10 Funcionalidades Essenciais Que Seu Ecommerce Precisa Ter

Saiba as funcionalidades essenciais que o seu e-commerce precisa ter para atingir o sucesso!

Você já deve ter se perguntado por que o sucesso da sua marca não cresce junto com o número de vendas ou clientes. Isso é por que esses conceitos são muito diferentes e são abordados de modos distintos. Para vender mais e criar mais clientes você deve ter um estratégia específica, certo? Mas e para alcançar o sucesso da sua marca?

Existem várias ações que você pode tomar para fazer sua loja virtual crescer e vender mais. Mas, além disso, o sucesso da sua marca no mercado também é importante.

Por isso, no post de hoje você vai ficar por dentro de algumas funcionalidades essenciais que o seu e-commerce precisa ter para atingir o sucesso!

1. Plataforma de e-commerce de qualidade

Quando o assunto é o sucesso da sua loja online, é essencial falar sobre a plataforma. Pense só: se a plataforma do seu e-commerce não oferece integrações, templates personalizáveis, categorização de produtos, Cross-selling e Up-Selling, meios de pagamento, Checkout Transparente, diferentes formas de envio e controle de estoque; sua loja dificilmente conseguirá crescer.

Plataformas mal elaboradas ou duvidosas podem gerar uma série de problemas para você e o seu negócio.

Para obter um bom desempenho na sua loja virtual, ter uma plataforma de e-commerce bem equipada é um dos pontos fundamentais. Além de garantir a modernização do seu comércio, ela reduz custos.

A iSET é uma Plataforma de E-commerce completa para criar uma loja virtual que realmente tenha resultados. Aqui, você encontra todos os recursos necessários para criar uma loja do zero ou vender pela internet de forma mais lucrativa!

2. Template e personalização

Para o sucesso da sua loja virtual é preciso que você invista em personalização. É necessário levar em conta funcionalidade do template escolhido, assim como a reação de seus clientes diante dele.

O template é uma funcionalidade muito importante para o sucesso, já que ele é a parte visual do seu site, é por ele que seu cliente identificará sua marca e encontrará o produto que quer comprar. Invista em um layout customizável, leve e organizado, onde você possa escolher as cores, os desenhos e ícones; possa exibir o seu produto de forma eficiente, agregando à experiência de compra e navegação do seu cliente.

Uma das principais vantagens de se escolher um template é a praticidade, pois ele facilita na construção do site, levando em consideração o produto que será vendido. E, além disso, é muito mais barato optar por um template pronto do que encomendar um do zero.

O visual atrativo é muito importante, mas a velocidade e praticidade são detalhes que não podem ser esquecidos. O tempo de carregamento da página, a usabilidade em dispositivos e navegadores diferentes, a facilidade de encontrar ou pesquisar produtos e outros afetam na experiência do cliente, fazendo-o decidir se chegará ou não a comprar algo no seu e-commerce.

Por isso, pense em funcionalidades que deixam sua loja mais rápida, que comprimem códigos da loja facilitando a entrega deles para o navegador ou que possibilitam tratamento de imagens, compactando-as.

3. Marketing, Cross-selling e Up-Selling

O Marketing pode ser o segredo para o sucesso da sua loja. O Marketing aplicado corretamente trás muitos benefícios para o seu negócio, por isso fique atento para essas dicas!

O marketing é um conjunto de estratégias com objetivo de atrair mais consumidores ao negócio, divulgar a marca da empresa e torná-la mais conhecida. Para criar uma estratégia para a sua loja é preciso que você tenha metas e objetivos em mente.

Para saber quais metas serão atingidas, é necessário, antes de tudo, mensurar seus resultados e descobrir se algo está faltando no seu negócio para buscar uma meta realista.

Cross-selling e Up-Selling aumentam o valor da compra dos clientes no seu e-commerce, criando um lucro muito maior! Mas o que são essas funcionalidades?

Cross-selling significa disponibilizar para o cliente opções alternativas de produtos relacionadas ao produto que ele busca. É recomendado que o preço do produto oferecido seja menor ao do primeiro, para que o cliente não pense que a sua loja só quer empurrar um produto qualquer.

