8 Melhores bancos de imagens sem direitos autorais

atualizado 18 de agosto de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

As imagens são poderosas, a sua utilização como estímulos visuais permitem transmitir sentimentos, emoções, desejos e comportamentos. Como por exemplo, através do cinema, anúncios publicitários, estratégias de conteúdo, entre outros casos.

Já é muito comum seu uso comercial no mercado, entretanto, contar com um profissional encarregado de produzir imagens e fotos para um negócio é algo que muitas empresas não conseguem custear.

Visto essa necessidade, alguns empreendedores e fotógrafos aproveitaram a oportunidade e criaram bancos de imagens. Sites ou plataformas onde é possível comprar imagens avulsas ou pagar para acessar um número de imagens através de planos.

Além dessas plataformas que oferecem pacotes pagos, outros tipos de sites começaram a surgir, pensando em aproveitar também desse tipo de conteúdo, disponibilizando imagens sem direitos autorais para fazer o download gratuitamente.

Se você está precisando de imagens sem direitos autorais para utilizar em suas campanhas de marketing ou para produzir algum conteúdo, confira este artigo com uma lista dos melhores bancos de imagens sem direitos autorais.

Pessoa sentada olhando para um banco de imagens na tela do computador

Onde encontrar imagens sem direitos autorais

Se você está em dúvida sobre a utilização de imagens em suas estratégias de marketing digital, confira alguns dados:

  • Ao ler informações em um conteúdo visual, a retenção é de 65%;
  • A maioria dos profissionais de social media utilizam imagens em suas estratégias, por volta de 74%;
  • Em redes sociais como o Twitter, publicações com imagens recebem 150% mais retuítes do que tuítes apenas em texto;
  • Já no Facebook, imagens geram 2.3 vezes mais engajamento.

Agora você consegue entender um pouco melhor da importância de utilizar imagens em suas campanhas de marketing. Confira nossa lista com banco de imagens sem direitos autorais para você utilizar.

1. Shutterstock Creative Flow

O Shutterstock é um dos bancos de mídias mais populares da internet. Nele é possível encontrar desde imagens sem direitos autorais, até vídeos e músicas para serem utilizadas em seus projetos.

Além disso, também é uma excelente plataforma para quem deseja ganhar uma renda extra vendendo suas fotografias ou ilustrações.

Apesar de possuir diversas imagens pagas, o Shutterstock conta com um catálogo bem vasto de imagens sem direitos autorais, permitindo que você as utilize da maneira que quiser, algumas imagens são gratuítas enquanto outras fazem parte do acervo premium da plataforma.

Além disso, você também poderá utilizar a ferramenta do Shutterstock, o Shutterstock: Creative Flow onde você poderá criar designs incríveis com as imagens do banco de imagens do Shutterstock.

Banner do Shutterstock

2. Burst

Um dos sites com banco de imagens sem direitos autorais mais completos é o Burst, ele traz uma imensa variedade de imagens, ilustrações e fotografias. O Burst é um site distribuído pela Shopify.

O site conta com um algoritmo extremamente eficaz para encontrar qualquer tipo de imagem. Além disso, essas fotos podem ser utilizadas livremente para fins comerciais, inclusive podendo ser modificadas.

Tela inicial do Burst

3. Canva

O famoso editor Canva também conta com um banco de imagens sem direitos autorais com qualidade profissional em seu acervo. Desde fotografias, ilustrações, vetores e até elementos que podem ser utilizados para criar designs únicos.

Além de poder editá-las dentro da própria plataforma do Canva, também é possível baixar e utilizar as imagens sem direitos autorais disponibilizadas no site sem a necessidade de usar seus recursos.

O processo é simples, só é preciso escolher suas imagens sem direitos autorais preferidas e clicar em download, e não esqueça de aprender a utilizar essa ferramenta profissionalmente.

Com o curso Canva para Negócios você aprender como explorar a ferramenta seus recursos para poder criar artes e outros designs para as redes sociais.

