Cartão pré pago: Como funciona e quais são os melhores

atualizado 26 de fevereiro de 2024
Tempo de leitura10 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Cada vez mais utilizados no Brasil, o cartão de crédito pré-pago vem se transformando em uma excelente forma de pagamento para diversas pessoas.

Entretanto, encontrar a melhor opção para o seu perfil pode ser um pouco confuso, até porque não é todo mundo que conhece essa solução de pagamento. Pensando nisso, vamos te mostrar tudo sobre o que é cartão pré pago e quais as melhores opções do mercado. Confira!

O que é cartão pré-pago e como funciona?

Basicamente, o cartão pré pago é um cartão de crédito que funciona apenas quando possui saldo disponível para os gastos. Onde você adiciona um valor de saldo e utiliza normalmente como um cartão tradicional.

Muito parecido com um plano de celular pré-pago, você utiliza o saldo equivalente à sua recarga. Dessa forma, é possível pagar suas compras em estabelecimentos comerciais ou qualquer outro serviço através da função crédito.

Cartão de crédito pré-pago: quais são os melhores?

Escolher um cartão pré pago para usar a longo prazo pode não ser uma tarefa muito simples, devido às diferentes opções no mercado. Entretanto, separamos alguns pontos que você deve analisar na hora de escolher o seu cartão de crédito pré pago.

Para começar, veja a aceitação no mercado, qual é a bandeira e quais estabelecimentos aceitam. Outro ponto importante é a possibilidade de saque, as taxas e os caixas eletrônicos credenciados.

É importante ficar atento a todas as tarifas, como manutenção da conta, saque emergencial e caso exista, parcelamento de compras. E por fim, se é possível gerar um cartão virtual.

Analisando bem esses pontos, confira nossa lista com as melhores opções que selecionamos de cartão pré-pago.

1. Nomad

A Nomad é um banco digital livre de tarifas de manutenção da conta, sediada nos Estados Unidos e regulado para que você possa realizar câmbio, receber dinheiro do exterior por transferências e compras internacionais.

Além disso, a instituição disponibiliza um cartão de débito internacional sem taxas de ativação ou anuidade que pode ser utilizado para realizar compras on-line ou em pontos físicos, em carteiras digitais ou assinar serviços digitais, funcionando basicamente como um cartão pré pago.

O câmbio é feito em dólar comercial e a empresa trabalha com um IOF de apenas 1.1% e uma taxa de serviço de 2%, o que te ajuda a economizar até 10% em compras internacionais.

Imagem do cartão Nomad

Além disso, nós da JivoChat temos um cupom que pode ajudá-lo a começar com o pé direito o seu relacionamento com a Nomad. Assista ao vídeo abaixo para entender melhor e, após baixar o apicativo, use o cupom JIVOCHAT20 durante o cadastro.

2. Revolut

A Revolut é uma fintech e também um app financeiro para quem busca praticidade e segurança em suas transações diárias.

Com mais de uma década de existência a empresa se destaca por oferecer a possibilidade de abertura de uma conta global e aquisição de um cartão de débito internacional aceito em mais de 150 países.

Uma ótima opção para quem gosta de realizar viagens sem precisar se preocupar com a segurança das transações financeiras.

O destaque está nas transações de câmbio que se tornam simples e vantajosas, pois é possível realizar câmbio em mais de 30 moedas com taxas competitivas (-1.1% IOF versus 4.38% IOF em cartões de crédito tradicionais).

Essa economia pode atingir até 10% em comparação com os gastos no exterior utilizando cartões de crédito convencionais.

Mais de 35 milhões de clientes já utilizam Revolut para realizar suas transações financeiras e tem acesso aos benefícios exclusivos, não deixe de conferir as demais vantagens.

3. RecargaPay

O RecargaPay é um cartão pré pago com diversas vantagens. Com ele, você tem acesso ao cartão físico e ao cartão virtual, ambos com a bandeira Mastercard. O RecargaPay oferece duas formas de aproveitar os benefícios do cartão.

A primeira delas é a forma básica, com cashback e vantagens do programa Mastercard Surpreenda. A outra é pagando uma mensalidade para participar do programa de fidelidade do RecargaPay.

Esse programa permite potencializar as economias com tarifas e garantir melhores condições no programa de cashback, algo que pode ser muito interessante para um cartão de crédito pré pago.

