Como criar grupo no Instagram [Guia Completo]

atualizado 11 de dezembro de 2023
Tempo de leitura5 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

A Direct Message do Instagram (DM) é uma das funcionalidades mais utilizadas na rede social. Permitindo que você converse com outros usuários através de um chat, seja individualmente ou com mais pessoas e criar um grupo no Instagram.

Além de poder conversar com usuários de forma individual, é possível enviar e receber mensagens de forma prática para todos os membros desse grupo.

Com no mínimo duas pessoas além de você, é possível adicionar e excluir participantes, alterar nome para deixar o grupo mais personalizado e muito mais. Essa funcionalidade é uma excelente solução para quem gosta de compartilhar publicações com os amigos

Mas você sabe como fazer grupo no Instagram para poder conversar e compartilhar publicações com seus amigos? Não se preocupe, preparamos este guia para te ensinar tudo sobre como criar grupo no Instagram.

Aprenda a aumentar seus resultados no Instagram

Se você quer conquistar seguidores e transformar seu Instagram em um negócio rentável, temos a indicação de um curso de Instagram que irá te ajudar a aumentar o engajamento do seu perfil e torná-lo mais atraente.

O curso InstaBoss é uma das melhores opções para quem deseja aprender de uma vez a transformar seu Instagram em uma conta business, atraente e profissional. Suas aulas abordam desde a criação de uma conta comercial até a elaboração de estratégias para negócios.

Profissionalize seu perfil no Instagram com o curso InstaBoss!

Como criar grupo no Instagram

Para criar um grupo no Instagram é muito simples, basta abrir o Instagram e na tela inicial, clicar no botão das DMs (mensagens), localizado no canto superior direito, ou deslizar a tela para a direita.

Em seguida, selecione o botão de nova mensagem, também localizado no canto superior direito, e escolha duas ou mais pessoas que deseja inserir no grupo. Em seguida, clique em "Bate Papo" e comece a conversar no grupo no Instagram.

Captura de tela do Instagram para criar grupo

No grupo no Instagram é possível enviar mensagens de texto, áudios, fotos da sua biblioteca ou tirar fotos na hora, além de compartilhar publicações do Instagram e até fazer ligações e vídeo chamadas.

Com seu grupo no Instagram criado, é possível editá-lo. Para fazer isso, toque no nome do grupo, na parte superior da tela, para acessar as informações. Nessa tela é possível alterar o nome do grupo, escolher tema, gerenciar notificações e visualizar o que foi compartilhado.

Informações do grupo no Instagram

Como criar grupo no Instagram na web

Além do aplicativo, também é possível fazer um grupo no Instagram pelo navegador. Basta entrar no seu perfil e clicar no botão de mensagens, localizado no topo da tela. Escolha a opção de nova mensagem e selecione os participantes que deseja adicionar.

Então, envie uma mensagem para seu grupo. Assim como no aplicativo, também é possível editá-lo selecionando o grupo e clicando no ícone de "i", no canto superior direito.

Como sair do grupo no Instagram

Caso você não queira mais participar de um grupo no Instagram, é possível sair seguindo este passo a passo:

  • Abra novamente o ícone de "i", ou clique no nome do grupo no topo da tela para acessar as informações do grupo;
  • Em seguida, no final da tela, procure pelo botão de "Sair do bate-papo";
  • Confirme a ação, clicando novamente em "Sair" e pronto.

Captura de tela para sair do grupo no Instagram

Quais as vantagens de criar um grupo no Instagram?

Além de poder conversar com seu grupo de amigos, veja outras vantagens de criar um grupo no Instagram, como:

  • É possível reunir pessoas com quem você conversa sobre um mesmo assunto, sem precisar de enviar mensagens separadas;
  • Compartilhar publicações com seu grupo de amigos;
  • Excelente espaço para aproximar amigos distantes;
  • Para colegas de estudos e trabalho, é um espaço para manter alinhamentos e envio de arquivos;
  • É possível adicionar quem utiliza o Messenger.

Escolha os administradores

Após criar um grupo no Instagram, é possível escolher os administradores desse grupo, para que eles tenham as mesmas permissões para adicionar ou excluir participantes e encerrar o grupo caso deseje.

Para fazer isso, basta acessar as configurações do grupo, encontrar o contato e clicar em "Tornar administrador".

Veja as mídias do grupo em um só lugar

Procurando uma imagem ou vídeo que enviaram em um grupo? Uma das funcionalidades dos grupos do Instagram possibilita acessar os conteúdos compartilhados de um jeito bem rápido e prático. Sem precisar rolar a conversa para tentar encontrar essa mídia,

Para encontrar os posts já compartilhados no grupo do Instagram, acesse as configurações do grupo e vá até a seção "Compartilhado" e, em seguida, "Ver tudo". Pronto, agora você consegue procurar o que quer entre as postagens já compartilhadas no grupo.

Como não ser adicionado em grupos no Instagram?

Como mostramos, criar grupo no Instagram possui diversas vantagens. Mas quando reúne várias pessoas estranhas no Direct para divulgar algum produto, pode acabar sendo um incômodo.

Para evitar essas situações, o Instagram permite o bloqueio dessa ação por usuários indesejados, como aqueles que você não segue. Confira como fazer para não ser adicionado em grupos no Instagram.

Para começar, abra as configurações do seu Instagram e clique em "Privacidade", em seguida selecione a opção de "Mensagens". Acesse "Quem pode acionar você a grupos" e selecione a opção "Somente pessoas que você segue no Instagram".

Aprendeu como criar grupo no Instagram?

Esperamos que este passo a passo tenha te ensinado a criar grupos no Instagram da maneira mais simples possível.

Caso você deseja levar sua marca para o Instagram e utilizar a rede social como uma vitrine para seus negócios, confira como criar um Instagram comercial.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download