Conta comercial no WhatsApp: o que é? Como criar?

Aprenda a criar e usar sua conta comercial no WhatsApp

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil e em vários outros países. Segundo uma pesquisa realizada pela Statista, são cerca de 500 milhões de usuários diários pelo mundo.

O app já faz parte do dia a dia de muitas pessoas, por conta desta popularidade, empreendimentos de todas as categorias adotaram o aplicativo com um de seus principais métodos de atendimento.

No entanto, sua versão regular não conta com as funcionalidades que um negócio precisa para atender seus clientes com qualidade. Por isso, empresas que desejam otimizar sua experiência do cliente utilizam o WhatsApp Business, uma versão do aplicativo criada especialmente para negócios.

Se você deseja aprender a criar uma conta comercial no WhatsApp, entender melhor o que é esta ferramenta, quais são seus recursos e como utilizá-los para atender melhor os seus clientes, continue conferindo o conteúdo deste artigo.

O que é uma conta comercial no WhatsApp?

A conta comercial no WhatsApp é um recurso para empresas que desejam atender seus clientes através do aplicativo de mensagens.

A empresa Facebook, dona do app, criou o WhatsApp Business para negócios porque a versão padrão do WhatsApp não atende as necessidades de empresas como um canal de comunicação. Ou seja, a versão padrão não conta com os recursos necessários para um negócio atender seus clientes de maneira profissional.

Já a conta no WhatsApp Business oferece tudo o que é necessário para atender clientes da melhor maneira possível, seja tirando dúvidas, oferecendo suporte, vendendo, direcionando pesquisas de satisfação, dando detalhes de um produto, entre tantas outras possibilidades.

Tipos de conta comercial no WhatsApp

Existem três tipos de contas comerciais no WhatsApp Business. Confira as particularidades de cada uma delas.

Conta comercial regular

Esta é a categoria em que todas as contas criadas no WhatsApp Business começam. Através da conta comercial regular é possível acessar as funcionalidades básicas que o aplicativo oferece, além de completar o perfil do seu negócio com todas suas informações essenciais.

Contudo, este tipo de conta não tem a verificação do WhatsApp. Isto significa que não é possível garantir que as conversas feitas através do app estão sendo realizadas com a conta real de uma marca.

Conta comercial oficial

Estas contas são reconhecidas oficialmente pelo WhatsApp, o que atesta seu pertencimento às empresas que estão sendo representadas.

Um diferencial deste tipo de conta é que o nome da empresa junto a um ícone verde irá aparecer nos cabeçalhos de conversas com clientes utilizando o aplicativo padrão, mesmo sem ter o número da empresa em questão adicionado em sua lista de contatos.

Conferir se uma conta é realmente oficial é algo simples. Basta ver se ao lado do nome da empresa, no cabeçalho das conversas, consta um ícone verde.

As mensagens automáticas, que podem ser utilizadas no primeiro contato com consumidores também são um diferencial.

Além disso, empresas com grandes equipes de atendimento e precisam de mais funcionalidades em seu chat podem utilizar o WhatsApp Business API para integrá-lo com plataformas de atendimento mais completas.

Conta comercial confirmada

A conta comercial verificada conta com todos os recursos já oferecidos pela conta comercial regular. Este tipo de conta se diferencia por um ícone cinze de verificação que fica ao lado do número vinculado.

Porém, o símbolo cinza não serve como uma maneira de garantir que a marca é verdadeira, como o selo verde de verificação.

O que é preciso para conseguir o selo de verificação?

O selo verde de verificação é uma maneira de assegurar segurança e credibilidade aos clientes que serão atendidos através de sua conta comercial no WhatsApp. Porém, a verificação não depende dos usuários.

Os critérios e os métodos para ganhar o selo de verificação não são divulgados pela empresa. Contudo, é possível solicitar uma verificação através do suporte oficial.

