Criar site Wix: aprenda com o passo a passo

atualizado 22 de março de 2024
Tempo de leitura13 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Criar um site é o ponto de partida para qualquer empresa que deseja fazer negócios na internet ou divulgar sua marca no ambiente digital. Seja um negócio pequeno ou uma empresa grande, contar com um endereço eletrônico é algo muito importante.

Contudo, os custos de criação e manutenção de um site faziam com que empreendedores ficassem receosos quanto ao desenvolvimento de uma página para sua marca. Porém, o que era um trabalho técnico, específico e oneroso se tornou algo acessível.

Hoje, qualquer pessoa pode criar um site, até mesmo usuários iniciantes sem conhecimentos técnicos podem fazer suas páginas em apenas algumas horas. Essa facilidade se deve à popularização dos criadores de sites, plataformas intuitivas que tornam a elaboração de sites algo muito simples.

Uma destas principais ferramentas que tem muito destaque no mercado devido à sua qualidade é o Wix.

O criador de sites é muito prático e amigável com usuários iniciantes. Fazer seu site com a plataforma garante economia e qualidade, pois não será preciso contratar um designer ou um programador, todo o trabalho pode ser feito por você e irá gerar um resultado profissional.

As funcionalidades do Wix simplificam a construção de páginas profissionais através da função de arrastar e soltar. Além disso, é possível encontrar uma grande diversidade de modelos prontos que podem ser usados como o ponto de partida para sua criação.

Se você deseja criar um site no Wix, mas não sabe como começar ou deseja evitar qualquer problema durante a criação, confira o nosso guia passo a passo. Afinal, fazer seu site corretamente desde o começo evita problemas e dificuldades provindas de alterações. Vamos lá?

O que é o Wix?

O Wix é a plataforma de criação de sites profissionais escolhida por mais de 200 milhões de usuários pelo mundo. O Wix oferece tudo o que você precisa para criar, gerenciar e impulsionar sua presença online em um só lugar, seja você proprietário de um negócio, empreendedor, agência ou freelancer.

A plataforma oferece uma infraestrutura de nível empresarial integrada em todos os sites para garantir que sua empresa esteja preparada para crescer e prosperar sempre.

Quem pode criar site com o Wix?

A plataforma do Wix é feita para que qualquer pessoa possa fazer sites e desenvolver seus projetos sem dificuldade. Sua interface é simples e amigável para tornar o processo de criação algo acessível.

Essa filosofia pode ser notada em seus planos de utilização. É possível usar o Wix gratuitamente ou contratar planos premium com valores acessíveis para ter acesso a recursos mais avançados de customização e gerenciamento.

Isso significa que empreendedores individuais, empresas pequenas, artistas, enfim, qualquer pessoa pode fazer um site através da ferramenta.

Passo a passo para criar seu site Wix

Agora que conhecemos melhor o Wix é hora de conferirmos o passo a passo de sua utilização.

O primeiro passo é bem intuitivo. Acesse o site do Wix e clique no botão "Começar" para criar uma nova conta, então. Caso você já esteja registrado, clique no botão "Entrar" no canto superior direito da tela e faça seu login.

Passo 1 para criar site Wix

Insira seus dados para criar uma conta diretamente através do site ou use uma de suas contas do Facebook ou Google para criar o cadastro.

Passo 2 para criar site Wix

Após criar sua conta e fazer seu login, você será recebido por uma página de boas vindas. A plataforma irá fazer algumas perguntas sobre o objetivo do seu projeto, se desejar, responda para que a ferramenta reconheça suas necessidades ou pule esta etapa.

Após responder ou pular as perguntas, você poderá escolher como deseja criar seu site. Utilize o gerador com suas ideias para obter um site lindamente projetado, pronto para negócios e de alta qualidade em pouco tempo.

O Editor Wix oferece uma ampla variedade de templates prontos que podem ser usados como base para suas páginas.

Passo 3 para criar site Wix

Na aba da esquerda, selecione uma categoria relacionada ao seu negócio ou projeto para filtrar melhor os modelos que serão exibidos em sua busca.

