Como Iniciar a sua Carreira no Mercado de Afiliados

atualizado 12 de janeiro de 2023
Tempo de leitura5 minutos
Leonardo Fontana
Leonardo Fontana
Coordenador de conteúdo na Afiliart

Imagino que, se você está aqui, é porque pretende começar a investir no mercado digital.

Os tempos mudaram, a tecnologia e a internet fazem parte do dia a dia das pessoas e é normal passarmos horas navegando pela internet, nas redes sociais e até mesmo trabalhando pelo computador.

Isso permite que empresas, marcas e pessoas alcancem muitas pessoas que possuem interesse em seu produto ou serviço através do marketing digital.

O recado inicial é que tudo que você fizer, seja a criação de um novo site, anúncios no Facebook ou Instagram, Google, ou qualquer outra estratégia de marketing digital não será um custo, e sim, um investimento com o objetivo de crescer a sua carreira como afiliado.

Quem não investir, vai ficar para trás da concorrência e perderá mercado.

Por isso, vemos muitas pessoas buscando por conteúdos, vídeos, artigos e outros materiais para começar a trabalhar com plataformas de afiliado.

Neste artigo você vai entender o que é um afiliado, o que é uma plataforma de afiliado, como o afiliado recebe sua comissão, modelo de atribuição e os dois principais tipos de afiliados.

O que é um afiliado?

Um afiliado é um vendedor, normalmente ele indica ou divulga um produto de outra pessoa e recebe uma comissão caso realize uma venda.

O que você precisa entender antes de tudo é que trabalhar como afiliado é algo que toma muito tempo, requer muito esforço e dedicação.

Para exemplificar o serviço de afiliado: vamos supor que existe uma pessoa que tem um vasto conhecimento sobre brigadeiros gourmet e desenvolveu um curso para ensinar pessoas a se tornarem empreendedores neste nicho.

O afiliado neste caso vai realizar a venda deste curso de brigadeiros gourmet, divulgando o produto para mais pessoas.

Assim que uma venda é realizada, o produtor recebe uma notificação e paga uma porcentagem desta venda para o afiliado, que nada mais é que a sua comissão.

Plataformas de Afiliados

As plataformas funcionam para facilitar a vida do produtor quanto do afiliado.

Então, plataforma de afiliado é um marketplaces onde os produtores e os afiliados se encontram. São diversos produtos que estão nestas plataformas e o afiliado pode escolher qualquer produto para divulgar.

Em muitos casos, com o aumento do número de pessoas que estão trabalhando como afiliado, os produtores colocam algumas regras para selecionar quem será aceito e também como o afiliado deve realizar a divulgação como afiliado dos seus produtos.

A grande maioria das plataformas oferecem hospedagem de produtos, por exemplo, uma área de membros para você adicionar o seu curso.

Além disso, para facilitar ainda mais a vida do produtor e do afiliado, a própria plataforma faz a automaticamente a divisão das comissões e também possui ferramentas que auxiliam produtores e afiliados a divulgar corretamente o produto.

As plataformas mais famosas do Brasil são:

  • Hotmart
  • Monetizze
  • Eduzz

Como o afiliado recebe comissão?

Você deve estar se perguntando agora como a plataforma sabe que a venda foi sua e não foi de outro afiliado que está divulgando o mesmo produto que você?!

Normalmente, ao se afiliar a um produto, você receberá um link, que é conhecido como link de afiliado.

Este link normalmente leva para a página do produtor ou para a página de checkout, quando o usuário clica nele, um cookie deixa o seu navegador "marcado" com o código do afiliado.

Caso você realize uma venda, a plataforma vai saber quem foi o afiliado e automaticamente ela vai te entregar comissão.

O que é o modelo de atribuição?

É muito importante que você saiba o que é modelo de atribuição, ele significa como a plataforma vai entender quem ela deve pagar como afiliado.

Vamos supor que você e outro afiliado participem da jornada de compra e um usuário.

No primeiro momento o usuário clica no seu link mas decide não comprar naquela ocasião. Depois de uns dias ela pesquisa pelo produto e clica em outro link de afiliado que não é o seu e realiza a compra.

Quem será remunerado nessa história?

Isso vai depender do modelo de atribuição que é definido pelo produtor.

Os tipos mais comuns são:

Último clique: o último afiliado que participou da venda do produto receberá a comissão.

Primeiro clique: o primeiro afiliado que divulgou o produto receberá a comissão

Primeiro e último clique: onde a comissão será dividida entre os dois afiliados (a porcentagem da comissão que vai para os dois afiliados é definida pelo produtor).

Quais são os tipos mais comuns de Afiliados?

Os dois tipos mais comuns são:

  • Afiliado Árbitro
  • Afiliado Autoridade

Afiliado Árbitro, que é especialista em tráfego, marketing digital e vendas.

Ou seja, ele utiliza as ferramentas de tráfego pago e/ou orgânico, podendo divulgar diversos produtos utilizando as suas próprias estratégias de marketing digital para vender.

Normalmente este tipo de afiliado não é reconhecido pela sua autoridade, ele não cria conteúdos colocando o seu rosto, em outras palavras, é simplesmente ficar por detrás dos panos fazendo toda a :gestão de tráfego.

Afiliado Autoridade, é diferente do anterior, não necessariamente ela conhece sobre marketing digital e gestão de tráfego. Esse tipo de afiliado tem autoridade no assunto, possui uma audiência que o conhece, normalmente ele trabalha com um assunto específico e divulga produtos que faz sentido para sua audiência.

Para exemplificar o afiliado autoridade, são os blogueiros, youtubers e os influenciadores digitais.

Independente de qual forma você deseja trabalhar é muito importante entender sobre marketing digital e suas diversas estratégias. Por isso, é muito importante se manter atualizado e estudando sempre esse mercado.

Conclusão

Neste artigo você entendeu como é iniciar os trabalhos de afiliado, além disso, te mostrei algumas plataformas para começar, como funcionam as comissões e também o modelo de atribuição.

Você também viu neste artigo que existem dois tipos muito comuns de afiliado, o árbitro (que não aparece nas mídias sociais) e o autoridade (que está sempre aparecendo).

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