Melhores Formas de Pagamento Para Ecommerce

Conheça as formas de pagamento mais populares e preferidas pelos clientes online

Sabemos que o mercado online envolve uma grande variedade de sistemas e ferramentas para que as transações ocorram com sucesso, como a logística por trás da entrega dos produtos, se ocorre via transportadoras ou correios, administração de fornecedores, controle de estoque, entre outros.

Hoje vamos falar de um destes pontos cruciais para que sua loja online funcione perfeitamente: as opções de checkout. Existem diversos meios de pagamento que podem ser empregados em um ecommerce, porém, alguns deles se destacam por serem mais populares, acessíveis e preferidos pelos consumidores online.

Fazer com que seus clientes sintam-se confortáveis e, principalmente, seguros na hora da compra é essencial. Portanto, seu ecommerce deve oferecer opções de checkout confiáveis e já aclamadas. Conheça as melhores formas de pagamento para ecommerce que você deveria trabalhar em seu negócio!

Gateways de pagamento

Os gateways de pagamento são uma das formas mais populares de se comprar online, sendo empregados pela maioria das lojas virtuais e marketplaces. Eles também são comumente oferecidos por empresas SaaS que oferecem plataformas de ecommerce.

Normalmente, os gateways são empregados para processamento de transações via cartão de crédito, mas também podem ser utilizados até mesmo para compras mobile através da operadora de telefone. Alguns dos gateways de pagamento mais populares no Brasil são:

Uma de suas principais características é a velocidade de processamento da transação, que por padrão pode levar até um dia útil, mas normalmente não passa de algumas horas, ou minutos. Sendo este o maior atrativo desta forma de pagamento para os consumidores online.

Outra enorme vantagem dos gateways de pagamento no ecommerce é que eles permitem oferecer checkout transparente, ou seja, toda o pagamento pode ser realizado dentro da própria página, ou aplicativo mobile de seu ecommerce.

Isso é um aspecto que trás mais segurança e praticidade para seus clientes, evitando o redirecionamento para qualquer domínio externo, além de não ser obrigatório que o cliente faça cadastro em outros serviços ou sites para utilizá-lo.

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Melhores Formas de Pagamento Gateways de Pagamento

Boleto bancário

Podemos assumir que todos nós temos certa familiaridade com os boletos bancários, uma das mais populares formas de pagamento no Brasil, utilizada por empresas de essencialmente todos os ramos. O boleto não poderia ficar fora da nossa lista, sendo uma excelente alternativa para clientes que não possuem cartão de crédito próprio.

No Ecommerce, oferecer o boleto é uma garantia de segurança para seus clientes, pois já conhecem esta forma de pagamento. Porém, há um aspecto que deve ser avaliado, o boleto bancário conta com um prazo de até cinco dias úteis para que seja compensado.

Este fator têm o potencial de gerar algumas sessões de atendimento com clientes questionando sobre o processamento da compra, ou mesmo sobre o prazo de entrega informado, visto que este não inclui o tempo necessário para a identificação do pagamento. Sua equipe de atendimento deve estar preparada para lidar com esta situação rapidamente.

Além disso, o cliente pode desistir da compra a qualquer momento, optando por não realizar o pagamento do título. Ao oferecer o boleto bancário, é importante que deixe em destaque sobre sua natureza de ser uma forma de pagamento um pouco mais lenta, de forma a alertar o cliente e proteger seu negócio.

Transferência bancária

Um dos principais aspectos que faz a transferência bancária ser popular no ecommerce é a segurança proporcionada para o cliente, visto que utilizando esta forma de pagamento, ele não precisará inserir dados em algum sistema de processamento ou gateway à não ser o de seu próprio banco.

Além disso, assim como o boleto bancário, ele também serve como uma excelente conveniência para usuários que não possuem cartão de crédito ou débito. Porém, apresenta o mesmo risco da possibilidade do cliente desistir da venda, não realizando a transferência.

Podemos citar que tanto o boleto quanto a transferência bancária são formas de pagamento direcionadas para o cliente que busca mais segurança e não possui ou utiliza cartões para compras online. Por outro lado, oferecem menos garantia da venda para seu ecommerce, possivelmente resultando em carrinhos de compra abandonados.

Carteira digital

A carteira digital é uma alternativa realmente interessante entre as formas de pagamento para ecommerce. Com ela, seu negócio permite que clientes cadastrados possam inserir fundos em transações pré-aprovadas, comprando “créditos” que podem ser utilizados dentro de seu ecommerce, caso ofereça esta opção.

A vantagem da carteira digital é que os clientes normalmente podem escolher entre os outros meios de pagamento para que o dinheiro seja aplicado à carteira digital deles, e podem utilizá-lo a qualquer momento para realizar compras online. O próprio PayPal e PagSeguro oferecem este recurso, permitindo inclusive que seus usuários conectem suas contas bancárias ao sistema.

Este meio de pagamento pode ser considerado um dos mais práticos e convenientes para usuários mobile, visto que não se torna necessário inserir uma grande quantidade de dados no momento da compra, considerando que o dinheiro já está armazenado e aplicado na carteira digital.

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Melhores Formas de Pagamento Carteira Digital

Atenção especial na página de checkout

Agora você conhece as melhores formas de pagamento para ecommerce, mas é importante ficar ainda mais alerta em relação à sua página de checkout. Apenas oferecer meios de pagamento confiáveis não é o suficiente para garantir a satisfação de seus clientes.

Sua página de checkout deve conter informações detalhadas sobre taxas, juros sobre parcelas, prazos de identificação e aprovação da compra para cada meio de pagamento, assim como sua relação com o prazo de entrega estipulado.

Além disso, mostre que seu ecommerce se preocupa com a segurança do cliente e ofereça atendimento especial na página de checkout. Este momento crítico na decisão da compra pode gerar dúvidas, por isso, disponibilizar um chat online para que estas sejam respondidas instantâneamente é uma estratégia que vai impactar suas taxas de conversão.

Para monitorar seus visitantes e diminuir seus problemas com carrinhos de compra abandonados e vendas perdidas na página de checkout, utilize os convites proativos do JivoChat para abordagem em seu ecommerce.

2019/01/29

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