Selecione a opção que mais gostou e clique em "Editar" para começar a personalizar seu site. Caso esteja indeciso quanto a que modelo escolher, clique na opção "Visualizar" para conferir uma prévia dos templates.

Passo 4 para criar site Wix

Você será enviado para a página de edição e poderá customizar seu site para que fique com a cara do seu negócio. Através dela é possível configurar os elementos que compõem o site, alterar o tamanho de elementos, adicionar imagens, botões, informações e diversas outras opções.

Além disso, será possível usar algumas funcionalidades diretamente de um menu de itens localizado à esquerda de sua tela. Confira a baixa para que serve cada um destes itens.

  1. Menus e Páginas: através deste item é possível configurar dados de agendamento e adicionar páginas como "Sobre a empresa", "Contato", "Serviços" e "Blog". Através dele é possível a navegação entre páginas durante a ediçã, além de contar com a função de adicionar transições.

  2. Background: é possível definir qual será a imagem ou vídeo que irá ficar de fundo em seu site.

  3. Adicionar: através deste item será possível adicionar uma série de funcionalidades e itens em seu site. É possível adicionar botões com links, elementos decorativos, faixas, texto, imagens, vídeos, blog, eventos, entre tantas outras opções. Através dele também é possível adicionar uma loja virtuall em seu site.

  4. Gerenciador de temas: esta opção permite definir a paleta de cores tema do seu site, além disso, também será possível configurar as fontes e tamanho dos textos aplicados nas páginas.

  5. Gerenciador de aplicativos: este item irá apresentar algumas opções de aplicativos do App Market relacionados ao tema do seu negócio e ao tema escolhido para o site.

  6. Adicionar aplicativos: esta aba irá abrir a versão completa do Wix App Market. Através dele será possível pesquisar por apps com funções importantes para tornar seu site mais prático e útil.

  7. Mídia: é possível usar imagens do acervo gratuito oferecido pelo Wix, importar imagens de suas redes sociais ou carregar imagens e vídeos do seu próprio dispositivo.

  8. Recursos de Negócios Ascend: apresenta recursos para otimização de resultados do seu site. É possível configurar opções de Marketing e SEO, Gestão de Clientes, Finanças, Análises e Performance.

Criar site Wix passo 5

Após finalizar a customização de suas páginas e adicionar as informações do seu negócio ou projeto, publique seu site clicando no botão "Publicar", localizado no canto superior direito da tela.

Criar site passo 6

Após clicar em publicar, uma janela irá aparecer em sua tela. Nela, será possível configurar o domínio do seu site. Caso você opte por uma opção gratuita, selecione a opção "Domínio Gratuito", contudo, o endereço de seu site irá apresentar o texto "wixsite", um indicativo de que seu site não é tão profissional.

Caso você já tenha um domínio registrado, clique na opção "Conecte seu domínio personalizado".

Criar site passo 7

Agora seu site está pronto e já pode ser acessado por qualquer pessoa na internet.

Benefícios de criar site Wix

Confira a seguir os principais benefícios da plataforma e entenda porque vale a pena criar seu site no Wix.

Plano gratuito

É possível usar o Wix de forma completamente funcional e ter um site online sem a necessidade de realizar qualquer tipo de pagamento.

Interface amigável com iniciantes

Um dos maiores motivos do sucesso do Wix é a forma como a plataforma aborda usuários iniciantes e pouco experientes. Sua plataforma é desenvolvida exatamente para este público, se tornando muito fácil de usar. Os recursos de arrastar e soltar, além de outras funcionalidades, permitem a criação de sites profissionais por qualquer um.

Grande variedade de template

O criador de sites conta com um grande acervo de layouts gratuitos feitos por designers profissionais, prontos para serem usados na personalização de suas páginas.

Escolha entre mais de 900 templates de sites gratuitos e personalizáveis que foram estrategicamente planejados e adaptados para cada indústria.

