Network: Como ampliar sua rede de contatos?

atualizado 18 de agosto de 2023
Tempo de leitura14 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Construir Network é essencial para quem deseja se manter ativo dentro do mercado e também encontrar novas oportunidades.

Através do Network é bem provável que você consiga encontrar parcerias, novos clientes e também atuar na divulgação do seu negócio. 

Quem tem Network é porque já praticou Networking que é o carro chefe para que você possa ampliar a sua rede de contatos.

Portanto, se você está em busca de novas oportunidades para o seu negócio ou quer dar um up na sua agenda de clientes, nesse artigo vamos abordar o que é Network, como criar Network e fazer Networking.

O que é Network?

O termo Network é de origem inglesa, e ele é formado a partir da união de duas palavras: "Net" que significa rede e "Work" que significa trabalho. 

Ou seja, a tradução literal para Network é rede de trabalho, na prática, o Network funciona mais como uma rede de relacionamentos.

E é com essas pessoas que você mantém contato para fazer novos negócios, e encontrar novas oportunidades que te levem alcançar os seus objetivos.  

Network também está bastante relacionado com o Marketing boca a boca, ou marketing indireto, ou ainda marketing por indicação.

Network ou Networking, existe diferença?

Se você leu a introdução desse artigo deve ter se perguntado se existe diferença entre Network e Networking. 

Embora as palavras sejam semelhantes, quem tem um pouco de domínio sobre a língua inglesa consegue perceber que uma delas se refere a um substantivo e a outra exprime uma ação, ou seja, é um verbo.

A palavra Network é o substantivo e Networking pode ser traduzido como o ato ou a ação de criar uma rede de contatos.

É através do Networking que você trabalhará para ampliar o seu Network. Entendeu a diferença entre ambas? Compreender essa diferença é essencial para que possamos avançar para os próximos passos.

Qual é a importância de um Network? 

A importância do Network é notável, no mundo dos negócios e também para a vida profissional. 

Conforme o seu Network aumenta, o número de oportunidades que você pode encontrar também através do Network também aumenta. 

Essa é uma relação bem óbvia, mas que resume a importância de você fazer Networking.

Cada pessoa com quem você entra em contato e cria laços é uma nova oportunidade de conhecimento e também de crescimento.

Entretanto para que a oportunidade surja é preciso ser participativo, ter uma boa capacidade oratória e saber como se relacionar com as pessoas ao seu redor, não só no ambiente virtual, mas também no ambiente físico.

A comunicação é chave do sucesso para quem deseja fazer Networking então você precisa estar preparado.

Do contrário do que muitas pessoas pensam, desenvolver a oratória não é apenas perder o medo de falar em público, pois ela envolve técnicas para deixar o seu discurso mais atraente e até mesmo utilizar a persuasão.

Habilidades que são essenciais para que você possa desfrutar ao máximo do seu Network e conquistar novas pessoas através da sua capacidade de oratória.

Para melhorar a sua capacidade oratória conheça o curso Método Falantes que é um voltado para aquelas pessoas que desejam convencer e influenciar pessoas, falar com mais confiança, realizar negócios com mais confiança entre outras habilidades.

Através do curso você aprenderá utilizar os principais gatilhos mentais, organizar suas ideias antes de um discurso e ainda contar suas histórias de uma maneira marcante e memorável.

Um treinamento completo onde você vai aprender a melhorar a sua capacidade de comunicação em apenas 7 dias com 30 minutos de aulas por dia. 

Ao final do curso você adquire certificação com carga horária de 10 horas, para incluir no seu currículo profissional.

A oratória não será útil apenas para o seu Networking, mas também para conquistar clientes e ter mais sucesso profissionalmente. 

Outra importância do Network é o Marketing que ele pode gerar para o seu negócio.

Já mencionamos que através do Network é possível conquistar clientes por meio do boca a boca ou Marketing indireto.

Esse tipo de marketing é muito relevante, pois ele desperta o gatilho da prova social nas pessoas. 

O gatilho da prova social diz que as pessoas se sentem mais seguras em realizar uma compra ou contratar um serviço quando esse serviço é comentado por alguém que elas gostam e confiam.

Basta pensar em quantas vezes isso já aconteceu com você, alguém pode ter te recomendado um produto, ou uma marca e você fez a aquisição desse produto tendo expectativas de que aquele produto iria atender suas necessidades com base no depoimento de outra pessoa.

