Cartão Virtual: O que é e como funciona?

atualizado 26 de fevereiro de 2024
Tempo de leitura8 minutos
Felipe A.
Felipe A.
Redator

O cartão virtual tem se tornando cada vez mais popular entre os consumidores, pois garante um maior nível de segurança para todas as compras ou transações on-line e ajudando a reduzir consideravelmente o número de fraudes.

Com o objetivo de te ajudar a entender tudo o que você precisa a respeito dessa nova forma de compra, nós preparamos um artigo completo para te explicar como um cartão de crédito virtual funciona e quais as principais vantagens de ter um.

O que é um cartão virtual?

O cartão de crédito virtual é basicamente uma cópia do seu cartão físico, mas ele é gerado com a numeração e a data de validade completamente diferentes e normalmente só pode ser utilizado uma única vez.

Desta forma, todas as suas informações mais sensíveis ficam totalmente protegidas e qualquer possibilidade de fraude é anulada, tornando suas compras on-line muito mais seguras e livres de preocupações.

Como o cartão virtual funciona?

Diferente de um cartão de crédito físico, o virtual só pode ser utilizado em compras on-line, trabalha com uma validade de apenas 1 ou 2 dias e só pode ser usado uma única vez por compra, após isso ele se torna inválido.

Caso queira realizar uma nova compra, é preciso entrar no site ou no aplicativo do seu banco ou instituição e solicitar um novo cartão virtual. Mas não se preocupe, solicitar um cartão novo é rápido e prático.

Para quem realiza compras on-line com bastante frequência, algumas instituições oferecem um modelo fixo que se mantém ativo por tempo indeterminado, garantindo uma maior praticidade sem abrir mão da segurança.

Onde posso encontrar a fatura?

Todas as compras do cartão virtual são cobradas na mesma fatura do seu cartão de crédito físico. Algumas instituições como o Banco Itaú identificam suas compras feitas com esse tipo de cartão através de um "@" na fatura.

Quais são as vantagens?

Conforme mencionado ao longo do artigo, a principal vantagem desse produto é o nível de segurança que ele oferece para quem realizar compras on-line, eliminando qualquer possibilidade de fraude ou clonagem.

Além disso, você pode escolher o limite do seu cartão de acordo com cada compra e está isento de qualquer tipo de taxa, ou seja, o cartão virtual não gera nenhum custo adicional para quem está utilizando.

Confira também nossa lista com os melhores cursos de investimento online e descubra a forma certa de administrar seu dinheiro.

Tem como usar o cartão virtual na maquininha?

É possível usar o cartão virtual na maquininha através do pagamento por aproximação disponível em alguns modelos de smartphone.

Quem tem um aparelho com esse recurso precisa apenas ativar a funcionalidade no app do seu banco, acessar seu cartão e aproximar o celular da maquininha na hora de pagar.

Outra forma de fazer isso para quem não tem essa função nativa em seu aparelho é usar um app como a carteira digital do Google Pay, Apple Pay ou PicPay.

Quais instituições têm cartão virtual?

A seguir, iremos listar algumas instituições que oferecem este produto ao seus clientes para que você possa escolher a que mais se adequa ao seu perfil de uso, confira:

1. Nomad

A Nomad é uma conta 100% digital totalmente gratuita, que não cobra nenhum tipo de tarifa para abertura e manutenção da conta, perfeito para quem busca praticidade na hora de realizar compras internacionais.

imagem que mostra a logo da Nomad

Ao criar uma conta, você terá acesso a um cartão de débito internacional físico ou virtual que vai te acompanhar por todo o mundo para que suas compras sejam feitas em dólar americano e sem cobrar anuidade.

Além da praticidade do cartão virtual, os clientes da Nomad têm uma conta americana sediada nos Estados Unidos regulada e pronta para realizar câmbio, transferências e compras internacionais através de um aplicativo para celular.

Por fim, nós da JivoChat temos um cupom que pode ajudá-lo a começar com o pé direito o seu relacionamento com a Nomad. Assista ao vídeo abaixo para entender melhor e, após baixar o apicativo, use o cupom JIVOCHAT20 durante o cadastro.

2. Revolut

A Revolut foi fundada em 2015 e é conhecida por ser uma das principais fintechs da Europa e também um super app financeiro.

Ela é a opção ideal de conta global para quem deseja mais segurança e vantagens na hora de gerenciar melhor as suas finanças e transacionar dinheiro no exterior.

O seu principal diferencial é ter um cartão de débito internacional que é aceito em mais de 150 países e que possibilita o câmbio entre mais de 30 moedas em poucos segundos.

Com a Revolut você também aprende a economizar, pois ela apresenta taxas de mercado competitivas ( - 1.1% IOF vs. IOF de 4.38% cartões de crédito tradicionais), e te ajuda a se proteger contra a volatilidade cambial.