Celular com o ícone do WhatsApp Business em sua tela

Como migrar ou criar sua conta comercial no WhatsApp

Gostou da ideia de utilizar WhatsApp como um de seus principais canais de atendimento e deseja criar sua conta para melhorar o relacionamento com seus clientes?

Confira abaixo o guia para migrar e criar uma conta comercial no WhatsApp Corporativo. Caso seu número já esteja sendo usado por uma conta na versão padrão, faça a migração seguindo todos os passos do nosso guia. Caso seu número seja novo e esteja disponível, comece a partir do item 5.

  1. Acesse o aplicativo padrão do WhatsApp em seu dispositivo.
  2. Toque no ícone de três pontos verticais e então toque em “Configurações”.
  3. Toque em “Conversas” e então em “Backup de conversas”.
  4. Configure seu login no Google Drive e então toque em “Fazer Backup”. Esse procedimento te ajuda a garantir que não perderá qualquer contato ou mensagem durante a migração de sua conta para o perfil comercial no WhatsApp Business.
  5. Baixe o aplicativo WhatsApp Business em seu smartphone através da Google Play para Android ou App Store para iOS.
  6. Abra o aplicativo e toque em “Concordar” e continue para que ele tenha as permissões necessárias para funcionar corretamente. Será necessário o acesso aos seus contatos, fotos e arquivos.
  7. Insira o número de telefone que será utilizado em seu perfil no WhatsApp corporativo.
  8. Será preciso aceitar a migração do número, caso ele já esteja cadastrado na versão padrão do aplicativo.
  9. Toque em “Continuar” e insira o código que receberá diretamente em seu dispositivo para confirmar a sua conta.

Após seguir as instruções, sua conta comercial estará criada. Finalize o processo preenchendo os campos de informações com os dados mais atualizados sobre o seu negócio e seu perfil estará pronto para oferecer atendimento aos seus consumidores.

A conta comercial no WhatsApp é grátis?

O WhatsApp Business é um aplicativo grátis, mas algumas de suas funções só podem ser acessadas com pagamento.

Um dos maiores exemplos é a integração do app com o Facebook. Quem utiliza o serviço pago pode divulgar sua empresa na rede social e será capaz de redirecionar o anúncio para uma conversa com a conta comercial no WhatsApp.

A função conta com uma versão gratuita, no entanto, as empresas precisam responder às mensagens em menos de 24 horas ou taxas para a conta comercial serão cobradas.

Conheça os recursos da conta comercial no WhatsApp

A conta comercial no WhatsApp conta com tudo que o aplicativo padrão oferece, mas também apresenta recursos exclusivos. Estas funcionalidades foram desenvolvidas exclusivamente para que empresas possam melhorar a qualidade do seu atendimento através do WhatsApp.

Confira a seguir quais são estas ferramentas exclusivas no WhatsApp Business e saiba como utilizá-las para atender melhor e superar suas metas.

Perfil de empresa

Através do WhatsApp comercial é possível disponibilizar os principais dados de sua empresa para qualquer cliente que confira seu contato.

Desta maneira, os consumidores poderão acessar informações relevantes sobre sua loja com muita facilidade. Através do perfil, é possível informar seu horário de funcionamento, seu site, localização de sua empresa e até mesmo um catálogo de produtos.

Contar com um perfil de empresa completo é uma maneira eficiente de disponibilizar as principais informações do seu negócio para que clientes possam tirar suas próprias dúvidas, tornando o atendimento mais dinâmico e economizando o tempo para responder perguntas mais simples.

Etiquetas

As etiquetas são um recurso bastante utilizado nas plataformas de CRM. Através delas, é possível configurar etiquetas de diferentes cores e nomes com o objetivo de organizar conversas por categoria de cliente ou por assunto.

Através do seu uso, sua equipe de atendimento pode contar com indicadores e lembretes para identificar o progresso na jornada de compra de um cliente. Desta maneira, etiquetas customizáveis podem ser criadas para dar sequência a uma conversa.

