Como conectar seu número via SIP

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O JivoChat permite que você conecte SIP externo para usar o JivoChat para receber e fazer chamadas usando seu provedor SIP já existente. Se você possui um número VoIP com SIP e deseja utilizá-lo no JivoChat para receber e fazer chamadas, siga as etapas abaixo para conectar seu número no JivoChat via SIP.

NOTA: Esta funcionalidade está disponível apenas adquirindo o módulo de Telefonia Plus como extensão. Clique* neste tutorial** para adquiri-lo.*

Configurações gerais

  1. Primeiro, você precisará criar um canal SIP no JivoChat. Para fazer isso, vá para o aplicativo web do JivoChat ou um de nossos aplicativos Desktop, vá em "Configurações" -> "Canais", encontre a opção "Receba ligações e ligue para seus clientes ao redor do mundo" e clique em "Conectar".

  1. Clique em "Conecte seu próprio telefone via SIP".

3. Insira os dados de configuração SIP de sua conta com o provedor atual.

Onde posso obter esses dados? Confira abaixo nossas instruções para provedores populares:

Twilio

Zadarma

4. Se os dados foram inseridos corretamente, o botão "Conectar" ficará verde. Escolha se deseja delegar todos os operadores existentes na conta ao canal para que todos eles recebam chamadas ou desmarque a opção para poder delegar apenas operadores específicos a ele e pressione "Conectar" para terminar.

5. O canal agora está criado e você será redirecionado ao menu de "Configurações" do canal. Nesta seção, você poderá conferir o status da conexão. Pode levar alguns minutos para a conexão ser finalizada. Para atualizar o status da conexão e checar se houve alguma modificação, clique no botão "Atualizar".

6. Se receber algum erro ao tentar conectar o SIP, por favor verifique os dados inseridos. Se algo estiver errado, corrija os dados e a tentativa de conexão será reiniciada automaticamente. Se as correções não ajudarem a resolver o problema, entre em contato com a nossa equipe de suporte.

7. Se as configurações estiverem corretas, você verá o status de "Conectado" assim que a conexão for concluída.

Conectando o Twilio

Criando um domínio SIP

1. Acesse sua conta do Twilio e vá até o menu "Programmable Voice".

2. Acesse "SIP Domains" -> "Domains" e clique no botão "+" para criar um novo domínio.

3. Preencha as seguintes seções e campos:

  • Properties:

    • Friendly name - insira qualquer nome desejado
    • SIP URI - insira qualquer nome para ser usado no endereço SIP

  • Voice authentication:

    • IP access control list - opcional
    • Credential lists - selecione uma credencial existente ou crie uma nova

  • Call control configuration:

    • Configure with - selecione "Webhooks, TwiML Bins, Functions, Studio, Proxy"
    • A call comes in - selecione "TwiML Bin"
    • Primary handler fails - opcional
    • Call status changes - opcional

  • Secure media - opcional

  • SIP registration:

    • Deixe este campo como "Enabled"
    • Credentials lists - selecione a credencial que você criou dentro da seção "Voice authentication"

  • Emergency calling - opcional

4. Clique em "Save" para finalizar a configuração do seu domínio SIP.

Adicionando um TwiML Bin para chamadas de saída

1. Acesse o menu "TwiML Bins".

2. Clique em + para criar um novo Bin.

3. Preencha os seguintes campos:

  • Friendly name - insira qualquer nome simples como "Chamadas de Saída" ("Outgoing calls")
  • TWIML - copie e cole o código abaixo dentro do campo indicado:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<Response>
    <Dial answerOnBridge="true" callerId="+550000000000">{{#e164}}{{To}}{{/e164}}</Dial>
</Response>

Não esqueça de alterar o valor +550000000000 pelo seu próprio número

4. Clique em "Create" para finalizar essa etapa.

5 Retorne ao "SIP domain" (domínio SIP) que você criou durante os passos mostrados na etapa "Criando um domínio SIP".

6. Encontre novamente a seção "Call control configuration".

7. No campo "A call comes in", selecione o TwiML Bin que você acabou de criar e depois clique em "Save".

Adicionando um TwiML Bin para chamadas de entrada

1. Retorne ao menu "TwiML Bins".

2. Clique em + novamente para criar mais um Bin.

3. Preencha os seguintes campos:

  • Friendly name - insira qualquer nome simples como "Chamadas de Entrada" ("Incoming calls")
  • TWIML - copie e cole o código abaixo dentro do campo indicado:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<Response>
  <Dial answerOnBridge="true">
    <Sip>
      sip_login@domain_name.sip.us1.twilio.com
    </Sip>
  </Dial>
</Response>

