SaaS: O que é e como funciona?

atualizado 17 de abril de 2023
Tempo de leitura15 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

SaaS é uma tecnologia que irá revolucionar a maneira como você e sua equipe desempenham as funções dentro da sua empresa.

Esse modelo surgiu para atender as demandas tecnológicas, e também para suprir as necessidades do mercado tornando a contratação de serviços mais rápida e ágeis

Em resumo, contratar um serviço se tornou uma tarefa fácil e pode ser realizada em poucos minutos graças a esse modelo.

É graças a ele que, por exemplo, pedir comida é uma tarefa que pode ser executada através do seu smartphone e em poucos segundos.

Por isso, para que você saiba o que é SaaS e quais são as suas vantagens, elaboramos um guia para que você conheça esse modelo de Software. 

O que é SaaS?

SaaS é a sigla para o termo de origem inglesa "Software as a Service", que traduzido para o português seria "Software como um serviço", esse evidência ainda mais qual é a função de um SaaS.

Pois, SaaS é uma metodologia de software que funciona na nuvem e permite que os usuários tenham acesso aos serviços através da conexão com a internet.

Por isso aplicativos SaaS também são conhecidos como Softwares baseados na Web.

Ou seja, nesse modelo a sua empresa não precisa instalar softwares ou manter hardwares, para utilizar os recursos de um serviço. 

Apenas é necessário a conexão com a internet para que você possa desfrutar desses recursos, sem precisar fazer a aquisição de um software específico, o usuário compra uma licença e paga pelo uso do serviço.

O que são empresas SaaS?

Empresas SaaS são as empresas que desenvolvem ou vendem softwares que são considerados como serviços. 

Essas empresas ficam responsáveis pela segurança, manutenção e também pela conectividade deste aplicativo.

E você provavelmente conhece alguns exemplos, mas não sabe que essas empresas utilizam o modelo ou plataforma SaaS.

Você tem acesso a algum serviço de Streaming? A Netflix é um ótimo exemplo de empresa SaaS. O Google Drive também é um serviço do tipo SaaS.

De uma maneira geral essas empresas facilitam o acesso do consumidor a tecnologias que antes demandavam aquisição de softwares e mais custos incluídos como taxas e manutenção.

Elas contribuíram para que houvesse uma diminuição do volume de softwares que eram necessários para que se pudesse ter acesso a um serviço específico trazendo mais praticidade para o mercado. 

Diferenças entre as empresas de software e as empresas SaaS?

Caso você ainda não tenha compreendido qual é a principal diferença entre uma empresa que vende Softwares e uma empresa SaaS elas são sutis e bem simples

Na empresa de SaaS os dados dos usuários ficam armazenados na nuvem, uma empresa de Software eles vão ficar salvos no seu computador. 

A outra diferença, como já mencionamos, é que não há necessidade de instalação de Softwares, pois os SaaS funcionam através da nuvem.

Quais são os benefícios de utilizar um Software SaaS?

Se ainda está em dúvida se um SaaS é ideal para o seu negócio, iremos apontar algumas das principais vantagens para você investir nessa tecnologia.

Confira quais são os principais benefícios no uso de SaaS.

Facilidade de aquisição

É fácil contratar um serviço de SaaS, já mencionamos algumas das plataformas, como A Netflix e o iFood que são exemplos de serviços SaaS bastante conhecidos.

A maioria delas requer apenas um registro para que o usuário possa usufruir de todos os seus benefícios.

Além disso, como uma facilidade desse modelo de Software também podemos citar que eles podem ser acessados de qualquer dispositivo a qualquer hora e qualquer lugar.

Isso garante que a sua empresa não precise se preocupar em adquirir equipamentos de última geração para fazer um bom proveito dos recursos que esses softwares oferecem. 

A maioria dos Softwares de SaaS são user friendlys, ou seja, também não é necessário que a sua empresa tenha uma equipe de TI. 

Custos iniciais reduzidos

Com SaaS você não precisa se preocupar com taxas de manutenção e taxas extras.

A maioria dos Softwares já estão configurados e prontos para o uso, dessa maneira você também não precisa gastar com treinamentos para que a equipe saiba como fazer a manutenção do software.

O que também economiza bastante tempo para que você possa focar em outras atividades. 

Atualização automática

Você não precisa se preocupar em adquirir a versão mais recente de um SaaS.

A maioria das empresas que trabalham com aplicativos do modelo SaaS oferecem atualizações e elas são realizadas automaticamente.