Sites otimizados para mobile

Os temas escolhidos para começar a edição inicial do seu site são otimizados para a visualização em dispositivos mobile. Além disso, o Editor Wix permite a visualização no modo mobile para que o seu site leve em consideração a experiência destes usuários.

Backups automáticos

O Wix gera pontos de backup que garantem a segurança de suas informações, possibilitando a recuperação de sites a qualquer momento.

Diversidade de ferramentas

O criador de sites também conta com uma grande quantidade de funcionalidades para edição, além disso, é possível adicionar apps da Wix App Market para adicionar novas funcionalidades.

Criador de texto com IA

Incorporado ao Editor, a Wix oferece um criador de texto com IA que solicita que você responda algumas perguntas para gerar automaticamente conteúdo personalizado com base em suas respostas.

Ele reconhece o espaço disponível para seu conteúdo e oferece resultados exclusivos e específicos para a indústria para determinadas seções.

Crie seu site com a Wix

Soluções de marketing

Outro destaque oferecido pelo criador de site profissional da Wix oferece ferramentas e soluções de marketing para o seu site, como:

  • Gerenciador de contatos, compras, histórico de fidelidade, assinaturas e pedidos;
  • Integrações e ferramentas de marketing líderes do setor, incluindo Google Ads, Google Analytics, Pixel do Facebook, gerenciador de tags do Google e muito mais;
  • Campanhas de email marketing eficazes para promover sua loja e seus produtos;
  • Formulários personalizáveis para coletar informações de contato e receber pagamentos;
  • Áreas exclusivas para membros e experiências no site;
  • Ferramentas integradas e templates para criar posts e vídeos para redes sociais.

Dúvidas comuns sobre a plataforma

Confira a seguir algumas respostas para as dúvidas mais comuns sobre a criação de sites através da plataforma.

  • É possível usar um domínio que já possuo? Sim. É possível criar seu site gratuitamente e pagar apenas para a transferência de domínio. Para fazer isso basta apenas acessar sua conta e entrar na página "Domínios", então, contrate o plano e insira o nome que deseja usar.

  • Vou precisar contratar um serviço de hospedagem? Não será necessário. Todos os sites criados através do Wix são hospedados pelos servidores da própria empresa.

  • É possível exibir banners de cookies em sites Wix? Contanto que seu conteúdo siga à risca todas as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados), seu site pode ativar a autorização de banners de cookies.

  • É possível aplicar estratégias de SEO e ranquear bem sites Wix? O Wix oferece seus próprios recursos para otimizar seu site. Uma das principais ferramentas é o Wix SEO Wiz, uma funcionalidade que faz alguns questionamentos e de acordo com as respostas irá gerar uma estratégia para melhorar seus resultados em páginas de busca do Google.

5 Dicas para criar um ótimo site e fazê-lo crescer

Após aprender como criar seu site Wix, confira algumas dicas que irão ajudar a manter seu site à frente da concorrência.

1. Conheça seu público

Pesquisar e estudar seu público é um dos primeiros passos que qualquer negócio deve dar antes de tomar uma decisão. Entender o comportamento dos consumidores e o que eles desejam ver em seu site é muito importante.

Entendemos que para muitos empreendedores a contratação de uma empresa de pesquisas é algo que não cabe no orçamento. Portanto, encontre ferramentas acessíveis e faça você mesmo a análise do público. O Google Analytics é uma excelente plataforma para realizar este trabalho.

Ao entender quem acessa seu site e quais são seus desejos, será possível criar conteúdo relevante que atrai sua atenção e aumenta as chances do seu negócio prosperar.

2. Defina uma estratégia

Para desenvolver um site eficiente que gera resultados é preciso saber quais são seus objetivos. Somente visualizando suas metas será possível pensar e criar maneiras para que o seu site possa alcançá-las.

Tenha em mente que não é possível colocar tudo o que você gosta em um site. É preciso entender quais funções, páginas e informações realmente são relevantes e úteis para os usuários. Caso contrário, seu site pode se tornar muito confuso e proporcionar uma experiência ruim aos visitantes.