Outro ponto que o cartão RecargaPay se destaca é quanto à movimentação do saldo. Através do aplicativo é possível pagar contas, recarregar celular e fazer transferências. Além disso, os pagamentos feitos no cartão podem gerar cashback para sua conta.

O cartão RecargaPay também permite realizar saques tanto no Brasil, quanto no exterior, ambos com uma pequena taxa.

Foto de uma mão segurando um celular com o App do RecargaPay aberto

4. Superdigital

Com bandeira Mastercard, o cartão pré pago Superdigital permite fazer compras internacionais, além de oferecer um cartão físico e até cinco virtuais. Dessa forma, é possível ter mais comodidade ao realizar suas compras na internet ou presencialmente.

A Superdigital oferece dois pacotes de cartão pré-pago, uma com mensalidade de R$ 9,90 que isenta quaisquer taxas de transações como saques e transferências. Ou a opção sem assinatura, que será cobrada taxas condicionadas ao uso do cartão.

Outra vantagem do cartão de crédito da Superdigital é a possibilidade de contratar uma conta para Pessoa Física ou para MEI.

Captura de tela do site Superdigital

5. Mercado Pago

O Mercado Pago oferece um cartão pré pago sem anuidades. Aceito em lojas físicas e online do Brasil e do exterior, o cartão pode ser utilizado para saques e compras. Além de não precisar de uma conta corrente para utilizá-lo.

Entretanto esse cartão conta com algumas desvantagens, como um limite de gastos diário e uma taxa de saque nacional ou internacional.

Imagem do cartão mercado pago

6. PagBank

A famosa empresa de pagamentos online também oferece um cartão pré pago com bandeira Mastercard, tanto para clientes pessoa física, quanto jurídicas. Com esse cartão é possível comprar online e parcelar suas compras nacionais ou internacionais.

Apesar de não precisar criar uma conta digital para conseguir o cartão, as taxas acabam sendo um pouco altas. As principais taxas são para manutenção, emissão do cartão e saque nacional ou internacional.

Imagem de dois celulares com app PagBank e um cartão

7. OuroCard Pré Pago

O Banco do Brasil também oferece um cartão pré pago recarregável Visa para seus clientes. Pensado para trazer praticidade, você pode controlar o saldo com segurança e comodidade, além de poder carregá-lo nos terminais de autoatendimento, app do banco ou pela internet.

Entretanto, o cartão conta com algumas taxas, como a tarifa para emitir, taxa de manutenção mensal e tarifa de saque a partir do 3º saque no mês.

Imagem de uma mão segurando um cartão

8. Cartão pré pago Mastercard

A Mastercard também conta com a opção de cartão pré-pago e não precisa de verificação de crédito ou conta bancária.. Ele é aceito no mundo todo em toda a rede Mastercard e com ele é possível fazer compras online, pagar contas ou comprar coisas no dia a dia.

Pensando na segurança, se você registrar seu cartão e acabar perdendo ou sendo roubado, seu dinheiro pode ser recuperado.

9. Cartão pré pago Visa

Pensando na comodidade e segurança nas compras do dia a dia, viagens e muito mais, a Visa também conta com cartão pré pago ideal para você ou para sua empresa.

A Visa oferece todas as vantagens do Visa TravelMoney e benefícios de comprar e viagem do Visa Platinum. Além disso, também é possível emitir um cartão de uso geral recarregável, para você comprar pela internet ou em lojas físicas.

Quem pode usar o cartão pré-pago?

Qualquer pessoa pode utilizar um cartão pré-pago, entretanto existem alguns casos específicos em que talvez ele seja uma excelente opção. O primeiro ponto é entender que se trata de uma opção menos burocrática e que não precisa de aprovação de crédito.

Sendo assim, uma boa escolha para quem já tem problemas com dívidas passadas e acaba tendo problemas para conseguir um novo cartão de crédito tradicional. Além disso, as pessoas costumam ter dificuldade de controlar seus gastos e acabam se beneficiando com esse tipo de cartão.

Essa modalidade também pode ser utilizada como mesada para adolescentes, dispensando o uso do dinheiro vivo e, aumentando, o controle e a segurança tanto dos pais quanto dos filhos.