Não esqueça de alterar os seguintes dados dentro do código que você colou:

  • Altere o sip_login pelo login das credenciais que você criou no seu domínio SIP
  • Altere o domain_name pelo nome do domínio do SIP URI que você criou em seu domínio SIP
  • Confirme se o texto "us1." foi adicionado ao seu SIP URI (essa parte é necessária pois o Twilio só possui suporte para URIs com o formato "sip.us1.twilio.com" para processos de registro de SIP)

4. Clique em "Create" para finalizar.

5. Agora, acesse "Phone numbers" -> "Manage numbers" -> "Active Numbers" -> Selecione um número ativo que deseja conectar ao JivoChat.

6. Acesse a seção "Voice and Fax" e configure-a da seguinte forma:

  • Configure with - selecione "Webhooks, TwiML Bins, Functions, Studio, Proxy"
  • A call comes in - selecione o TwiML Bin que você criou para chamadas de entrada

7. Clique em "Save".

Conecte seu Twilio SIP ao JivoChat

1. Primeiro, você precisará criar um canal SIP no JivoChat. Para fazer isso, acesse seu aplicativo web do JivoChat ou um de nossos apps para Desktop e siga para "Configurações" -> "Adicionar canais" -> "Telefone".

2. Clique em "Conecte seu próprio número via SIP".

3. Copie os seguintes dados da sua conta do Twilio e preencha os seguintes campos no JivoChat:

  • Número de telefone conectado
  • País referente ao número conectado
  • Login e senha do SIP (login e senha das suas credenciais do Twilio)
  • Domínio/Proxy SIP (esse campo é chamado de SIP URI no Twilio. Certifique-se de que adicionou o texto "us1." ao seu domínio, como no seguinte exemplo: sip_login@sip_uri_name.sip.**us1.**twilio.com)
  • Porta SIP (opcional)

Selecione se deseja que todos os operadores da conta sejam delegados ao canal do telefone para receberem chamadas, ou desmarque a opção e selecione quais operadores em específico você deseja delegar ao canal. Após finalizar a configuração, clique em "Conectar".

Aguarde cerca de 1-2 minutos até a conexão ser finalizada. Pronto! Se os dados foram inseridos de maneira correta, o novo canal SIP será criado e estará disponível na lista de "Canais" do seu aplicativo JivoChat. Você já pode agora começar a usar seu número do Twilio no JivoChat para fazer e receber chamadas.

Conectando o Zadarma

Encontre e copie seus dados de SIP

1. Acesse sua conta do Zadarma e vá até "Settings" -> "SIP Connection".

2. Selecione um número da lista ou crie um número novo.

3. Aqui você encontrará seus dados de SIP. Mantenha essa página aberta e siga para o próximo passo. Você precisará desses dados para conectar seu SIP ao JivoChat.

Conectando seu SIP do Zadarma ao JivoChat

1. Primeiro, você precisará criar um canal SIP no JivoChat. Para fazer isso, acesse seu aplicativo web do JivoChat ou um de nossos apps para Desktop e siga para "Configurações" -> "Adicionar canais" -> "Telefone".

2. Clique em "Conecte seu próprio número via SIP".

3. Copie os seguintes dados da sua conta do Zadarma e preencha os seguintes campos no JivoChat:

  • Número de telefone conectado
  • País referente ao número conectado
  • Login e senha do SIP (login e senha das configurações de SIP do seu Zadarma)
  • Domínio/Proxy SIP (campo "Server" das configurações de SIP do seu Zadarma)
  • Porta SIP (opcional)

Selecione se deseja que todos os operadores da conta sejam delegados ao canal do telefone para receberem chamadas, ou desmarque a opção e selecione quais operadores em específico você deseja delegar ao canal. Após finalizar a configuração, clique em "Conectar".

Aguarde cerca de 1-2 minutos até a conexão ser finalizada. Pronto! Se os dados foram inseridos de maneira correta, o novo canal SIP será criado e estará disponível na lista de "Canais" do seu aplicativo JivoChat. Você já pode agora começar a usar seu número do Zadarma no JivoChat para fazer e receber chamadas.

Desejamos a você um dia muito produtivo!

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