Trabalho Home Office: Entenda como funciona e confira dicas para ser mais produtivo

Índice

O trabalho remoto, realidade cada vez mais próxima da maioria dos profissionais, é uma oportunidade do colaborador cumprir com as suas tarefas com maior comodidade, prática e autonomia, além de oferecer vantagens para o empregador como maior eficiência e redução dos custos.

Este modelo flexível, também chamado de home office, já provou a sua independência do tradicional escritório e também a sua efetividade.

Basta uma conexão à internet e ferramentas de comunicação, como o próprio JivoChat, para cumprir as tarefas sem nem precisar sair de casa. Isso, em tempos de coronavírus, é fundamental para as empresas se manterem produtivas.

Terreno fértil para o home office, o Brasil tem abraçado o trabalho à distância. Uma pesquisa realizada pelo Spaces, divulgou que dos 900 profissionais brasileiros entrevistados, 55% trabalham remotamente pelo menos uma vez na semana.

Se esse ainda é um cenário novo pra você, é importante ter em mente alguns fatores e esclarecer certos pontos para você saber onde estará pisando. Confira como ser mais produtivo trabalhando de casa!

Dicas antes de começar

Antes de irmos para as dicas é essencial frisarmos alguns aspectos envolvidos com o home office que podem não ser muito agradáveis.

Este tipo de trabalho exige muito autocontrole e disciplina (mas muito mesmo). Disciplina para saber que horas começar e encerrar o expediente; disciplinar para organizar o espaço de trabalho; e disciplina para gerenciar as suas atividades.

A sensação de isolamento também pode ser um impasse, além de problemas domésticos, distrações e demandas familiares que podem atrapalhar o rendimento.

  1. O home office não significa única e exclusivamente “trabalho em casa”, como a tradução literal sugere. Este local pode ser ou não o escritório da sua casa. O profissional que trabalha em cafés, parques e até mesmo hotéis, também se encaixa nesse perfil.
  2. Apesar de parecer fácil e prático, home office não é pra todo mundo. O colaborador de uma empresa depende de uma série de fatores para ser candidato a este formato de trabalho online. A companhia deve ter um programa que permita esta modalidade, sem contar que algumas tarefas podem depender de um contato exclusivamente pessoal entre os colaboradores ou as ferramentas não serem portáteis.
  3. Existem duas maneiras de trabalhar em casa: como autônomo ou contratado por uma empresa. O autônomo dependerá de muita dedicação, pois ser seu próprio chefe requer atenção e foco, além de um excelente controle financeiro. Sem contar que quando contratado por uma empresa, as horas de trabalho podem ser mais intensas e os horários de pausa menos frequentes.
  4. Trabalhar em casa exige uma grande dose de profissionalismo. Pijama e pantufa estão fora de cogitação. Um traje não profissional pode afetar a seriedade das tarefas e até mesmo reduzir a credibilidade e auto-estima do colaborador.

Se até aqui você só viu desvantagem no home office, não se preocupe! Nós separamos alguns benefícios desse regime de trabalho que - eu prometo - te fará cogitar a ideia. Vem ver!

Vantagens do home office

Escritórios caseiros são ótimas alternativas para aquelas pessoas que estão começando seu próprio negócio e buscam por um modelo que se difere do tradicional, mas mesmo assim gere uma renda considerável.

Em casa, o profissional está em um ambiente conhecido e confortável e tem a possibilidade de adaptar a jornada de trabalho conforme os compromissos profissionais e sua disponibilidade familiar.

Benefícios para o profissional

A independência trazida pelo trabalho remoto é uma chance de entregar seu melhor em cada projeto, com foco e sem interferências externas. Na área pessoal, é uma oportunidade de ficar mais perto da família e reduzir o stress.

Pensando nas horas perdidas no trânsito, o home office contribui com a saúde mental do colaborador e em uma alimentação caseira e saudável.

Liberdade profissional, aumento da qualidade de vida e privacidade na rotina, também são aspectos que não ficam de fora.