Quais são suas vantagens?

Entre as inúmeras vantagens desse meio de pagamento, separamos alguns motivos para o cartão de crédito pré-pago ser uma boa escolha.

1. Não tem anuidade

Muitas pessoas acabam não optando por este método de pagamento por causa das taxas financeiras dos bancos. Porém, com o cartão pré-pago você não terá esse problema, pois eles são livres de qualquer tipo de anuidade.

Entretanto, algumas instituições acabam cobrando taxas de adesão pelo serviço ou uma mensalidade, quando o salto estiver disponível em conta e sem uso.

2. Cartão de crédito mesmo com nome negativado

Como falamos, mesmo que você esteja com o nome negativado no Serasa ou SPC, você irá conseguir utilizar o cartão pré pago sem nenhum problema. E talvez essa seja uma das suas principais vantagens.

Diferentemente dos cartões tradicionais, o pré pago não passa por análise de crédito criteriosa e também não precisa de comprovação de renda. Basta solicitar o seu cartão e fazer a recarga para começar a utilizar.

3. Sem necessidade de conta bancária

Outro ponto a se destacar do cartão pré-pago, é que não precisa abrir conta em nenhum banco. Isso acaba facilitando o processo, pois isenta o contratante de taxas e tarifas relacionadas à conta bancária.

4. Usado para compras físicas e virtuais

Os cartões pré-pago podem ser utilizados em compras em locais físicos e lojas virtuais. Dessa forma, você consegue contratar serviços de assinatura mensal e fazer compras online de forma simples e sem complicação.

Mas lembre-se que o pagamento de serviços de assinatura só vão ser efetivados desde que você o carregue com o saldo necessário todos os meses.

5. Programa de fidelidade

A Visa e Mastercard são exemplos de algumas bandeiras de cartão pré-pago que também permitem participar de programas de fidelidade. Oferecendo opções de pontos e prêmios exclusivos para fidelizar seus clientes. 

6. Melhor controle de gastos

O cartão pré pago acaba sendo uma ótima alternativa para quem não tem um bom controle das finanças pessoais. Esse modelo costuma ser uma opção bem interessante para começar uma educação financeira e explicar como funciona a administração do dinheiro com um cartão de crédito.

Inclusive, esses cartões podem ser utilizados por menores de idade, desde que tenham um registro de CPF válido. Além disso, existem cartões que contam com aplicativos onde os pais podem acompanhar informações de uso, como saldo e gastos.

7. Saque mais barato

Diferente dos cartões de crédito tradicionais, as taxas de saque automático do saldo desse modelo costumam ser menores, podendo ser até 50% mais econômico.

8. Sem limites de utilização

Caso você opte por ter cartões pré-pagos de diferentes bandeiras, poderá fazer sua solicitação sem nenhum tipo de problema. Afinal, não existe um limite de pedidos de cartões por CPF. 

Como carregar o cartão pré-pago?

Para começar a utilizar seu cartão para fazer compras é preciso adicionar o valor no saldo do cartão e, é possível fazê-lo de diferentes formas. A maioria das instituições costumam oferecer as seguintes formas depósito:

  • pagamento de boletos bancários com valores gerados pelo próprio usuário;
  • transferências bancárias (DOC, TED ou PIX);
  • recarga em lojas e mercados credenciados ao cartão.

Vale a pena ter um cartão pré-pago?

Agora que você já sabe tudo sobre o cartão de crédito pré-pago, é importante fazer uma avaliação mais analítica. Começando pelas necessidade e do tempo de uso desse modelo de pagamento. Em certos casos, pode ser muito vantajoso, como:

  • ao viajar para o exterior, para evitar o câmbio diário da moeda;
  • por estar com o nome negativado ou com alguma restrição;
  • necessidade de se reeducar financeiramente;
  • quando estiver impossibilitado de abrir uma conta corrente em bancos tradicionais.

Por isso, o cartão pode ser bastante útil para que você consiga ter o controle de gastos mais efetivo e maior liberdade das suas finanças. 

Encontrou o melhor cartão pré pago?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor o que é cartão pré pago e suas vantagens. Além das melhores opções disponíveis no mercado.

Se você quer um cartão vinculado a uma conta bancária, conheça as melhores opções de banco digital para abrir sua conta.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download