Já o Up-selling é apresentar produtos mais gerais que estão uma categoria acima daqueles que foram procurados. Por exemplo, apresentar lençóis para cama King para uma pessoa que procurou recentemente por colchões tamanho King.

É importante que o cross-selling e up-selling sejam feitos se baseando nos hábitos do consumidor e nas suas buscas, senão, o cliente pode ficar insatisfeito.

Funcionalidades Essenciais do Ecommerce com Marketing

4. Categorização

Ao entrar no seu e-commerce, o visitante tem que conseguir encontrar de modo fácil e intuitivo as variedades de produtos que sua loja possui de forma organizada e categorizada, pois ele não tem acesso ao item físico para ver e tocar, então precisa de uma eficiente descrição de produto para ter a certeza das características, funcionalidades e benefícios do que está comprando

Para garantir que alguém encontre um produto no seu site, além de disponibilizar um buscador para que os produtos sejam encontrados de maneira direta, divida suas mercadorias por categoria, isso aumenta a chance de venda e melhora a experiência do internauta.

Para trazer sucesso para a sua loja virtual, apresente um catálogo de produtos organizado e completo. Com opção de zoom, descrições claras e detalhadas e visualização das avaliações.

A descrição de produto é muito importante pois auxilia o cliente no processo de compra, explicando termos e mostrando informações importantes.

É recomendado o uso das palavras-chave mais buscadas pelo seu público e elas devem ser usadas de maneira discreta e correta nas descrições dos produtos.

5. Controle de estoque

Primeiramente, o estoque é o abastecimento de produtos para as vendas, ele é muito importante para uma loja virtual, pois um produto não pode acabar quando é comprado, por isso é necessário fazer o controle deste sempre.

O controle de estoque é o registro do fluxo de entrada e saída de produtos no seu e-commerce, para realizá-lo você poderá optar pela utilização de diversos softwares e planilhas disponíveis atualmente, que são poderosas ferramentas que irão auxiliá-lo bastante na realização desta tarefa de modo prático e organizado. Também existem diversos softwares, tanto gratuitos como pagos.

Para escolher um dessas funcionalidades avalie suas reais necessidades, o tamanho de seu negócio e do seu estoque.

6. Meios de pagamento e Checkout Transparente

Os meios de pagamento simplificam a conexão entre as lojas virtuais com as instituições financeiras, automatizam toda a sequência de finalização de pagamentos, geram boletos, enviam e-mails de confirmação, oferecem painéis e relatórios gerenciais e proporcionam segurança tanto para a loja virtual como para o cliente. Ou seja, são funcionalidades perfeitas para o sucesso do seu e-commerce!

Os meios de pagamentos ou gateways são um intermediário entre os bancos e a sua loja. Eles possuem sistema antifraude proporcionando segurança para todos os lados, trazendo muitos benefícios.

Outra funcionalidade importante e que a iSET possui é o checkout transparente que faz os pedidos virarem vendas, tornando o processo de compra simples e rápida, dando para o visitante uma experiência de navegação fluída e dinâmica, sem que ele precise sair do site.

O checkout envolve uma série de decisões do consumidor — qual a melhor forma de pagamento, em quantas vezes é possível parcelar, o valor do frete e quais tipos de entrega. Por isso, é importante que o cliente tenha segurança e se sinta confortável, assim, pode ser colocado no site, selos de certificadoras que atestam a confiabilidade da página.

Desse modo, as vendas aumentarão juntamente do sucesso da sua loja virtual!

7. Frete e formas de envio

Após escolher quais funcionalidades você vai usar para o pagamento é hora de escolher a forma de envio do produto. É importante ter uma assimilação direta com o Correios, além de ter compatibilidade com os outros serviços oferecidos pela empresa, como SEDEX, PAC e o E-sedex. Para mais informações sobre essas funcionalidades confira nosso post Defina suas formas de frete e envio de mercadorias!

Ter uma loja virtual com várias opções de frete faz com que o cliente se sinta mais bem atendido e incentivado a realizar a compra.

Algumas alternativas são:

Com o crescimento da empresa deve-se avaliar a possibilidade de parceria com transportadoras, de forma a ter descontos para as entregas e diminuir o valor final cobrado do seu cliente.

O sucesso da sua loja também depende de uma funcionalidade para gestão, que ajude a acompanhar os custos do frete e ainda disponibilize a geração de relatórios.

