Como vender fotos no Shutterstock [Guia Completo]

atualizado 18 de agosto de 2023
Tempo de leitura7 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Provavelmente você que trabalha com fotografias já ouviu falar em bancos de imagem. Mas você já se perguntou como comercializar suas imagens em algum deles? Como você pode vender suas fotos?

Caso nunca tenha experimentado, é uma grande oportunidade de ampliar seu portfólio e divulgar seu trabalho para outros segmentos, além claro, de obter um lucro com isso e conseguir uma renda extra.

Para te ajudar a entender melhor sobre este assunto, preparamos este tutorial de como vender fotos no shutterstock e algumas dicas para tirar fotos excelentes e aproveitar ao máximo os recursos dos bancos de imagem.

O que são bancos de imagem?

Antes de começarmos a falar sobre como vender fotos no shutterstock, vamos explicar melhor o que é o shutterstock e o que são bancos de imagens. Esses bancos disponibilizam imagens, vídeos, clipes e músicas livres de direitos.

Foto de uma pessoa vendo banco de imagens no notebook

Os bancos de imagens são sites que comercializam diversos tipos de mídias, como falamos, existem imagens, vídeos, músicas e muito mais. Essas plataformas são muito utilizadas por designers, publicitários, profissionais criativos de modo geral.

A demanda pela compra de imagens porfissionais é muito alta, até porque é ilegal utilizar uma imagem de internet sem que haja a devida autorização do autor. Ao disponibilizar uma imagem em um banco, você autoriza a utilização da imagem para fins comerciais.

Com isso, ao conceder uma licença de uso de imagem, significa que o comprador irá pagar apenas uma vez pela imagem e poderá utilizá-la quantas vezes quiser.

O que é Shutterstock?

Como falamos, o Shutterstock é um banco de imagens. Um dos mais completos e conhecidos no mercado, foi criado em 2003 e está presente em mais de 150 países. O site é o mais procurado por quem deseja vender imagens, vídeos, vetores e muito mais.

O Shutterstock conta com um gigantesco portfólio para profissionais criativos, com mais de 177 milhões de imagens, vídeos e músicas, além de ferramentas que melhoram o processo criativo.

Foto de uma pessoa mexendo em um notebook em cima da mesa com câmeras

Ao vender fotos no Shutterstock você ganhará royalties a cada vez que uma de suas imagens forem baixadas por um cliente. Seu ganho irá depender do tipo de licença ou assinatura que o cliente Shutterstock tem.

Como vender fotos no Shutterstock?

Se você quer saber como vender suas fotos no Shutterstock, é necessário fazer o cadastro de uma conta como colaborador e enviar 10 fotos para uma primeira análise. Após essa análise, suas imagens estarão disponíveis na plataforma.

Como falamos acima, ao se tornar membro da Shutterstock e começar a vender suas fotos, você ganhará royalties a cada vez que uma imagem sua seja baixada por um cliente. Com isso seu ganho irá depender do tipo de assinatura que o cliente tem.

O seu ganho pode variar, a porcentagem por imagem varia entre 20 e 30%, mas vale a pena destacar que, conforme seus download aumentam, sua porcentagem também aumentará.

Uma das vantagens da Shutterstock é seu sistema de bonificação por indicação. Ou seja, caso você indique um novo membro para a ferramenta, você receberá uma porcentagem para cada download que uma imagem dele receber.

Após fazer o cadastro e enviar suas fotos, você deve inserir o título, descrição, palavras-chave e categorias. Então, quando seu conteúdo estiver pronto, basta clicar em enviar suas fotos para revisão.

Então basta aguardar que você receberá um e-mail automático confirmando que recebeu suas fotos. Em seguida, seu conteúdo aparecerá na seção "aprovação pendente". Depois, você receberá outro email informando que suas imagens foram aprovadas.

O Shutterstock conta com alguns requisitos técnicos para poder aprovar suas imagens, confira:

  • Formato do arquivo: imagens JPEG e TIFF são aceitas;
  • Perfil de cores: as imagens são exibidas em sRGB;
  • Tamanho do arquivo: todas as imagens devem ter pelo menos 4 MP.

Dicas para começar tirar fotos

Agora que você já sabe como vender fotos no Shutterstock, separamos algumas dicas para você tirar fotos incríveis, independentemente se você utiliza câmeras profissionais ou smartphone para tirar fotos.