3. Unsplash

Outro site com imagens sem direitos autorais é o Unsplash. Este site possui algumas das mais belas imagens, todas completamente livres de qualquer tipo de direito autoral.

Dessa forma, você pode pegar qualquer imagem deste site e copiá-las, editar e até mesmo distribuí-las com qualquer objetivo, independente de ser comercial ou pessoal.

Além disso, o Unsplash é um dos poucos sites de imagens sem direitos autorais que não é necessário dar créditos ao fotógrafo original. Entretanto, é recomendada essa prática para quem for utilizar imagens do site.

4. Pexels

O Pexels é outra opção de site que oferece imagens sem direitos autorais para seus usuários. Com imagens de alta qualidade, você pode utilizar as fotos para fins comerciais ou pessoais sem nenhum problema.

Sua plataforma separa as imagens por tags, facilitando na hora de encontrar a imagem perfeita para sua campanha de marketing. O Pexels também conta com funcionalidade que permite fazer download das fotos em resoluções customizadas.

5. Pixabay

Outro excelente site para encontrar imagens sem direitos autorais é o Pixabay. Em seu site é possível encontrar desde fotos, imagens vetoriais, ilustrações e até vídeos para serem utilizados gratuitamente.

Um diferencial desta plataforma é a possibilidade de otimizar sua busca através dos filtros que permitem incluir tamanhos, dimensões e a orientação das fotografias. Além da segmentação por cores predominantes nas imagens.

Pessoa apontando para tela de um notebook mostrando banco de imagens

5. Rawpixel

Outro banco de imagens sem direitos autorais bem conhecido na internet é o Rawpixel. Isso porque a plataforma também distribui suas imagens em diversos outros bancos de imagens conhecidos.

Com uma biblioteca bem variada de ilustrações, vetores, imagens sem direitos autorais e muito mais, é possível encontrar qualquer tipo de mídia para ser baixada gratuitamente.

Além disso, o Rawpixel também conta com um acervo gigantesco de imagens premium, que precisam ser pagas para poder utilizá-las.

6. Freepik

Com uma interface bem prática e fácil de utilizar, o Freepik permite você encontrar milhares de  imagens sem direitos autorais, além de vetores, ilustrações e até mesmo templates para serem usados no Photoshop.

O Freepik é muito conhecido entre profissionais de design gráficos, que utilizam diversos recursos da plataforma para facilitar seu trabalho.

Utilizar o Freepik é muito simples, assim que encontrar a imagem que deseja utilizar selecione a opção gratuita preferida e clique em download.

7. Depositphotos

O Depositphotos é uma das maiores plataformas de banco de imagens, músicas e vídeos da internet. Apesar da maioria de seus conteúdos serem acessíveis através de assinaturas ou planos.

Ao se cadastrar no site, é possível encontrar diversas imagens sem direitos autorais para serem utilizadas e baixadas gratuitamente. Além de receber atualizações semanais das coleções de arquivos gratuitos.

A plataforma conta com um sistema de busca inteligente de conteúdo e filtros que poupam tempo dos clientes durante a busca por imagens. Além de disponibilizarem coleções temáticas de tendências visuais.

8. Vintage Stock Photos

Se você está procurando fotos num estilo mais vintage, o Vintage Stock Photos é o site ideal para encontrar imagens sem direitos autorais. Esse site é especializado em imagens, cartazes e posters num estilo mais retrô.

Como grande parte do seu acervo é de domínio público, você consegue baixar imagens sem direitos autorais sem o menor problema. Apesar de possuir diversas imagens gratuitas, seu plano premium oferece algumas imagens em melhor qualidade e exclusivas.

Descobriu onde encontrar imagens sem direitos autorais?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar imagens sem direitos autorais para você poder utilizar em seus projetos, sejam eles campanhas de marketing digital ou qualquer outro tipo.

Se além de imagens está buscando vídeos para utilizar sem precisar pagar por sua licença, confira nosso artigo com os melhores bancos de vídeos gratuitos.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download