API WhatsApp: TUDO que você precisa saber

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Atualmente o WhatsApp já conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente em todo o mundo. Já no Brasil, são mais de 120 milhões de pessoas que utilizam o aplicativo para se comunicar com outras pessoas e até mesmo empresas.

Devido a essa popularidade, este canal se tornou uma ferramenta indispensável aos negócios, tendo várias empresas aderindo ao atendimento via WhatsApp

Por isso, pensando em aumentar o uso do WhatsApp no ramo de empresários, o Facebook lançou o aplicativo WhatsApp Business, uma versão focada em atender pequenas empresas e empreendedores.

E depois de algum tempo foi lançado o WhatsApp Business API, ou WhatsApp Business Solution, um serviço que ajuda as empresas de vários portes a escalarem o atendimento pelo aplicativo através de uma conta comercial.

Para te ajudar a entender como o API WhatsApp pode ser um grande aliado da sua marca, também explicaremos o que é esta ferramenta e como ela pode te ajudar a melhorar a relação com seus clientes e potenciar seus resultados.

Por que considerar o WhatsApp em minhas estratégias?

Mas antes de falarmos sobre o API WhatsApp, vamos mostrar algumas razões para considerar utilizar o aplicativo de mensagens nas estratégias da sua empresa.

Se você deseja conquistar e fidelizar cada vez mais seus clientes, é importante estar onde eles estão. Por isso, com a popularidade do WhatsApp é fundamental a sua empresa utilizar esse canal para se conectar com eles.

Atualmente muitos usuários utilizam o WhatsApp todo dia como o principal meio de comunicação. Sendo uma das ferramentas mais promissoras para conquistar novos clientes e melhorar o relacionamento com eles.

Além do grande número de usuários, o WhatsApp permite que empresas se relacionem de forma mais próxima e pessoal com seus consumidores. Por isso, é fundamental investir em um bom atendimento ao cliente.

Ao investir e manter uma relação mais próxima com o cliente, a sua empresa passa uma confiança e consequentemente, atrai outros consumidores. Visto que, um cliente satisfeito, além de fidelizar com a sua marca, passa a ser um promotor.

Entendeu por que investir em uma relação mais próxima com o cliente através do WhatsApp é uma grande oportunidade para a sua empresa? Por isso, investir na versão comercial e no API WhatsApp pode ser uma grande ajuda.

Você sabe o que é uma API?

Antes de começar, é importante entender o que é uma API ou Interface de Programação de Aplicativos. Ela é um conjunto de funções e procedimentos que possibilitam a criação de sistemas que acessam os recursos ou dados de outro sistema.

As API ‘s são muito utilizadas para realizar a comunicação entre aplicativos e sites de diferentes empresas. Por exemplo, se você está procurando um voo em um site de passagens aéreas.

Ao buscar o seu destino, data da viagem, o site irá interagir com uma API dos sistemas das companhias aéreas que buscarão as informações em seus bancos de dados e disponibilizarão ao site de passagens

O que é API WhatsApp?

Criada em agosto de 2018, a API do WhatsApp é um sistema que permite o acesso aos recursos e funcionalidades do WhatsApp Business por terceiros, sejam estes outros aplicativos, serviços ou sistemas, tendo sido projetado para empresas de médio e grande porte.

O objetivo da API WhatsApp Business é permitir que você possa escalar o atendimento via WhatsApp ao integrá-lo à plataformas de atendimento online para que possa aproveitar recursos profissionais.

Facilitando a comunicação de médias e grandes empresas com seus clientes. Porém, os benefícios da API WhatsAPP podem ser aproveitados por empresas de qualquer porte.

A lista de provedores da API do WhatsApp Business pode ser acessada nesta página.

Entretanto, a empresa informa que, caso você tenha interesse em utilizar os serviços diretamente, basta enviar informações adicionais para o próprio Facebook, visto que estão constantemente expandindo a disponibilidade.

Para enviar estes dados, você deve preencher este formulário incluso na página oficial da API e apresentar informações como o nome de sua empresa, endereço de site, entre outros.