Isso permite que você tenha acesso às ferramentas mais modernas sem precisar se preocupar em adquirir um novo software.

Também é válido para caso você deseje fazer um upgrade desses softwares, basta contratar um novo serviço ou licença.

Você usa apenas o que precisa

Uma outra vantagem do SaaS é a possibilidade de contratar apenas pelas ferramentas que você realmente acha que são necessárias para o seu negócio.

Isso porque a maioria dos softwares SaaS dispõem de licença personalizáveis para que os softwares possam atender as necessidades de cada cliente.

Isso permite que o cliente também contrate pacotes adicionais a qualquer momento que ele precisar e achar necessário. 

Possibilita integrações

Muitos provedores de SaaS permitem que você integre seus softwares a outros sistemas podendo assim potencializar seu uso. 

Isso ocorre através do acesso a API  (Interfaces de Programação de Aplicativo), onde você pode complementar o seu software com outros recursos. 

Uma pessoa sentada em um hardware upando para a nuvem Saas

Modelos de cobrança SaaS

Se você deseja adquirir um serviço de SaaS para a sua empresa esteja atento, pois elas oferecem diferentes modelos de cobrança.

Por isso, conheça quais são os principais e como ocorre a cobrança em um SaaS.

Modelo Freemium

É um dos modelos mais utilizados entre as empresas SaaS. O termo Freemium vem da união de dois termos "Free" e "Premium".

Ele funciona da seguinte maneira: O serviço é oferecido de forma gratuita, e caso o cliente queira adicionar mais funcionalidades é necessário adquirir a licença premium, que geralmente é uma taxa mensal ou anual.

O objetivo das empresas com esse modelo que é uma estratégia de marketing, é que você tenha acesso a ferramenta e conheça mais sobre o seu uso e suas funcionalidades para vir a adquiri-la caso ela supra as suas necessidades. 

Free Trial

Nesse modelo de cobrança você tem acesso ao SaaS com a possibilidade de ter acesso a todos os recursos disponíveis ou apenas algumas dessas ferramentas, por um tempo limitado.

Permite que você explore os recursos oferecidos e por tempo suficiente para que você consiga definir se irá adquirir o produto ou não.

O tempo de Free trial pode variar de empresa para empresa, mas normalmente elas disponibilizam 14 ou 30 dias.

Ao final desse tempo de você quiser utilizar o Serviço SaaS é necessário adquirir uma licença.

Self service

É um modelo onde você pode fazer a compra por conta própria, com facilidade e rapidez.

Para que você possa escolher a licença que ofereça os recursos que você precisa, as empresas oferecem páginas com detalhes sobre os planos, funcionalidades e valores.

Ao escolher a melhor opção você será conduzido até o checkout, realiza o pagamento e já 

recebe o acesso à plataforma. 

Não é necessário que você entre em contato com os vendedores, a não ser que você queira esclarecer alguma dúvida. 

Inside sales

É quando uma equipe de vendas se disponibiliza para entrar em contato com você, para efetuar a venda remota, podendo ser feita até mesmo através de um chat online na página da empresa. 

Ele é mais voltado para modelo de negócios B2B, pois esse modelo requer mais explicações sobre os softwares SaaS, uma vez que várias pessoas podem estar envolvidas em um processo de compra.

Field Sales

Essas são as vendas internas realizadas como contato direto entre o vendedor e você, e geralmente envolvem visitas na empresa e reuniões. 

Nesse caso também ocorre um contato específico entre a equipe para que sejam compreendidas as necessidades dos clientes e apresentar também os recursos mais interessantes da ferramenta.

Segmentos SaaS para ajudar a sua empresa

Como você já deve ter percebido, as empresas SaaS estão incluídas nos mais diversos segmentos.

E se você estava esperando para saber quais são esses segmentos e quais são as ferramentas que podem contribuir com a sua empresa nós iremos te apresentá-las neste tópico.

Ecommerce e sites

Se você ainda não possui um site para a sua empresa ou talvez esteja pensando em investir em um ecommerce, atualmente, para a construção de sites não se faz necessário que você contrate um programador ou um web designer.

Essas plataformas também funcionam como um SaaS permitindo que você construa o seu site e armazene na nuvem em poucos segundos através da hospedagem.

Um exemplo SaaS que facilita a tarefa de construir um site é o Wix.

O Wix, possui tanto um construtor de sites quanto um construtor de e-commerce para quem deseja iniciar a sua loja virtual.

O construtor de sites do Wix possui uma interface amigável que permite que você escolha um template pronto para personalizar ou crie um site personalizado criado através da inteligência artificial do próprio wix.