Esse tipo de Marketing acontece a todo instante, e ao criar o seu Network você permite que mais pessoas tenham acesso a sua empresa dessa forma.

Por onde começar o seu Network?

Conhecendo a importância do Network fica mais fácil de entender como deve ser o seu relacionamento entre as pessoas que compõem o seu network.

Mas se você está se perguntando por onde começar a fazer o seu Network, saiba que ele pode ser dividido em três níveis diferentes que ajudarão você saber por onde começar. 

Confira abaixo:

  • Rede de contatos primária: Geralmente é por onde começar se montar um Network, são amigos, parentes e pessoas que convivem com você no seu núcleo familiar.
  • Rede de contatos secundários:  São um grupo de pessoas que você tem contato formal, como os seus colegas de trabalho. As redes de contatos secundárias devem ser nutridas.
  • Rede de contatos referências: São pessoas que influenciam no seu comportamento como chefes e fornecedores.

É importante que você explore todos os três níveis e trabalhe o relacionamento entre eles. 

Imagem vetorizada de uma mulher conversando com pessoas

Estratégias para fazer Networking

Para criar o seu Network é preciso entender quais são as estratégias utilizadas e fazer Networking. 

Para pessoas tímidas, ou introvertidas, o Networking pode ser uma atividade não tão prática quanto é para pessoas mais sociáveis.

Por isso, ressaltamos a importância de realizar um curso de oratória, para saber como se comunicar com as pessoas.

Além disso, existem algumas estratégias básicas para quem deseja começar a fazer o seu Network. 

Crie conteúdo

Ter um blog  onde você aborda temas que são relevantes para o nicho de mercado, mostra que você tem domínio do assunto e ao longo do tempo permite que você crie autoridade.

Autoridade é importante, pois a comunidade e os seus contatos passam a ver você como alguém que é referência no mercado.

Dessa forma, se torna mais fácil criar contatos e conhecer pessoas que possam integrar seu Network.

Também é importante que você tenha um site profissional onde as pessoas possam buscar mais informações sobre o seu trabalho. 

Portanto, se você ainda não criou o seu blog basta acessar o site do Wix e criar o seu, sem precisar ter conhecimento em programação ou design. 

Para criar conteúdos que sejam atrativos ao seu público o curso Redator Hacker SEO e Marketing de Conteúdo, vai te ajudar a produzir conteúdos relevantes e que permitam que você também atraia mais clientes. 

Crie seu blog com a Wix

Defina um objetivo

O que você deseja alcançar com o network? Quais grupos são interessantes para que você consiga alcançar o seu objetivo?

Defina um objetivo claro e que seja alcançável, pois é esse objetivo que irá guiar e conduzir as suas ações.

Seus objetivos podem estar entre:

  • Obter informações relevantes sobre o seu nicho
  • Trabalhar o relacionamento com os seus clientes
  • Criar autoridade para a sua empresa
  • Melhorar a visibilidade do seu negócio
  • Conquista mais clientes

Depois de definir o seu objetivo, deixe claro para os seus contatos mais próximos, pois eles podem conhecer alguma oportunidade ou lembrar de você assim que uma oportunidade surgir. 

Informe as pessoas a respeito do seu trabalho 

Se você ainda não tem um perfil profissional em uma rede social ou ainda não utiliza o Linkedin é hora de começar a utilizá-lo.

É preciso mostrar aos outros onde você está e para onde você está indo, mostre quais são as suas capacidades atuais e aproveite do engajamento que as redes sociais geram para começar a fazer Network. 

O próprio Linkedin é uma rede com o foco em criar ligações profissionais, e através dele você tem a oportunidade de desenvolver conexões com pessoas de outros nichos, países e apresentar a eles o seu trabalho.

O Instagram também é uma rede social bastante conhecida e utilizada para criar conexões mais rapidamente, pois ela tem um grande volume de usuários. 

Além disso, você pode impulsionar as suas postagens para que elas tenham um alcance maior na rede social.

O aspecto negativo em utilizar o Instagram para divulgar o seu trabalho é que ele é uma rede social com enfoque em aspectos visuais, então é preciso ter sempre uma boa fotografia em mãos ou pelo menos uma arte elaborada com design.