Para que serve a API WhatsApp Business?

Uma das principais funções do API WhatsApp é realizar a integração deste canal com outros sistemas, como plataformas de atendimento, CRMs, sistemas de controle logístico, automação de marketing e muito mais.

Outra função que atraiu o interesse das empresas para essa ferramenta foi a possibilidade de utilizar chatbots no atendimento via WhatsApp através da API.

Os chatbots são ferramentas extremamente úteis para agilizar o atendimento, descongestionando e diminuindo as filas de espera. Além de melhorar a captura de leads, aumentar a disponibilidade entre outras funcionalidades que ajudam os resultados da empresa.

Quais são os recursos do API WhatsApp?

A principal função da API WhatsApp Business é otimizar a comunicação com clientes. Clientes aprovados pela API são:

Compatíveis com um subconjunto de recursos fornecidos pelos aplicativos do WhatsApp e que podem ser implantados em um servidor, permitindo a implementação local de forma que seja possível enviar e receber mensagens programaticamente e integrar este fluxo de trabalho aos seus próprios sistemas, como CRMs, plataformas de atendimento ao cliente, etc”, conforme descrito na própria página oficial.

Dentre os recursos disponíveis pelos provedores, você poderá encontrar soluções para:

  • Atendimento ao cliente e otimização da comunicação;
  • Gestão de permissões e acesso;
  • Notificações;
  • Marketing pelo WhatsApp;
  • Uso de modelos de mensagens prontas;
  • Chatbots para WhatsApp;

A partir desse tipo de integração, é possível, por exemplo, enviar e receber mensagens no WhatsApp através de suas próprias plataformas de comunicação. Inclusive, o próprio JivoChat já oferece integração com o WhatsApp, que possibilita conectar o mensageiro aos seus demais canais de atendimento: chat online, e-mail, telefone, Facebook Messenger, Viber, tudo em um único local.

A API WhatsApp Business é um chatbot?

Não necessariamente, mas provedores disponíveis oferecem sim a possibilidade de incluir o envio de mensagens automáticas e chatbots para responder clientes no WhatsApp, visto que este é um dos recursos oferecidos pela versão comercial do mensageiro.

Qual a diferença entre a versão padrão, comercial e a API WhatsApp?

Antes de começarmos a falar sobre como começar a usar a API e quais são suas vantagens, é importante diferenciar exatamente o que cada um dos aplicativos do WhatsApp representam:

  1. WhatsApp padrão: este é o aplicativo usado pela maior parte dos brasileiros e usuários do mensageiro ao redor do mundo, servindo como um canal de comunicação entre amigos, familiares, empresas e equipes.
  2. WhatsApp Business: este é o aplicativo para negócios, projetado especialmente para pequenas empresas. Nela, você já consegue criar um perfil comercial, inserir informações adicionais e aproveitar recursos como respostas rápidas e Tags para contatos.
  3. WhatsApp Business API: a API é um serviço projetado para todo tipo de empresa que deseja escalar o atendimento através do WhatsApp, distribuindo contatos entre múltiplos operadores através de um único número de telefone ao integrar o aplicativo à ferramentas de atendimento profissional.

Note que a API WhatsApp é considerada um serviço para empresas, não apenas um aplicativo disponível para dispositivos móveis. Afinal, mesmo com o WhatsApp Business, você ainda não consegue, por exemplo, integrá-lo aos demais canais de atendimento, distribuir contatos e transferir conversas entre sua equipe. 

Como começar a usar a API WhatsApp

Existem essencialmente duas formas de começar a usar o WhatsApp API atualmente: você pode entrar em contato com o Facebook diretamente e preencher o formulário mencionado anteriormente ou utilizar um dos provedores oficiais. Por fim, há ainda a possibilidade de integrar o WhatsApp aos seus canais com plataformas que já oferecem tal diferencial, como o JivoChat.

Caso escolha fazer isso através de um provedor ou diretamente pelo Facebook, será necessário criar uma conta comercial e configurar uma linha de crédito, o que pode ser feito através dos provedores disponíveis.

