Como ganhar dinheiro extra [16 Soluções]

atualizado 6 de novembro de 2023
Tempo de leitura15 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Se você está pensando em como ganhar dinheiro extra para complementar sua renda, nós vamos te apresentar algumas soluções que podem te ajudar a ter mais autonomia com o seu dinheiro.

Seja por necessidade ou para adquirir mais comodidade, preparamos uma lista com mais de 10 sugestões que vão te auxiliar. 

Essa lista compreende desde empreender, até utilizar aplicativos para ganhar dinheiro. Assim você pode escolher qual é a melhor opção para você garantir o seu dinheiro extra. 

1. Comece o sua loja virtual

Talvez seja uma das melhores formas de como ganhar dinheiro extra no ambiente online, e que dependendo do tempo e da dedicação tem potencial para ser sua fonte de renda principal.

Com o crescimento do mercado virtual, muitos dos consumidores dão preferência para realizar as compras online e no conforto de suas casas.

E visando cada vez mais o crescimento do mercado virtual muitas pessoas buscam empreender através de ecommerces

A outra vantagem é que essa modalidade requer um investimento menor do que abrir uma loja física.

Por tanto, separamos algumas plataformas interessantes, caso você deseje montar o seu ecommerce, pois elas são intuitivas e fáceis de utilizar.

Wix

Crie sua loja virtual com a Wix

Conhecido como um construtor de sites simples, e também o melhor sistema de gestão de conteúdo do mercado.

A Wix é uma plataforma de ecommerce completa que oferece integração com outros canais, como o facebook, para que você consiga gerenciar sua loja em um único painel integrado, além de ser moderna e profissional.

Nuvemshop

A Nuvemshop é uma plataforma que conta com diferentes recursos, além de contar com parceiros que trabalham para aprimorar o desenvolvimento do ambiente virtual da sua loja.

Já ganhou prêmios pela ABCOMM (Associação Brasileira de Ecommerce) nos anos de 2017 e 2019, sendo considerada a melhor plataforma de ecommerce do Brasil.

Shopify

Também é uma plataforma online para quem deseja montar seu ecommerce. 

Ela oferece diversos temas para você personalizar a sua loja virtual com designs responsivos que se adaptam a dispositivos móveis.

A plataforma possui planos pagos, a um valor acessível,  e você pode testá-la gratuitamente pelo período de 14 dias. 

Tray

Uma plataforma de ecommerce que oferece diversos recursos de integração, além de contar com planos de diferentes valores para que você identifique qual é o mais adequado para o seu bolso, é uma ótima opção de custo-benefício.

2. Faça dropshipping

Ainda não ouviu falar nesse termo? Não se preocupe, pois nós te explicaremos, e vamos também te explicar como ganhar dinheiro com ele.

Dropshipping é uma técnica onde você comercializa produtos que não estão localizados no seu estoque, ou seja, quando chega um pedido para a sua loja, você envia esse pedido ao fornecedor que fica responsável para enviar o produto ao cliente.

Dependendo do tipo de contrato, você ganha um valor em cima da compra. É menos preocupação para você, pois você só fica responsável por controlar as vendas.

CartX

Banner da plataforma cartX

A plataforma cartX é uma excelente opção para quem deseja montar seu ecommerce de dropshipping, com temas criados visando a melhoria de conversão, você ainda pode integrá-la em diferentes canais. 

Com o cartX você cria sua loja virtual gratuitamente, e só paga uma parcela no valor do produto que vender.

3. Aprenda a vender na internet

Se você está procurando como ganhar dinheiro extra com vendas na internet, primeiro você precisa saber como vender.

O Marketing Digital revolucionou a maneira de como os produtos são vendidos e como o relacionamento com o cliente é importante.

Para ter chances de garantir seu espaço entre a concorrência e descobrir como sair ganhando, você precisa se atualizar das exigências atuais do mercado.

Por isso, no curso Fórmula Negócio Online, você vai aprender com o Alex Vargas, como garantir seu espaço no meio digital.

É um curso super completo com 18 módulos, ministrado por quem tem a experiência de mais de 14 anos no mercado e mais de 150 mil alunos.  

E não precisa ficar com receio de não saber nada do mercado digital, pois você irá aprender do básico ao avançado nesse curso.

Não perca a oportunidade de estar por dentro das melhores estratégias do mundo digital.

4. Crie um blog e aprenda a monetizá-lo

Você sabia que criar um blog e trabalhar na sua otimização pode ser uma fonte de renda? 

Através das técnicas de marketing de conteúdo você pode trabalhar para que o seu blog consiga mais visualizações e apareça entre os primeiros no Google. 

