Comunicação visual: O que é e como aplicar em sua empresa

atualizado 27 de fevereiro de 2023
Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

O conceito de comunicação visual é fundamental para as empresas que querem mandar mensagens de maneira clara e objetiva para os consumidores. Utilizar esses recursos visuais facilita a comunicação com o receptor.

Na criação das artes de marketing, uma fonte, uma cor, uma foto, um gráfico, todos esses elementos determinam o que a marca quer transmitir ao mercado e impactar na percepção do público.

Ao introduzir a comunicação visual na sua empresa, permite economizar tempo e dinheiro no processo de se relacionar com os clientes. Por isso, neste artigo vamos te mostrar o que é comunicação visual e como isso pode ajudar o seu negócio.

Ilustração de 3 pessoas segurando lápis e notebook

O que é comunicação visual?

Basicamente, a comunicação visual é a transmissão e recepção de informações através de elementos visuais. Utilizando esses recursos visuais são pensados para transmitir uma mensagem, inspirar mudanças ou provocar emoções nas pessoas.

De forma geral, a comunicação visual trata-se de uma área do design focado em comunicação. A comunicação visual tem como objetivo elaborar mensagens que motivam, educam e engajam os consumidores de forma clara e objetiva.

Como funciona a comunicação visual?

Desde as épocas das artes rupestres nas cavernas, com representações gráficas de animais, cenas de caça, rituais e abstrações, isso prova que a comunicação visual sempre existiu.

Apesar de ainda não conhecermos o seu significado, mas aquelas imagens comunicam informações, valores e crenças pré-históricas. Porém, a comunicação visual ganhou impulso com a invenção da fotografia e cinema no século 20.

Além de servirem ao entretenimento, a fotografia e os filmes começaram a registrar costumes, ambientes e acontecimentos. Com a agilidade e facilidade da sua distribuição, a relação das pessoas com as imagens se transformaram.

Com isso, a publicidade e o jornalismo se apropriaram da comunicação visual para transmitir suas mensagens. Dessa forma, as imagens deixam de ser ingênuas e começam a ter funções e interesses na comunicação social e estimular certos comportamentos.

Atualmente a produção e o alcance das imagens se multiplicaram, assim como a sua influência nos nossos comportamentos. Nunca foi tão fácil tirar uma foto, gravar um vídeo e publicar nas redes sociais, hoje em dia tudo isso é possível com o celular.

Vivemos imersos em um mundo de imagens, elas auxiliam na criação de um rico repertório de referências visuais, nos divertindo com memes e muitos outros exemplos. Por outro lado, também podem propagar uma visão ilusória sobre a vida, como ocorre no Instagram.

Por isso, a comunicação visual acaba moldando nossos comportamentos, mexe com as emoções e influencia a maneira como enxergamos o mundo. E o marketing digital sabe muito bem disso.

Foto de um outdoor com vários símbolos de ideia, clique do mouse, entre outros.

Por que a comunicação visual é importante?

Agora  que você conheceu um pouco mais e entendendo o que é comunicação visual, iremos mostrar qual a importância desse conceito na área de marketing digital. Confira!

1. Economiza tempo

A comunicação visual permite uma compreensão das mensagens de maneira mais simples e rápida, economizando tempo na transmissão de informações para seus clientes. Por isso é menos provável que seu público sinta dificuldade em entender alguma campanha.

2. Mensagens mais claras

A comunicação textual, em muitos casos, é de fácil compreensão. Entretanto, junto a comunicação visual, ela se torna ainda mais poderosa, fazendo com que a mensagem seja transmitida com mais clareza e objetiva.

Se seu objetivo é que os clientes batam o olho em alguma campanha da sua marca e entenda logo de cara o que você quis dizer, considere utilizar a comunicação visual nesse processo.

Ilustração de um megafone ao lado de um ícone do YouTube, de uma lâmpada  e um celular

3. Melhora o entendimento e retenção da informação

Quando se utiliza uma imagem junto a uma frase, a compreensão da informação é mais rápida. Utilizando um recurso visual forte, possivelmente o cliente irá refletir sobre a campanha durante um bom tempo, diferente se você utilizasse apenas uma frase.