Foto de um notebook, caderno e câmera em cima da mesa

Pessoas reais que contam histórias reais

Se você está começando a tirar fotos, busque observar pessoas em diferentes contextos, talvez seus amigos ou estranhos em uma reunião, lanchonete, etc. Observe as interações e como se comportam e planeje o momento ideal para fotografar.

É importante lembrar que ao fotografar qualquer pessoa, você precisará da autorização para utilizar sua imagem.

Encontre nichos

Pense nas fotografias que seriam mais difíceis de obter e que possam ter uma alta demanda pelas empresas, explore os diferentes bancos de imagens e revise os temas fotográficos que possa incluir.

Tendências

É muito importante você saber o que está acontecendo no momento, explore as tendências que estão se tornando mais comuns. Muitas ferramentas como Shutterstock informam as tendências emergentes.

Editor de imagens

Utilizar um bom editor de fotos é fundamental na hora de finalizar suas imagens e criar conteúdos de qualidade. Agora o Shutterstock possui uma ferramenta completa para você editar fotos e criar designs incríveis. O Shutterstock: Creative Flow é uma ferramenta completa de edição que possibilita a criação de designs para tudo.

O editor pode ser utilizado em seu navegador ou através do seu smartphone. Ele conta com uma interface intuitiva, prática e fácil de usar.

Ajustes de cor podem ser feitos manualmente na ferramenta, mas opções de filtros prontos também estão disponíveis para serem aplicadas em apenas um clique. Um recurso muito interessante é a aba de efeitos, que são oferecidos através de uma integração e podem ajudar em seu processo criativo.

A variedade de layouts prontos do Shutterstock: Creative Flow é ótima para quem quer alimentar seu feed com imagens criativas e atraentes. São várias opções para stories, posts, capas do Facebook. Além disso, o Shutterstock: Creative Flow também com recursos para criação de materiais que serão impressos como cartazes, cartões de visita e até mesmo logos.

Após finalizar suas edições, as imagens ficarão salvas na própria ferramenta e poderão ser alteradas ou baixadas novamente.

Câmera fotográfica profissional ou semiprofissional?

Se você está começando na carreira como fotógrafo e pretende vender suas imagens em bancos de imagens como o Shutterstock, provavelmente você está pensando em investir em uma boa câmera fotográfica. Mas escolher uma profissional ou uma semiprofissional?

Foto de uma pessoa segurando uma câmera

Câmera fotográfica semiprofissional

Quando estiver procurando por uma câmera fotográfica semiprofissional, uma das principais características é observar se ela se enquadra na categoria DSLR, ou seja, o dispositivo precisa mostrar para o fotógrafo em tempo real a imagem que está sendo capturada.

Isso pode ser através do visor, quanto por uma tela LCD no corpo da câmera. Outro ponto importante para classificar uma câmera como semiprofissional é a possibilidade de trocar a lente, permitindo que você escolha a melhor lente para a situação que está registrando.

Câmera fotográfica profissional

Além de possuir todas as funcionalidades dos modelos semi-profissionais, as câmeras profissionais também entregam sensores melhores que permitem uma melhor captação da luz ambiente e fotos de qualidade.

Outro diferencial das câmeras profissionais é a quantidade de configurações e ajustes que oferecem para você conseguir fotos perfeitas. Apesar de ser um investimento maior, as câmeras profissionais são pensadas para atender todas suas necessidades.

Qual tipo de imagem eu posso vender?

Os bancos de imagens como o Shutterstock contam com diversas categorias de imagens, então se você está começando a vender fotos nos bancos de imagens, é possível trabalhar nas mais variadas categorias, como por exemplo:

  • Abstratos
  • Animais/Vida Selvagem
  • Artes
  • Beleza/Moda
  • Celebridades
  • Ciência
  • Comidas e Bebidas
  • De época
  • Diversos
  • Edifícios/Lugares Famosos
  • Editorial
  • Educação
  • Esportes/Lazer
  • Feriados
  • Fundos/Texturas
  • Ilustrações/Clip-Art
  • Imagens vetoriais
  • Industrial
  • Interiores
  • Natureza
  • Negócios/Finanças
  • Objetos
  • Parques/Ar livre
  • Pessoas
  • Religião
  • Saúde/Medicina
  • Sinais/Símbolos
  • Tecnologia
  • Transportes

Aprendeu como vender fotos no Shutterstock?

Esperamos que este artigo tenha te mostrado como vender fotos no Shutterstock para você conseguir monetizar suas fotografias e tirar uma renda extra.

Se você está querendo fotografar e postar nas redes sociais, confira nosso artigo sobre como tirar fotos para Instagram.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download