Conheça a plataforma curso em vídeo [Guia Completo]

atualizado 20 de junho de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Não é novidade que as tecnologias moldam o mundo em que vivemos, e atualmente a área da tecnologia da informação tem se mantido em alta e diversas vagas de emprego continuam a ser criadas nessa área.

Graças a isso, muitas pessoas optaram por ingressar nessa área. Cada vez mais uma boa formação tem se tornado importante, mas nem sempre é o suficiente. Quem busca ter uma carreira próspera como profissional de TI precisa se manter atualizado.

Por isso, a procura por cursos online tem se tornado cada vez mais relevantes. Diversas plataformas de ensino têm apresentado opções atualizadas cheias de informação, como o Curso em Vídeo.

Pensando nisso, preparamos este artigo para te mostrar o Curso em Vídeo do Gustavo Guanabara, uma das maiores plataformas de cursos de TI. Além disso, conheça algumas plataformas para vender cursos online.

Uma foto de um notebook, canetas e um bloco de anotação em cima de uma mesa

Curso em Vídeo

Pensado pelo professor Gustavo Guanabara, o Curso em Vídeo foi lançado em 2013 com o objetivo de ensinar tecnologia a distância e atualmente conta com mais de 200 mil alunos cadastrados e diversos materiais gratuitos.

Guanabara começou seu projeto através de um site que disponibilizasse curso em vídeo completo, então ele lançou um curso de HTML5 e em seguida um curso em vídeo de algoritmo, todos completamente gratuitos.

É possível assistir aos vídeos através do seu canal do YouTube sem precisar se cadastrar ou se preferir, pode se cadastrar no site do Curso em Vídeo e ter a possibilidade de testar seus conhecimentos, gratuitamente.

Para emitir seu certificado de conclusão dos cursos é necessário pagar uma taxa, o projeto do Curso em Vídeo também conta com um plano de assinatura que traz inúmeras vantagens para os alunos.

Recorte da pagina inicial do site Curso em vídeo

Hoje o Curso em Vídeo conta com mais de 30 vídeo aulas completas de diversos conteúdos da área de tecnologia, é possível aprender desde excel e Photoshop, até linguagem de programação, HTML5 e CSS3, Python e muito mais.

O que é uma plataforma de cursos online?

Se você pensa em seguir os caminhos do Curso em Vídeo e entrar no mercado de EAD e colocar seu próprio curso online, para começar, você deve encontrar uma plataforma de cursos online que atenda suas necessidades.

Basicamente, uma plataforma de curso online é um site que é totalmente pensado e preparado para receber e distribuir suas video-aulas.  Esses sites possuem uma tecnologia própria para trabalhar com vídeos.

Nessas plataformas de curso online é possível fazer o upload direto dos seus vídeos, sem a necessidade de colocá-los no YouTube, por exemplo, para depois fazer a integração.

Além disso, algumas plataformas de curso em vídeo online possuem um sistema de pagamento integrado, também contam com ferramentas que permitem anexar outros arquivos, como PDF, além de chats com alunos e muito mais.

Foto de um homem utilizando um notebook

De maneira geral, uma plataforma de cursos online já conta com tudo que o gestor de cursos EAD precisa para distribuir seu conteúdo. Entretanto, cada plataforma possui suas características, é preciso encontrar uma que atenda suas demandas.

Melhores plataformas de curso em vídeo online

Para te ajudar a preparar seu curso online, separamos algumas das melhores plataformas de curso online para você escolher a que melhor se adequa ao seu projeto. Confira!

1. Kiwify

O Kiwify é uma plataforma onde é possível hospedar e vender cursos online de maneira fácil e rápida. Ele libera o acesso aos materiais do curso assim que o cliente realiza a compra, sem a necessidade de esperar algum e-mail.

A plataforma conta com uma área exclusiva para membros. Além de contar com sistema de co-produção, que permite convidar quantos co-produtores quiser para o seu produto e dividir a comissão.

O Kiwify conta com sistema de Upsell de 1 clique e também permite venda de produtos por recorrência, através de assinaturas no cartão de crédito. Eles não cobram taxa para cadastrar seu curso online, mas cobram uma porcentagem por venda.

2. Hotmart

O Hotmart é uma das plataformas mais populares no mercado para hospedar e vender cursos na internet. A plataforma conta com uma área para membros que permite a melhor experiência para os alunos do seu curso.

Eles contam com um sistema de pagamento seguro e que permite vender seus cursos para qualquer país, com pagamento local em vários deles. Além disso, contam com um programa de afiliados que permite que seus produtos sejam vendidos por outras pessoas.

Foto de uma mulher utilizando um notebook e fazendo anotações em um caderno

A ferramenta é totalmente customizável, com alguns cliques você pode editar a sua tela de pagamento para deixar com a sua marca. Além de contar com um analytics que permite verificar todos os dados de vendas e informações sobre o desempenho do seu curso.

O Hotmart conta com uma ferramenta de automação que permite você integrar um provedor de e-mail para ficar sempre em contato com seus clientes, recuperar vendas e até aumentar os lucros. Para cadastrar seu curso no Hotmart é gratuito, porém eles cobram taxas sobre a sua venda.

3. Eduzz

O Eduzz é outra excelente plataforma para quem deseja criar produtos educacionais na internet e vender cursos online. A plataforma conta com um construtor rápido de páginas para o seu site e permite integração com diversas ferramentas.

Assim como a Hotmart, eles contam com um programa de afiliados que permite você utilizar dessa estratégia para aumentar a divulgação e consequentemente o número de vendas do seu infoproduto.

Além disso, contam com uma área exclusiva para os alunos. Para hospedar o seu curso online no Eduzz não precisa pagar nada, entretanto, eles cobram taxas de acordo com a venda do seu curso.

4. Udemy

Com mais de 130 mil cursos, a Udemy é outra opção de plataforma de curso em vídeo online, em seu site você consegue encontrar desde cursos de programação até esoterismo.

Além dos cursos completos, na plataforma é possível encontrar aulas avulsas. A Udemy oferece diversas soluções para quem está desenvolvendo um curso online. Além disso, a plataforma permite a venda de um curso através do PayPal ou Payoneer.

5. Samba Tech

Outra excelente opção de plataforma de cursos em vídeo online no Brasil é a Samba Tech, essa plataforma aceita qualquer formato de vídeo, graças ao seu encoding automático. A ferramenta possui um período de teste gratuitos para hospedar e distribuir seus cursos.

Além disso, a Samba Tech oferece vantagens de monetização dos seus vídeos. Já para os alunos, é possível comprar aulas avulsas, através de assinaturas ou pacotes e a utilização de player exclusivo.

Considerado um YouTube corporativo, a Samba Tech permite analisar as atividades dos espectadores através de relatórios. Além de utilizar tecnologia ABR, que adapta o carregamento de páginas de acordo com a velocidade da internet que você utilizar.

Conheceu o curso em vídeo?

Esperamos que este artigo tenha te mostrado mais sobre o que é o curso em vídeo e como fazer para acessar os inúmeros cursos de tecnologia da plataforma. Além de encontrar as melhores plataformas de cursos online.

Se você está pensando em começar a criar conteúdo para vender na internet, confira nosso artigo com cursos de vendas online.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download