Você pode adicionar recursos avançados no seu site do Wix, como um blog ou então criar o seu ecommerce. 

E você ainda pode editá-lo para ser responsivo e adaptável a tela de dispositivos móveis. 

O Wix, possui diferentes licenças para uso, você pode optar para as licenças de uso pessoal ou então as licenças business que são focadas para quem possui empreendimentos.

As licenças Business contemplam os planos básico, ilimitado e Vip, e basicamente o que difere entre elas é a quantidade de espaço para armazenamento na nuvem que você terá disponível.

Logística de entrega 

Se você trabalha com vendas de produtos no ambiente virtual, os softwares SaaS são uma maneira de agilizar o seu processo de entrega dos produtos.

Antes esse processo demandaria horas no telefone e que graças ao SaaS está totalmente disponível no ambiente virtual, a solução é buscar uma calculadora de frete.

A Melhor Envio, por exemplo, é um sistema de gestão e gerenciamento de fretes que permite que você cote simultaneamente com diversas transportadoras. 

E ela ainda permite que você faça interações com diversas plataformas que vão desde marketplaces e até plataformas de hospedagem de ecommerce para que você consiga utilizá-la automaticamente.

E o melhor de tudo é que você só paga quando utilizar, pois não há cobrança taxa nem mensalidades.

A única cobrança realizada pela plataforma é através da intermediação da etiqueta de frete. É uma facilidade para quem não quer perder tempo fazendo cotações com diversas empresas.

CRM

Para quem ainda realiza a gestão de clientes manualmente, também existem softwares SaaS que permitem que esse processo seja otimizado.

Se você ainda não conhece as plataformas de CRM, e como elas podem ajudar o seu negócio, apresentamos agora.

CRM, é a sigla para Customer Relationship Management que em tradução significa gestão de relacionamento com o cliente.

Esses softwares são utilizados para que você consiga gerir os seus clientes de uma maneira mais automatizada e livrando-se das planilhas, e ter um maior controle das suas vendas.

Um exemplo de software de CRM é o Pipedrive.

O Pipedrive é um CRM focado em vendas, ele permite que você conduza os seus clientes através do funil de vendas e assim consiga identificar quais etapas eles se encontram.

Ele também permite o agendamento de ligações, e-mails e a própria ferramenta te dá insights do que deve ser priorizado. 

Além disso, é possível ter acesso a relatórios que irão te ajudar a gerir melhor as vendas do seu negócio.

O Pipedrive possui versão de avaliação gratuita de 14 dias para você desfrutar dos recursos da plataforma.

Após esse tempo é necessário adquirir uma das 4 licenças que estão disponíveis.  

Ferramentas de marketing e automação

Se você divulga o seu negócio no ambiente virtual é bem provável que já saiba a importância de utilizar as diferentes estratégias de Marketing Digital.

E acredite, mas softwares SaaS também estão disponíveis para quem deseja simplificar esse trabalho. 

É o caso do RD Station, que é uma ferramenta completa de automação de marketing para que você possa executar tarefas sem precisar se preocupar. 

Ela é uma ferramenta que permite você capturar contatos e combinar páginas, formulários, Whatsapp e email em um só painel e tenha uma visão completa do funil de vendas para analisar e melhorar seus resultados. 

Permite que você automatize as suas tarefas e que a sua equipe saiba quando enviar as mensagens para os clientes no momento certo.

É possível acompanhar o histórico de ações de cada lead, como quais foram as páginas visitadas e quais emails foram realmente lidos. 

Assim, você e sua equipe podem priorizar aqueles clientes que estão mais propensos a realizar uma compra.

E como um bom Software SaaS, o RD Station possui diferentes planos e licenças para você.

Os planos são separados entre equipes de vendas e de marketing e vão do light até o enterprise. 

ERP

Gerir é uma tarefa bastante difícil e cansativa, não é mesmo? Mas ela pode ser facilitada se você escolher um Software SaaS para facilitar esse processo.

Os ERP ou Enterprise Resource Planning são softwares de Gestão e que favorecem a análise e o processamento de dados para que o gestor possa tomar decisões mais precisas. 

É o caso do software GestãoClick, que oferece diferentes recursos como: Controle financeiro, controle de estoque, realização de vendas e elaboração de orçamentos, emissão de notas,  emissão de boletos e ainda integração com outras plataformas.

Os planos de GestãoClick são bastante interessantes pois você pode  definir se deseja assiná-los mensalmente, semestralmente, trimestrais ou anuais.