É possível criar marcações como “Dúvidas”, “Responder” ou “Aguardando produto” para dar retorno a um cliente.

Respostas automáticas

Com a conta comercial do WhatsApp Business é possível configurar respostas automáticas para fornecer informações básicas para seus clientes. Mensagens de boas-vindas, informando sobre uma promoção ou avisando seus clientes que você está fora do horário de atendimento são alguns dos usos mais comuns.

Esta é uma maneira prática de evitar a frustração dos clientes que esperam respostas em tempo real, pois, ao informar o horário em que o atendimento irá tomar sequência, sua expectativa estará alinhada com o atendimento oferecido.

Contudo, tome cuidado para não tornar seu atendimento artificial ao exagerar na quantidade de mensagens automáticas e ferir a experiência do cliente. Por mais que elas sejam úteis para tirar dúvidas simples e direcionar o atendimento, os clientes preferem ser tratados de maneira personalizada.

Respostas rápidas

A função “Respostas rápidas” permite que os usuários do WhatsApp Business tornem seu atendimento mais ágil e prático através de atalhos para frases prontas que podem ser personalizadas.

Mensagens que detalham as informações de um produto, ensinam algum processo de suporte, falam sobre o horário de funcionamento ou explicam sobre o método de pagamento podem ser configuradas através de atalhos rápidos.

Uma dica para criar boas respostas rápidas é encontrar as dúvidas mais comuns entre seus clientes e preparar respostas que podem ser utilizadas diversas vezes através deste recurso.

Se você já tem uma conta comercial no WhatsApp, mas ainda não sabe como utilizar este recurso? Siga as instruções abaixo e comece a utilizar as respostas rápidas.

Configure suas respostas rápidas da seguinte maneira: 1. Toque em “Mais opções” (ícone de três pontos), toque em “Ferramentas comerciais” e em “Respostas rápidas”. 1. Toque em “Adicionar” (ícone de +). 1. Escreva a mensagem de texto ou arquivo de mídia que será utilizado na resposta rápida. 1. Escolha o atalho de teclado. 1. Defina a palavra-chave que irá auxiliar e encontrar a resposta rápida, uma maneira de facilitar sua organização ao usar diversas opções. 1. Toque em salvar.

Para utilizar suas respostas rápidas, siga os passos: 1. Abra uma conversa. 1. Na caixa de texto, digita uma barra (/) seguida pelo atalho da resposta rápida desejada. 1. Selecione a resposta rápida e a caixa de texto será preenchida automaticamente. 1. Caso seja necessário, edite sua mensagem. 1. Toque em “Enviar”.

Estatísticas

Uma das grandes ventagens de utilizar uma conta comercial do WhatsApp é o acesso às estatísticas. Através deste recurso é possível analisar informações essenciais para acompanhar o resultado de suas campanhas e a efetividade do seu atendimento.

Os dados disponibilizados são: mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas.

WhatsApp Business API: o que é?

Para compreendermos o que é a API do WhatsApp, primeiro precisamos entender o que este termo significa.

API ou Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicações na tradução literal), é o conjunto de informações que um software precisa oferecer para ser integrado, acessado ou utilizado por outros programas, sistemas ou aplicativos.

A API do WhatsApp Business é um sistema que permite aplicativos, serviços ou sistemas de terceiros tenham acesso às funcionalidades e recursos do aplicativo de mensagens,

Ela foi criada para que usuários integrem o WhatsApp comercial às suas plataformas de atendimento online aumentando sua capacidade de atendimento.

Para que serve a API WhatsApp?

O principal objetivo desta API é otimizar os resultados da comunicação de empresas com seus clientes.

Através dos recursos disponibilizados por provedores, é possível contar com soluções para atendimento ao cliente, gestão de permissões e acesso, notificações, marketing através do WhatsApp, modelos de mensagens prontas e chatbots para WhatsApp.

Isto significa que será possível enviar e receber mensagens no WhatsApp através da plataforma de comunicação utilizada em sua empresa.