Antes de começar seu trabalho, procure por referência. Analise o site da concorrência e tente identificar quais são seus pontos fortes e quais são seus pontos fracos, então, aplique este conhecimento no desenvolvimento de suas páginas.

3. Use palavras-chave

As palavras-chave são itens essenciais para que seu público-alvo consiga encontrar seu site na internet. Através delas que os buscadores como o Google irão ranquear seu site e exibi-lo em pesquisas relacionadas ao assunto do seu negócio.

Portanto, invista em técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para fazer com que seu site conquiste o topo das páginas de busca.

4. Crie um blog

O Wix proporciona a oportunidade de criar uma página de blog em seu site. Aproveite! Através do blog é possível criar conteúdo para melhorar sua estratégia de SEO, além de melhorar o relacionamento com seu público, conquistar autoridade e novas oportunidades de negócios.

Porém, é preciso planejamento para saber que tipo de conteúdo interessa seu público e tempo para produzi-lo com qualidade.

5. Mantenha o site atualizado

Por fim, mantenha seu site atualizado. Sempre que alguma informação relacionada ao seu negócio mudar, atualize em suas páginas também. Isso proporciona informações corretas para os visitantes e é algo positivo para os sites de busca, algo considerável em sua estratégia de SEO.

Equipe criando site

Conheça os planos Wix

Considerando criar site com o Wix? Confira a seguir as principais informações sobre seus planos.

Planos pessoais

Os planos pessoais são opções mais simples e básicas criadas para pequenos empreendedores e profissionais autônomos que não usam seu site para fazer vendas.

  • Conexão de domínio: é preciso contratar o plano de conexão de domínio para transferir ou apontar seu domínio já cadastrado. A versão mais simples oferece apenas 500 MB de armazenamento, 1 GB de largura de banda e exibe anúncios dos serviços Wix.

  • Versão Básica: oferece 3 GB de armazenamento, 2 GB de largura de banda, conexão com seu domínio já registrado e domínio grátis por um ano. Além disso, todos os planos a partir deste removem os anúncios Wix.

  • Versão Ilimitada: é um plano que atende a necessidade de empreendedores e freelancer de pequeno porte. Conta com 10 GB de armazenamento, largura de banda ilimitada, domínio grátis por um ano. Além disso, conta com crédito para usar no serviço de direcionamento de tráfego e análise de visitantes do próprio Wix.

  • VIP: é o plano pessoal mais completo. Conta com 20 GB de armazenamento e banda ilimitada. Conexão de domínio e domínio grátis por um ano, resposta prioritária e suporte vip. Também tem crédito para o serviço de direcionamento de tráfego, análise de visitantes e criação de logo.

Planos empresariais

Empreendedores que têm um negócio maior ou desejam criar sua loja virtual precisam de um plano mais robusto para atender suas necessidades. Confira a seguir os planos para negócios.

  • Plano Business Básico: Permite pagamentos online em sua loja, conta com largura de banda ilimitada, 20 GB de armazenamento, conexão de domínio e agendamento de aulas e cursos.

  • Plano Business Ilimitado: permite pagamentos online em sua loja, oferece largura de banda ilimitada, 35 GB de armazenamento, conexão de domínio, agendamento de cursos e análises. Além disso, também oferece crédito para contratação de outros serviços Wix.

  • Plano Business VIP: Permite pagamentos online em sua loja, oferece largura de banda ilimitada, 50 GB de armazenamento, conexão de domínio, agendamento de aulas e cursos, análises de vendas e relatórios. Também conta com crédito para contratação de serviços Wix e conta com respostas prioritárias e suporte VIP.

Preparado para criar seu site Wix?

Criamos o nosso guia para mostrar como qualquer pessoa, mesmo sem experiência na área de design e programação podem criar seu próprio site. Esperamos que o nosso guia tenha apresentado o passo a passo de uma forma compreensível e ajudado você a criar um site Wix.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download