Eles variam de bronze até platina, o que faz com que você tenha maior flexibilidade na hora de realizar uma compra.

Ferramentas de comunicação

Se você deseja investir em atendimento de qualidade para a sua empresa, a comunicação não pode ser um empecilho.

Existem diversos tipos de SaaS quando falamos em comunicação, mas para o ambiente corporativo o JivoChat é a solução ideal. 

Sim! O JivoChat também é um software SaaS, e ele é mais do que um chat online para o seu site,  embora esse seja o seu recurso principal. 

Ele possui recursos de CRM para que você possa acompanhar os seus clientes e ter acesso ao histórico de compra.

Possui a função chatbot que permite que você preste um atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana. 

E ainda permite que você faça integração entre os principais mensageiros como o Whatsapp, o Facebook Business e as Directs do Instagram para ter acesso de todas as suas conversas em um único painel.

Facilita a comunicação da sua empresa e centraliza as suas mensagens.

O JivoChat possui uma versão paga e uma versão gratuita que te dá acesso às demais ferramentas. 

Cloud services

E como já abordamos várias ferramentas que mantém o seu serviço na nuvem.

Se você está em busca de serviços de gestão na nuvem, o CloudWays permite que você realize a gestão dos seus sites com segurança e na nuvem. 

Ela permite que você coloque seu website no ar em poucos minutos, realize  e construa aplicações web.

Você pode optar pelos planos Standart ou premium que são cobrados mensalmente.

Uma mulher sentada com um notebook no colo navegando em um Saas

Como alcançar o sucesso com SaaS

Agora que você conhece algumas das ferramentas SaaS, e também dos segmentos que são possíveis utilizá-las, deve estar se perguntando como você pode implementá-la na sua empresa e fazer com que ela seja um sucesso.

Realize um acompanhamento da utilização dos seus produtos

Lembra quando mencionamos que o SaaS é personalizável e você pode integrá-lo com outras plataformas para facilitar o seu trabalho?

O lado bom é que você tem acesso a soluções e recursos infinitos para atender as necessidades do seu negócio.

No entanto, pode ser que você acabe contratando serviços que você nem usa.

Já que o SaaS representa uma praticidade no sentido que você pode alterar suas licenças com facilidade acompanhe sempre o uso das ferramentas.

Descarte aquelas que não tem mais serventia, troque por ferramentas que sejam úteis ao seu negócio.

Inove suas estratégias

Como os serviços de SaaS estão presentes para facilitar o desempenho da sua equipe, não fique preso a estratégias antigas.

Investigue os diferentes recursos disponíveis nos softwares, invista em levar novidades aos seus clientes.

Explore também as integrações e tente sempre melhorar a qualidade do seu serviço e do seu atendimento.

Peça feedbacks

Peça feedback para os colaboradores da sua empresa quanto para os seus clientes para avaliar a qualidade dos serviços prestados.

Verifique se as ferramentas realmente estão sendo úteis e contribuindo para que você alcance os seus objetivos.

Os desafios do SaaS

Chegamos a reta final do nosso artigo sobre SaaS e não podíamos deixar de mencionar quais são os principais desafios ao adotar softwares SaaS na sua empresa.

Interrupções no serviço

Embora as empresas façam de tudo para que o seu serviço seja paralizado pode ser inevitável enfrentar alguns problemas desse tipo.

Pode ser que você chegue um dia para trabalhar e dê de cara com os servidores indisponíveis.

É um aspecto negativo trabalhar com Softwares SaaS.

Atualizações obrigatórias

Embora as atualizações, na maioria das vezes, apresentam melhorias em um software, elas também podem vir acompanhadas de recursos de que você não precisa.

Nem sempre você irá se adaptar a uma nova interface e infelizmente não há nada que você possa fazer contra esse aspecto.

Dificuldade de fazer a transação de softwares

Existem diversas empresas e isso não quer dizer que você tenha sempre que permanecer utilizando os serviços de uma única empresa de SaaS.

Você tem toda a liberdade de migrar, mas como os dados ficam armazenados na nuvem, realizar essa migração pode não ser uma tarefa tão fácil.

Pronto para contratar um serviço SaaS?

Agora que você já sabe quais são os softwares SaaS e como eles funcionam basta analisar o seu negócio e entender quais são as necessidades da sua empresa.

Utilize essa estratégia para melhorar o desempenho do seu negócio, a qualidade do seu atendimento e até mesmo as suas vendas explorando algumas das ferramentas que citamos.

E boas vendas!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download