No entanto, WhatsApp API é fornecida de maneira limitada através de uma prévia disponível publicamente. A recomendação do Facebook, dona do aplicativo de mensagens, é utilizar um dos provedores globais aprovados pela empresa.

Deseja se aprofundar neste assunto? Confira também nosso artigo API WhatsApp: tudo o que você precisa saber.

Ícone da API do WhatsApp

Principais benefícios de utilizar uma conta comercial no WhatsApp para seu negócio

Migrar da versão pessoal para uma conta comercial no WhatsApp é grande passo em direção a um atendimento satisfatório para seus clientes. Confira as vantagens que utilizar a ferramenta profissional de comunicação pode trazer para o seu negócio.

Mais informações sobre seus clientes

É possível avaliar o relacionamento da sua marca com os clientes através das informações sobre mensagens enviadas, recebidas e lidas. Conferindo estes dados e criando relatórios é possível se sua comunicação está sendo efetiva ou não.

Um canal de comunicação extra

Disponibilizar o WhatsApp como um canal de comunicação em seu negócio agrega valor ao atendimento oferecido por sua empresa. Com a nova opção, o público que prefere se comunicar através do chat irá se sentir mais a vontade para entrar em contato com sua empresa.

Através das conversas em tempo real e o atendimento personalizado, sua marca poderá estreitar seu relacionamento com estes clientes.

Simplificação das vendas

O uso do WhasApp Business proporciona a desburocratização do atendimento, das compras e contratação de serviço.

Ao entrar em contato com sua empresa através do chat, a jornada de compra poderá ser simplificada através do atendimento que irá tirar dúvidas e direcionar os clientes a fechar negócio da maneira mais simples e rápida possível.

10 dicas para atender bem no WhatsApp comercial

A conta comercial no WhatsApp disponibiliza uma variedade de ferramentas para otimizar suas estratégias de marketing digital e comunicação online. Porém, é preciso entender como a plataforma funciona e saber utilizar suas ferramentas para alcançar os melhores resultados de atendimento com seus clientes.

Se você deseja utilizar o WhatsApp Business de maneira otimizada para fidelizar seus clientes e vender mais, confira algumas dicas que podem ajudar você a alcançar estas metas.

1. Saiba quem é seu público

Levantar informações relevantes para saber quem é seu público-alvo é um dos primeiros passo para criar uma estratégia de sucesso, seja ela criada para o WhatsApp ou outros canais de comunicação.

Uma das melhores maneiras de comunicar-se efetivamente com seu público é criar uma persona e planejar comunicação diretamente para ela.

2. Mantenha um perfil de empresa completo e atualizado

Manter o perfil de sua conta comercial no WhatsApp completo é importante para que os consumidores possam consultar informações básicas e relevantes sobre o negócio.

É muito importante manter estes dados atualizados para não criar confusões e prejudicar a experiência do cliente.

Lembre-se sempre de fornecer seu site, email, descrição da sua empresa, o que ela oferece e sua localização.

3. Planeje suas mensagens

Enviar mensagens de maneira desorganizada, sem planejamento não irá trazer resultados expressivos e pode até mesmo afetar negativamente os seus clientes. Defina uma estratégia e trabalhe de acordo com estas diretrizes.

4. Responda com rapidez

As respostas em tempo real constituem a maior vantagem do chat online. Esta é a característica que torna o chat o canal de atendimento preferido dos clientes.

Por isso, durante o horário comercial, é preciso garantir que os responsáveis pelo atendimento enviem e respondam às mensagens de clientes com muita agilidade. Porém, também é necessário assegurar um padrão de qualidade mesmo nas mensagens enviadas com rapidez.

5. Crie um link direto para o WhatsApp

Criar um link direto para o WhatsApp comercial da sua empresa é uma ótima maneira de direcionar consumidores atingidos por anúncios e campanhas para uma conversa através do chat.

Um recurso disponível na criação de link é deixar uma frase pronta para as pessoas que clicarem no link possam iniciar uma conversa.

