Curso de TI Online: 12 melhores especializações

Índice

O mundo em que vivemos hoje é moldado em grande parte pela tecnologia da informação. Por isso, esta área da tecnologia tem se mantido em alta e diversas vagas continuam a ser criadas neste ramo.

Essa é uma das principais razões pelas quais várias pessoas optam por ingressar neste segmento.

Cada vez mais uma boa formação em universidades e faculdades têm se tornado algo importante. Apesar disso, não é o suficiente.

Quem deseja ter uma carreira próspera como profissional de TI precisa agregar conhecimento e manter-se atualizado com as principais novidades na área de tecnologia da informação.

Por isso os cursos online têm se tornado cada vez mais relevantes. As plataformas de ensino online têm apresentado opções atualizadas com grades curriculares cheias de informação.

No entanto, cada curso tem seu próprio foco, ensinando as aptidões necessárias para que profissionais se especializem em áreas de atuação específicas.

Pensando nisso, criamos esta lista com as principais plataformas e cursos de TI online para ajudar você a fazer a melhor escolha.

O que são cursos de TI?

Curso de TI é um termo que faz referência à formação profissional na área de Tecnologia da Informação. Para entender o que este tipo de curso aborda, primeiro será preciso entender o que é esta área do conhecimento. 

Tecnologia da Informação é um conjunto de conhecimentos que utiliza a computação para processamento, gerenciamento e armazenamento de dados.

Hoje em dia, contar com um TI é algo fundamental para que as empresas sejam capazes de gerenciar seus sistemas e organizar o fluxo de informação. 

Além disso, as soluções criadas por profissionais da área geram um grande impacto no resultado das empresas, facilitando e otimizando processos.

Funções dos profissionais de TI

Profissionais formados na área de TI podem atuar em vários segmentos exercendo diversas funções. Confira a seguir uma lista das principais.

  • Consultoria estratégica sobre tecnologia
  • Aplicação de metodologias e processos
  • Gestão da tecnologia usada em organizações
  • Gestão de equipes de TI
  • Desenvolvimento de projetos de software
  • Garantia de acesso à informação de qualidade
  • Integração de sistema de banco de dados
  • Desenvolvimento, projeção e solução de problemas através do uso e construção programas computacionais

Cursos de TI: qual fazer?

Optar pela melhor alternativa de material para estudo é uma escolha que irá fazer toda a diferença em seu futuro.

Para garantir que você irá descobrir qual é a melhor opção, confira nossa lista para conhecer os melhores cursos e até mesmo cursos de TI gratuitos disponíveis na internet.

1. Pacote Danki Programador Full-stack Master

O Pacote Full-Stack Master é uma excelente oportunidade para quem está em busca de uma carreira como desenvolvedor full-stack master, se tornando um profissional completo.

O material foca no mercado, ensinando sobre as tecnologias mais poderosas e usadas da atualidade. 

Além disso, é possível desenvolver habilidades que apenas alguns profissionais possuem no Brasil.

O material conta com mais de 2500 aulas atualizadas, 200 projetos práticos e acesso vitalício, permitindo que alunos se tornem programadores diferenciados.

Logo do curso Pacote full-stack master

2. Carreira Formação Completa Desenvolvedor JAVA para WEB

Quem está procurando por uma boa opção para começar a estudar programação e iniciar uma carreira na área pode aproveitar muito o conteúdo deste curso.

O curso Carreira Formação Completa Desenvolver JAVA para WEB ensina utilizando uma didática exclusiva como aprender a programar de forma prática, intuitiva e natural.

São mais de 300 videoaulas, somando 60 h de conteúdo e 5 e-books diferentes com questões resolvidas e muito mais.

3. Udemy

Uma das principais plataformas de cursos online, a Udemy conta com diversas opções de cursos sobre tecnologia e na área de TI.

O site é uma ótima opção para pessoas que já tem formação na área aperfeiçoarem seus conhecimentos e aprenderem sobre novas tecnologias ou áreas de atuação.

Isso permite que profissionais possam estudar sobre o tema sem afetar seu trabalho.

Existem diversos professores especializados nas mais diversas áreas de mercado que podem ensinar e garantir uma boa certificação para o seu currículo.

Alguns dos principais temas disponíveis na plataforma são: Microsoft Azure, Zabbix, Redes TCP/IP, Fundamentos de Ethical Hacking e Arquitetura de redes.

Logo da plataforma Udemy

4. Google Ateliê Digital

O próprio Google conta com uma plataforma de ensino onde é possível encontrar cursos em diversas áreas, incluindo cerca de 19 opções na área de TI, tecnologia e dados.

Contudo, o site apresenta suas limitações, pois a maior parte dos cursos não conta com certificados. Caso isso seja dispensável para você, será possível aprender sobre novas estratégias e práticas profissionais de trabalhar com uma empresa na internet.

5. Alura

A Alura é uma plataforma de ensino digital completamente voltada para cursos na área de tecnologia, sendo uma das maiores opções nacionais para quem busca profissionalização neste segmento.

O site conta com mais de 1200 opções de cursos nas mais diversas áreas, como Design & UX, Programação, Data Science, Front End, Mobile e muito mais.

Os cursos geralmente contam com o acesso anual, além disso, é possível optar por planos em que usuários podem fazer diversos cursos e aproveitar cursos novos na área de tecnologia, que são lançados semanalmente.