Mas não se preocupe se você tiver conhecimentos técnicos em Design, pois você pode utilizar o Shutterstock: Creative Flow.

O Shutterstock: Creative Flow é uma ferramenta de Design com vários recursos para você utilizar a criatividade e criar imagens bonitas para divulgar o seu trabalho.

Além disso, você também pode utilizar os modelos prontos do próprio Shutterstock: Creative Flow e editá-los como quiser, assim você pode trabalhar relacionamento com as pessoas que te seguem e incentivá-las a fazer parte do seu Network. 

Encontre pessoas que tenham interesses parecidos com os seus

Aqui vai uma dica de ouro, para fazer Network você precisa buscar de pessoas que queiram saber mais sobre o seu trabalho.

Para que isso aconteça, é necessário ser ativo e ficar atento aos principais eventos que acontecem na sua cidade ou até mesmo em eventos no ambiente digital.

Participe de Workshops, reuniões e palestras com aqueles grupos de interesse, não seja tímido e converse com as pessoas sobre os temas que estão sendo abordados, assim você abrirá um espaço para que vocês possam iniciar uma discussão e você possa apresentar seus projetos. 

Mas esteja atento é preciso estar preparado para participar desses eventos:

  • Apresente uma boa comunicação; Como já dissemos a comunicação é a chave para o Network de sucesso então utilize a mesma linguagem que elas estão se comunicando com você. 
  • Seja cordial: A educação é a chave para ser respeitado, então mostre que você respeita a todos.
  • Seja ativo: Não deixe o assunto acabar de imediato e faça links com outros assuntos que também possam ser interessantes.
  • Esteja bem vestido: A aparência é a primeira impressão que as pessoas terão de você então, nada de vestir qualquer coisa que encontrar no seu guarda-roupa. 

E não esqueça do principal, troque contatos, tenha sempre em mãos um cartão de visita para apresentar aquelas pessoas que farão parte do seu Network.

No ambiente virtual, principalmente no Facebook, você pode encontrar grupos com assuntos e temas que podem ser relevantes para que você consiga fazer o seu Network.

Entre nesses grupos e participe das discussões, mostre também o seu trabalho e estude a melhor maneira de se aproximar das pessoas. 

Faça bom proveito dos seus contatos já existentes

Quem são aqueles contatos que já estão presentes no seu Network?  Lembra que acima classificamos alguns dos tipos de contato que você pode buscar com base na proximidade?

Agora seja objetivo, liste quais são aquelas pessoas que realmente podem ajudar você a alcançar o seu objetivo.

Você pode categorizá-los ainda mais divididos em grupos distintos:

  • Grupo A: são aqueles indivíduos que estão na sua rede e podem te auxiliar na busca pelo seu objetivo 
  • Grupo B: são os contatos do seu Network que podem conhecer, ou conhecem, alguém que pode ajudar diretamente na conquista do objetivo
  • Grupo C: são pessoas que ainda não fazem parte do seu Network, mas você sabe que elas podem te ajudar a alcançar seus objetivos. 

Controle os seus resultados

Não desanime se a sua estratégia de Network não dê certo, é preciso se empenhar e ela é uma estratégia que leva algum tempo até que você possa ver os resultados, afinal você estará lidando com pessoas. 

O importante é que você saiba definir o que está funcionando e o que não está e assim encontrar maneiras de melhorar a sua abordagem ou até mesmo de se relacionar com as pessoas. 

O que você deve priorizar dentro de um Network?

Quantidade ou qualidade? Qual aspecto é preciso valorizar? Tudo depende do seu objetivo, e isso deve ser avaliado com calma para que você tenha a certeza de estar priorizando o aspecto correto. 

De fato, mesmo que o seu objetivo seja divulgar o seu negócio, tanto a quantidade deve ser um aspecto levado em consideração quanto a qualidade deve ser levada em consideração.

Invista em conquistar pessoas que tenham certa autoridade e que estejam alinhadas com o seu objetivo.

Nada impede você de contatar e construir network com pessoas que tenham outros objetivos, afinal, em algum momento os seus objetivos podem acabar se cruzando, mas mantenha o foco naquelas que podem trazer benefícios para você no momento.

Imagem vetorizada de pessoas em Network

Como manter o seu Network ativo?

Além de fazer Networking é necessário também manter um bom relacionamento com aquelas pessoas que você já estabeleceu uma conexão, por isso fique de olho nas nossas dicas.