4. Afeta emocionalmente as pessoas

As imagens têm um forte poder de impactar nossas emoções e atitudes em relação a mensagem, consequentemente afetando nossas decisões. Dessa forma, os recursos visuais auxiliam no estilo da imaginação e pensamento criativo para entender melhor o material apresentado.

Principais tipos de comunicação visual?

Diariamente vemos diversos exemplos de comunicação visual por aí, como os sinais de trânsito, a decoração de um ambiente ou até mesmo a maneira como as pessoas se vestem.

Mas trazendo a comunicação visual para o contexto do marketing, existem alguns exemplos de recursos visuais fundamentais para as empresas se comunicarem com seus consumidores. Confira!

1. Identidade visual

O recurso mais básico e essencial da comunicação visual é a identidade da marca ou identidade visual. Esse recurso reúne diversos aspectos visuais, como cores, fontes, texturas, ícones, etc.

Que transmitem a personalidade da marca e acompanham seus produtos, embalagens, anúncios, entre diversos outros materiais. Geralmente as marcas elaboram um manual de identidade visual, explicando o uso e aplicação desses recursos sem perder sua essência.

Foto de uma pessoa trabalhando com uma mesa digitalizadora e várias paletas de cores

2. UX Design

O UX Design, ou design de experiência do usuário, é voltado para sites e aplicativos e seu objetivo é criar a melhor experiência de interação dos usuários com esse tipo de aplicação, de forma que eles consigam realizar facilmente o que desejam, sem obstáculos.

Além de agradar aos olhos, conquistar a satisfação e o engajamento do seu consumidor, um UX design bem feito é capaz de contribuir para as conversões de sites e aplicativos.

3. Infográficos

Um dos melhores exemplos de utilização da comunicação visual são os infográficos. Eles permitem transmitir informações complexas rapidamente de maneira mais simplificada.

Dados, números e gráficos que resultam em textos densos, podem ser sintetizados em gráficos e imagens mais atrativas, aumentando o interesse dos leitores.

4. Mídia display

Muito comum em sites, blogs e redes sociais através de banners e animações, o mídia display é um tipo de anúncio do marketing digital onde se utiliza imagens e recursos gráficos.

Um dos maiores diferenciais da mídia display é a atratividade dos recursos visuais, que chamam a atenção do olhar disperso do usuário de forma muito mais eficiente que anúncios em texto.

5. Data visualization

Além da área de marketing digital, a comunicação visual também possui um papel importante na Ciência de Dados. Data visualization, ou visualização de dados, se dedica a transformar dados em gráficos e relatórios mais compreensíveis e atrativos.

6. Vitrines

As vitrines também se beneficiam dos recursos de comunicação visual do marketing. Elas têm como objetivo atrair o olhar de quem passa pela frente de uma loja, seja ela física ou virtual, e fazer com que as pessoas entrem para comprar.

Como fazer uma boa comunicação visual?

Como vimos, a comunicação visual é um poderoso recurso que pode ser utilizado para estimular ações e reter a atenção dos consumidores de forma mais fácil.

Dessa forma, para te ajudar a trabalhar com essa ferramenta, separamos algumas dicas de como fazer uma boa comunicação visual.

1. Escolha as imagens de acordo com a sua intenção da campanha

Para começar a comunicação visual em alguma campanha, é necessário responder algumas perguntas, como: você quer que as pessoas tomem alguma atitude? Ou quer provocar alguma emoção nos consumidores?

Quanto conseguir as respostas para essas perguntas, elaborar uma campanha de sucesso se tornará ainda mais fácil, afinal, você terá em mente quais são as imagens certas para utilizar.

2. Escolha bem as cores e fontes

A paleta de cores certa provoca gatilhos mentais nas pessoas. Por isso, quando estiver criando a comunicação visual da sua empresa, certifique-se de escolher os tons corretamente em pesquisas de psicologia das cores.

