Como criar uma loja online: top 10 plataformas

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O ecommerce é uma das principais formas de negócio digital, seja para quem já tem um negócio offline e quer crescer ou para quem deseja começar a ganhar dinheiro na internet.

O comportamento do consumidor moderno está completamente ligado ao mundo digital, por isso as vendas online vêm crescendo pelo mundo todo.

Saber como criar uma loja online e estruturar um negócio pode ajudar você a aproveitar todas as vantagens do ambiente digital e gerir um negócio de sucesso.

Contudo, esse processo não é tão simples. Existem vários fatores ligados à criação de um ecommerce que irão ajudar um negócio a crescer e atingir os resultados esperados.

Um desses principais fatores é a plataforma de ecommerce escolhida para fazer negócios.

Se você tem interesse em saber mais sobre como criar uma loja online e descobrir quais são as melhores plataformas para o seu negócio, continue a leitura. Vamos lá?

8 passos para criar uma loja online

Confira a seguir um passo a passo rápido e prático de como criar uma loja online.

1. Defina uma estratégia de negócios

Existem diversas formas de vender pela internet, decidir o melhor modelo para o seu negócio é o primeiro passo.

Conhecer bem os tipos de negócios virtuais que existem irão ajudar avaliar seu orçamento inicial, estoque, fornecedores e parceiros para logística.

Comprar de atacadistas para vender no varejo é uma estratégia que exige mais investimento incial, já que é preciso comprar seus itens e armazená-los.

A vantagem desse modelo é o controle sobre o seu negócio e as inúmeras oportunidades de fazê-lo crescer de acordo com seus objetivos.

Já quem conta com um orçamento inicial limitado pode optar pelo dropshipping. Essa modelo de loja online terceira as operações de produção e as operações logísticas.

Dessa forma, basta criar sua loja online e vender os produtos direto dos fornecedores. Dessa forma, os próprios fornecedores ficarão encarregados de todo o processo de envio aos seus clientes.

2. Escolha os produtos para vender online

Uma dica para quem deseja criar sua loja online e escolher os produtos para vender na internet é fazer uma análise da concorrência.

O mercado digital é muito competitivo e conta com marcas consolidadas, uma forma de ter sucesso é evitar esse tipo de competição e segmentar o público com quem deseja trabalhar.

Busque manter o foco em um nicho específico, oferecendo algum diferencial competitivo para estabelecer sua marca.

Além disso, na hora de escolher um produto, leve em consideração os seguintes pontos:

  • Considere seus hobbies e experiências profissionais
  • Confira quais são os produtos mais vendidos na internet
  • Leia avalições de clientes
  • Busque pesquisas sobre tendências de produtos

Após avaliar esses pontos e pensar em uma lista de produtos, também é importante pensar nos seguintes fatores:

  • Qualidade dos produtos: é importante que a qualidade do produto esteja alinhada com sua marca e a expectativa dos clientes que deseja atingir.
  • ROI – Retorno Estimado do Investimento: coloque na ponta do lápis os custos e precifique os produtos.
  • Envio: busque vender produtos fáceis de enviar, que terão menos riscos de envio.

3. Encontre fornecedores confiáveis

Esse é um passo tão importante quanto escolher os produtos, afinal, a qualidade do que será vendido em sua loja online irá depender diretamente de seus fornecedores.

Portanto, não pense apenas no preço na hora de definir seus parceiros comerciais. Busque fornecedores que entregam no prazo e contam com itens de alta qualidade, sejam eles fornecedores tradicionais ou fornecedores de dropshipping.

Uma forma de fazer esse tipo de pesquisa é participar de exposições do setor em que deseja atuar.

Mas também é possível fazer uma pesquisa detalhada sobre fornecedores na internet.

Confira também nosso artigo com 100 ideias do que vender na internet.

4. Estude e defina seu público-alvo

Ao escolher um mix de produtos e estudar a concorrência é natural que uma noção do público-alvo seja desenhada.