Seja presente e participativo

Já abordamos que para fazer Networking é preciso ser participativo e buscar por eventos do nicho que você está atuando.

Para nutrir seus contatos não é diferente, é provável que você receba convites para participar de palestras, e reuniões. Se possível não recuse.

Compareça e tente sempre trazer algo novo para mostrar que você continua interessado no trabalho que aquela pessoa tem a oferecer. 

Diga sim os convites que surgirem e arrume um tempinho na sua agenda para interagir com essas pessoas. 

Seja colaborativo

Você sabia que pode criar parcerias para fazer o seu Network? Uma das maiores dificuldades é promover o seu próprio trabalho.

Para minimizar essa dificuldade você pode fazer uma parceria onde você atua na divulgação do trabalho de outra pessoa e ela atua divulgando o seu trabalho.

É importante também que você saiba que outras pessoas também querem divulgar seus trabalhos, então seja sempre participativo e colaborativo apoiando o trabalho dos seus colegas.

Estabeleça a política de "boa praça", não crie inimizades ou disputas desnecessárias, incentive as pessoas e mostre que você também tem interesse nos trabalho que elas estão fazendo. 

Evite deixar críticas que possam ter influência negativa na sua imagem, pois isso pode encurtar o seu Network.

Deixe likes nas páginas das pessoas, e também comentários, não negue caso elas queiram  buscar apoio também, para Network a reciprocidade é tudo!

Mantenha suas redes sociais atualizadas

Tanto o seu blog quanto as suas redes sociais precisam estar sempre atualizadas e movimentadas com conteúdos que sejam novos e interessantes para que as pessoas queiram de fato conhecer mais sobre você e o seu trabalho.

Portanto, é importante que você estabeleça um cronograma de publicações e não esqueça de marcar presença no ambiente digital.

Também é importante que você mantenha a sua bio atualizada com seus telefones de contato, e-mails e informações que possam ser relevantes e para que seus contatos possam te encontrar. 

Mantenha a sua lista de contatos atualizada 

Networking é um processo contínuo e por isso você deve sempre manter atualizado os seus relacionamentos e também as categorias em que cada um se encontra.

Assim você vai saber quando precisa dar mais atenção para um contato do que para os demais. 

Além disso, é essencial que você não procure esses contatos apenas quando precisar pedir um favor ou algo em troca, pois é bem provável que esses contatos acabam se sentido desvalorizados e não queiram mais interagir com você.

Tipos de network

O Network pode ser classificado em diferentes tipos e cada tipo exprime uma função específica. 

Vamos conhecer quais são os tipos de network:

Network pessoal 

É aquele com enfoque em divulgar a sua marca pessoal para que as pessoas tenham conhecimento dela. 

Esse tipo de network geralmente mescla todas as categorias de rede de contato, que citamos anteriormente podendo utilizar contatos familiares, amigos e que possam contribuir para que você alcance o seu objetivo.

Para facilitar a atuação nesse tipo de network 

Network de marketing

É aquele que visa construir uma rede de pessoas que possam divulgar seus produtos e serviços.

Que seria próximo das parcerias firmadas com influenciadores digitais, pois elas possibilitam a expansão da empresa. 

Também existe um modelo onde as pessoas recrutam outras pessoas e recebem não só por suas vendas, mas também pelos resultados conquistados por aqueles que eles recrutaram. 

Quanto mais indivíduos estiverem nessa rede maiores serão os ganhos e resultados.

Networking empresarial

Fortalece as relações da empresa dentro do mercado e pode levar a empresa a ampliar a sua carteira de clientes.

Para ter sucesso nesse tipo de network é preciso investir em relacionamento com seus leads, e também com seus clientes. 

Invista em Network, mas não esqueça do Marketing

O Network é uma ótima oportunidade para você conquistar novos clientes, parcerias e até mesmo novas oportunidades de negócio, mas ele não deve ser o único aspecto a ser trabalhado.

Existem diversas estratégias de Marketing Digital que você pode utilizar para alavancar o seu negócio e encontrar mais leads, e algumas foram até citadas nesse artigo como o Marketing de conteúdo e o Inbound Marketing.

Não deixe de aproveitar todas as oportunidades e explorar as diferentes técnicas disponíveis para fazer do seu negócio um sucesso.

Até logo!

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