Como Iniciar a sua Carreira no Mercado de Afiliados

Aprenda tudo que precisa saber para começar a vender como afiliado

Imagino que, se você está aqui, é porque pretende começar a investir no mercado digital.

Os tempos mudaram, a tecnologia e a internet fazem parte do dia a dia das pessoas e é normal passarmos horas navegando pela internet, nas redes sociais e até mesmo trabalhando pelo computador.

Isso permite que empresas, marcas e pessoas alcancem muitas pessoas que possuem interesse em seu produto ou serviço através do marketing digital.

O recado inicial é que tudo que você fizer, seja a criação de um novo site, anúncios no Facebook ou Instagram, Google, ou qualquer outra estratégia de marketing digital não será um custo, e sim, um investimento com o objetivo de crescer a sua carreira como afiliado.

Quem não investir, vai ficar para trás da concorrência e perderá mercado.

Por isso, vemos muitas pessoas buscando por conteúdos, vídeos, artigos e outros materiais para começar a trabalhar com plataformas de afiliado.

Neste artigo você vai entender o que é um afiliado, o que é uma plataforma de afiliado, como o afiliado recebe sua comissão, modelo de atribuição e os dois principais tipos de afiliados.

O que é um afiliado?

Um afiliado é um vendedor, normalmente ele indica ou divulga um produto de outra pessoa e recebe uma comissão caso realize uma venda.

O que você precisa entender antes de tudo é que trabalhar como afiliado é algo que toma muito tempo, requer muito esforço e dedicação.

Para exemplificar o serviço de afiliado: vamos supor que existe uma pessoa que tem um vasto conhecimento sobre brigadeiros gourmet e desenvolveu um curso para ensinar pessoas a se tornarem empreendedores neste nicho.

O afiliado neste caso vai realizar a venda deste curso de brigadeiros gourmet, divulgando o produto para mais pessoas.

Assim que uma venda é realizada, o produtor recebe uma notificação e paga uma porcentagem desta venda para o afiliado, que nada mais é que a sua comissão.

Plataformas de Afiliados

As plataformas funcionam para facilitar a vida do produtor quanto do afiliado.

Então, plataforma de afiliado é um marketplaces onde os produtores e os afiliados se encontram. São diversos produtos que estão nestas plataformas e o afiliado pode escolher qualquer produto para divulgar.

Em muitos casos, com o aumento do número de pessoas que estão trabalhando como afiliado, os produtores colocam algumas regras para selecionar quem será aceito e também como o afiliado deve realizar a divulgação como afiliado dos seus produtos.

A grande maioria das plataformas oferecem hospedagem de produtos, por exemplo, uma área de membros para você adicionar o seu curso.

Além disso, para facilitar ainda mais a vida do produtor e do afiliado, a própria plataforma faz a automaticamente a divisão das comissões e também possui ferramentas que auxiliam produtores e afiliados a divulgar corretamente o produto.

As plataformas mais famosas do Brasil são:

Como o afiliado recebe comissão?

Você deve estar se perguntando agora como a plataforma sabe que a venda foi sua e não foi de outro afiliado que está divulgando o mesmo produto que você?!

Normalmente, ao se afiliar a um produto, você receberá um link, que é conhecido como link de afiliado.

Este link normalmente leva para a página do produtor ou para a página de checkout, quando o usuário clica nele, um cookie deixa o seu navegador “marcado” com o código do afiliado.

Caso você realize uma venda, a plataforma vai saber quem foi o afiliado e automaticamente ela vai te entregar comissão.

O que é o modelo de atribuição?

É muito importante que você saiba o que é modelo de atribuição, ele significa como a plataforma vai entender quem ela deve pagar como afiliado.

Vamos supor que você e outro afiliado participem da jornada de compra e um usuário.

No primeiro momento o usuário clica no seu link mas decide não comprar naquela ocasião. Depois de uns dias ela pesquisa pelo produto e clica em outro link de afiliado que não é o seu e realiza a compra.

Quem será remunerado nessa história?

Isso vai depender do modelo de atribuição que é definido pelo produtor.

Os tipos mais comuns são:

Último clique: o último afiliado que participou da venda do produto receberá a comissão.

Primeiro clique: o primeiro afiliado que divulgou o produto receberá a comissão

Primeiro e último clique: onde a comissão será dividida entre os dois afiliados (a porcentagem da comissão que vai para os dois afiliados é definida pelo produtor).

Quais são os tipos mais comuns de Afiliados?

Os dois tipos mais comuns são:

Afiliado Árbitro, que é especialista em tráfego, marketing digital e vendas.

Ou seja, ele utiliza as ferramentas de tráfego pago e/ou orgânico, podendo divulgar diversos produtos utilizando as suas próprias estratégias de marketing digital para vender.

Normalmente este tipo de afiliado não é reconhecido pela sua autoridade, ele não cria conteúdos colocando o seu rosto, em outras palavras, é simplesmente ficar por detrás dos panos fazendo toda a gestão de tráfego.

Afiliado Autoridade, é diferente do anterior, não necessariamente ela conhece sobre marketing digital e gestão de tráfego. Esse tipo de afiliado tem autoridade no assunto, possui uma audiência que o conhece, normalmente ele trabalha com um assunto específico e divulga produtos que faz sentido para sua audiência.

Para exemplificar o afiliado autoridade, são os blogueiros, youtubers e os influenciadores digitais.

Independente de qual forma você deseja trabalhar é muito importante entender sobre marketing digital e suas diversas estratégias. Por isso, é muito importante se manter atualizado e estudando sempre esse mercado.

Conclusão

Neste artigo você entendeu como é iniciar os trabalhos de afiliado, além disso, te mostrei algumas plataformas para começar, como funcionam as comissões e também o modelo de atribuição.

Você também viu neste artigo que existem dois tipos muito comuns de afiliado, o árbitro (que não aparece nas mídias sociais) e o autoridade (que está sempre aparecendo).

Espero que você tenha gostado deste artigo e caso tenha interesse em se aprofundar, não deixe de conferir nossos serviços e conteúdos na Afiliart!

Não se esqueça também que a própria JivoChat oferece seu programa de afiliados, confira as condições para começar a ganhar 30% em comissões recorrentes.

2020/04/27

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte