma empresa.

Ilustração de um monitor e vários equipamentos de filmagem

Devido a grande versatilidade desse tipo de conteúdo, existem diversos tipos de vídeos institucionais, como por exemplo:

Vídeo de depoimento

O vídeo de depoimento é um tipo de vídeo institucional feito por pessoas reais, podendo ser clientes, funcionários ou membros da sociedade, que gravam depoimentos relatando como a marca ou empresa impactou sua vida.

Quando se pensa em criar conexão da sua marca com seu público, esse tipo de vídeo institucional é um dos melhores.

Vídeo institucional social

O objetivo do vídeo institucional social é reforçar a marca da empresa ao mostrar como suas ações estão impactando na sociedade onde está inserida.

Vídeo institucional cultural

Já neste tipo de vídeo institucional, o objetivo é apresentar os hábitos e valores da empresa, mostrando como a empresa ou marca se porta diante dos valores da sociedade.

Vídeo para endomarketing

O vídeo para endomarketing é uma maneira de apresentar o ambiente interno da sua empresa visando motivar, inspirar e desenvolver seus próprios funcionários. Esse tipo de vídeo institucional é muito comum na hora de divulgar nas redes sociais.

Vídeo institucional animado

Outra maneira de apresentar seu vídeo institucional é através dos vídeos animados, onde é possível apresentar dados, tabelas e gráficos de uma forma mais didática e rica.

Como fazer um bom vídeo institucional

Assim como sua marca ou empresa, seu vídeo institucional será único, porém existem algumas dicas que você pode seguir na hora de criar um bom vídeo institucional. Confira algumas dicas para te ajudar na produção.

Planeje e estabeleça objetivos

O planejamento de um vídeo institucional deve ser cuidadosamente pensado, da mesma forma como qualquer material que você pretende usar em suas estratégias de marketing.

Foto de uma filmadora gravando uma pessoa ao fundo

Então, para começar esse planejamento é fundamental definir bem os objetivos. Já temos em mente que o propósito do seu vídeo institucional é promover a imagem da sua empresa, mas é necessário pensar em um objetivo mais específico.

Por exemplo, é possível focar o vídeo institucional para a promoção dos diferenciais da sua empresa, nos valores e causas, na integração de colaboradores, no reforço de autoridade, relação com os clientes, entre outros.

Defina o público-alvo

O segundo passo é definir quem será o público-alvo do vídeo institucional. É possível produzir vídeos específicos para cada tipo de público. Mas é interessante ter pelo menos um vídeo geral que represente sua empresa para qualquer audiência.

Existem alguns grupos que você precisa considerar na hora de pensar quem você deseja impactar com seu vídeo institucional:

  • Clientes: Buscando identificação com a marca, o vídeo deve transmitir excelência e compartilhar os valores da empresa com os clientes;
  • Colaboradores: Para os funcionários e colaboradores, o vídeo institucional deve gerar a sensação de pertencimento e integração com a empresa;
  • Investidores: Na hora de pensar em seu vídeo institucional, os investidores também devem perceber o valor da empresa e seu potencial de retorno;
  • Parceiros: a reputação da empresa é importantíssima para fechar boas parcerias no mercado, e o vídeo não pode deixar de contemplar esse público;
  • Sociedade: Já para a sociedade, a marca deve focar sua mensagem nos projetos sociais, iniciativas culturais, responsabilidade socioambiental e outras ações que contribuem com a vida da comunidade.

Esses são os principais grupos que você deve pensar na hora de criar um vídeo institucional, e atingir todos com a mensagem certa em um único conteúdo não é fácil. Por isso, sempre priorize alguns grupos na hora de direcionar o conteúdo.

Elabore um roteiro e um storyboard

Para criar um vídeo institucional de sucesso é preciso pensar em um bom roteiro e um storyboard detalhado. O roteiro irá definir as narrações e decupagem de cada cena do vídeo, assim como as trilhas, efeitos sonoros e animações.

Já o storyboard funciona como um guia visual ilustrado, quadro a quadro, que contém as principais cenas do vídeo. Enquanto o roteiro traz o conteúdo do vídeo, o storyboard dá vida ao texto e oferece uma pré-visualização da produção.

Passe uma mensagem clara

Um dos pontos principais do seu vídeo institucional é transmitir a essência da sua empresa sem esforços, para que qualquer pessoa possa compreendê-lo de forma simples. Então, não adianta encher seu conteúdo de informações e no final a mensagem ficar confusa.

Por isso, é fundamental utilizar uma linguagem acessível, tanto visual quanto verbal, e transmitir a mensagem de forma clara.

Conte uma história

Na hora de envolver a audiência com seu vídeo institucional, o storytelling é sua melhor estratégia. Com mídias audiovisuais, você possui todos os recursos criativos para produzir uma boa narrativa: palavras, imagens e sons.