Contudo, estudar e entender bem o perfil desses clientes e criar um perfil de cliente ideal são etapas fundamentais para a estruturação de uma estratégia de marketing.

Com essas informações será possível personalizar sua loja, campanhas e até mesmo produtos para os clientes digitais, que atualmente são exigentes e dão prioridade a experiências personalizadas.

Além disso, caso não entenda bem quem é seu público-alvo, é bem provável que suas campanhas de marketing digital fiquem mais caras e gerem menos resultados.

5. Escolha uma plataforma de ecommerce para criar sua loja online

Agora é hora de escolher a melhor plataforma de ecomerce para criar sua loja online.

Apesar de ser possível criar uma ecommerce do zero, esse processo exige um alto investimento e pode demorar.

Por isso, o recomendado para pequenas empresas e empreendedores iniciantes é usar uma plataforma para criar sua loja de uma maneira prática, rápida e fácil.

Atualmente existem diversas opções no mercado, que vamos conferir com mais detalhes em nosso artigo, que oferecem tudo o que é preciso para gerenciar um negócio de sucesso.

Esses serviços contam com construtores de sites intuitivos e fáceis de usar e diversas soluções para lojas integradas em suas plataformas, como:

  • Opções de pagamento online
  • Modelos de sites prontos
  • Soluções de logística
  • Soluções para gerenciamento de estoque
  • Soluções de atendimento
  • Ferramentas para monitorar dados
  • Ferramentas para gerar relatórios

Caso esteja com dificuldade para escolher um nome para sua marca, confira nosso artigo sobre nomes de lojas para começar.

6. Crie sua loja online

Depois de escolher uma plataforma que oferece as funcionalidades que o seu negócio precisa, por um preço interessante, é hora de fazer sua loja online.

Caso não tenha experiência com design, não tenha medo de escolher um layout pronto para personalizar com a cara de sua marca.

Mas preste atenção para escolher opções responsivas, que sejam fáceis de usar e carreguem rápido.

Então, foque em construir as principais páginas que um ecommerce precisa:

  • Página de produtos
  • Carrinho de compras
  • Checkout
  • Confirmação de pedido
  • Sobre
  • Perguntas frequentes
  • Contato
  • Políticas
  • Envio

7. Conecte um gateway de pagamento em sua loja online

O próximo passo é assegurar uma experiência segura e prática para quem deseja comprar em sua loja.

A forma mais fácil de fazer isso é integrando um gateway de pagamento em seu ecommerce.

Essa ferramenta usa os padrões de segurança PCI e criptografia de dados para proteger os dados confidenciais dos cartões de clientes.

O recurso também impede que sejam processados pagamentos de cartões vencidos e concas encerradas.

8. Faça o marketing da sua loja online

Depois de criar, estruturar e deixar sua loja online funcional, é hora de atrair clientes para comprarem de você.

A forma mais eficiente de fazer isso é criar estratégias de marketing digital com foco em vendas online, como:

  • Otimização de SEO: melhorar seus sites para os mecanismos de busca irá fazer com que mais usuários acessem seu site de forma orgânica, ao encontrarem páginas de produtos no topo dos resultados de buscas.
  • Marketing de conteúdo: o marketing de conteúdo ajuda sua marca a se conectar com o público e ganhar reconhecimento em seu ramo. Busque produzir conteúdos de qualidade onde o foco não é diretamente a venda, mas uma relação de longo prazo com os consumidores para conduzi-los em seu funil de vendas.
  • Marketing pago: as campanhas publicitárias no Google Ads e redes sociais oferecem formas consistentes de atrair tráfego para seu site e aumentar o número de vendas.
  • Email marketing: ao seu usado em conjunto com a estratégia de marketing de conteúdo, o email marketing é uma ferramenta poderosa que pode alavancar sua venda. Mas é importante que sua estratégia já esteja bem definida e que seu negócio tenha uma lista de contatos segmentada.