Frete e Logística no Ecommerce

8. Redes Sociais e publicidade

As mídias sociais são uma funcionalidade estratégica para o seu e-commerce e, quando usadas da forma correta, podem trazer muito sucesso para a sua marca!

Cada vez mais lojas virtuais se conectam às redes sociais, e isso tem muitas razões. Com o mercado competitivo é preciso criar um diferencial, e para fazer isso de forma barata, as redes sociais são uma ótima solução.

Ao se dedicar para fazer postagens de qualidade e manter a sua conta ativa, você consegue aumentar a taxa de conversão de visitantes, atraindo-os para sua loja virtual.

Ao se dedicar para fazer postagens de qualidade e manter a sua conta ativa, você consegue aumentar a taxa de conversão de visitantes, atraindo-os para sua loja virtual.

Essas mídias podem ser um bom espaço para vender também, como no Marketplace do Facebook e o Instagram Shopping.

O Facebook Marketplace é gratuito e é possível descobrir e pesquisar produtos à venda em regiões próximas ou buscá-los também por categorias ou produtos específicos. Confira nosso post Marketplace no Facebook: como funciona e como vender nesta plataforma para saber mais!

Com o Instagram shopping você pode colocar preços e links nos posts de produtos que vão encaminhar o visitante diretamente para a sua loja virtual,o que deixa ainda mais fácil e rápida a venda dos seus produtos.

As redes sociais também podem ser uma forma de manter contato com clientes e de fidelizar. A fidelização de clientes é muito importante, assim como trazer novos acessos para a loja, para isso você precisa ter uma boa estratégia para manter o cliente sempre próximo de seu e-commerce.

9. Blog

Mesmo não sendo realmente uma ferramenta de e-commerce, adicionar um blog a sua loja traz vários benefícios.

Dentre eles, ter posição nos resultados das buscas, fazendo do blog uma ótima estratégia de SEO. Além disso também não é necessário um grande investimento para ter um blog ativo, só é preciso postar posts de qualidade e periodicamente.

Outra vantagem de ter um blog corporativo é o contato com as pessoas, ele pode ser uma forma de criar um relacionamento com os seus clientes.. Também existe o fator humanizador, pois o blog pode usar um modo de comunicação pessoal e informal, em vez de uma linguagem culta e chata.

Marketing de Conteúdo no Ecommerce

10. Atendimento

De nada adianta ter uma loja maravilhosa se o seu cliente ter dúvidas e não ter ninguém pra ajudar.

Seu cliente, quando precisa de ajuda, quer uma resposta rápida e prática, por isso entenda o perfil da sua clientela e como ela deseja ser atendida. Pedir que o cliente avalie o atendimento é uma estratégia que melhora a percepção dos consumidores em relação ao atendimento. O feedback é uma ótima maneira de saber onde você precisa melhorar.

Investir no atendimento online pode conquistar mais clientes e atingir seus objetivos, assim como as outras funcionalidades acima citadas. Ele pode acontecer por vários meios, como por e-mail, chat online e telefone.

O e-mail mantém a comunicação direta com seu público e conquistar um alto retorno. Por meio deles você pode fidelizar clientes, enviar ofertas de produtos e serviços e fazer pesquisas de satisfação, e tudo isso gastando pouquíssimo.

O chat online é uma funcionalidade que se destaca ao oferecer um tempo de resposta bem menor em comparação aos outros meios.

O atendimento via telefone é um importante diferencial no relacionamento com os consumidores, ele é um contato mais humano e informal, além de ser mais exclusivo para cada cliente.

Gostou do post? Então, depois de aplicar essas funcionalidades no seu e-commerce, compartilhe nas suas redes sociais!

Além disso, conheça a iSET: somos a primeira plataforma SaaS do Brasil com modelo focado 100% no cliente, o que significa que nosso time de sucesso do cliente acompanha cada etapa do projeto, assegurando que as metas e objetivos estão sendo alcançados, além de oferecermos consultorias de e-commerce e marketing digital inclusas em alguns planos.

Na iSET possuímos lojas de sucesso e clientes satisfeitos além dos mais completos e excelentes recursos e funcionalidades para seu e-commerce finalmente ter resultado.

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2019/09/ 5

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