Uma conta comercial do WhatsApp serve para que clientes possam identificá-lo com facilidade e te permite incluir informações adicionais sobre sua empresa no perfil, como endereço, horário de funcionamento, site e descrição.

Ela passa por um processo de avaliação da empresa e então, após validação dos dados oferecidos, pode receber um selo de conta confirmada.

Vantagens da API WhatsApp Business

As vantagens de integrar o WhatsApp à aplicativos de terceiros ou plataformas profissionais de atendimento ao cliente são múltiplas:

Escalar a comunicação

A primeira vantagem certamente está na possibilidade de escalar a comunicação, especialmente através das funcionalidades profissionais nativas da versão profissional do aplicativo, como as Respostas Rápidas, Modelos de Mensagens, entre outros.

Assim, você conseguirá acelerar o atendimento pelo WhatsApp, otimizando o tempo de resposta e fazendo com que seja possível atender mais clientes de maneira profissional.

Múltiplos representantes para um único número de telefone

Este é outro fator que impacta diretamente como você consegue escalar a comunicação ao integrar o WhatsApp API aos seus canais de atendimento.

Sem a integração, você só consegue utilizar um único número de telefone para seu perfil comercial, que pode ser acessado apenas por um dispositivo de cada vez, exceto pela conexão simultânea com o WhatsApp Web (versão para navegadores).

O que isso significa é que, caso você possua uma equipe maior de operadores e representantes de vendas, seria necessário múltiplos perfis comerciais, um para cada atendente. Todavia, com a API do WhatsApp integrada à uma ferramenta profissional, todos os operadores podem rastrear os contatos, receber e enviar mensagens e até mesmo transferir uma conversa para outros setores ou integrantes de sua equipe.

Ilustração demonstrando o atendimento do WhatsApp Business e outra mostrando a integração do API WhatsApp com o JivoChat

Recursos profissionais e integração à outros canais

Além dos recursos adicionais oferecidos pela versão profissional do WhatsApp, é possível ainda aproveitar, através da integração, funcionalidades oferecidas pelos aplicativos integrados.

Para exemplificar, ao integrar o JivoChat ao WhatsApp, você consegue:

  • Transferir conversas para outros integrantes de sua equipe;
  • Controlar o acesso às mensagens e contatos;
  • Armazenar todas as conversas em servidores seguros e não localmente em seu celular;
  • Gerenciar o relacionamento com clientes ao criar tarefas e acompanhar o desempenho de cada colaborador.
  • Gerar relatórios de desempenho mais detalhados, contendo métricas como tempo de resposta, índice de satisfação de clientes, etc;
  • Integração com telefonia, e-mail, CRM, Facebook Messenger, Viber, Telegram, entre outros canais oferecidos pelo JivoChat.

Tudo isso em adição às funcionalidades nativas do aplicativo, como transferência de arquivos, fotos, vídeos, chamadas de voz, etc. Já consegue perceber a importância de escalar o atendimento através da API do WhatsApp Business?

Profissionalize o atendimento com a WhatsApp Business API

Agora que você sabe tudo sobre a API do WhatsApp, sua função, como acessar através dos provedores ou diretamente pelo Facebook e que já existem plataformas de atendimento ao cliente, está na hora de profissionalizar o atendimento via WhatsApp.

Para isso, recomendamos instalar o JivoChat em seu site e integrá-lo ao WhatsApp para que possa centralizar a comunicação e oferecer o widget de chat para conversar com clientes tanto em sua página quanto pelo aplicativo de mensagens mais popular no Brasil.

Assim, você não precisará apenas criar um link do WhatsApp e o compartilhar em suas redes sociais ou através do widget no site, mas sim incorporá-lo aos demais canais e oferecer a melhor experiência de atendimento online aos seus clientes. Se restou alguma dúvida sobre como funciona a integração, basta conversar conosco aqui em nosso chat online, estamos sempre dispostos a ajudá-lo!

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