Top 10 plataformas para criar uma loja online

Confira as melhores plataformas do mercado para criar sua loja online do zero.

1. Wix

O Wix é uma das plataformas de ecommerce líderes de mercado.

Eles contam com um conjunto robusto de soluções que permite adicionar dezenas de milhares de produtos ou produtos ilimitados, de acordo com o plano.

A plataforma também oferece recuperação de carrinhos de compras abandonados e vendas nas redes sociais.

O melhor de tudo é que não preciso conhecimento algum em programação o web design para criar sua loja online, com designs responsivos, otimizados e atrativos.

Planos para negócios com recursos de ecommerce:

  • Business Básico – R$ 29 por mês
  • Business Ilimitado – R$ 39 por mês
  • Business VIP – R$ 69 por mês

*Levantamento de preços no dia da publicação deste artigo.

2. Nuvemshop

A Nuvemshop é uma das plataformas de ecommerce brasileiras com mais destaque na internet.

O serviço permite customizar sua própria loja online a partir de dezenas de modelos profissionais com páginas de categoria, produtos relacionados para cross selling, cálculo de frete automático, ferramentas de busca com filtro e muito mais.

Uma de suas vantagens são as soluções integradas de logística e envio de mercadorias, além das ferramentas de marketing digital.

A plataforma também conta com um aplicativo mobile que permite o acompanhamento completo de sua loja de qualquer lugar.

Planos de ecommerce do Nuvemshop:

  • Plano Começo – Gratuito
  • Plano Essencial – R$ 59 por mês
  • Plano Impulso – R$ 119 por mês
  • Plano Escala – R$ 249 por mês

*Levantamento de preços no dia da publicação deste artigo.

3. Shopify

A Shopífy é uma das maiores plataformas de ecommerce do mundo, com mais de 1,7 milhões de lojas criadas através de sua plataforma.

O serviço oferece como principais recursos a personalização de layouts, carrinhos de compras e checkouts com recursos avançados, painel gerenciamento completo, hospedagem de alta qualidade e app para gerenciar lojas em dispositivos móveis.

Quem optar pelos planos mais avançados terá acesso a relatórios profissionais, contas para 5 membros da equipe e muito mais.

Planos de ecommerce da Shopify:

  • Plano Basic – $19 dólares por mês
  • Plano Shopify – $52 dólares por mês
  • Plano Advanced – $399 dólares por mês

*Levantamento de preços no dia da publicação deste artigo.

4. SITE123

O Site123 é uma plataforma que oferece uma das formas mais rápidas e fáceis de como criar uma loja online.

Usando modelos prontos e estilos com diversas opções de customização, é possível finalizar sua loja em apenas 3 passos.

O serviço conta com um editor de site fácil de usar, páginas otimizadas para mobile, hospedagem gratuita, domínios personalizados e ferramentas de SEO integradas na plataforma.

Planos de ecommerce do Site123:

  • Plano Gratuito – Recursos limitados
  • Plano Premium – $7,80 dólares por mês

*Levantamento de preços no dia da publicação deste artigo.

5. Loja Integrada

A Loja Integrada é mais uma alternativa brasileira de qualidade para plataforma de ecommerce.

O serviço permite criar lojas online rapidamente e oferece vários temas para personalizar sua loja, além de vários aplicativos para adicionar funcionalidades ao seu site.

Ao todo, a plataforma já conta com mais de 2,5 milhões de lojas criadas que não pagam comissão por suas vendas.

Vale ressaltar que a empresa também conta com 3 prêmios: Melhor Plataforma de Ecommerce PME, Prêmio de Inovação Tecnológica e "Excelente Índice de atendimento".

Planos de ecommerce da Loja Integrada:

  • Plano Gratuito – Voltado para testes
  • Plano Crescimento – R$ 59 por mês
  • Plano Aceleração – R$ 99 por mês
  • Plano Escala – R$ 159 por mês
  • Plano Expansão – R$ 239 por mês

*Levantamento de preços no dia da publicação deste artigo.

