10 ferramentas para compactar vídeo para WhatsApp

atualizado 19 de junho de 2023
Tempo de leitura8 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Presente no dia a dia da maioria da população brasileira, o WhatsApp conta com mais de 120 milhões de usuários só no Brasil. Seja para conversar com amigos e família, ou para tratar de negócios de trabalho, clientes ou fornecedores.

Graças a sua dinâmica, rapidez e popularidade conseguimos enviar mensagens rápidas, independentemente se você utiliza o WhatsApp convencional ou utiliza a sua versão profissional, o WhatsApp Business.

O WhatsApp é constantemente atualizado, surgindo inúmeras funcionalidades para a plataforma, como a criação de figurinhas, mas também possui funções já conhecidas pelos usuários, como gravar áudio e enviar mídias como fotos e vídeos.

Apesar da funcionalidade de enviar vídeos já ser antiga no WhatsApp, muitas vezes não conseguimos enviar um vídeo muito extenso para outra pessoa pela plataforma, dessa forma, precisamos compactá-lo para poder enviar.

Pensando nisso, preparamos este artigo para te apresentar uma lista de ferramentas para compactar vídeo para WhatsApp. Confira!

Como compactar vídeo para WhatsApp

O WhatsApp possui um certo limite quando se trata de encaminhar ou enviar fotos, vídeos e arquivos de áudio. De acordo com o aplicativo, o limite de arquivos de vídeo que pode ser enviado é de 16MB.

Existem diversas ferramentas online que permitem você compactar vídeo para WhatsApp e conseguir enviar alguns vídeos maiores para seus contatos. Confira nossa lista com as melhores ferramentas para compactar vídeo para WhatsApp grátis.

1. Apowersoft

A Apowersoft é uma empresa com diversas soluções de multimídias através das suas plataformas. Eles oferecem desde ferramentas que realizam captura de tela, juntar vídeo, remover marca d'água, editar vídeo e diversos outros serviços.

Tela inicial do compressor de vídeo online do Apowersoft

Dentre suas diversas funcionalidades, o Apowersoft conta com uma ferramenta para compactar vídeo para WhatsApp, com uma interface bem simples e fácil de utilizar, você consegue compactar vídeos de forma inteligente diretamente do seu navegador.

Dentre suas diversas funcionalidades, o Apowersoft conta com uma ferramenta para compactar vídeo para WhatsApp, com uma interface bem simples e fácil de utilizar, você consegue compactar vídeos de forma inteligente diretamente do seu navegador.

Para comprimir vídeo para WhatsApp com o Apowersoft é muito simples, basta acompanhar o passo a passo a seguir:

1- Acesse o site do Apowersoft e clique no sinal de + onde está escrito "Clique para Adicionar Vídeo";

imagem que mostra o passo a passo de como compactar um vídeo para WhatsApp utilizando o site do Apowersoft

2- Escolhe a pasta onde o arquivo salvo e selecione o vídeo que você precisa compactar;

3- Agora basta descer um pouco a página, escolher o tamanho e o formato do vídeo e clicar em no botão "Comprimir";

4- Quando a ferramenta finalizar o processo de compactação, basta clicar na opção "Baixe Já Todos" e o arquivo será salvo na sua pasta de downloads.

A ferramenta de compactar vídeo para WhatsApp do Apowersoft é compatível com quase todos os tipos de formatos, como MP4, WMV, AVI, MOV, RMVB, WEBM, 3GP, ASF, M4V, TS, MTS e muitos outros.

2. Clideo

Outra opção de ferramenta para compactar vídeo para WhatsApp é o Clideo. Essa ferramenta é totalmente online e gratuita, além de contar com uma interface bem simples e intuitiva para qualquer usuário.

imagem que mostra a logo da ferramenta Clideo

O Clideo permite compactar vídeos de até 500MB, dos mais variados formatos, como MP4, WMV, MOV, VOB, AV, etc. Para reduzir o vídeo para WhatsApp, basta inserir o arquivo no local indicado ou fazer o upload diretamente do seu Dropbox ou Drive.

Assim que escolher o vídeo, o processo de compactação se iniciará e ao finalizar, o arquivo compactado estará disponível para download.

3. Clipchamp

O Clipchamp é outra ferramenta para compactar vídeo para WhatsApp online, podendo ser utilizada diretamente do seu navegador, sem a necessidade de baixar nenhum software para seu computador.

Com sua função de compactar vídeo, os usuários conseguem comprimir arquivos de vídeos de modo que possa armazená-los, publicá-los ou enviar por WhatsApp de forma mais rápida.

imagem que mostra a ferramenta de editar e compactar vídeos para WhatsApp da Clipchamp

O Clipchamp é compatível com uma enorme variedade de formatos de entrada e resoluções. Além de possuir uma ferramenta de otimização para quem deseja compactar muitos vídeos ao mesmo tempo.

Para compactar vídeo para WhatsApp grátis utilizando o Clipchamp, basta você enviar seu vídeo na área indicada e escolher as configurações recomendados, caso prefira, pode personalizar a resolução e formato de acordo com suas necessidades.

Ao finalizar a sua compactação, é possível visualizar seu vídeo online, além de escolher fazer o upload e compartilhá-lo ou fazer o download do novo vídeo em seu computador. O Clipchamp está disponível para dispositivos iOS e Android.