Em 2017, o Home Office foi reconhecido como uma modalidade legal de trabalho na Reforma Trabalhista. Assim, mais empresas passaram a adotar o modelo para melhorar a qualidade de vida dos seus profissionais e aumentar a produtividade.

Segundo a Lei 13467, o trabalho remoto funciona igual ao CLT: 44 horas semanais, controle de horas extras e benefícios previstos.

Como ser mais produtivo no home office

Benefícios para a empresa

Não só para os colaboradores, o home office também oferece vantagens para as empresas. Em pesquisa realizada pela Indeed, ao implantar o trabalho à distância, as empresas notaram:

  • Aumento do engajamento;
  • Redução da taxa de turnover;
  • Redução da taxa de absenteísmo;
  • Economia em custos operacionais;
  • Redução nos custos com benefícios.

Com a opção de home office, as chances de reter os melhores talentos aumentam e os profissionais ficam mais motivados e comprometidos.

Como fazer o home office ser produtivo e funcionar melhor que um escritório convencional

Para não se tornar um pesadelo, aplicar um planejamento correto e assegurar um bom ritmo produtivo sem perder a qualidade do trabalho é imprescindível para executar o trabalho home office de forma produtiva.

Monte seu escritório em uma parte silenciosa da casa e mantenha esse espaço limpo, organizado e tranquilo. Evite que seus familiares ouçam música alta, televisão no último volume ou utilizem ferramentas que façam barulho, como furadeiras e liquidificador.

Para quem trabalha sozinho ou possui uma equipe remota, ter uma internet rápida e estável e um bom notebook para trabalho são itens fundamentais para agilizar o trabalho e garantir a comunicação e troca de arquivos.

Mais uma vez: tenha um horário fixo. Sem isso, você pode perder o controle dos limites entre a vida pessoal e profissional, além de comprometer seu rendimento.

E nessa dica, é importante ressaltar que trabalhar sem interrupções também não faz bem para a saúde. Criar hábitos como dar uma pausa para tomar café ou fazer alongamentos e atividades físicas é fundamental.

Faça checklists para manter as tarefas em dia e anotar tudo o que precisar fazer. Assim você tem menos riscos de acumular tarefas, perder prazos e aumenta o controle das suas atividades.

Empresas e vagas

Como você já deve ter percebido, além de agradar os colaboradores, a prática do home office pode render economia para os bolsos das empresas.

Pensando nisso, algumas companhias grandes como a Ticket adotou a política do trabalho remoto para consolidar a força de vendas.

Para possibilitar que o home office seja prazeroso para o colaborador, a empresa monta a mesa do profissional em casa, oferecendo telefone, computador adequado e até mesa e cadeira.

No mesmo cenário, apenas 15% dos funcionários da Philips têm local fixo no escritório, enquanto outra parcela passa 20% do tempo fora da empresa e cerca de 800 colaboradores têm políticas estabelecidas de trabalho à distância.

Na Locaweb também não é muito diferente. Cerca de 30% dos funcionários praticam o home office, com auxílio do marketing, da tecnologia e do comercial da empresa.

Empresas e vagas para trabalho home office

Ainda está um pouco perdido sobre como começar e onde buscar por vagas? Existem alguns sites que podem te ajudar.

O Trampos.co conta com uma infinidade de vagas, principalmente em programação, design e marketing e é totalmente gratuito.

No 99Freelas já são mais de 500 mil freelancers cadastrados e o profissional em busca de uma renda extra pode pagar R$19,90 para ter vantagens na oferta de serviços.

O Crowd cobra para que empresas façam parte da sua plataforma e é possível encontrar freelas em conteúdo, marketing, tecnologia, audiovisual e design.

De forma gratuita, o Freelancer oferece trabalhos remotos principais nas áreas de texto, tradução, financeiro, gráfica e design.

E aí, está pronto para começar a trabalhar de casa? Ainda tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário e te ajudaremos.

Artigo com a contribuição do especialista em Marketing Digital, Alex Vargas.

Início Blog Comunicação Trabalho Home Office: Entenda como funciona e confira dicas para ser mais produtivo
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download