Além disso,  o Google Adsense permite que você disponibilize espaços dentro do seu blog para exibir anúncios da rede de display, e assim ganhar dinheiro.

Também é possível entrar no mercado de afiliados e adequar seus conteúdos para compartilhar links de afiliados.

Você ganha toda vez que alguém comprar um produto se essa pessoa acessou o link através do seu blog.

Existem diversas plataformas para que você consiga montar seu blog, e inclusive plataformas com planos gratuitos confira:

Hostgator

Crie um site responsivo e profissional com o Hostgator

É simples e fácil de criar o seu site com o Hostgator. 

A plataforma ainda conta com um banco de imagens gratuito para que você consiga utilizá-lo no seu blog e deixar ele mais interessante. 

É uma das melhores ferramentas de armazenamento de sites. 

SITE123

Oferecem um plano gratuito, além dos planos pagos.

Você pode personalizar o seu site da maneira que desejar, e não precisa saber nada de programação. 

Além de possuir uma grande galeria de temas prontos e editáveis prontos para você utilizar. 

WordPress

Wordpress é uma plataforma muito conhecida e utilizada no mundo todo, cerca de 41% dos sites do mundo inteiro utilizam a plataforma. 

Ela oferece uma série de plugins que melhoram a experiência experiência dentro do seu site.

Possui diversas opções de planos, e você ainda pode optar por versões que integrem o Google Analytics que é uma importante ferramenta para que você consiga avaliar o crescimento do seu site.

Webnode 

É uma plataforma de criação de sites, conta com uma série de recursos para que você consiga personalizar o seu site e adaptá-lo ao seu nicho de mercado. 

5. Entre no mercado de afiliados

No passo anterior comentamos sobre as vantagens de criar um blog para você que quer saber como ganhar dinheiro extra sem sair de casa.

Foi mencionado também sobre o mercado de afiliados que é uma ótima opção para você que deseja vender um produto, pois a grande vantagem é que você não precisa criar o seu e nem realizar controle de estoque.

Basta que você acesse as plataformas para procurar por produtos físicos, infoprodutos e muito mais.

Dessa forma você pode vender esses produtos por meio de blogs, aplicativos como o Whatsapp, anúncios pagos, vídeos no Youtube e redes sociais.

Confira quais são as plataformas onde você pode encontrar esses produtos:

Hotmart

É uma plataforma com muitos infoprodutos, e cursos para que você possa definir qual é o seu nicho de interesse, Ela funciona como um marketplace e para utilizá-la basta se cadastrar. 

Monetizze

Assim como o Hotmart também oferece uma gama de cursos e infoprodutos e acaba atuando como um marketplace para que você decida quais são os produtos que possui mais afinidade.

Ebuzz

Também é uma plataforma que funciona como marketplace onde você pode escolher os produtos que irá comercializar, mas não esqueça que além de comercializar você pode produzir para que os outros comercializem seus produtos.

6. Gestão de redes sociais

Se você gosta de estar conectado nas redes sociais pode ser que tenha interesse em se tornar um social media, mas calma que esse é um passo para mais adiante. 

A princípio você vai precisar ter conhecimentos de marketing digital, e também em comunicação. 

Mas você pode começar oferecendo serviços básicos como planejamento de postagens e agendamento desses posts.

Existem algumas plataformas, como o SocialGram, que facilitam a gestão das redes sociais, por isso você pode aprender a utilizá-las antes de oferecer seus serviços.  

E conforme for se inserindo e aprendendo mais sobre o mercado oferecendo outros serviços. 

Muitas empresas precisam de alguém que cuide da sua comunicação na internet, e não só grandes empresas como também profissionais autônomos de diversas áreas.

Ainda é possível fazer cursos na área, pois algumas empresas possuem algumas exigências.

O curso Insta para Negócios é o curso ideal para quem deseja ingressar no mercado e aprender mais sobre o gerenciamento de Instagram e marketing digital. 

Esse curso possui mais de 60 aulas e ao adquiri-lo você possui acesso vitalício para você ficar por dentro das estratégias do Instagram. 

7. Motorista de Aplicativo

Dentre os aplicativos mais conhecidos para que você ofereça seus serviços estão : Uber99 Pop

A vantagem em ser motorista de aplicativo é que você faz seus próprios horários, e assim pode trabalhar em um horário que não atrapalhe a sua sua rotina comercial. 

Os ganhos são proporcionais ao tempo que você se dedica ao serviço, e esse serviço é amplamente utilizado pela população por conta da precariedade do transporte público.

No entanto, esteja atento, pois cada aplicativo possui as suas particularidades e você deve se inteirar para saber qual delas é a ideal para você começar a ganhar seu dinheiro extra. 

8. Atualize palestras e crie infográficos de empresas

Um campo tanto quanto inexplorado mas que surgiu demanda graças ao aumento do home office é produção de infográficos, e também atualização de palestras e relatórios empresariais.

Se você possui habilidades com programas como o Power point, Google slides, ou até mesmo programas com foco em design é possível conseguir um dinheiro extra por meio desses serviços. 

Shutterstock: Creative Flow

Printscreen do Shutterstock

O Shutterstock: Creative Flow oferece uma gama de recursos para você deixar seus designs mais atrativos, além de contar com alguns recursos gratuitos que permitem que você faça uso da ferramenta sem precisar investir.

9. Se torne um professor virtual

Se você tem domínio de uma habilidade ou área, por que não utilizar esse domínio para ensinar as pessoas? 

Pode ser desde tocar algum instrumento, como também ensinar um idioma diferente, produzir algum objeto e etc…

Tudo vai depender das suas capacidades.  Qualquer habilidade que você tenha um bom embasamento teórico para transmitir conhecimento pode ser uma fonte de dinheiro extra. 

Além disso, você pode elaborar ebooks e vender na plataforma de afiliados. Ou divulgar suas aulas por meio das plataformas freelancer que vamos apresentar no tópico a seguir.

Dentre as vantagens de se tornar professor virtual podemos citar:

  • Flexibilidade de horário: Você tem a liberdade de agendar seus próprios horários com seus alunos.
  • Desenvolvimento profissional: É obrigado a se manter constantemente atualizado e atualizar o seu material do curso.
  • Melhor produtividade e segurança: Evita deslocamentos até a casa de alunos ou o local para ministrar aulas, dessa forma você consegue manter sua produtividade.

10. Trabalhe como freelancer

Você já pensou em oferecer seus serviços mesmo sem vínculo empregatício? 

Trabalhar como freelancer pode ser uma grande oportunidade para você aprimorar suas habilidades técnicas e ainda garantir dinheiro extra. 

Para divulgar os seus serviços você pode fazer o uso das redes sociais, e começar a investir em marketing de conteúdo.

Além disso existem algumas plataformas que são voltadas totalmente para que você divulgue seu trabalho freelancer e encontre seus clientes com mais facilidade e sem precisar sair de casa. 

99freelas

É uma plataforma para encontrar trabalho freelancer em diversas categorias, desde advocacia até programação, e você pode se cadastrar gratuitamente. 

Workana

Também é uma plataforma de trabalho freelancer onde você só precisa se registrar para então passar a procurar por projetos e enviar propostas definindo o preço pelo serviço.

UpWork

É uma plataforma internacional onde você pode encontrar projetos freelancer ao redor do mundo. 

11. Venda coisas que não utiliza mais ou abra um brechó virtual

Ao longo dos anos todos acumulamos roupas, objetos que um dia foram úteis, mas que provavelmente ficaram obsoletos com o passar do tempo.

A ideia de um brechó virtual pode ser bastante rentável, pois você pode começar vendendo as coisas que você não utiliza mais.

Além de limpar sua casa ou espaço de trabalho, você vai gerar renda inicial para investir em objetos ou produtos que outras pessoas não utilizam, se quiser manter o brechó.

Você ainda pode divulgar seus produtos em plataformas como OLX, Enjoei e o Mercado livre, ou utilizar as plataformas que já mencionamos para abrir a sua loja virtual.

12. Trabalhe com produção

Talvez seja umas das profissões mais antigas, mas ela ainda é bastante rentável e também uma ótima maneira de como ganhar dinheiro extra.

Você pode produzir e divulgar seu produto nas redes sociais, pense que o custo para a produção é relativamente mais barato do que comprar algo pronto e revender.

Você pode trabalhar com a produção de:

  • Quadros e pinturas
  • Móveis
  • Bijuterias
  • Doces e Geleias
  • Temperos
  • Alimentos congelados
  • Cestas especiais
  • Biscoitos caseiros
  • Velas e sabonetes artesanais
  • Artesanatos em geral

Esses são apenas alguns exemplos para você que deseja saber como ganhar dinheiro extra trabalhando com produção, mas existem outras que você pode utilizar basta identificar alguma habilidade sua e ser criativo. 

Depois que decidir o que vender você pode fazer pitch de vendas para te ajudar a captar mais clientes.

13. Abra uma loja de produtos personalizados

Uma opção que demanda baixo investimento inicial,  e está cada vez mais em alta tanto para uso pessoal quanto para uso profissional são os produtos personalizados.