Ou seja, praticidade e credibilidade para que você possa desfrutar da sua viagem sem estresse e preocupação com o seu dinheiro, conheça os demais benefícios da Revolut.

mão segurando celular mostrando o cartão virtual da revolut

3. NuBank

O NuBank é uma fintech que foi fundada no Brasil em 6 de maio de 2013 e que se tornou muito popular por oferecer ao seus clientes um cartão de crédito que não possui anuidade e pode ser controlado através de um aplicativo.

pessoa sentada em frente a mesa usando o app do nubank e seu cartão virtual

Atualmente, a instituição permite que seus clientes gerem um cartão virtual através deste mesmo aplicativo em apenas algumas etapas, livre de burocracias e sem a necessidade de falar com um atendente.

Uma das principais vantagens do cartão de crédito virtual da NuBank é que ele não é temporário, ou seja, é possível utiliza-lo em diversas compras ou até mesmo para assinaturas de aplicativos como Netflix, Spotify, etc.

4. Itaú

Alguns bancos e instituições mais tradicionais como o Itaú, por exemplo, também permitem que seus clientes que já tenham um cartão de credito e estão com o iToken habilidade, gerem um cartão virtual temporário através do aplicativo.

imagem que mostra o cartão virtual do itau

Diferente das outras empresas, o Itaú trabalha com diversos tipos de cartão de crédito que são pensados e criados para atender diferentes perfis de clientes. Para encontrar o seu, basta conversar com o banco e solicitar uma análise.

Atualmente, eles trabalham com dois tipos de cartão de crédito virtual, um temporário que possui uma validade de 48 horas, ideal para compras pontuais e um recorrente que pode ser usado diversas vezes e não possui prazo de validade.

5. Santander

Quem optar pelo Santander como banco digital terá a opção de criar uma conta gratuita e solicitar um cartão virtual grátis.

De acordo com seu uso, o cliente pode zerar a anuidade de seu cartão, pode parcelar sua fatura em até 24 vezes e conta com descontos em parceiros.

celular mostrando a conta do santander e seu cartão virtual

6. Pagbank

O PagBank é uma alternativa para quem busca conseguir seu cartão com uma aprovação fácil.

A instituição oferece a opção de cartão múltiplo, com crédito e débito, limite garantido e pagamento por aproximação.

cartão físico ao lado de um celular mostrando a conta do pagbank

7. BMG

O BMG é uma opção que oferece anuidade grátis, um cartão de crédito internacional e a opção de cashback.

mão segurando cartão físico ao lado de celular mostrando cartão virtual

8. Digio

O Digio é uma opção de cartão virtual interessante para quem deseja praticidade na hora de assinar serviços digitais e comprar pela internet.

celular mostrando cartao virtual da digio

9. Sofisa Direto

A alternativa de cartão digital da Sofisa Direto conta com o recurso de emitir cartões descartáveis para cada transação.

Uma forma bastante efetiva de proteger seus dados em todas as compras.

celular com sua conta no sofisa direto aberta

10. Bradesco

Quem tiver um cartão de crédito na bandeira Visa e Elo pode usar o app Bradesco Cartões para criar um cartão virtual.

O banco conta com uma taxa de anuidade, mas oferece benefícios em assinaturas de aplicativos e algumas compras.

logo do bradesco ao lado de celular mostrando seu cartão virtual

11. Inter

O Inter é mais uma opção de cartão de crédito virtual grátis separado do cartão de crédito físico.

Uma das principais vantagens de optar pelo Inter é sua opção de cashback e a possibilidade de fazer compras no débito.

celular mostrando o cartão virtual inter

12. C6 Bank

Quem optar pelo C6 Bank poderá ter seu cartão digital assim que sua conta for aprovada.

Além disso, o banco digital oferece um programa de benefícios que não expiram.

banner com logo do c6 bank e celular mostrando o cartão virtual

13. Neon

100% digital, o Neon é oferece a possibilidade de criar contas gratuitas e sem anuidade.

Os clientes do Neon também contam com opções de cashback é um programa de fidelidade.

personagem ao lado de celular mostrando cartão virtual neon

14. Will Bank

Por fim, o Will Bank também conta com um cartão virtual sem anuidade e sem necessidade de um gasto mínimo mensal.

O banco digital oferece boas condições para limites e todas suas transações podem ser controladas através do aplicativo.

celular com conta do will bank aberta mostrando o cartao virtual

Aprendeu como funciona um cartão virtual?

Esperamos que o nosso artigo tenha te ajudado a entender como que este serviço digital funciona, todos os benefícios que ele traz para a sua segurança e quais as instituições que oferecem esse produto ao seus clientes.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download