6. Brasil + Digital

O Brasil + Digital é um site que oferece uma grande variedade de cursos, somando mais de 35 temas diferentes para profissionais e estudantes de TI. 

A plataforma também apresenta a vantagem de divulgar vagas em todo o Brasil na área de TI. 

Ao todo são mais de 1500 horas de aula, com os cursos tendo uma duração média de 20 horas.

Os cursos também apresentam diversos níveis de complexidade, com os mais básicos contando com conteúdos introdutórios e aulas interativas.

Confira algumas das principais opções de cursos disponíveis na plataforma:

  • Sistemas Operacionais
  • Gestão de Riscos em TI
  • Microsoft: fundamentos da computação em nuvem
  • Microsoft: noções básicas de computadores
  • Microsoft: segurança e privacidade no computador

7. Learncafe

Bastante popular entre usuários interessados por tecnologia, o Learncafe é uma plataforma de ensino online que oferece diversos cursos grátis.

É possível encontrar conteúdos introdutórios que ensinam sobre a utilização de sistemas Linux, Windows Server, softwares do Office e WordPress. 

A plataforma também conta com materiais sobre programação e outras categorias de tecnologias usadas no mercado, como por exemplo, o ReactJS usado no Facebook.

Ao optar por aprender usando o Learncafe, fique atento com as restrições de prazo para assegurar que o conteúdo poderá ser finalizado.

Logo da plataforma Learncafe

8. NS Academy

A NS Academy também é uma ótima opção para profissionais e estudantes que buscam por cursos de TI Online. A plataforma é completamente gratuita e oferece diversos cursos sobre TI.

Usuários do site podem acessar os treinamentos desenvolvidos por parceiros e clientes da NetSupport, testes de conhecimento e tutoriais para dominar as principais ferramentas mais usadas no mercado. 

Confira os principais cursos disponíveis na plataforma:

  • Virtualização com Microsoft Hyper-V
  • Aprendendo Terminal Linux
  • Infraestrutura de Redes Windows
  • Windows Server 2019
  • Linux Ubuntu e LibreOffice

9. Fundação Bradesco - Escola Virtual

A Fundação Bradesco conta com sua própria escola virtual, uma plataforma que oferece cursos completos de forma gratuita.

Dentre as principais opções encontradas na plataforma estão materiais sobre programação e TI. São mais de 100 cursos que oferecem certificados de conclusão. 

Apesar de oferecerem o conteúdo gratuitamente, os cursos precisam ser finalizados em um prazo de 60 dias. 

O material é bastante dinâmico, contando com videoaulas, testes e desafios para os estudantes. Alguns dos cursos mais visados são:

  • Fundamentos de TI: Hardware e Software
  • Introdução a Redes de Computadores
  • Fundamentos de Governança de TI
  • Aprendendo na Web
  • Administrando Bancos de Dados

10. edX

A EDX é uma plataforma norte-americana que conta com o suporte de grandes universidades, como MIT e Harvard. 

Diversos pesquisadores destas instituições desenvolveram junto ao site um programa que dá acessibilidade aos cursos de forma gratuita.

O site já conta com o acesso de mais de 15 milhões de pessoas que utilizaram os materiais disponíveis para aprender sobre diversos assuntos, dentre eles, cursos de TI.

Contudo, a plataforma apresenta uma limitação linguística, pois o site e todo o seu conteúdo está disponível exclusivamente em inglês.

11. TIMTec

O TIMTec é uma plataforma de ensino à distância criada pelo Instituto TIM, que oferece cursos atualizados em diversas áreas.

Na área de TI os principais cursos são de introdução às linguagens de programação. Alguns exemplos são PHP, Python, Java e Javascript. O site também conta com materiais que ensinam a desenvolver APIs estilo REST, desenvolvimento de games, SQL e uso de banco de dados. 

As aulas são disponibilizadas em vídeo e o conteúdo é dividido em módulos. Contudo, mesmo se aprofundando nos temas, a plataforma não oferece certificados de conclusão para os alunos.

12. Microsoft Learn

Por fim, a última adição à nossa lista de plataformas e cursos de TI é a Microsoft Learn. A plataforma de ensino online foi desenvolvida para substituir a antiga MVA (Microsoft Virtual Academy).

O novo site conta com vários cursos gratuitos e certificações que podem ser muito relevantes na carreira de profissionais de TI.

Dentre as opções de cursos mais visados na plataforma, estão:

  • Desenvolvimento de aplicativos Windows
  • Plataforma Power - Ampliar e criar aplicativos necessários para sua empresa usando o Office 365 e o Dynamics 365
  • Azure

Logo da plataforma Microsoft Learn

Pronto para começar um curso de TI online?

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado ótimas plataformas e ajudado a escolher o melhor curso para que possa continuar desenvolvendo suas habilidades e prosperando em sua carreira.

Caso precise de uma solução de chat online, seja para você ou para seus clientes, confira a plataforma de atendimento profissional JivoChat. 

O JivoChat é capaz de unificar diversos canais de atendimento em um único lugar, gerar dados sobre o desempenho do atendimento de um negócio, monitorar visitantes de cada página e abordá-los com convites proativos personalizados para conversa.

Início Blog Reviews Curso de TI Online: 12 melhores especializações
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download