Empresas costumam utilizar produtos personalizados em suas ações de marketing, e cada vez mais o público em geral tem interesse nesse tipo de produto seja para presentear ou para uso pessoal

Dentre os produtos personalizados você pode vender:

  • Canecas
  • Chinelos
  • Almofadas
  • Camisetas
  • Casacos
  • Brindes

Esses produtos são um ótimo exemplo de como ganhar dinheiro extra, pois demandam um baixo custo de produção e investimento, e você pode ter retorno de até 90% do valor.

14. Venda suas fotografias

Se você possui uma câmera fotográfica que tira fotos de boa qualidade, ou quer aprender a tirar fotos talvez seja a sua oportunidade de fazer do seu hobbie um dinheiro extra.

Pois existem plataformas que permitem que você monetize suas fotografias.

Essas plataformas são bancos de imagens virtuais, onde as empresas e profissionais da área de comunicação buscam imagens únicas para divulgar seus produtos ou serviços na internet. 

E se você ainda não sabe como fotografar e quer aprender, basta investir em um Curso Fotografia Online, onde você vai aprender as técnicas para melhorar as suas fotografias. 

Você pode vender suas fotografias em sites como:

Adobe Stock

É o banco de imagens da Adobe que é bastante procurado por conta dos usuários dos programas Adobe que trabalham com design e motion design.

Shutterstock

O Shuttershock é um dos bancos de imagens mais conhecidos mundialmente. Ele possui integração com outros bancos de imagens que contribui com a divulgação das imagens dentro da plataforma.

Freepik

Embora o site possua muitas imagens gratuitas, ele possui pacotes premium permitindo que você venda suas imagens dentro da plataforma. É amplamente utilizado por designers.

15. Abra um salão de beleza ou barbearia

A aparência e os cuidados com ela são muito importantes de uma maneira geral, e muitas vezes são consideradas questões de higiene.

Por isso existe uma grande preocupação tanto em homens quanto mulheres, tornando essa uma boa oportunidade de fazer um dinheiro extra.

Além disso, a correria do dia a dia faz com que as pessoas se sintam mais confortáveis em buscar um profissional para cuidar da sua aparência.

Dessa forma, salões de beleza ou barbearias, são uma boa opção de como ganhar dinheiro extra nos finais de semana, pois são os dias mais movimentados para esse tipo de serviço. 

Você também pode optar pelo atendimento em domicílio, não precisando dispor de um espaço para o atendimento. 

A capacitação é essencial para que você desenvolva um bom trabalho e bom atendimento ao cliente, por isso busque cursos para se capacitar.

E se quiser aprender de casa você pode investir no Curso Cabeleireiro Completo para Iniciantes e assim aprender o básico do seu tempo para começar a ganhar seu dinheiro extra.

Nesse curso você aprenderá a fazer os cortes de cabelos mais pedidos tanto pelo público feminino quanto pelo masculino. 

Se você tem interesse em atuar como barbeiro, talvez fosse interessante investir no Curso de Barbeiro Online, e ficar por dentro das melhores técnicas de corte de barbas. 

16. Trabalhe como Youtuber 

Embora o trabalho como Youtuber não ofereça garantia de renda extra imediata, ou concreta, uma vez que demanda bastante tempo e dedicação, ele é uma boa oportunidade para você que não está com pressa em ganhar dinheiro extra. 

Ele pode ser um bom investimento a longo prazo, pois quanto mais reconhecimento você adquirir, e isso se refletir nas visualizações dos seus vídeos mais você pode ganhar. 

Além disso, você pode ganhar patrocínios e também ganhar mais com os anúncios exibidos nos seus vídeos. 

Não esqueça também de encontrar um bom editor de vídeo para produzir conteúdo de qualidade.  

Com o Movavi, você faz edições de áudio e vídeo, além de gravar a tela do seu computador e muitas outras funcionalidades. 

Agora você já sabe como ganhar dinheiro extra

Nesse artigo apresentamos algumas ideias para ganhar dinheiro extra, e apesar de você precisar investir, tempo ou dinheiro, elas são oportunidades em potencial para que você consiga adquirir retorno financeiro para complementar seu dinheiro.

Com o desenvolvimento do mercado virtual é mais fácil você divulgar seus serviços, e a vantagem é que o custo de divulgação é bastante reduzido em comparação com o ambiente físico. 

Mas lembre-se que para isso você precisa estar por dentro das estratégias de marketing digital, pois é bem provável que seus concorrentes já as utilizem. 

Por isso, conheça mais sobre a jornada do cliente, personas, funil de vendas, pois esses conceitos básicos vão te dar suporte para que você ganhe destaque e consiga  adquirir seu dinheiro extra mais rapidamente.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download