4. ComprimirVideo

Através do ComprimirVideo é possível compactar vídeo para WhatsApp de forma fácil e rápida, diretamente do seu navegador sem a necessidade de baixar nenhum programa para seu PC.

Este site para comprimir vídeo para WhatsApp online permite que você compacte diversos formatos diferentes, como MP4, MOV, MKV e vários outros que tenham até 500 MB.

Tela do ComprimirVideo

Além disso, é possível selecionar um baixo nível de compressão onde o vídeo continua com a melhor qualidade possível. Também é possível redimensionar e reduzir a largura do vídeo e remover o áudio caso prefira.

5. YouCompress

O YouCompress é outra ferramenta totalmente online e gratuita que permite você compactar vídeos para enviar pelo WhatsApp.

Com uma interface bem simples e intuitiva, com esta ferramenta você consegue comprimir vídeos nos mais variados formatos, como MP4, MOV, entre outros.

imagem da pagina inicial do site YouCompress

Além disso, o YouCompress também permite que você compacte imagens, músicas e até documentos em PDF. Basta inserir o arquivo na área indicada e clicar em "Compress" para começar a compactar e então baixar vídeos.

Ao finalizar o processo, seu novo vídeo estará pronto para o download e então você poderá enviar para seus contatos no WhatsApp.

6. VideoSmaller

Parecido com outras ferramentas da lista, o VideoSmaller permite comprimir vídeo para WhatsApp online, sem precisar baixar nenhum software para seu computador.

imagem da pagina inicial do site para compactar vídeos de WhatsApp VideoSmaller

Diretamente do seu navegador é possível compactar vídeos de até 500MB, nos mais variados formatos, como MP4, MOV, MKV. Além disso, é possível remover o áudio do vídeo que estiver compactando.

Outra funcionalidade desta ferramenta é a possibilidade de selecionar o nível de compressão, permitindo que o vídeo tenha a melhor qualidade possível e também reduzir a largura do vídeo.

7. Online Converter

O Online Converter é um site que, além de servir para compactar vídeo para WhatsApp grátis, também pode ser utilizado para editar vídeos, adicionar marca d'água, adicionar áudio e diversas outras funções. Essa ferramenta permite reduzir vídeo para WhatsApp que tenham até 200 MB em diversos formatos de mídia, como MP4, AVI, FLV, MOV, 3GP, MKV, WM, etc.

imagem que mostra a logo do site de compactar vídeos para WhatsApp Online Converter

Além disso, é possível estimar um tamanho para seu vídeo compactado e escolher a qualidade de áudio do seu vídeo, deixando ele sem som ou melhorando até 128 kbps.

8. Video Compressor

Desenvolvida pela FreeConverta, o VideoCompressor é uma ferramenta on-line gratuita e com interface intuitiva, ideal para quem precisa compactar um vídeo para enviar pelo WhatsApp.

imagem que mostra a logo do site para compactar vídeo de WhatsApp FreeConvert

Por ser um serviço on-line, não é necessário baixar e instalar nenhum tipo de programa. Você pode comprimir vídeos do seu dispositivo, do Dropbox, do Google Drive ou a partir de um link.

Além disso, na hora de reduzir um vídeo para WhatsApp é possível escolher o tipo de codec de vídeo que você deseja, o método de compressão e a porcentagem máxima que o arquivo pode ser reduzido.

9. Compressor de Vídeo Rápido

O Compressor de Vídeo Rápido é uma aplicação de compressão de arquivos de vídeo que está disponível na PlayStore e é compatível apenas com dispositivos Android. Esta ferramenta é capaz de: comprimir diversos formatos de vídeo diferentes, comprimir fotos, extrair a faixa MP3 dos vídeos, alterar a resolução e a taxa de bits do arquivo.

imagem que mostra a logo do aplicativo Compressor de Vídeo Rápido

Para conseguir reduzir o vídeo para o WhatsApp, basta selecionar a pasta onde o arquivo está localizado, escolher a função "Comprimir Vídeo" e selecionar a qualidade da compressão.

Após finalizar todo o processo, basta encontrar o vídeo na sua galeria e enviar para os seus contatos ou até mesmo postar no seu status do WhatsApp.

10. Comprimir Vídeo - Compressor

Disponível apenas na App Store da Apple, este aplicativo compressor de vídeo é uma ótima solução para quem não sabe como compactar o vídeo para WhatsApp em um iPhone ou iPad. Com ele você consegue alterar a resolução dos seus vídeos, as taxas de quadros por segundo, a taxa de bits e reduzir consideravelmente o tamanho do arquivo sem perder muita qualidade.

imagem que mostra a logo do aplicativo Comprimir Vídeo

A ferramenta também permite que você divida um vídeo grande em vários vídeos curtos e comprima diversos arquivos ao mesmo tempo de forma simultânea.

Com o aplicativo Comprimir Vídeo desenvolvido pelo Junjie Ruan fica muito mais fácil reduzir um vídeo para WhatsApp ou para qualquer outra rede que tinha limitações em relação ao tamanho dos arquivos.

Encontrou a melhor ferramenta para compactar vídeo para WhatsApp?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar a melhor ferramenta para compactar vídeo para WhatsApp e que você consiga enviar qualquer vídeo para seus contatos.

Não deixe de conferir nosso artigo sobre como criar link do WhatsApp e conheça também a ferramenta da JivoChat para criar links do WhatsApp.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download