Também é importante analisar bem as fontes que serão utilizadas nessa campanha para transmitirem exatamente a mensagem que você deseja passar.

3. Utilize recursos que causem familiaridade

Muitas pessoas gostam de campanhas que provocam algum tipo de sentimento de nostalgia, por essa razão, algumas tendências dos anos 90 e início dos anos 2000 tem voltado com tudo nos últimos anos.

Dessa forma, procure usar recursos nostálgicos e que causem familiaridade no consumidor, isso pode acarretar em uma conexão mais simples com a campanha que você está divulgando.

4. Valorize a hierarquia visual

É importante respeitar uma hierarquia visual, para ter o efeito desejado com o conteúdo, coloque o recurso principal no meio da tela. Também adicione objetos e efeitos que organizem a imagem de forma que facilite a compreensão do consumidor.

5. Tente utilizar imagens sensoriais

Geralmente as imagens sensoriais são aquelas que têm relação com os nossos sentidos. Podendo provocar reações como fome, cheiro, tato, entre outras coisas.

Ao utilizar essas imagens, é possível promover a imaginação dos consumidores, proporcionando uma experiência da comunicação visual mais atrativa e divertida.

6. Utilize metáforas visuais

As metáforas visuais são um recurso que utiliza uma mensagem, imagem ou pessoa para associar uma ideia, facilitando o entendimento e causando um impacto profundo na percepção dos consumidores.

Quando se encaixar na sua ideia, utilizar metáforas visuais podem ser uma boa alternativa para prender a atenção do cliente.

Como aplicar a comunicação visual em sua empresa?

Já vimos como é importante e como fazer uma boa comunicação visual, separamos algumas dicas de como você pode aplicar e trabalhar a comunicação visual no seu negócio.

1. Conheça a sua persona

Não se esqueça que a comunicação visual é uma forma de comunicação. Isso significa que depende de um emissor e de um receptor que trocam informações e mensagens entre si.

Por isso, é fundamental ter sua persona bem definida. Afinal, é ele o receptor das mensagens da sua marca. Conhecer sua persona torna a comunicação visual mais focada e atrativa para o público, ajudando na conexão entre a marca e o público.

2. Entenda o poder da semiótica e das cores 

Para criar uma comunicação visual eficiente é necessário conhecimento sobre semiótica, psicologia das cores, entre outras teorias da imagem. Pois, como falamos, as cores carregam significados e provocam sensações.

3. Padrões visuais na web

Um dos princípios da usabilidade na web é não fazer o usuário pensar. Quanto menos ele se esforçar para entender e executar alguma ação, melhor. Por isso, utilizar padrões de web no UX Design é importante.

Por exemplo, nos dias de hoje, todo mundo entende que três linhas paralelas representam o menu durante a criação de um site, conhecido como "menu hamburguer", popularmente utilizado em dispositivos móveis. Esses padrões ajudam a tornar a comunicação visual mais eficiente.

4. Invista no storytelling visual

O Storytelling visual é a estratégia de contar histórias através de imagens. A linguagem verbal pode aparecer, claro, mas contar histórias visuais em seus posts, auxiliam no engajamento do seu conteúdo.

5. Tenha uma área dedicada

Para ajudar a impulsionar a comunicação visual da sua empresa, é fundamental ter uma área dedicada a isso. Com designer qualificados e experientes no uso de recursos visuais para comunicar ideias.

Caso não tenha disponibilidade ainda na sua empresa, é possível terceirizar esse serviço com agências especializadas. A comunicação visual não pode ser tratada como um acessório do marketing, ela é a essência da comunicação da marca com o público.

Aprendeu o que é comunicação visual?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender todos os conceitos e importância de uma comunicação visual bem feita.

Se você quer que sua marca tenha mais presença no meio digital e consequentemente aumente suas vendas, confira nosso artigo completo sobre Marketing Digital e descubra como aplicar em seu negócio.

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