Utilizar estas frases prontas é uma maneira muito eficiente de identificar de qual canal cada cliente veio. Desta maneira, será possível ter o controle dos resultados de investimentos em cada canal onde sua empresa publicou anúncios.

6. Linguagem

É muito importante falar a mesma linguagem que o seu cliente, principalmente através conversas nos chats online onde a comunicação geralmente é mais descontraída.

Ao levantar dados sobre seu público e criar as personas que seu negócio irá utilizar, defina um padrão de linguagem para sua equipe utilizar durante os atendimentos.

7. Atendimento personalizado

Utilize as informações disponíveis sobre seus clientes e seus históricos para proporcionar atendimentos personalizados, onde as dores e desejo de cada consumidor são levados em consideração.

Busque saber quais produtos foram adquiridos por um cliente, para saber qual é a melhor sugestão para sua próxima compra. Os mantenha atualizados sobre pedidos e envio de mercadorias. Por fim, lembre-se sempre de realizar o pós-venda para fidelizar seus clientes.

8. Crie listas de transmissão

Os grupos na versão pessoal do WhatsApp não são muito utilizados com fins comerciais por não contarem com recursos relevantes, necessitarem de moderação e exporem o contato dos integrantes do grupo.

A conta comercial no WhatsApp conta com uma solução para que as empresas possam enviar mensagens para diversas pessoas ao mesmo tempo: a lista de transmissão.

A partir deste recurso é possível criar diferentes listas para várias categorias de leads e enviar mensagens personalizadas para perfis classificados por suas características ou etapa em seu funil de vendas.

9. Faça pesquisas de satisfação

Uma das melhores maneiras de avaliar com clientes enxergam sua empresa é a implementação de pesquisas de satisfação.

Através delas é possível entender sobre a ótica dos consumidores quais são aspectos do seu negócio que precisam de melhorias.

Várias métricas diferentes podem ser adquiridas através dos vários tipos de pesquisas, desde a probabilidade de indicar sua empresa para amigos ou familiares com o NPS até uma pontuação que mede o esforço dos consumidores para adquirirem seus produtos ou serviços.

Inclua este recurso na sua estratégia, escolha o melhor momento para enviar as pesquisas aos seus clientes e avalie os resultados para definir quais problemas precisam de soluções urgentes.

Uma dica para avaliar a satisfação do atendimento é enviar as pesquisas durante o encerramento de uma conversa. Desta maneira, os clientes poderão avaliar o atendimento que acabou de acontecer.

10. Integre seus canais de atendimento com o WhatsApp

Como já conferimos, a API do WhatsApp permite a integração do aplicativo com outros canais de atendimento mais completos que oferecem soluções profissionais para chat online.

Fazer esta integração é uma forma de centralizar os canais de atendimento de uma empresa em um só lugar, tornando o trabalho dos operadores mais prático ao possibilitar que conversas possam ser transferidas e que a conta comercial do WhatsApp seja acessada por diversas pessoas, possibilitando vários atendimentos simultâneos.

Empreendedores que desejam fazer a integração dos seus canais de atendimento, mas não tem conhecimentos técnicos sobre API podem ficar tranquilos. Existem várias ferramentas profissionais de atendimento que já oferecem a integração com o WhatsApp Business, o JivoChat é uma delas.

Celular com uma conta comercial do WhatsApp Business

Pronto para começar a usar uma conta comercial no WhatsApp?

Esperamos que nossas dicas e informações tenham ajudado a criar sua conta e começar a utilizar o WhatsApp comercial. Lembre-se sempre, para alcançar os melhores resultados, além de utilizar as ferramentas certas, é preciso manter um alto padrão de qualidade no seu atendimento.

Caso você tenha interesse na integração simplificada do WhatsApp Business com uma plataforma profissional de atendimento, conheça o JivoChat e aproveite recursos que podem ajudar a vender cada vez mais.

2020/10/12

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