Instagram fora do ar? Descubra como saber se está offline

atualizado 11 de dezembro de 2023
Tempo de leitura5 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

O Instagram é constantemente atualizado e melhorado, e algumas dessas mudanças podem causar certa instabilidade no serviço da plataforma. Não é incomum usuários entrarem no aplicativo para descobrir o Instagram fora do ar.

Mas como consigo saber se realmente o Instagram está fora do ar ou se é alguma instabilidade em sua conexão ou uma possível incompatibilidade do seu smartphone com o aplicativo?

Não se preocupe, existem algumas maneiras de saber se o Instagram está fora do ar e vamos mostrá-las nesse artigo. Te mostraremos como detectar alguns sinais se o Instagram fora do ar e dicas que podem fazer com que ele funcione. Confira!

Aprenda a aumentar seus resultados no Instagram

Se você quer aprender como usar os Stories do Instagram de forma criativa e aumentar o engajamento do seu perfil com esta e outras funcionalidades da rede social.

O curso InstaBoss é uma das melhores opções para quem deseja aprender de uma vez a transformar seu Instagram em uma conta business, atraente e profissional. Suas aulas abordam desde a criação de uma conta comercial até a elaboração de estratégias para negócios.

Profissionalize seu perfil no Instagram com o curso InstaBoss

Instagram fora do ar: como identificar?

O Instagram não possui nenhuma mensagem clara informando que o Instagram está fora do ar. A ferramenta irá abrir normalmente e publicações que já tinha visto irão aparecer como se nada tivesse acontecido.

O primeiro sinal de que o Instagram pode estar fora do ar está nas publicações que ainda não apareceram, não carregando de forma apropriada. Por exemplo, as legendas podem estar aparecendo, mas a imagem ou vídeo não.

Ou até, se o símbolo de atualização estiver girando sem nada acontecer, isso pode ser um sinal do Instagram fora do ar.

Outro indicativo do Instagram fora do ar são os Stories, caso eles não carreguem, pode suspeitar de que a rede social não está funcionando corretamente.

Um sinal de que o Instagram está fora do ar pode vir de algum site para conseguir seguidor no Instagram. Caso utilize algum aplicativo para ganhar seguidores, eles também não irão funcionar.

Algum desses sinais estão aparecendo? Então veja abaixo 3 dicas para saber se o Instagram está fora do ar.

Mensagem em inglês de erro de conexão com o Instagram

1. O que fazer para descobrir se o problema está no seu aplicativo?

Os exemplos que citamos acima servem tanto para identificar o Instagram fora do ar quanto para conferir se seu dispositivo está conectado à internet, seja pelo Wi-Fi ou utilizando seu plano de dados móveis.

A primeira dica é acessar outras redes sociais ou sites, com exceção do Facebook e do WhatsApp, que pertencem ao mesmo grupo de empresas, e no caso de possível queda, eles também podem estar fora do ar.

O mais indicado é utilizar esses sites ou aplicativos e testar se o problema está na plataforma ou na sua conexão. Caso não carregue nenhum outro site, provavelmente sua conexão está offline.

Além disso, busque deixar o aplicativo do Instagram sempre atualizado. Existe a possibilidade de instabilidade na plataforma e deixar o Instagram fora do ar simplesmente porque o aplicativo não está atualizado.

Para quem usa dispositivos iOS, basta entrar na App Store e verificar se existe alguma atualização disponível. Agora para o Android, abra a Google Play e toque na opção de "Meus apps e jogos" e aparece a lista com os aplicativos que precisam ser atualizados.

Caso o Instagram esteja na lista, simplesmente aperte em Atualizar e espere que seu smartphone faça o resto. Lembre-se, é necessário estar conectado à Internet.

2. Outage Report

Outra alternativa para verificar o Instagram fora do ar é o Outage.Report, apesar de ser um site inglês, ele informa se outros usuários estão passando por problemas para acessar o Instagram ou outras plataformas.

O site exibe um gráfico com horários nos quais foram registrados problemas de acesso ao serviço. Além disso, a plataforma mostra o percentual dos tipos de reclamação, como problemas na atualização do feed, stories, entre outros.

Gráfico do Outage.Report

Entretanto, não existe um indicativo claro de que o Instagram está fora do ar, a ferramenta apenas relata e organiza as reclamações pelo tipo de relatório ou local de onde elas vêm. É possível relatar problemas que esteja sofrendo e ajudar a informar outros usuários.

3. DownDetector

Diferente do Outage.Report, o DownDetector informa se estamos com o Instagram fora do ar, se está passando por alguma instabilidade ou se está funcionando normalmente. A plataforma está totalmente em portugues.

Assim como o Outage.Report, o DownDetector mostra um gráfico com as reclamações registradas pelo usuário no site. Além disso, também é possível ver a situação do Instagram em outros países.

Mensagem no DownDetector se o Instagram está fora do ar

Um diferencial do DownDetector é o histórico com links de periodos nos quais tivemos o Instagram fora do ar. Basta acessar a página e buscar pelo Instagram ou outras ferramentas e identificar se está fora do ar ou não.

Instagram fora do ar: o que fazer?

Infelizmente, não existe muito o que possa ser feito quando o Instagram fora do ar vem da própria plataforma. A única solução é esperar que ele retorne ao normal e evitar a utilização de ferramentas externas.

Caso utilize ferramentas de gerenciamento no Instagram para agendar publicações, reagende as publicações que estiverem programadas. Caso não, as publicações irão falhar e terá que refazer a postagem.

Descobriu como saber se o Instagram está fora do ar?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a identificar o Instagram fora do ar e possíveis soluções para identificar se o problema é na plataforma ou em seu dispositivo.

Se deseja aprender mais sobre como utilizar o Instagram profissionalmente, confira nossa lista com os melhores cursos do Instagram para gerar resultados.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download