Por isso, criar uma história capaz de se conectar com seu público é fundamental na hora de pensar no seu vídeo institucional.

Tenha uma boa trilha sonora

Para aumentar o engajamento do seu vídeo institucional é essencial pensar e escolher uma trilha sonora. Se couber no orçamento, é possível encomendar uma música original, pensado exclusivamente para o seu vídeo.

Cuide da duração do vídeo

Não existe uma regra específica sobre a duração ideal do vídeo institucional, mas as estatísticas sobre o comportamento do público na internet . Segundo algumas pesquisas, os vídeos mais engajantes do YouTube não passam de 2 minutos.

Ilustração de uma pessoa sendo gravada em uma tela

O conteúdo pode exigir mais tempo, mas a média de duração de um vídeo institucional passa dos 5 minutos.

Invista na captação e pós-produção

Para melhorar a imagem da empresa, a produção do vídeo institucional precisa ser exclusiva e impecável. Por isso, evite utilizar banco de vídeos e invista na captação de imagens e áudios originais para valorizar ao máximo os espaços da empresa.

Além disso, você precisa investir em uma boa equipe de produção, captação, direção, edição e finalização, com equipamentos de áudio e vídeo de qualidade. É fundamental buscar um resultado profissional, que faça jus à imagem da empresa.

Analise os resultados

Depois de finalizar e publicar seu vídeo institucional, também é necessário avaliar os resultados e o retorno obtido. A métrica mais básica é o número de visualizações, mas também mensurar os seguintes aspectos:

  • Taxa de retenção: média de tempo que o público permanece assistindo o vídeo;
  • Taxa de reprodução: número de pessoas que deram play no vídeo em relação ao total de visitantes;
  • Engajamento: comentários, curtidas e compartilhamentos do seu vídeo;
  • Número de assinantes: número de inscritos no canal (no caso do YouTube ou Vimeo).

Essas métricas são o suficiente para avaliar o desempenho do seu vídeo.

Utilize Calls to Action (CTAs)

Outra estratégia interessante para aplicar em seus vídeos institucionais, é implementar as calls to action para incentivar seu público a ação no final do vídeo. Dependendo da plataforma, é possível convidar o usuário a acessar links para outros conteúdos.

Incentivar os usuários a comentar e compartilhar ou indicar mídias sociais da empresa são outras alternativas para que o público acompanhe suas novidades.

Objetivos dos vídeos institucionais

Resumidamente, os objetivos de um vídeo institucional podem variar de acordo com a estratégia de comunicação da empresa ou da marca. Alguns são utilizados para contar a história de uma marca ou de um negócio.

Outros podem ser destinados à transmissão de uma mensagem, ao esclarecimento de conceitos ou à apresentação de mudanças e novidades. Também existem aqueles que dão suporte à equipe de vendas de uma empresa ao apresentar seus diferenciais.

Quando utilizada de forma correta, essa ferramenta permite o alcance de um retorno sobre o investimento, ROI, positivo e faz com que um negócio se destaque entre os concorrentes.

Então destacamos alguns benefícios dos vídeos institucionais que, geralmente, são os motivos que levam as empresas a adotar essa estratégia:

Os vídeos institucionais ajudam a modernizar as marcas

As empresas não podem mais se contentar em marcar sua presença institucional apenas em editoriais. Atualmente no Brasil, em média, cada pessoa consome cerca de 19 horas semanais de conteúdo em vídeo.

Foto de uma filmadora e uma pessoa ao fundo sendo filmada

Humanizar a marca

Através dos vídeos institucionais, as empresas conseguem mostrar seus valores, sua visão e as pessoas que estão por trás do funcionamento. Com isso, é possível aproximar a marca de seus consumidores.

Mensagem mais concisa

Em poucos minutos de vídeo é possível transmitir mensagem que facilita a retenção da atenção do público. Isso funciona principalmente quando é necessário transmitir muitos dados estatísticos ou detalhes técnicos.

Os vídeos institucionais são investimentos a longo prazo

Ao criar um vídeo institucional, uma empresa consegue utilizá-lo por muito tempo, já que as informações tratadas nesses conteúdos mudam com menor frequência. É possível aplicá-los em eventos, treinamentos, palestras e não perdem a qualidade da informação.

Aprendeu o que é vídeo institucional?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a compreender o que é um vídeo institucional e como fazer um conteúdo de qualidade para sua marca ou empresa.

Para você que deseja produzir um vídeo institucional para sua marca, é importante saber se comunicar e se expressar diante do seu público, para isso, conheça nosso artigo sobre o que é oratória.

Início Blog Comunicação O que é vídeo institucional? [Guia Completo]
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download