6. Tray

A Tray também conta com tudo o que é necessário para uma loja online de sucesso.

A plataforma oferece várias opções de personalização, gerenciamento de produtos e clientes, estoque e otimização para páginas de conversão.

O serviço também permite criar banners customizados, programas de fidelidade, cupons de desconto e utilizar vários outros recursos de marketing para aumentar suas vendas.

Planos de ecommerce da Tray:

  • Plano 1 (Disponível apenas para contratação trimestral) – R$ 61 por mês
  • Plano 2 – R$ 99 por mês
  • Plano 3 – R$ 249 por mês
  • Plano 4 – R$ 399 por mês

*Levantamento de preços no dia da publicação deste artigo.

7. Jumpseller

O Jumpseller é uma plataforma muito fácil de usar que oferece uma granded variedade de recursos, como domínio grátis, pagamento local e opções de envio

Através do serviço é possível criar uma loja online com um ótimo custo benefício e sem taxas por transação.

Sua galeria de temas não é tão grande quanto a oferecida por outros itens em sua lista, mas sua variedade e qualidade são boas.

Planos de ecommerce do Jumpseller:

  • Basic – R$ 30 por mês
  • Plus – R$ 60 por mês
  • Pro – R$ 120 por mês
  • Premium R$ 240 por mês

*Levantamento de preços no dia da publicação deste artigo.

8. Webnode

O Webnode conta com ferramentas que focam na acessibilidade, sendo muito intuitivas para criar páginas de blogs, sites corporativos e lojas online.

O serviço atende mais de 40 milhões de usuários pelo mundo nos mais variados nichos de mercado.

Planos de ecommerce do Webnode:

  • Limited – R$ 11,95
  • Mini – R$ 19,95
  • Standard – R$ 39,95
  • Profissional – R$ 66,95 por mês

*Levantamento de preços no dia da publicação deste artigo.

9. Cartpanda

O Cartpanda é mais uma ótima opção para quem deseja vender na internet.

A empresa oferece uma das soluções mais robustas para quem deseja vender produtos físicos e digitais.

Sua plataforma oferece tudo o que é necessário para criar e gerenciar seu negócio online.

O serviço conta com um construtor de loja online, temas prontos, método de pagamento próprio, recursos de checkout, checkout de uma página, botões de compra e venda nas redes sociais.

Planos de ecommerce do Webnode:

  • Light – R$ 4,99 por mês
  • Starter – R$ 127 por mês
  • Premium R$ 597 por mês
  • Advanced – R$ 1.649 por mês

*Levantamento de preços no dia da publicação deste artigo.

10. GoDaddy

Por fim, o GoDaddy é mais uma ótima alternativa para criar uma loja online e vender profissionalmente.

Seu ponto forte é a configuração versátil e fácil das lojas, que permite adicionar 10 imagens por item e um total de até 5 mil produtos.

Além disso o serviço conta com ferramentas de marketing, otimização para SEO, email marketing, sites otimizados para dispositivos móveis e envio para qualquer lugar com taxas fixas ou por peso.

Planos de ecommerce do GoDaddy:

  • Basic – R$ 15,99 por mês
  • Padrão – R$ 24,99 por mês
  • Premium – R$ 36,99 por mês
  • Comércio Eletrônico – R$ 42,99 por mês

*Levantamento de preços no dia da publicação deste artigo.

Aprendeu como criar uma loja online com uma das melhores ferramentas do mercado?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender melhor o processo de como criar uma loja online e apresentado excelentes opções de plataformas de ecommerce para facilitar esse processo.

Caso queira tornar seu negócio ainda mais profissional com uma ferramenta de atendimento completa, dê uma conferida nos recursos que o JivoChat oferece.

O JivoChat é uma plataforma de atendimento digital que conta com telefonia VoIP, chat para sites, chat para redes sociais e aplicativos de mensagem e um CRM.

Dessa forma permite reunir todos seus canais de atendimento e informações e um só lugar.

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